Polícia Civil doa ao IFMT celulares novos apreendidos em unidade prisional

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, entregou, nesta terça-feira (05), 47 aparelhos celulares apreendidos na Penitenciária Central do Estado (PCE) ao Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). A doação foi autorizada pelo juiz João Francisco Campos de Almeida, do Núcleo de Inquéritos Policiais da capital. Os celulares novos e acessórios foram apreendidos na unidade prisional em agosto de 2022. Conforme a investigação da GCCO, os aparelhos foram apreendidos em um veículo de uma empresa que estava prestando serviço dentro da penitenciária. O caminhão era conduzido por um reeducando e foi abordado por policiais penais, que encontraram uma caixa de ferramentas onde estavam escondidos os smartphones, acessórios e chips de telefonia. Com base na apuração, a GCCO representou ao juízo do Nipo para a doação dos aparelhos, argumentando a origem desconhecida e ilícita. O Ministério Público se manifestou favorável à doação, que foi feita ao projeto de expansão e interiorização da educação superior e inclusão digital e redução de desigualdades conduzido pelo IFMT. A doação foi entregue nesta terça-feira pela equipe da GCCO ao reitor da instituição federal de ensino, professor Júlio César dos Santos. O delegado da GCCO, Gustavo Belão, argumenta que os aparelhos passaram por análise da equipe de investigação e não foram encontradas informações úteis, portanto, sendo mais útil a doação para uso, uma vez que com o passar do tempo, os telefones ficam desatualizados, podendo se tornar inservíveis. Conforme a coordenação do projeto, os aparelhos celulares serão destinados a atender pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Yasmin Brunet aposta em biquíni preto em dia de sol na Bahia: ‘Sereia dourada’

Yasmin Brunet exibiu um vídeo no Instagram no qual aparece curtindo uma praia de rio na Bahia. A modelo e ex-BBB de 36 anos está de biquíni preto nas imagens, nas quais foi filmada deitada em uma cadeira à beira d’água, andando pela areia e mexendo no cabelo.   “Ai, Bahia”, escreveu Yasmin, chamada de “sereia” por muitos seguidores. “Sereia dourada, reluzindo, deixando a Bahia ainda mais maravilhosa!!”, brincou uma seguidora. “Uma sereia dessas”, afirmou outro.   Yasmin recentemente desabafou sobre as cobranças que sofre por sua forma física. “Parece que o corpo da mulher nunca sai de cena, sempre alvo de julgamentos. Se engorda, é criticado. Se emagrece, também. Estamos sempre ‘demais’ ou ‘de menos’. Falam do corpo como se ele não mudasse com o tempo, recebi comentários horrorosos sobre isso. Recentemente, enfrentei o lipedema, um problema de saúde que impactava, acima de tudo, a minha qualidade de vida”, explicou.

Visita ao Porto de Qingdao: Aprosoja MT fortalece laços comerciais com a China

A delegação da Aprosoja MT esteve, nesta terça-feira (5), no Porto de Qingdao, um dos mais movimentados e tecnologicamente avançados do mundo. Localizado na província de Shandong, na China, o porto é conhecido por sua eficiência operacional, com o uso de sistemas automatizados como guindastes automáticos de cais (AQC), veículos autoguiados (AGV) e pórticos automáticos sobre trilhos (ARMG). Com um calado de 20 metros, o Porto de Qingdao é capaz de operar os maiores navios de carga do mundo, o que o torna um ponto estratégico para o comércio internacional. Durante a visita, os representantes de Mato Grosso conheceram de perto as instalações e discutiram a possibilidade de ampliar as exportações do estado para o mercado chinês. “O Porto de Qingdao é um exemplo de eficiência e inovação, e é fundamental que conheçamos essa infraestrutura para estreitar nossa relação com a China. O objetivo é que nossos produtores de Mato Grosso possam, no futuro, exportar diretamente para aqui, aumentando as oportunidades de negócios para a agricultura do estado”, afirmou Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT. A visita também incluiu uma parada em um armazém de gergelim, para entender melhor o processo, funcionamento e capacidade de importação do grão na China, onde o foco principal da delegação foi estreitar a parceria comercial com o maior mercado asiático. A abertura de novos canais de exportação é uma importante visão para os próximos anos, de acordo com o vice-presidente Sul da entidade, Fernando Ferri. “Essa visita faz parte de um esforço contínuo para expandirmos nossa presença no mercado asiático. A relação com os portos e a infraestrutura de logística da China é fundamental para garantir que os produtores de Mato Grosso tenham acesso a novas oportunidades de exportação. Viemos ainda conhecer as instalações onde em um futuro breve deverá chegar o nosso gergelim que é mais uma porta de comércio onde o produtor terá mais uma opção como fonte de renda de segunda safra”, destacou Ferri. Após a visita ao Porto de Qingdao, a delegação segue para Xangai, onde participará da Feira Internacional de Importação da China, com o objetivo de continuar a construção de um relacionamento estratégico com o país.

Inscrições para vestibular do curso de Tecnologia em Teatro são prorrogadas até 13 de novembro

As inscrições para o vestibular do curso superior de Tecnologia em Teatro em Mato Grosso foram prorrogadas até o dia 13 de novembro. As informações e acesso ao link de inscrição estão disponíveis em vestibular.unemat.br. Credenciada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a formação gratuita é oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, por meio da MT Escola de Teatro. Ao todo são oferecidas 50 vagas gratuitas, sendo 20 para Atuação e 30 divididas entre as outras seis áreas: Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. O processo seletivo é composto por duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira é uma carta de intenção, que deve ser anexada no ato da inscrição. A segunda é a prova prática/entrevista, a ser realizada em Cuiabá, nos dias 14 e 15 de dezembro. Realizadas no Cine Teatro Cuiabá, as aulas terão início no dia 17 de fevereiro, em modalidade presencial no período noturno, de segunda-feira a sexta-feira.  

Abilio propõe Paula Calil para presidência da Câmara de Cuiabá e sugere mesa diretora feminina

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou apoio à vereadora Paula Calil (PL) para a presidência da Câmara Municipal no biênio 2025-2026, defendendo uma gestão liderada por mulheres na Mesa Diretora da Casa. Em uma proposta ousada, Abilio sugeriu que o número de cargos da Mesa seja ampliado de cinco para sete membros, permitindo a formação de uma chapa majoritariamente feminina, com exceção de sua esposa, Samantha Iris, que exercerá o papel de primeira-dama. Durante uma visita à Câmara nesta terça-feira, Abilio explicou que a princípio não planejava se envolver na eleição da Mesa Diretora. Contudo, ao observar movimentações políticas nos bastidores — incluindo ações do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil) —, Brunini decidiu intervir em favor da representação feminina. “Acredito que é o momento ideal para termos uma mulher na presidência da Câmara, o que não ocorre desde a gestão de Chica Nunes no biênio 2005-2006,” destacou Abilio, referindo-se ao mandato da última vereadora a ocupar o cargo. Nunes, no entanto, deixou o Legislativo em meio a acusações de corrupção e cassação de seu mandato. Para o prefeito eleito, a candidatura de Paula Calil representa um novo ciclo de protagonismo feminino na política cuiabana. “Paula tem a experiência e o respaldo do nosso partido, e considero que sua liderança trará renovação para a Câmara,” afirmou Abilio. Calil chega à Câmara com 5.460 votos e é irmã do deputado estadual Faissal (Cidadania), que coordenou a campanha de Abilio. Outros nomes citados para compor a chapa feminina incluem as vereadoras Michelle Alencar (União Brasil), Maysa Leão (Republicanos), Maria Avallone (PSDB), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Dr. Mara (Podemos). A bancada do PSB, por sua vez, indicou Katiuscia para o cargo de 1ª secretária. Abilio sugeriu ainda que, caso a ampliação da Mesa Diretora seja aprovada pelo atual presidente, Chico 2000, a composição possa ter “todas as mulheres com exceção de Samantha [sua esposa] por questão de conveniência”. Atualmente, a Mesa é composta por presidente, 1º e 2º vice-presidentes, além de 1º e 2º secretários, e a mudança dependerá de uma resolução aprovada pelos vereadores.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos se compromete a apresentar demanda de Idosos ao prefeito eleito

