Prefeitura de Cuiabá cria canal exclusivo para denúncias e reforço nas escolas municipais

A prefeitura de Cuiabá decretou a criação de um grupo de prevenção de violência nas escolas municipais. O documento foi publicado na tarde de quarta-feira (12) e estabelece diversas medidas de repressão às ameaças de ataques que passaram a circular este mês nas unidades de todo o país, após ataques em escolas de Blumenau (SC), São Paulo, Goiás e Manaus. As medidas foram elencadas após reunião de emergência entre as secretarias de Ordem Pública, Educação, Comunicação e Governo na tarde de terça-feira (11).

Secom Prefeitura de Cuiabá

O documento, estabelece a criação e composição do grupo de trabalho de prevenção e combate à violência nas escolas municipais de Cuiabá, a criação de um canal de comunicação exclusivo para monitoramento de informações e denúncias, além de aumentar ostensivamente,  por meio da Secretaria Adjunta de Apoio à Segurança Pública Municipal, o projeto “Anjos da Guarda” acompanhando a entrada e saída dos alunos nas escola. 

Outra medida já implementada é quanto ao remanejamento de vigilantes de unidades escolares que atuam à noite para o desenvolvimento de suas atividades durante o dia, além de monitorar, por meio de rondas policiais e de vigilância eletrônica, todas as unidades da rede municipal de educação e programar ações voltadas ao combate à violência escolar, garantindo o exercício pleno da cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos.  

No documento o prefeito cita, que compete ao Município, dentro de suas atribuições legais, garantir a proteção, a segurança, a integridade física, moral e psicológica dos profissionais da educação e dos alunos.

“Recentemente, o Brasil foi dominado pelo pânico, pelo medo. Fake News ou não, mas que acabaram, em alguns casos, infelizmente, vitimando as nossas crianças. Cuiabá não foge à regra dessa onda de preocupação e de aflição. E como líderes da comunidade e, no meu caso, como prefeito municipal, não posso ficar omisso, não posso ficar inerte. Mesmo a segurança pública sendo uma responsabilidade do Estado, que  comanda as forças de segurança pública, nós temos que fazer a nossa parte. E fazer das nossas limitações uma força-tarefa em busca de assegurar mais tranquilidade e segurança para as nossas crianças, os nossos alunos, aos pais, aos profissionais da Educação e a toda a comunidade escolar”. 

 No total, a rede municipal de educação abarca a 170 unidades escolares, atendendo a mais de 58 mil estudantes.

Com informações da Assessoria

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *