Mato Grosso registra oito casos de infectados e uma morte por meningite, no primeiro trimestre de 2023

Divulgação

Nos três primeiros meses de 2023, o estado de Mato Grosso registrou 8 casos de meningite e uma morte em decorrência da doença, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em 2022, foram registrados 88 casos e 13 mortes.

 

Nesta época do ano, as chuvas são registradas em maior volume, a disseminação das meningites é rápida, pois a infecção bacteriana é comum no outono inverno, enquanto as virais na primavera verão, é o alerta de especialistas sobre a doença.

 

“A principal causa é a infecção viral, seguido por infecção bacteriana. A meningite viral tem um comportamento mais leve e transitório, sem deixar sequelas. Já as bacterianas são mais agressivas, inclusive, algumas podem ser transmitidas por via respiratória”, explica o infectologista Luciano Corrêa.

 

Existem duas causas raras da doença, que são por fungos e tuberculose, sendo o principal mecanismo de prevenção e tratamento, a vacina e o isolamento dos pacientes. Os sintomas de uma pessoa infectada são dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca e alteração do nível de consciência, podendo chegar ao coma. 

 

“A principal variável para evitar sequelas está relacionada à precocidade em procurar o médico no caso do aparecimento dos sintomas. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de que a pessoa afetada consiga evitar danos permanentes”, informa Luciano Corrêa.

 

O infectologista diz que o tratamento da meningite deve ser feito no hospital. “É importante evitar a automedicação com antibióticos para não agravar o caso. Um médico é a pessoa ideal para avaliar a situação e instruir o melhor tratamento”, ressalta.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *