O Rio Jauru voltou a transbordar após fortes chuvas na região na tarde desta quinta-feira (13). Algumas residências na comunidade do Limão, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), foram interditadas. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da cidade, orientaram a famílias da região deixem imediatamente as residências. Duas famílias que moram na parte baixa da comunidade estão ilhadas.
Defesa Civil de Cáceres
Desde início de março a região vem sofrendo com fortes chuvas que elevaram o nível do rio. Os moradores da comunidade chegaram a deixar as casas no começo de março, quando a Defesa Civil emitiu o primeiro alerta de possível inundação.
Devido o período chuvoso, ainda não se sabe a previsão para o volume de água abaixar. Segundo os bombeiros, são dois casais de idosos que, por medo de perder o imóvel, continuam na área. Com chuvas desta quinta-feira o rio voltou subir e as famílias estão ilhadas.
Nesta semana, o Rio Jauru alcançou 5,05 metros na comunidade. Conforme a coordenadora da Defesa Civil municipal, Andrelina Magaly, esse aumento se deve às intensas chuvas dos últimos dias.
“Sempre quando lá em Porto Esperidião sobe o rio, duas ou três dias sobe aqui no Porto do Limão”, disse.
Conforme a Defesa Civil, em uma ação conjunta com a Marinha do Brasil, foram distribuídas roupas novas para todos os ribeirinhos afetados pela enchente do Rio Jauru, nas comunidades rurais do Limão e Alambrado.
As roupas foram adquiridas junto à Receita Federal da cidade de Corumbá/MS, por solicitação da Marinha do Brasil, em Mato Grosso.