Paixão por café faz casal de Cuiabá abrir cafeteria com sabores e experiências especiais

A cafeteria chamada O Chapeleiro foi inaugurada há dois anos e está localizada na Praça da Mandioca, região Central de Cuiabá

Mirian Ribeiro, especial para o CN

No dia 14 de abril é comemorado o dia internacional do café. A bebida é indispensável no cotidiano das famílias brasileiras, seja coado no coador de pano ou papel, servido durante uma conversa entre amigos ou na correria dos estudos, trabalhos…o café está presente!

Ele auxilia na prevenção de doenças, melhora a atenção e o desempenho mental. Além de ser benéfico para a saúde, é um bom acompanhamento para conversas entre amigos.

Arquivo Pessoal

Arquivo pessoal
Adriana  Braga e Fábio Alexandre Mendonça 

O Cuiabá Notícias entrevistou o casal Adriana Aquino Braga, CEO e chefe, e Fábio Alexandre Mendonça, barista e livreiro, proprietários da cafeteria O Chapeleiro, localizada na Praça da Mandioca, em Cuiabá.

Fábio contou sobre a paixão que eles têm por café, as memórias afetivas que carregam desde a infância e explicou um pouco sobre a experiência que querem proporcionar aos clientes sobre os vários tipos de café.

“Eu, como a maior parte dos brasileiros, sempre tive o café presente em minha infância. Naquele tempo era café com leite adoçado, mas confesso que preferia os achocolatados. Me lembro muito do aroma, da minha mãe bebendo café em casa ou no trabalho, dos cafés moídos na hora em máquinas de padarias e  feiras. Era um café tradicional, muito diferente dos cafés especiais que temos hoje, mas que marcaram minha infância e minha memória afetiva”, disse.

Foto: O Chapeleiro

Na juventude, o café sempre foi um item essencial para o dia a dia dos estudos, ao lado do nosso guaraná ralado, além de ser um item indispensável no café da manhã.

Mas a paixão aumentou com o tempo, com as descobertas de novas experiências olfativas, com os sabores que foram sendo descobertos a partir dos expressos de origem especial e do Café Especial, que é hoje o nosso principal produto no Chapeleiro.

“Nós, sempre que viajávamos, procurávamos experiências gastronômicas e o café estava sempre nos nossos roteiros. Então, começamos a perceber que não tínhamos acesso a cafeterias em Cuiabá que possibilitassem ao cliente ter experiências múltiplas com cultura, arte, música e um tempo voltado para si, sem os efeitos vertiginoso da correria do dia a dia”, relatou.

E foi quando decidiram reunir todas essas coisas, livros, cafés, vinil, cd, dvd, arte, antiguidades,  em um ambiente acolhedor e lúdico, para proporcionar a sinergia ao negócio, foi então que nasceu o Chapeleiro.

O Chapeleiro é um personagem do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e há tantas razões para ser o fundador dessa aventura. A principal delas é que o Chapeleiro tem uma mesa de chá em que recebe os amigos, servindo-os com sua maluca mania de ser bondoso. E, assim, decidiram  abrir a cafeteria, onde podem misturar cultura, arte, música, gastronomia, chás e, em especial, o café, que, segundo eles, tem a maior missão na arte de agregar pessoas.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *