Corpo de Bombeiros interdita brinquedo no Ita Park após acidente

Depois do acidente em um dos brinquedos do parque de diversões Ita Park, envolvendo Paulo Henrique Rodrigues Fernandes, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso interditou a atração na tarde desta terça-feira (18). O parque está instalado no estacionamento do Pantanal Shopping.

Em nota a corporação informou que o brinquedo, intitulado de Music Express, só será liberado após a emissão de novos documentos técnicos. Segundo os bombeiros, cabe ao empreendimento emitir a nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) para que o funcionamento do brinquedo seja retomado.

A nota destacou que não compete a corporação realizar a vistoria ou fiscalização de montagem e segurança dos brinquedos, ficando a cargo apenas do responsável técnico pela execução do projeto. 

De acordo com os militares, uma vistoria chegou a ser realizada no dia 24 de março, antes da inauguração do parque, mas a fiscalização visou assegurar somente a segurança contra incêndio e pânico (extintor, sinalização, aterramento, entre outros), o que resultou na emissão de um alvará temporário.

Entenda o caso

Paulo Henrique Rodrigues Fernandes, ficou gravemente ferido após cair de um brinquedo do parque de diversão Ita Park, no Pantanal Shopping, em Cuiabá, na noite do último sábado (15). Segundo informações preliminares, o jovem caiu de um brinquedo giratório por não estar devidamente preso ao cinto de segurança.

Paulo estava acompanhado da esposa, Natália Neves e dos filhos. Natália relatou que os funcionários do parque não acionaram o Corpo de Bombeiros no momento do acidente.

Segundo ela, os trabalhadores alegaram que tinham acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém o socorro não chegou. Após 30 minutos de espera uma equipe de bombeiros da parte interna do shopping prestaram os primeiros socorros à vítima.

Em seguida, uma ambulância encaminhou Paulo ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde precisou passar por uma cirurgia. 

O Pantanal Shopping informou por meio de nota, que assim que tomou conhecimento do ocorrido, prestou todo suporte necessário e reforçou que segue em contato com o cliente e com o operador do Ita Park, com o objetivo de oferecer apoio e garantir toda segurança necessária para quem circulam diariamente nas operações do empreendimento.

Confira a nota dos bombeiros na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informa que interditou na tarde desta terça-feira (18) um dos brinquedos (Music Express) do Ita Park, em decorrência do acidente registrado no último sábado. A corporação aguarda uma nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) a ser emitido pelos responsáveis do parque para realizar a liberação da atração.

 

Importante ressaltar que não compete ao Corpo de Bombeiros realizar a vistoria ou fiscalização de montagem e segurança dos brinquedos, ficando a cargo apenas do responsável técnico pela execução do projeto emitir o ART ou RRT. A vistoria realizada pela corporação no dia 24 de março visou assegurar as medidas de segurança contra incêndio e pânico (extintor, sinalização, aterramento, entre outros), o que resultou na emissão de um alvará temporário.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *