CBF redefine data de jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão
A CBF redefiniu a data da partida entre Vasco e Cuiabá, atrasada da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes reagendado para 25 de setembro, a mudança foi feita para ajustar o calendário, já que o Cruzmaltino tem compromisso válido pela semifinal da Copa do Brasil. As equipes vão se enfrentar no dia 23 de outubro, uma quarta-feira, às 19h (de Brasília), em São Januário. É a segunda vez que o duelo sofre alteração. Inicialmente marcado para julho, precisou ser adiado em razão de jogo do playoff da Copa Sul-Americana, quando o Dourado enfrentou o Palestino. Depois de se enfrentarem, Vasco e Cuiabá vão ficar com o mesmo número de jogos em relação à maioria dos adversários. Com 24 rodadas disputadas, o Cruzmaltino é o atual nono colocado, com 34 pontos. Já o Dourado aparece na penúltima posição, com 22.
AL promove exposição com fotos de Cláudio Gomes em comunidades ribeirinha
A Assembleia Legislativa (ALMT), por intermédio do Instituto Memória (IMPL), está realizando no saguão principal da Casa, uma exposição fotográfica denominada “Cuiabá Ribeirinha”, feita pelo fotógrafo Cláudio Gomes. A mostra segue até o dia 26 de setembro e contará com 12 telas do artista. “Como sempre, a Assembleia Legislativa abre as portas para receber mais um artista que expõe suas obras contando um pouco da história ribeirinha de Cuiabá, de como era antigamente, as paisagens dos rios. A gente fica feliz em ajudar esses artistas, porque a Assembleia dá todo o suporte divulgando os trabalhos deles com divulgação por meio dos canais de comunicação da Casa, recebendo amigos e convidados em geral”, explica a superintendente do IMPL, Mara Visnadi. As obras de Cláudio Gomes mostram as comunidades ribeirinhas do Praeirinho, Novo Terceiro e Porto de Cuiabá, além de Bonsucesso, em Várzea Grande, divulgando histórias de vida dos moradores. “As telas revelam a preservação dos saberes e conhecimentos que esses moradores possuem, suas tradições e sistema de vida no dia a dia retratando o cotidiano deles”, disse Gomes. “Pesquisar, fotografar as comunidades ribeirinhas remete às origens, à fundação de Cuiabá. Foi no barranco do rio que aconteceu a mistura de raças, crenças e religiões. Lá, reside e resiste a cultura tradicional, como a dança, a cerâmica e a pesca artesanal, além de outras manifestações culturais. Destaco a comunidade de São Gonçalo Beira Rio como o marco zero”, explicou o fotógrafo. TRAJETÓRIA Autodidata na fotografia há dezenove anos, quando começou seus trabalhos com fotojornalismo e, a partir de 2007, passou a atuar somente com projetos autorais, a partir do projeto “Olhares Guimarães”, que culminou com a publicação do livro no ano seguinte. E partir de então seu olhar expandiu para outros trabalhos de projetos culturais como o curso “Oficina do Olhar”, que levou informação e capacitação de alunos de escola pública na fotografia. Em 2010 participou de uma exposição na Croácia, durante o “Festival Europeu da Fotografia”. Em 2011 levou a exposição “Olhares de Guimarães” para o Rio de Janeiro, e ganhou no mesmo ano o Prêmio Arne Susksdorf, com o tema “Pantanal”, oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. (SEC-MT), viabilizado pelo Programa Mais Cultura – Microprojetos da Amazônia do Ministério da Cultura (MinC). Claudio Gomes tem como influências o fotógrafo francês Eugene Atget, o húngaro André Kertész e claro, Sebastião Salgado. Mato-grossense, natural de Alto Garças, Gomes vive em Cuiabá desde 1987. (Da Assessoria)
Alecir e Alessandro retornam aos palcos neste sábado em Cuiabá
A dupla sertaneja Alecir e Alessandro está de volta aos palcos em show especial neste sábado (14), no Lua Morena, em Cuiabá. O evento contará com participação de convidados especiais entre eles já estão confirmados as duplas, Jaum Cuiabano e Juliano e Dois a um. E ainda terá a participação de Romulo Costa, Patrique Macedo e Léo Vaqueiro. Alecir e Alessandro promete um repertório recheado de grandes sucessos já consagrados pelo público como, “Você no Coração”, “Com Você”, “O Fora”, “Não vou te esquecer”, entre outros. As vendas de ingressos, mesas, bangalôs e camarotes estão disponíveis por meio deste link. Para mais informações ligue telefone: (65) 9 9976-7154.
Palco foi adaptado para show de Ludmilla, diz Rock in Rio
Vai ter show de Ludmilla, sim! Isso é o que garante a organização do Rock in Rio. Ao gshow, o festival afirma que a cantora subirá ao Palco Mundo nesta sexta-feira (13) para cantar os seus sucessos e empolgar os fãs que já estão na Cidade do Rock à espera dela. “A organização do Rock in Rio informa que o palco foi adaptado para a apresentação de Ludmilla com ajustes para garantir maior segurança. O show está confirmado e, embora algumas alterações tenham sido feitas em relação à proposta inicial da cantora, o festival garante que o público terá uma experiência única “, garantiu assessoria do Rock in Rio. Estrutura modificada Uma das atrações do Palco Mundo neste primeiro dia do Rock in Rio 2024, Ludmilla teve parte da estrutura cenográfica de seu show vetada pela produção do evento e, portanto, era dúvida no festival. A informação foi divulgada pelo jornalista Léo Dias e confirmada mais cedo pelo gshow com a assessoria de imprensa da cantora. “A informação que temos é que Lud e a equipe estão avaliando se vai ser possível fazer a apresentação. A perda foi grande”, informou o assessor de imprensa da artista ao gshow antes do comunicado emitido pelo Rock in Rio. A cantora ficou sabendo da proibição de parte da estrutura de seu show, que já teria sido aprovada há meses, apenas nesta sexta-feira (13), na passagem de som. No local, é possível ver que o Palco Mundo conta com uma estrutura gigantesca, com direito a pedras cenográficas e passarela com LED, para o show de Travis Scott. O rapper é a atração principal nesta sexta no Rock in Rio e encerra o dia no festival. Cancelamento de outra apresentação Em agosto, Ludmilla anunciou pelas redes sociais que cancelou a sua participação no show dedicado ao ritmo do pop que vai acontecer no Dia Brasil, no dia 21 de setembro no Rock in Rio 2024. “Tenho trabalhado para ajustar minha agenda e equilibrar os meus compromissos. Para o Rock in Rio, meu show no Palco Mundo, no dia 13 de setembro, está confirmado e podem esperar um momento especial e à altura dos 40 anos do festival”, explicou ela. “Mas infelizmente, apesar do enorme esforço e vontade, por questões logísticas, não vou poder me apresentar no dia 21 de setembro, no show do pop, no Dia Brasil. É um enorme quebra-cabeças e estou arrasada por não poder participar. Vai ser um dia que vai entrar para a história, e eu queria fazer parte dele. Mas tenho certeza que o pop estará muito bem representando, com artistas incríveis.” O show Para Sempre Pop acontecerá no Palco Sunset e nesse espetáculo irão se apresentar Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Luísa Sonza e Lulu Santos. Procurada pelo gshow, a assessoria de imprensa do Rock in Rio confirmou em nota a saída da cantora do show em questão e informou que nenhum artista entrou em seu lugar. “Ludmilla não estará no show Para Sempre Pop no dia 21/09, conforme anunciado pela artista em suas redes. Sua apresentação do dia 13/09, no Palco Mundo, segue confirmada”. Gshow
Justiça Eleitoral publica série sobre principais crimes eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inicia, nesta sexta-feira (13), a série É Crime, que aborda os crimes eleitorais mais comuns praticados no período que antecede as eleições e no dia do pleito. Serão publicadas matérias jornalísticas e vídeos para as redes sociais da instituição, trazendo informações e dados, com o objetivo de conscientizar eleitores e eleitoras, candidatos e candidatas, partidos políticos e federações partidárias. Crimes eleitorais são atitudes antissociais lesivas à norma jurídica eleitoral, puníveis com pena privativa de liberdade (prisão/detenção), restritiva de direitos e/ou pecuniária (multa), dependendo da gravidade, de modo que cabe prisão em flagrante do(a) agente infrator(a). O primeiro crime abordado é o derrame de santinho, que consiste na distribuição indiscriminada de material de propaganda eleitoral em locais de votação e vias próximas. Geralmente, ocorre antes do início de funcionamento das seções eleitorais ou, até mesmo, na véspera da votação. A pena é detenção de seis meses a um ano, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de cinco mil a 15 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs). O derrame de santinhos pode ser denunciado pelo aplicativo Pardal, disponível na Apple Store e Google Play. É importante ressaltar que, para que a denúncia seja encaminhada e apurada, é preciso anexar provas e/ou indícios que deem embasamento e materialidade para o devido processamento.
