Governador anuncia concurso público para a Educação em MT
O governador Mauro Mendes anunciou a publicação do edital do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o pagamento de 1/3 de férias para temporários contratados pela educação. O anúncio foi feito durante reunião, na manhã desta terça-feira (17), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com membros da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE). Mauro Mendes destacou o empenho que o núcleo da educação tem desempenhado em Mato Grosso nos últimos anos e a importância da realização do concurso público. “Estamos finalizando o estudo técnico realizado nos últimos meses para conhecer as necessidades que temos hoje na área da educação. É um processo demorado, e requer bastante compromisso, mas que nos próximos 45 dias terá como passo inicial a publicação do edital para darmos andamento no concurso público”, declarou. O governador reconheceu a necessidade de solucionar a pendência histórica do pagamento do 1/3 de férias para professores temporários, uma reivindicação antiga da categoria. “É um direito que eles conquistaram e que, infelizmente, não estava sendo garantido há mais de 40 anos, com a necessidade de inúmeras demandas judiciais. É fundamental reconhecer o trabalho desses profissionais e garantir seus direitos”, esclareceu o governador. O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a conquista da AMPE é resultado de um diálogo construtivo e de boas ideias em prol da educação. “O resultado positivo que estamos vendo é fruto do trabalho conjunto, e demonstra o compromisso de todos em buscar o melhor para os nossos professores. Agradeço a AMPE por sua participação nesse processo e por reconhecer o esforço do governo em valorizar os profissionais da educação”, avaliou. O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, reafirmou o compromisso da pasta em conduzir a solicitação feita pela associação. “É um trabalho que envolve vários servidores e que, no fim das contas, representa o nosso compromisso social com cada um deles”, disse. O presidente da AMPE, Fábio Bernardo, comemorou a conquista e ressaltou a atenção que o governador Mauro Mendes dedicou à solicitação. “Não é a primeira vez que buscamos o dialogo com o governador e conseguimos sentar para debater nossas demandas. É algo que vai muito além de um cargo, é a atenção de alguém que se importa e solidariza com a causa do outro”, finalizou.
Queimadas já consumiram mais de 9 mil hectares do Parque Nacional de Chapada Dos Guimarães
Um levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra que cerca e 9.500 hectares no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, (a 65 km de Cuiabá) já foram devastada pelo fogo. Os atrativos turísticos do parque foram fechados no inicio de agosto quando os primeiros focos de queimadas se alastraram pelo local. Nesta segunda-feira (16), os brigadistas se concentraram nas áreas da Fazenda Chafariz, Córrego Porteira e Rio Claro, fazendo a linha de frente no combate as chamas. Conforme o ICMBio, entre domingo e segunda, cerca de 35 brigadistas estiveram atuando no trabalho de contenção das chamas. Além do combate direto, brigadistas também realizaram atividades de monitoramento e prevenção de incêndios, com a construção de linhas de defesa em pontos estratégicos. O ICMBio reforçou que com o aumento dos focos de calor e risco iminente de novos incêndios, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fechou todos os seus atrativos. Nesta época de estiagem a vazão do rio Coxipózinho fica reduzida, mas não seca totalmente, voltando a aumentar com a chegada das chuvas. O principal cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cachoeira do Véu de Noiva, é formada por este rio. As principais cabeceiras do rio Coxipó estão protegidas dentro do parque nacional da Chapada dos Guimarães. Este rio é importante manancial para a capital, Cuiabá, sendo responsável pelo abastecimento de água para pelo menos 40% da população. ICMBio informou ainda que já iniciou os processos de investigação da causa dos incêndios.
