Homem que perseguia e importunava sexualmente colega de trabalho é preso

Um homem teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, nesta terça-feira (3), por perseguir e importunar sexualmente uma colega de trabalho. As investigações apontaram que o suspeito criou, em seu imaginário, que mantinha um relacionamento amoroso com a colega de trabalho a ponto de importuná-la sexualmente de forma reiterada. Além disso, o investigado passou a manifestar ciúmes da vítima e não permitiu que ela trabalhasse externamente, com a intenção de exercer controle sobre a colega. Diante da evidente situação de importunação sexual e perseguição, a delegada da DEDM, Vanessa Aguiar, representou pela prisão preventiva do investigado, que foi deferida pela Justiça e cumprida na manhã desta terça-feira (03). O suspeito foi conduzido para a delegacia para as providências cabíveis, foi posteriormente encaminhado para audiência de custódia e ficou à disposição da Justiça.

Mais 3 pontos turísticos do Parque de Chapada são fechados devido aos incêndios

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional de Chapada Dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), anunciou nesta terça-feira (3), o fechamento de novos pontos turísticos em razão dos incêndios florestais. Os novos pontos fechados são o Morro São Jerônimo, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados, conforme publicação em nota nas redes sociais do parque. No final de semana o ICMBio informou o fechamento do Circuito das Cachoeiras.  A medida começou a valer nesta segunda-feira (3), também pelo avanço do fogo no parque. Conforme o comunicado o fechamento é temporário, mas necessário para poderem assegurar a integridade do parque e dos visitantes.  

Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência neste sábado

Doze escolas da rede estadual de Cuiabá participarão do desfile cívico-militar de 7 de setembro, Independência do Brasil, na Avenida Getúlio Vargas. A marcha, que está prevista para acontecer das 08h às 10h30, finalizará na Praça Santos Dumont. Organizada principalmente pelo Exército Brasileiro, a concentração das tropas da própria força militar e também da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Judiciária Civil, além das 12 escolas. Das 12 escolas da capital, 10 delas desfilarão com suas fanfarras, bandas, balizas e corpos coreográficos completos. Entre elas, está a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, que tem uma banda de percussão sinfônica e uma banda marcial, ambas premiadas em eventos musicais nacionais. “Nossos alunos vão subir a avenida com muita empolgação e prometem um show”, contou o regente, professor Lueder Bruno. Confira a programação do desfile em Cuiabá 06h00 – Posicionamento das tropas militares e veículos 06h30 – Dispositivo pronto – tropas do Exército, PMMT, CBMMT, PJC e Polícia Penal 06h35 – Posicionamento das escolas federais, estaduais, municipais e outras entidades 07h00- Dispositivo pronto – escolas federais, estaduais, municipais e outras entidades 07h15 – Hasteamento dos Pavilhões Nacionais (Praça Santos Dumont) 07h25 – Revista à tropa formada pelo comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada 08h00 – Início do desfile militar e em seguida o desfile cívico 10h30 – encerramento Escolas estaduais de Cuiabá que participarão do desfile E.E. Militar Dom Pedro II Presidente Medici E. E. Militar Tiradentes Ten Cel PM Louirson Rodrigues Benevides E.E. André Avelino Ribeiro E.E. Governador José Fragelli Centro estadual de atendimento e apoio ao deficiente auditivo E.E. Agenor Ferreira Leão E.E. Alina do Nascimento Tocantins E.E. Dr. Mario de Castro E.E. Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller E.E. Prof. Welson Mesquita de Oliveira  E.E. Souza Bandeira E.E. Professora Eliane Digigov Santana E.E. Prof. José Mendes Martins E.E. Padre Ernesto Camilo Barreto

STF define regras para audiência de conciliação sobre incêndios no Pantanal e na Amazônia

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), fixou regras para a audiência de conciliação convocada para acompanhar o cumprimento da determinação de que a União adote ações repressivas e preventivas para combater os incêndios no Pantanal e na Amazônia. A audiência será na próxima terça-feira (10), às 10h, na sala de sessões da Primeira Turma, com a participação da Procuradoria-Geral da República, da Advocacia-Geral da União (AGU), dos Ministérios da Justiça, do Meio Ambiente e da Mudança Climática, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário. O ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador geral do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário, também participará. Perguntas à AGU A conciliação se dá no âmbito das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 743, 746 e 857, julgadas em março. O ministro, autor do voto vencedor no julgamento, elaborou nove questionamentos a serem respondidos pela AGU de forma organizada. As perguntas abrangem as medidas adotadas para recuperar a capacidade operacional do Prevfogo, a existência de um sistema nacional de integração dos dados federais e estaduais de autorização para supressão de vegetação e a divulgação do relatório sobre ações e resultados do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM), entre outros pontos. Após a apresentação da AGU, cada ministro de Estado presente terá até 10 minutos para esclarecimentos complementares. Em seguida, a Rede Sustentabilidade (Rede), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), autores das ADPFs, e a Procuradoria-Geral da República terão a palavra, por até 10 minutos cada. Estados No despacho, o ministro marcou outra audiência para 19 de setembro, às 10h, na sala de sessões da Primeira Turma, com representantes dos estados da Amazônia Legal e do Pantanal, para analisar a decisão no que diz respeito às obrigações estaduais. (STF)

Corpo de empresário desaparecido é encontrado sob entulhos em empresa de Cuiabá

O corpo do empresário Mário Martello Júnior, de 68 anos, foi encontrado na tarde desta terça-feira (3), em sua empresa de reciclagem no Distrito Industrial, em Cuiabá. O homem estava desaparecido desde domingo (1°), após combinar que almoçaria na casa de um familiar, contudo, não apareceu ao compromisso. Segundo a Polícia, o corpo da vítima estava oculto debaixo de entulhos e embalagens, no pátio da empresa, já em avançado estado de decomposição. Em virtude do estado em que foi localizado o corpo, apenas o exame pericial poderá apontar a causa da morte. Equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão no local, bem como a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O corpo foi recolhido e encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Relembre o caso Um sobrinho procurou a delegacia de desaparecidos na segunda-feira (2) para informar sobre o sumiço do tio. O familiar relatou em boletim registrando o desaparecimento que após o tio não comparecer ao almoço, foi até a residência da vítima, no Jardim Jockey Clube e viu que o imóvel estava trancado e o veículo de Mário não estava na garagem.  O comunicante foi à empresa de reciclagem, onde também foi feita busca, mas a vítima não foi encontrada no local, onde estava apenas o veículo. Ainda de acordo com o rapaz, os documentos e as chaves do carro foram encontrados jogados sobre um escritório antigo, e o carro estava estacionado ao lado, sem estar trancado. Mário possui uma empresa de reciclagem no bairro Jardim Industrial, onde também foi realizada uma busca na segunda-feira (2), mas ele não foi localizado. O familiar relatou que o empresário discutiu com um andarilho que dormia em sua empresa há alguns dias. Perto do local onde a pessoa estava dormindo foi encontrado um big bag (sacola plástica resistente) com respingos de sangue. A Polícia Civil apura o caso. 

Baixa umidade do ar e fumaça em excesso obrigam a cuidados extras com os olhos

Época do ano caracterizada por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em Mato Grosso, os meses de setembro e outubro deste ano possuem um agravante a mais: a alta poluição atmosférica. Um dos efeitos nocivos desta combinação são problemas oculares, que acabam ocorrendo com maior frequência neste período. Médico oftalmologista do Hospital Visão, José Procópio destaca que alguns cuidados básicos podem minimizar os problemas e garantir que eles não se agravem com o passar do tempo. O especialista explica que durante períodos de baixa umidade, o ar seco pode causar diversos desconfortos oculares, uma vez que a evaporação rápida das lágrimas resulta em olhos secos e irritados. “Este problema é conhecido como síndrome do olho seco, que pode manifestar-se por sensação de areia nos olhos, vermelhidão e até dor. A condição pode ser agravada por fatores como uso excessivo de telas e ambientes com ar condicionado”. E estes problemas, pontua o médico, podem ser mitigados com a adoção de práticas simples, todas elas voltadas para a hidratação e a umidificação de ambientes. “Há colírios lubrificantes que ajudam a manter a umidade dos olhos, mas não podemos nos esquecer nunca do consumo de água, pois a hidratação adequada contribui para que o nosso organismo realize de forma adequada a produção de lágrimas. Outra ação importante é o uso de umidificadores de ar, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho”. Neste ano, o período de seca na região foi agravado com o excesso de fumaça na atmosfera, gerado pela poluição industrial e pelas queimadas. Sem a chuva, estas partículas despejadas na atmosfera podem irritar a superfície ocular e ampliar condições pré-existentes, como a conjuntivite alérgica. Os sintomas incluem lacrimejamento excessivo, sensação de ardência e coceira. Por isso, ressalta Procópio, além de evitar ambientes poluídos, as pessoas precisam lavar os olhos com maior frequência e, acima de tudo, evitar esfregar os olhos, o que pode piorar a irritação. “A saúde ocular é um aspecto crucial do nosso bem-estar geral e deve ser especialmente protegida durante condições atmosféricas adversas. Adotar essas práticas pode ajudar a minimizar os desconfortos e prevenir problemas graves. Se os sintomas persistirem ou se você estiver enfrentando desconfortos significativos, é fundamental procurar um médico”.