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) recebeu nesta terça (05) o Dr. Jeronimo Luis Barbosa Urei, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O representante apresentou demandas da categoria na reunião e a parlamentar se comprometeu a levá-las ao prefeito eleito. De acordo com a vereadora Maysa Leão, o momento de transição de governo é oportuno para a apresentação das demandas aos futuros gestores do Executivo, visto que há uma dificuldade de diálogo com a atual gestão. “Fiz o compromisso na Comissão que a gente vai convidar a futura secretária de Assistência Social, a coronel Vânia, além do prefeito eleito, Abílio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, para fazer parte da reunião de dezembro”, aponta a republicana. Segundo a parlamentar, os idosos estão pedindo socorro para a Câmara desde o período em que assumiu como parlamentar, e que a Comissão ao qual preside, prontamente vem atendendo o grupo. “E a gente tem atendido esses idosos, ouvido as suas dores e cada dia mais há um desmonte do serviço de atendimento aos idosos no município de Cuiabá”, complementa a parlamentar. Dentre os pontos levantados pelo conselheiro, e que serão apresentados para o novo prefeito, estão a implementação de um Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Cuiabá na região Oeste; implementação de serviços Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e demais secretarias; Implementação da Secretaria-adjunta da Pessoa Idosa; Suplementação de Orçamento para resolver a questão da alimentação; Retorno das Políticas de Estado para o Idoso e o retorno das aulas de alfabetização nos CCI’S. Além da vereadora Maysa Leão, fazem parte da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Cuiabá o vereador Dr. Luiz Fernando (União Brasil) e a vereadora Michelly Alencar (União Brasil).

Sesp convoca 97 classificados no concurso público do Sistema Penitenciário

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) publicou, nesta terça-feira (05.11), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 97 candidatos classificados no concurso público do Sistema Penitenciário de Mato Grosso para o cargo de agente prisional (atualmente policial penal). O edital convoca 60 candidatos do sexo masculino, e 37 do feminino, que irão compor o quadro de servidores nas unidades prisionais de Arenápolis, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste, Vila Rica, Colniza, Comodoro, Juara, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Sinop e Várzea Grande. Os convocados para assumir as vagas deverão comparecer pessoalmente à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e/ou encaminhar documento de aceite da vaga, acompanhado de cópia do documento oficial de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), através do e-mail grs@seplag.mt.gov.br, no prazo de cinco dias corridos a contar dos dados da publicação do edital. O concurso público de 2016 foi realizado para preenchimento de cadastro de reserva para agentes penitenciários (atualmente policiais penais) e candidatos de nível superior. Após análise dos documentos, candidatos irão passar por curso de formação para atuar em 13 unidades prisionais de Mato Grosso. Confira a lista de convocados no Diário Oficial. Acesse AQUI.