PGE de MT é intimida por Ministro para explicar esforços do governo contra queimadas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, intimou o procurador-geral de Mato Grosso, Francisco de Assis da Silva Lopes, a comparecer em audiência na próxima quinta-feira (19) para esclarecer quais medidas o Executivo estadual tem assumido para combater as queimadas. A convocação se estende aos representantes do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima,Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso do Sul que também possuem áreas que englobam os biomas do pantanal e amazônico. A reunião é o segundo passo de Dino para discutir políticas públicas que irão auxiliar os governadores de regiões mais afetadas a lidar com os incêncios em grande escala. A primeira medida foi uma audiência de conciliação com o governo federal, promovida na última terça-feira (10).
Banco Vermelho é inaugurado como símbolo de acolhimento
A ação, da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), inaugurou ‘Bancos Vermelho’ em Cuiabá. As peças de madeira de 4 metros, estampadas com frases de efeito em discursos de combate ao feminicídio e à violência de gênero. Esses bancos foram instalados em dez pontos por toda Cuiabá: Praça Alencastro, Praça 8 de Abril, Parque das Águas, Orla do Porto 2 (av. Beira-rio) e nos pontos de ônibus dos shoppings Pantanal e Estação. A campanha busca a conscientização social acerca da violência doméstica e familiar e luta contra o feminicídio. Os bancos de madeira, com mais de quatro metros, têm mensagens de reflexão sobre a violência contra a mulher e contatos para denúncia e suporte a vítimas — como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. A Lei 14.942/24, que prevê a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos, foi sancionada no dia 1º de agosto desse ano. Como parte das ações do Agosto Lilás, que é o mês voltado para a divulgação de medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero, os bancos começaram a ser instalados em várias cidades do país.
Fim de semana terá onda de calor com máxima acima dos 41°C e umidade ar em 10%
A massa de ar quente, que já vem causando temperaturas elevadas, continuará atuando nos próximos dias em Cuiabá e parte de Mato Grosso. A baixa umidade do ar também predomina em todo o estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Capital, a temperatura máxima deve ficar na casa dos 41º C e não há previsão de chuvas. O céu de Mato Grosso está completamente encoberto pela fumaça oriunda dos diversos focos de incêndio espalhados pelo estado e região. Nesta quinta-feira (12), choveu na região de Colniza, mas não o suficiente para amenizar a poluição deixada pelas queimadas. Todo estado de Mato Grosso está sob alerta para onda de calor e baixa umidade, conforme o Inmet. É recomendado a ingestão de bastante líquido, principalmente água para evitar a desidratação. Confira a previsão completa para o fim de semana. Nesta sexta-feira (13), o dia começou registrando temperatura mínima de 26º C e a máxima deve ficar na casa de 41º C, durante a tarde. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 10%. Sábado, a mínima se mantém em 26º C e a máxima em 41º C. O tempo estará claro, por vezes encoberto. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 10%. No domingo haverá uma leve queda na temperatura, com a mínima ficando em 25º C e a máxima em 37º C. O tempo deve ficar com muitas nuvens e a umidade relativa do ar variando entre 55% e 25%.
Estado entrega mais 18 km duplicados da BR-163
O governador Mauro Mendes entregou, na manhã desta sexta-feira (13.09), a duplicação de mais 18 quilômetros da BR-163, no trecho entre o Posto Gil, em Diamantino, e Nova Mutum. “Essa duplicação vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas aqui na região, diminuir o custo do frete de logística para os caminhoneiros, aumentar a competitividade do nosso agronegócio e gerar mais emprego”, avaliou Mauro. Este é o segundo trecho duplicado da BR-163 entregue pelo Governo de Mato Grosso desde que assumiu o controle da concessionária Nova Rota do Oeste, em maio de 2023. Desde então, já foram investidos R$ 1,6 bilhão para os trabalhos de duplicação da rodovia. Os primeiros 15 quilômetros de via duplicados foram entregues em março deste ano. “Foi algo que nunca aconteceu nesse país, um Governo Estadual assumir uma concessão federal. Por conta disso, as obras de duplicação estão acontecendo. Essa é uma obra feita com dinheiro público do Estado, que estamos cuidando e aplicando corretamente para devolver à população. As obras na BR-163 é um dos grandes exemplos de que, quando o Governo trabalha com seriedade e honestidade, a vida das pessoas melhora”, declarou. O fluxo de veículos foi liberado em dois pontos distintos – entre o km 522 e o km 531, em Diamantino, e entre o km 577 e o km 586, próximo a Nova Mutum. Além da duplicação, a pista existente passou por recuperação, construção de acostamento e sinalização. O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, apontou que a meta é entregar toda a duplicação da BR-163 entre o Posto Gil e Nova Mutum até o final do ano. “Para nós, é uma satisfação entregarmos esse segundo trecho de duplicação. Isso é muito importante para quem trafega por aqui. A perspectiva é de que, até o final do ano, entreguemos a duplicação de cerca de 90 quilômetros do posto Gil a Nova Mutum. Depois, vamos entregar o trecho até Lucas do Rio Verde, que já está em obras”, disse Cidinho. No período da manhã desta sexta-feira, Mauro Mendes também vistoriou as obras da MT-240, via que vai ligar diretamente a área urbana de Diamantino até a BR-163. Quando estiver pronta, a rodovia estadual vai encurtar em 42 quilômetros a distância da área urbana do município até a estrada federal. “É uma obra que contribui muito com o desenvolvimento regional e melhora a qualidade de vida e de logística dessa região”, pontuou Mauro sobre a MT-240. Ainda nesta sexta-feira, no período da tarde, o governador vistoria as obras de duplicação da BR-163 em Nova Mutum. Em seguida vai para Lucas do Rio Verde para visitar os trabalhos de construções de casas do Residencial Águas do Cerrado. Por fim, às 16h, Mauro chega em Sorriso para participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da duplicação de 54 quilômetros entre o município até Sinop. Participaram também da cerimônia de entrega da duplicação de 18 quilômetros da BR-163 a senadora Margareth Buzetti, os secretários de Estado coronel César Roveri (Segurança Pública) e Laice Souza (Comunicação); o diretor-presidente da Concessionária Rota do Oeste, Luciano Uchoa; e o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, além de outras autoridades locais.
Secretário-adjunto é principal alvo de operação contra corrupção na Saúde de Cuiabá
O secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Paulo Sérgio Barbosa Rós, é o principal alvo da Operação Oráculo, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), nesta sexta-feira (13), que investiga um suposto esquema na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), no ano de 2022. À época dos fatos, Paulo era diretor-geral da ECSP. São cumpridos mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens e sequestro de valores contra seis investigados. Foi determinado o sequestro de um imóvel, 13 veículos, um barco de pesca e o bloqueio de bens de R$ 721.297,20, que corresponde ao valor atualizado do prejuízo causado à ECSP. Também foram determinadas quatro medidas cautelares contra os alvos, como: proibição de manterem contato entre si, de acessarem as dependências administrativas da saúde do Município de Cuiabá; comparecer periodicamente em juízo para justificar suas atividades; proibidos de se ausentar da comarca sem autorização judicial e entrega dos passaportes. Conforme a investigação, no final de 2023, o Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá comunicou a existência de pagamentos suspeitos, feitos em setembro de dezembro de 2022, pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública com suposta contratação de serviços de consultoria de tecnologia da informação. Ao longo da investigação, diversas diligências indicaram que a ECSP realizou dois processos de pagamento, sem licitação, com a finalidade simular a contratação de uma empresa de consultoria de tecnologia de informação que, ao que tudo indica, não prestou os serviços devidos, embora tenha recebido, à época, R$ 663.568,00 mil, em dois pagamentos. Conforme a apuração da Deccor, o valor teria sido desviado dos cofres da Saúde Pública do Município de Cuiabá. O inquérito policial apurou que, para que o esquema funcionasse, foi necessária a organização das funções dos suspeitos em alguns núcleos. Dentro da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, diretores eram incumbidos da autorização dos pagamentos fraudulentos, pois eram eles que possuíam poder de decisão. A prefeitura de Cuiabá se manifestou por meio de nota, informou que o pagamento dos dois processos indenizatórios apurados foram realizados somente após a comprovação dos serviços prestados. A nota ainda diz que Prefeitura não teve acesso ao processo da investigação até o momento, mas reforça que todas as informações serão fornecidas conforme os trâmites legais. Confira abaixo a nota na íntegra: A Prefeitura de Cuiabá esclarece, em relação à ação policial realizada nesta sexta-feira (13), que envolve dois pagamentos indenizatórios feitos pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) no ano de 2022: 1. O pagamento dos dois processos indenizatórios apurados foram realizados somente após a comprovação dos serviços prestados; tanto é verdade que o gabinete de intervenção realizou todos os pagamentos de forma indenizatória e sem a devida realização de processo licitatórios; 2. A Prefeitura não teve acesso ao processo da investigação até o momento, mas reforça que todas as informações serão fornecidas conforme os trâmites legais; 3. Lamentamos que, em pleno período eleitoral, a saúde pública seja novamente utilizada como ferramenta de disputa política, em prejuízo da população.