A prefeitura de Cuiabá decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-secretária de Saúde de Cuiabá, Suellen Alliend, que morreu aos 40 anos na manhã desta quinta-feira (20), após sofrer um infarto. Suellen chegou a ser socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, onde chegou em parada cardiorrespiratória, passou por procedimentos de ressuscitação por cerca de 40 minutos, mas não reagiu as manobras.
Natura de Cuiabá, Suellen tinha mais de 18 anos de experiência na Administração Pública, especificamente na área da saúde pública, tendo passado por vários cargos nas Secretarias Municipais de Saúde de Várzea Grande e de Cuiabá. Atualmente estava atuando como Assessora Executiva na Secretaria Municipal de Governo.
Suelen Allied foi exonerada da SMS pelo procurador do Estado, Hugo Felipe Lima, que foi o primeiro interventor na Saúde de Cuiabá, em dezembro do ano passado. A ex-secretária de Saúde foi um dos alvos da ‘Operação Smartdog’, deflagrada em fevereiro deste ano pela Polícia Civil.
A operação investiga possíveis irregularidades em um contrato de R$ 32 milhões firmado pela Secretaria de Saúde do município, que previa chipagem de cães e gatos.
Consternados, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Marcia Pinheiro lamentam imensamente a morte da ex-secretária. O gestor decretou luto oficial de 3 dias no Município.
“Suelen tinha apenas 40 anos e um profundo conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde. Ela era uma pessoa extremamente honesta. Amava o SUS e trabalhou incessantemente em prol dele. Mas ela foi perseguida, difamada, caluniada, vilipendiada durante todo o período em que ficou à frente da Secretaria Municipal de Saúde, por pessoas que não têm 1% do conhecimento que ela tinha sobre saúde pública. Enquanto estava à frente da saúde, ela constantemente visitava as unidades, sobretudo as UPAs e Policlínicas, inclusive à noite, de madrugada e aos fins de semana, sempre no intuito de resolver os problemas que eram constatados. Ela viveu os últimos dois anos sob intensa pressão de todos os lados, no limite do estresse. Infelizmente seu coração não aguentou e hoje perdemos essa guerreira. Mas seu legado na saúde pública de Cuiabá nunca vai morrer”, disse o prefeito”.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.