STF determina retorno de pagamento de pensão vitalícia a ex-governador Moisés Feltrin
Por maioria a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o restabelecimento do pagamento de pensão ao ex-governador do Estado por 33 dias, Moisés Feltrin, assim como o pagamento retroativo dos valores que não foram pagos durante a suspensão do benefício. Feltrin entrou com uma reclamação no STF para voltar a receber pensão vitalícia de ex-governador, que na época do recurso, em 2023, tinha o valor de R$ 35 mil. Feltrin foi presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e ocupou o cargo de governador após a renúncia do então governador Carlos Bezerra, e a licença de saúde então concedida ao então vice-governador da época, Edison Freitas de Oliveira. Foi ele, inclusive, quem transmitiu a faixa para o então governador eleito, Jayme Campos. Além da pensão ele também requereu que os valores não repassados entre novembro de 2018 até os dias atuais, sejam pagos pelo Estado de Mato Grosso. Na justificativa, a defesa de Feltrin, afirmou que o ex-político possui 81 anos e já não consegue ser reinserido ao mercado de trabalho para conseguir a sua subsistência. O relator, ministro Edson Fachin, chegou a negar o pedido. Entretanto, em decisão publicada nesta segunda-feira (16) os demais magistrados atenderam ao pedido de Moisés Feltrin. “A Turma, por maioria, deu provimento ao agravo regimental para julgar procedente a reclamação, determinando o imediato restabelecimento do pagamento do benefício concedido ao reclamante, bem como o pagamento retroativo dos valores porventura não pagos entre o período de suspensão do benefício e a sua restauração, nos termos do voto do Ministro Gilmar Mendes, Redator para o acórdão, vencido o Ministro Edson Fachin (Relator)”.
Justiça Eleitoral concede direito de resposta para Botelho nas redes sociais de Abílio por fake news
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, determinou que o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) tenha direito de resposta nos stories do perfil da rede social Instagram do candidato Abilio Brunini (PL), após repetidos ataques com fakenews. A publicação, que deve ficar visível por 48 horas, foi ordenada como resposta às postagens onde Abílio Brunini insistiu na alegação incorreta de que Botelho teria confessado algum crime ou participação em atos corruptos. “Reputa–se sabidamente inverídica a propaganda exibida em cadeia de rádio, que imputa a candidato acusação em crime de corrupção”, consta de trecho da decisão. O magistrado pontuou ainda que os participantes do processo eleitoral devem pautar suas condutas de forma a evitar a propagação de mensagens falsas. Eduardo Botelho tem sido alvo de uma campanha de ataques difamatórios por parte dos adversários na disputa eleitoral para prefeito de Cuiabá. O candidato do União Brasil já obteve 30 decisões favoráveis desde o início do ano eleitoral, por conta da divulgação de informações falsas e descontextualizadas.
Vice na chapa de Kennedy é ré em ação penal por corrupção na Prefeitura de Cuiabá
A candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo empresário Domingos Kennedy (MDB), Mirian Calazans (PDT), é ré em uma ação penal acusada de corrupção. Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual, ela teria oferecido vantagem indevida a um funcionário público da Prefeitura de Cuiabá em 2012. Nesta terça-feira (17), o juiz João Filho de Almeida Portela, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou que audiência de instrução e julgamento ocorrerá virtualmente nos dias 6 e 7 de maio de 2025. Os advogados têm cinco dias para apresentar as testemunhas de defesa. “Intimem-se as Defesas Técnicas dos acusados para, no prazo de cinco dias, informarem o meio de contato das testemunhas arroladas, a fim de que apresentem os respectivos meio de contato para que possa ser encaminhado o link da audiência”, escreveu o magistrado. O processo foi iniciado em 2018 com uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE-MT), assinada pelo promotor Sergio Silva da Costa. Os principais alvos da investigação eram o servidor Cosme Ridoval Gonçalves Manso e o despachante imobiliário Joelson Soares de Carvalho, acusados de receber propina. Lotado no setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Cuiabá, Cosme teria recebido vantagens por meio de repasses feitos a Joelson. Conforme a denúncia, ele cobrava para acelerar a liberação de documentos. A denúncia aponta que Mirian era gerente comercial da empresa Centro Oeste Contabilidade e teria oferecido “vantagens indevidas” a Cosme para ter aprovados projetos imobiliários e Habite-se, além da obtenção de documentos na Prefeitura. “Resta demonstrado, portanto, a prática de corrupção ativa e passiva, posto que Cosme Ridoval Gonçalves Manso, por intermédio de Joelson Soares de Carvalho, recebeu por várias vezes, durante o ano de 2012, vantagens indevidas para praticar atos de