O Gabinete de Intervenção do Estado, na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, divulgou um balanço das ações já realizadas na Pasta desde o início da intervenção há pouco mais de 30 dias.
Conforme o Gabinete, nesse período, implementou medidas para melhorar o atendimento à população, como a retomada das cirurgias eletivas, reabertura de leitos de UTI, contratação de médicos e compra de medicamentos.
No dia 10 de abril, o governador Mauro Mendes (UB), autorizou a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais da Capital, que estavam paradas desde 2022. A previsão é que 600 eletivas sejam realizadas por mês.
Durante esse período foram reabertos dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal de Cuiabá, que estavam fechados. Além de 17 leitos de UTIs no Hospital e Pronto Socorro, pediátrica e adulto que também foram reabertos em menos de 30 dias.
O documento destaca ainda a contratação de médicos e convocação de profissionais da saúde, compra de medicamentos, retomada de R-x nas UPAs Verdão e Morada do Ouro, com capacidade para 2 mil procedimentos ao mês cada. A UPA Pascoal Ramos deve retornar os atendimentos nesta quarta-feira (19).
Intervenção
A intervenção na capital teve início no dia 15 de março, após decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, acatando pedido do Ministério Público do Estado, que apontou diversas irregularidades na gestão municipal, como falta de médicos, medicamentos vencidos e desorganização das finanças da Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde.