“A caneta de médico eu já tenho, agora quero a de prefeito” , diz Lúdio no CRM
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e o deputado federal Abílio Brunini (PL) debateram problemas e propostas para a Saúde de Cuiabá em confronto organizado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), na noite de sexta-feira (6). Na ocasião, o petista fez questão de ressaltar sua formação como médico. A caneta de médico eu já tenho na mão. Agora eu quero a caneta de prefeito para mostrar que tem jeito, que é possível organizar a saúde e fazer o sistema funcionar, respeitando os profissionais da saúde e tratando com dignidade a população”, declarou o candidato. O debate realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) acabou polarizado entre Lúdio e Abílio porque o candidato Eduardo Botelho (União) não compareceu. “A saúde é o principal problema de Cuiabá. As pessoas querem solução para esses problemas. Eu tenho uma vida inteira dedicada ao serviço público, à medicina na rede pública, no Sistema Único de Saúde [SUS]. Entendo com profundidade os problemas da cidade. Eu sei como fazer e Cuiabá terá pela primeira vez um prefeito médico, especialista em gestão na saúde, para fazer os enfrentamentos necessários”, disse Lúdio. O debate do CRM foi avaliado por Lúdio como essencial para que a população conheça as propostas dos candidatos e veja quem realmente tem preparo, equilíbrio emocional e capacidade de diálogo com os servidores públicos e outros Poderes, para gerir a capital de Mato Grosso, que coleciona problema em diversas áreas, sobretudo na saúde. “Quem não veio ao debate desrespeita o CRM, os profissionais da saúde, e será rigorosamente avaliado pela população, que tanto sofre com os problemas na saúde e esperam o mínimo de preparo e compromisso dos candidatos em relação ao tema”, avalia Lúdio. Lúdio prometeu parceria com o Ministério da Saúde para triplicar o número de equipes na atenção primária. O candidato também disse que irá reabrir as policlínicas que foram fechadas e construir duas novas. Lúdio ainda vai implantar o Hospital Infantil e Maternidade de Cuiabá, entre outras propostas para a saúde.
Parque Massairo Okamura recebe primeiro desafio de observação de aves neste domingo
O Conselho Regional de Biologia (CRBio-01), com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), organiza o 1º Desafio de Observação de Aves (Bioaves) em comemoração aos 45 anos de regulamentação da profissão de Biologia. O evento vai acontecer neste domingo (08.09), no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá. Interessados podem se inscrever clicando neste link. A ideia é mobilizar pessoas de todas as idades e biólogos em uma jornada de registro de mais de 500 espécies diferentes de aves e engajar mais de 1.000 pessoas na observação. O Parque Estadual Massairo Okamura é uma Unidade de Conservação Estadual. Um dos motivos de ser escolhido como local para o evento é por desempenhar um papel fundamental na conservação da biodiversidade no estado. A servidora da Sema e secretária executiva do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, Gabriela Priante, reforça o convite para a população participar da experiência de observação de aves. “A população está convidada a estar no parque a partir das 6 horas com binóculo, máquina fotográfica ou aparelho de celular para participar deste evento que acontece em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo no sábado e domingo (07 e 08). Será uma experiência onde terão especialistas orientando e ensinando aqueles que quiserem conhecer como é o processo de observação de aves”, disse. Gabriela reforça que a prática da observação de aves proporciona um olhar diferente para a natureza, despertando a admiração e curiosidade. “A experiência não é apenas para identificar espécies, mas permite uma oportunidade de imersão nas belezas da natureza, bem como na valorização da conservação ambiental. Esta atividade pode ser vivenciada por crianças, jovens, adultos e idosos”, pontua. A organização recomenda levar binóculo, água, repelente e protetor solar. Além da Sema, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) também é parceira no evento junto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e outras instituições. O evento terá ainda programação no sábado (07), em Santo Antônio do Leverger, na comunidade Morrinhos, no Rancho Epona.
Polícia Civil conclui inquérito de furto de energia em pousada na região do Lago do Manso
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Chapada dos Guimarães, concluiu o inquérito policial que apurou o furto de energia praticado pelo proprietário de uma pousada na região do Lago do Manso. O investigado responderá pelo crime de furto de energia, que tem uma pena de quatro anos de reclusão. As investigações realizadas pela equipe de policiais civis de Chapada, com apoio de técnicos da Energisa e peritos da Politec, apontaram que houve manipulação do consumo de energia e medição de consumo de energia por parte do estabelecimento. A pousada contava com várias edificações e foi detectado o furto de energia em, ao menos, cinco delas. Conforme laudo pericial, “ficou constatado que somente uma fase estava fazendo a medição do consumo de energia e que o medidor podia ser ligado e desligado através da conexão de um fio preto. Quando o medidor está desligado, ele não faz a medição de consumo de nenhuma das fases”. De acordo com o delegado de Chapada dos Guimarães, Eugenio Rudy Junior, o medidor ficava no interior da propriedade e o acesso ao equipamento era controlado por funcionários da pousada. “Uma fase passava pelo medidor de consumo de energia, a outra fase estava ligada direto no disjuntor, sem passar pelo medidor. Qualquer um que tivesse acesso ao medidor podia fazer a manipulação da leitura do consumo de energia, e esse consumo só seria medido em uma fase da ligação bifásica. Se os equipamentos que funcionam com tensão 127V estiverem todos ligados na fase que não mede o consumo de energia, a medição seria divergente do consumo real”, disse o delgado.
Justiça Eleitoral cita cassação e barra Edna de concorrer a eleição em Cuiabá
A Justiça Eleitoral barrou a vereadora cassada Edna Sampaio de concorrer às eleições para vereadora de Cuiabá, por conta da cassação do mandato dela na Câmara de Cuiabá em junho deste ano. A decisão foi proferida na noite de sexta-feira (6) pela juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá. “Indefiro o pedido de registro de candidatura de Edna Luzia Almeida Sampaio, para concorrer ao cargo de Vereador em Cuiabá, declarando-a inelegível para este pleito”, sentenciou a magistrada. A decisão cabe recurso. Edna teve o mandato cassado em junho deste ano após ser acusada de quebra de decoro parlamentar por, supostamente, praticar “rachadinha” com a verba indenizatória, no valor de R$ 5 mil, de sua ex-chefe de gabinete Laura Natasha. A legislação eleitoral diz que, em caso de cassação de mandato por colegiado – como foi o caso da Edna que foi cassada com voto dos vereadores da Cuiabá – o candidato se torna inelegível. À Justiça Eleitoral, Edna citou que tenta recorrer da cassação, apesar de ter perdido todos os recursos. O argumento, não prosperou. “A penalidade imposta pelo legislativo municipal encontra-se vigente, não cabendo ao juízo do registro de candidaturas imiscuir-se no mérito da cassação”, citou a juíza. Por a decisão cabe recurso, Edna concorre sub judice. Nessa eleição ela concorre em uma chapa classificada como “mandato coletivo”, que tem outras duas mulheres. A campanha dela já recebeu R$ 48 mil de doação, a maioria do PT.