Produtor com floresta plantada para comercialização deve se cadastrar no Indea

A partir do mês de setembro, produtores rurais mato-grossenses que possuem florestas plantadas para fins comerciais devem  se cadastrar no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A previsão é de que a nova normativa abranja área superior a 200 mil hectares, onde existe a prática de silvicultura dentro do estado.  A medida consta na Instrução Normativa Conjunta, entre Indea-MT e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), nº 002/2024 publicada no Diário Oficial.  De acordo com o coordenador de Defesa e Tecnologia Florestal do Indea-MT, Artur Luciano Venturi, a normativa interessa principalmente produtores rurais que plantam eucalipto, para produção de biomassa, e teca, para a produção de madeira para usos diversos.  Esses dois tipos de plantios são os mais predominantes em Mato Grosso no segmento de floresta plantada para o comércio. “Porém, os outros tipos de culturas florestais com fins comerciais também devem ser cadastradas no órgão”, acrescenta Artur . Pelo documento, se a propriedade rural já tiver cadastro na autarquia, o cadastro de sua cultura pode ser realizado de forma online por meio do Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev) pelo endereço eletrônico: https://sistemas.indea.mt.gov.br/SISDEV . No momento da realização do cadastro para Produtor e Unidade de Produção, deverão ser devidamente informados todos os dados nos campos apresentados, como dados pessoais, contato, o tamanho da área, espécie plantada, cultivar e ainda fornecer as coordenadas geográficas dos vértices de sua plantação, entre outros. Caso a área ainda não tenha cadastro no Indea-MT, o produtor rural precisará ir presencialmente até a unidade local do Indea no município de onde está sua propriedade.  O cadastro de Florestas Plantadas com finalidade comercial deverá ser realizado tão logo tenha sua cultura estabelecida, e deverá ser atualizado entre os meses de fevereiro e março de cada ano. No “Mapeamento da Produção Silvicultural em Mato Grosso”, realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), de julho de 2022, as principais espécies de florestas cultivadas no estado são eucalipto e a teca.

Botelho rebate acuações de Lúdio e diz não vai discutir mentiras: “Eu vim com propostas”

O candidato à Prefeitura de Cuiabá, o deputado Eduardo Botelho (UB, disse após o  debate na TV Vila Real, desta terça-feira (3), que não pretende tratar sobre acusações feitas pelo rival ao pleito, o candidato, Lúdio Cabral (PT), sobre supostos esquemas de corrupção no Departamento estadual de Trânsito (Detran) e junto da Construtora Nhambiquaras. O escândalo culminou na Operação Bereré, deflagrada em 2018. Durante o debate Lúdio chegou a citar que Botelho é réu confesso dos crimes e que a Justiça obrigou, no acordo de confissão, a devolver R$ 800 mil aos cofres públicos. “Eu vim com propostas, mostrar proposta. Infelizmente os candidatos vieram com ataques, inclusive com ataques mentirosos contra mim. Ataques, fake news, com mentira, mas a população sabe quem dá resultado para ela. A população me conhece, o povo sabe do meu trabalho. Sabe da minha história em Cuiabá”, disse Botelho à jornalista após o debate.  Botelho disse ainda que a população deseja ouvir sobre projetos. “Junto com esse grupo, do governador Mauro Mendes, está dando resultado para o estado. O governador está ansioso e louco para fazer, para asfaltar 100% das ruas de Cuiabá, fazer um grande programa de recapeamento das ruas de Cuiabá, atrair mais empresas”, destacou. Botelho ainda citou a fala do govenador  Mauro Mendes: “Como o governador Mauro Mendes disse, eles estão comendo poeira, só resta atacar. Agora, a população quer saber quem é que vai colocar asfalto, quem é que vai colocar neto para atender”. 

