O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), decretou ponto facultativo nos órgãos públicos da Capital na Quinta-feira Santa que antecede o feriado nacional da Paixão de Cristo, celebrado na Sexta-feira Santa, 7 de abril. O decreto foi publicado na Gazeta Municipal desta terça-feira (4).
Conforme o decreto, as atividades serão suspensas ao final do expediente de quarta-feira (5), e só retornará na segunda-feira dia (10).
A medida não se aplica aos plantões de caráter essencial, como coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação de trânsito.
Em contrapartida, os órgãos públicos do Governo do Estado, vão aderir somente ao feriado de Sexta-feira Santa.
Comércio Cuiabá e Várzea Grande
O funcionamento dos comércios de Cuiabá e Várzea Grande não poderá abrir as portas no feriado de Sexta-feira Santa. A medida foi firmada entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários), por meio da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) realizou a mediação do acordo.
Além das atividades ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo, instituições bancárias também não funcionarão, assim como atividades públicas, com exceção daquelas consideradas essenciais, além de farmácias, hospitais e postos de combustíveis.