ofício infringindo dever funcional, que foram ofertadas por Mirian Calazans dos Santos”, diz a denúncia do MPE. Miriam teria tido conversas com Joelson interceptadas pelos investigadores. Em depoimento, ela disse que as ligações telefônicas eram referentes a dois processos de consulta prévia que estavam com um outro servidor da Prefeitura, mas que, em virtude da demora, solicitou ajuda a Cosme. Este afirmou que para a liberação deveria ser pago um valor, que, segundo Miriam, foi repassado ao despachante imobiliário Joelson. Além dos três, outras cinco pessoas foram denunciadas na ação. São elas: Adaíque Marques do Espírito Santo, Waldir dos Santos, Orlando Rodrigues da Silva, Daniel Kamil Fares e Flodoaldo Albano Bezerra. Cosme e Joelson respondem por corrução passiva. Já Miriam e outros por corrupção ativa. Anteriormente, Mirian quase teve sua candidatura indeferida após a juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, negar seu registro eleitoral devido à ausência de biometria. O MPE, entretanto, manifestou-se favorável ao recurso interposto pela candidata. O outro lado A candidata Mirian Calazans, por meio da assessoria de imprensa, divulgou uma nota em que nega ter oferecido “vantagem indevida” aos servidores públicos. Ela, ainda, diz ter “plena certeza” que conseguirá provar a improcedência da ação penal. Veja nota na íntegra: “Nota à imprensa – A candidata refuta de forma veemente a acusação de pagamento ou oferta de vantagem indevida a servidores públicos municipais. – Miriam é contabilista e na prestação de serviços sempre prezou por uma atuação ética, idônea e em conformidade com a lei. – Neste processo em que é citada, foi contratada para assessorar a abertura de um estabelecimento na Capital, por conta de sua vasta experiência e competência. – Miriam afirma que, durante o cumprimento das funções para as quais foi contratada, jamais praticou atos ilegais ou realizou qualquer tipo de negociação que ao menos se aproximasse de manchar sua vida pessoal e profissional. – Miriam destaca ainda que, ao aceitar o convite para ser candidata a vice-prefeita de Cuiabá, apresentou toda a documentação exigida, inclusive as certidões antecedentes criminais, que possui o Nada Consta. – Por fim, a candidata está se defendendo nos autos do processo e tem a plena certeza que conseguirá provar a improcedência da ação.”
Desembargadoras se declaram suspeitas para atuar em processo envolvendo terras
As desembargadoras Maria Helena Póvoas, Marilsen Andrade Addario e a juíza convocada Tatiane Colombo, da Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, se declaram suspeitas para julgar uma ação que envolve a venda da Fazenda Santa Lúcia, de 224 hectares, em Guiratinga (a 328 km de Cuiabá), além de um sítio de 10 hectares em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá). A ação em questão tinha como relator o desembargador Sebastião de Moraes Filho, que foi afastado no mês passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suposto envolvimento em um esquema de venda de sentenças. A relatoria do processo foi remetia à juíza Tatiane Colombo, convocada para substituir Sebastião de Moras na Segunda Câmara. Ela se declarou suspeita em decisão assinada na segunda-feira (16) e determinou que os autos fossem remetidos à sua substituta legal. Nesta terça (17) as desembargadores Maria Gargaglione Póvoas e Marilsen Addario, que compõem a Segunda Câmara, também se declararam suspeitas. Nenhuma delas justificaram o motivo da suspeição. O processo foi retirado da pauta desta quarta-feira (18). Na semana passada, os autores da ação, uma família de produtores rurais do Sul do Estado, representada pelo advogado Carlos Naves, ingressou com uma reclamação disciplinar no Tribunal de Justiça contra Sebastião de Moraes, acusando-o de possível recebimento de propina. O advogado chegou a gravar uma conversa com o fazendeiro Luciano Polimeno, da parte contrária, em que este sugere que está “gastando muito” para retardar o julgamento do caso. A reclamação foi protocolada no dia 21 de agosto na presidência do Judiciário e está sob análise da desembargadora Clarice Claudino. Também há uma reclamação com o mesmo teor no Conselho Nacional de Justiça. OUTRAS VENDAS DE SENTENÇAS Além deste caso, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, está analisando dois processos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), após uma denúncia de quebra de imparcialidade contra três desembargadores — Marilsen Andrade Addario, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. Sebastião e João já estão afastados, suspeitos de envolvimento em venda de sentenças. Os processos envolvem a venda de uma fazenda em Luciara (1.160 km de Cuiabá), no valor de R$ 80 milhões. O advogado Igor Xavier Homar denunciou o caso ao CNJ, alegando conluio entre os desembargadores e favorecimento a outro advogado, Marcelo Souza de Barros, que teria atuado como lobista de sentença.
