A deputada estadual Janaína Riva revelou que o MDB convidou o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), a filiar-se ao partido para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. “O Bezerra entende que o Botelho é um bom candidato e foi chamado para vir ao MDB e ser uma opção na disputa”, disse na quarta-feira (6) .
Reprodução
Por outro lado, Janaína Riva, que é a vice-presidente do MDB em Mato Grosso, teceu críticas ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, afirmando que a presença dele no partido afasta nomes e dificulta o projeto do MDB em construir uma candidatura própria ao Palácio Alencastro. Além disso, a parlamentar disse que Emanuel Pinheiro mais atrapalha do que ajuda o MDB na formação de candidaturas a prefeito em todo o Mato Grosso.
“O partido pensa em construir um projeto próprio sem a intervenção do prefeito. Tem sido motivo de afastar candidatos do partido hoje ele [Emanuel] estar dentro do partido. Vejo como muito remota ter uma candidatura do MDB com Emanuel dentro do partido, todos tem medo da rejeição que trás o Emanuel ainda mais utilizando o número do partido. O partido é grande, poderia ter candidato, mas isto atrapalha aqui e reflete em todo o Estado”, concluiu.
Desde que foi eleito prefeito de Cuiabá pela primeira vez, em 2016, Emanuel Pinheiro tem contrariado o MDB em eleições majoritárias. Nas eleições de 2018, apoiou a candidatura do atual senador Welington Fagundes na disputa ao governo do Estado, contrariando o próprio partido que apoiou Mauro Mendes, vitorioso naquela ocasião.
Nas eleições de 2022, Emanuel Pinheiro novamente contrariou o MDB. Ao invés de apoiar a reeleição de Mendes conforme estabelecido em convenção partidária, articulou a candidatura da esposa, a primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, na disputa ao Palácio Paiaguás, em um bloco de oposição formado pelo PT-PV-PCdoB e com apoio informal de parte do PSD.
Fonte: Repórter MT