O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (18.04), a abertura de mais de 6 mil vagas para médicos em todo o país. O objetivo é repor profissionais de saúde em localidades que deixaram de ser atendidas pelo programa nos últimos seis anos e também expandir vagas em áreas que enfrentam dificuldades para manter médicos.
Reprodução
Para Mato Grosso, o programa contemplou 59 municípios, incluindo as cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Garças. O edital é o primeiro chamamento público após a retomada do programa, em março deste ano. A lista completa de municípios pode ser conferida neste link.
Adesão dos municípios
Neste primeiro momento, os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher.
Para adesão ao programa ou renovação, o gestor local dos municípios listados deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso. Para isso, deverá acessar eletronicamente o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB). Os municípios que participaram anteriormente do Mais Médicos precisam manter o cadastro atualizado.
Como obrigações, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.
Agência Brasil