Conforme a pesquisa, 53% dos entrevistados pretendem realizar compras para a data, onde a maioria pretende comprar ovos de chocolate, o que representa 56% deles. Além do principal item que caracteriza a data festiva, chocolates e peixes também foram lembrados por 34% e 15% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.
Ainda segundo a pesquisa, a pretensão de gastos dos mato-grossenses tende a ser maior do que o levantado em 2022, superando em 20,89% – já descontada a inflação – os gastos com a Páscoa, que foi de R$ 174,31, o que também aumenta a movimentação financeira em relação a data no ano anterior.
As formas de pagamento mais citadas para os que tem intenção de comprar foram o cartão de débito (33%), cartão de crédito (31%), dinheiro (22%) e Pix (13%).
Cerca de 49% dos que irão comprar na data realizarão suas compras no supermercado, outros 30% pretendem se destinar ao centro de sua cidade, seguido dos shoppings, que terão abrangência de 11% das pessoas. Vendedores independentes também serão contemplados, com 6% dos entrevistados afirmando que consumirão desses profissionais, além das lojas de bairro, com participação de 3%.
Com relação aos que disseram que não vão consumir produtos alusivos à Páscoa, que corresponde a 47% dos entrevistados, o principal motivo é a não celebração da data (48%), seguido daqueles que não dispõem de condições financeiras no momento (34%). Uma parte dos ouvintes alegou falta de tempo para realizar compras (13%), enquanto a minoria destacou questões de saúde e religiosa para não realizar compras (5%).