Polícia Civil investiga maus-tratos contra bovinos em propriedades rurais em Jauru
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Jauru, investiga o crime de maus-tratos de animais contra bovinos, praticado em duas propriedades rurais, localizadas na Comunidade São Vicente, no município. Nas fazendas alvo da investigação, foi constatada a morte de, pelo menos, uma dezena de cabeças de gado em razão da falta de comida. O dono das áreas, de 76 anos, foi ouvido nesta segunda-feira (16), e confessou que não estava comprando ração para os animais e que não os vendia pelo fato do preço de mercado estar baixo demais. As investigações iniciaram após os policiais da Delegacia de Jauru receberem denúncias de que em duas propriedades do suspeito, o gado estava sem comida e morrendo em razão da escassez de capim e que apesar das condições financeiras, o proprietário não comprava ração para os animais. Nas propriedades, os policiais da Delegacia de Jauru constataram a veracidade das denúncias, encontrando vários animais mortos por toda área, além de diversas ossadas, animais mortos dentro do córrego, sem qualquer preocupação com o descarte sanitário das carcaças, com risco de contaminação das águas. Em continuidade às diligências, os investigadores realizaram buscas pelo suspeito, que foi encontrando em outra fazenda de sua propriedade. Questionado, ele confessou que não estava comprando ração para os animais e não vendia o gado pelo fato de estar barato demais. O suspeito é dono de quatro propriedades na região e os crimes de maus-tratos ocorriam em duas delas. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Jauru onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de maus-tratos contra animais. As investigações seguem em andamento para apurar outros possíveis crimes ambientais praticados pelo suspeito em suas propriedades.
Festival “Biomas e Sabores” promete celebrar diversidade cultural e gastronômica de Mato Grosso
A 1ª edição do festival “Biomas e Sabores”, acontece entre os dias 26 a 28 de setembro no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento vem o intuito de valorizar e divulgar a produção cultural e gastronômica dos três biomas que compõem o estado: Amazônia, Cerrado e Pantanal, e é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae). A entrada para o evento é gratuita. A coordenadora da gerência de Competitividade do Sebrae/MT, Valéria Pires, explica que o objetivo do festival é destacar e promover as riquezas regionais, para que o público conheça o melhor da arte, tradições e gastronomia dos três biomas. “Durante o evento teremos uma vasta programação cultural e técnica, com apresentações musicais, danças, exposições de arte e degustações de produtos típicos como castanhas, mel, queijos, cafés, doces e vinhos. Queremos não apenas identificar, mas também valorizar e promover os produtos e serviços ofertados pelos pequenos empreendedores mato-grossenses, aproximando-os da sociedade para alavancar os negócios regionais”, comenta a gestora do evento. No evento terá uma feira de negócios, praça de alimentação, com pratos variados e uma área dedicada à agricultura familiar. “Além das atrações culturais e gastronômicas, o evento contará com espaço kids e uma programação técnica voltada para o setor de alimentos, incluindo clínicas tecnológicas e palestras sobre segurança alimentar e produção de alta qualidade. Para quem deseja participar da programação técnica, poderá se inscrever pelo site do Sebrae”, explica. 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso destaca diversidade láctea no Festival Durante o “Biomas e Sabores”, o Sebrae Mato Grosso realizará o 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso, um evento inédito que visa reconhecer e divulgar a rica variedade de produtos lácteos da região. O concurso abrangerá 11 categorias, incluindo: Manteiga, Requeijão fundido, Doce, Massa filada, Massa crua, Massa semi-cozida, Massa cozida, Queijos especiais, Queijos mofados, Categoria regional, Inovação regional. Este concurso é uma oportunidade para produtores locais mostrarem suas criações e para o público conhecer a diversidade e a qualidade dos queijos produzidos em Mato Grosso.