Expominério debate potencial econômico da mineração em MT

A 2ª edição da Expominério acontecerá entre os dias 7 a 9 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O acontecimento tem apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e tem por objetivo mostrar o potencial econômico da mineração, desmistificar percepções negativas e destacar práticas sustentáveis do setor. O encontro busca promover uma comunicação mais objetiva com a sociedade e a imprensa para reforçar que mineração responsável não deve ser confundida com extração ilegal de recursos. Na ALMT, a Câmara Setorial Temática da Mineração vem debatendo o tema. Num desses encontros da CST, a advogada e organizadora da 2ª Expominério, Pâmela Alegria, realizou uma palestra “Comunicação e Mineração”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Mineração da Assembleia Legislativa. “A mineração está na base da sociedade desde a pedra lascada e Mato Grosso, em particular, deve sua fundação a essa busca incansável por minérios, com histórias que remontam à extração de ouro na Baixada Cuiabana. A mineração está enraizada na história e na economia do estado, que tem uma forte tradição extrativista. Queremos mostrar a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, desmistificando percepções negativas e destacando práticas sustentáveis”, afirmou Pâmela. Além das discussões sobre desenvolvimento sustentável, a 2ª Expominério abrirá espaço para debates sobre políticas públicas voltadas ao setor mineral, tema que enfrenta desafios políticos e ambientais. Pâmela Alegria também destacou projetos educativos, como o Educa Mineração, que sensibiliza crianças e adolescentes sobre a importância da mineração, mostrando seu papel em tecnologias, dispositivos eletrônicos, água mineral e infraestrutura.“É uma atividade econômica fundamental e, como qualquer outro setor produtivo, está cada vez mais vinculada à responsabilidade ambiental e social. Hoje, não existe mineração legal e responsável sem atender a essas normas”, reforçou. Apoio – O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel. Mais informações pelo site www.expominerio.com.br A Expominério 2024 tem o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company. Confira a programação no site www.expominerio.com.br

Lei garante maior acesso a informações sobre nível dos reservatórios de água

Já está em vigor a Lei 15.012, de 2024, que torna obrigatória a publicidade de documentos sobre a regulação e a fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico. O objetivo é dar mais transparência e controle social à gestão dos reservatórios de água mantidos pelos prestadores de serviço de abastecimento à população. O texto foi sancionado na segunda-feira (4) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (5). De acordo com a norma, será dada publicidade aos relatórios, estudos, decisões e instrumentos equivalentes que se refiram à regulação e à fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, com informação sobre os níveis dos reservatórios de água para abastecimento público e outros dados relativos à segurança hídrica. Também deverão ser divulgados os direitos e deveres dos usuários e prestadores, sendo facultado o acesso de qualquer indivíduo. A lei teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 444/2015 aprovado em caráter definitivo pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e, depois acatado sem alterações, pela Câmara dos Deputados, em 17 de outubro. Fonte: Agência Senado

Governador busca trazer investimentos de uma das maiores empresas de agricultura dos Emirados para MT

O governador Mauro Mendes articula para que a Al Dahra – uma das maiores empresas de agricultura dos Emirados Árabes Unidos – possa fazer investimentos em Mato Grosso. Mauro se reuniu com o chefe de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da companhia, Ahmed Saeed Al Suwaidi, além de outros executivos, nesta terça-feira (05.11), em Abu Dhabi. No encontro, o governador mostrou os potenciais de Mato Grosso no segmento de produção de alimentos, sendo o recordista no Brasil. “Nós respondemos por 30% da produção do agronegócio brasileiro. E, além de sermos um grande produtor, temos capacidade para dobrar essa produção, se for necessário, sem precisar derrubar uma única árvore”, relatou. Ahmed destacou que a corporação possui investimentos em diversos países, como Sérvia, Romênia, Índia e Marrocos e no Brasil, mas tem grande interesse em expandir as atividades em áreas plantáveis brasileiras. De acordo com ele, as informações trazidas pelo governador mostram que Mato Grosso pode entrar na rota de investimentos da companhia. “Queremos ter atividade no Brasil, hoje é um foco para nós. Trabalhamos com fazendas de no mínimo 10 mil hectares, expandindo para 50 mil, até 100 mil hectares, com plantação em duas safras”, disse. Ahmed pediu que o governador prestasse mais informações técnicas para a empresa sobre os trâmites necessários para investimentos que de adequem aos objetivos da companhia. Mauro Mendes afirmou que colocará as equipes técnicas do Governo à disposição para orientar a empresa, tendo em vista que mais investimentos em Mato Grosso resultam em mais empregos e desenvolvimento aos mato-grossenses. “Vamos manter contato para que possamos encontrar boas oportunidades, pois é do nosso interesse estreitar as relações com os Emirados. Daremos todas as orientações para que a companhia consiga investir em Mato Grosso”, concluiu. Também participou da reunião o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.