Imea: produtores em Mato Grosso seguem cautelosos com o plantio da soja
O plantio da soja 2024/25 está liberado desde o dia 7 de setembro em Mato Grosso. Contudo, diante do clima seco e ausência das chuvas, os produtores seguem cautelosos em colocar as máquinas em campo. O estado deve semear nesta temporada 12,6 milhões de hectares com soja, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A extensão supera em 1,47% a área plantada na safra 2023/24. Em entrevista ao programa Mercado & Compahia, do Canal Rural, nesta terça-feira (17), o superintendente do Instituto, Cleiton Gauer, frisou que observando o histórico do estado, os produtores já estariam plantando a soja. Porém, como as chuvas ainda não ocorreram a cautela prevaleceu. A questão também é observada nas áreas de irrigação, devido aos baixos volumes de água nos reservatórios. Ainda segundo Gauer, as previsões meteorológicas apontam baixos volumes de chuvas em Mato Grosso na segunda quinzena de setembro, vindo a se “normalizar” na segunda quinzena de outubro, o que traz certa preocupação em torno do estabelecimento da janela da segunda safra tanto de algodão quanto de milho. “Então, esse momento é um sinal de alerta. É um cuidado. Os produtores têm essa preocupação do desenho das chuvas, principalmente nesse começo de outubro, que é onde começamos a ver os produtores a intensificarem o plantio”. (Canal Rural MT)
Sabrina Sato se emociona com declaração apaixonada de Nicolas Prattes e exibe anel de noivado: ‘Vivendo um momento muito especial’
Sabrina Sato bateu um papo com Ana Maria Braga no Mais Você desta terça-feira (17). Além de falar sobre os looks usados no Japão para o quadro “Essa Eu Quero Ver” do Fantástico, a apresentadora contou como anda sua vida amorosa, ou seja, como vai o noivado com o ator Nicolas Prattes, o Rudá de Mania de Você. No programa, Sabrina se emocionou ao ser surpreendida por uma declaração apaixonada do ator e exibiu, orgulhosa, seu anel de noivado. “Ela que me deu força, tá, gente”, contou Sabrina quando Ana Maria deu início ao papo sobre seu relacionamento. Depois disso, Ana Maria falou sobre as belezas do Caribe Japonês, Okinawa, e disse que foi lá que Sabrina pegou um “peixão”, referindo-se a Prattes. “Ele ficou lá dois dias, né?”, perguntou Ana Maria. “Ele foi fazer essa surpresa, ficou esses dois dias e voltou. Ele ficou mais no avião do que comigo, mas foi incrível”, contou Sabrina. Logo após falar sobre a viagem do ator, Sabrina foi surpreendida por uma mensagem do noivo: “Estou participando rapidinho do seu café, meu amor, para dizer que eu sei tudo o que a gente está construindo. Eu sou completamente apaixonado por você…”, disse Nicolas. O ator, então, continuou sua declaração: “… pela mãe maravilhosa que você é, incrível, guerreira, trabalhadora, muito respeitosa com todos. Só tenho a agradecer a Deus por ter te encontrado, ter cruzado com você nessa vida e poder estar construindo tudo o que a gente está construindo. Beijo, te amo!”, finalizou o ator. Muito emocionada, Sabrina falou sobre o noivo: “Meu amor, eu te amo muito, muito! Você é um presente na minha vida. Nunca imaginei que pudesse encontrar uma pessoa como o Nicolas, uma pessoa tão boa, um cara tão incrível. Eu estou muito feliz! Estou vivendo um momento muito especial na minha vida”, contou Sato. Sabrina, então, exibiu seu anel de noivado para Ana Maria e agradeceu a força que a apresentadora deu a ela para encontrar um novo amor: “Você sempre me deu muita força. (…) Da última vez que eu vim aqui você falou: ‘Não desista, porque você ainda vai encontrar um grande amor’. E você vai no casamento, hein, Ana! Prepara o vestido!”, disse Sabrina. Ana Maria, então, encheu Sabrina de elogios e se emocionou ao falar da apresentadora .