Novo programa de Abilio traz denúncias de corrupção

O programa eleitoral do candidato Abilio Brunini (PL), divulgado nesta terça-feira (3), aponta denúncias de corrupção e o impacto na sociedade. O principal tema destacado é a “Operação Bereré”, deflagrada em 2018, na qual o candidato Eduardo Botelho (União Brasil) figura como investigado. “Enquanto o povo sofre, tem gente desviando dinheiro que poderia melhorar a vida de todos nós”, diz o programa. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso para apurar desvios de recursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para pagamentos de propina. Ainda no programa é apontado um acordo de Botelho para o fim do processo civil, mas destacado que o processo criminal contra o candidato ainda segue em andamento. O tema também assunto no debate promovido pela TV Vila Real, canal 10.1, afiliada à TV Record, que ocorreu nesta terça-feira. Na ocasião, o candidato Lúdio questionou Botelho sobre “como ele teria coragem de pedir votos a população sendo réu confesso em um suposto esquema para desvio de dinheiro do Detran-MT”. “Botelho, o senhor é réu confesso. Você confessou que participou do esquema que desviou mais de R$ 200 milhões no Detran. À Justiça obrigou, no acordo de confissão, a devolver R$ 800 mil aos cofres. Você acha ético pedir votos?”, questionou Lúdio.    

Teatro Zulmira recebe show musical para marcar o Setembro Amarelo

O mês de setembro chegou e, junto dele, a campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. É o momento de pensar formas de acolher as pessoas em sofrimento psíquico e lembrar que falar é a melhor solução. Neste ano, a Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT) e a musicoterapeuta e psicóloga Mariana Neves propuseram uma abordagem diferenciada para sensibilizar para a temática: a música. E convidam toda a população mato-grossense para assistir ao espetáculo ‘Um Show de Saúde Mental’, no próximo dia 13, uma sexta-feira, às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A entrada é solidária – é só retirar o ingresso na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/um-show-de-saude-mental/2578521) e levar diretamente antes do show um brinquedo novo ou em bom estado. “Um Show de Saúde Mental é um musical terapêutico com o intuito de provocar reflexões a respeito da saúde mental, abordando temas como ansiedade, depressão e luto por meio da música. […] Todas as canções foram escolhidas a partir da letra e melodia para nos ajudar a transmitir a mensagem principal do evento: a valorização da vida e prevenção ao suicídio”, contextualiza a idealizadora e cantora da noite, Mariana Neves. A multiprofissional Mariana Neves escolheu um repertório de músicas brasileiras muito famosas de artistas como Marisa Monte, Falamansa e Renato Russo. Dividem o palco com a psicóloga-cantora os músicos Paulo Roberto de Melo e Wennder Martins. Entre uma música e outra, Mariana trará reflexões a respeito do Setembro Amarelo, de forma poética, a fim de trabalhar alguns conceitos importantes e complementar a experiência sensorial do público. “Desde que me entendo por gente, sempre tive o sonho de criar um evento como esse, e há 8 meses temos nos dedicado a construir todas as etapas para que ele se tornasse realidade. No meu trabalho enquanto psicóloga e musicoterapeuta, percebo e reforço todos os dias a importância da comunicação em todas as áreas da nossa vida, e a música, assim como todas as formas de arte, contribui justamente para impulsionar a expressão de cada um”, complementa. Dani Paula Oliveira, superintendente da Assembleia Social e diretora do Teatro Zulmira Canavarros, reforça a importância da campanha de combate ao suicídio. “Todos os anos, pensamos uma forma de chegar aos corações e mentes aflitos durante o Setembro Amarelo. E, geralmente, nossa participação envolve produção artística, porque sabemos o poder da arteterapia. Desta vez, a Mari nos procurou com esse projeto lindo e abraçamos e temos certeza que será muito emocionante”, comenta. A realização do show é da psicóloga Mariana Neves, da Assembleia Social e do Teatro Zulmira Canavarros e o evento tem apoio do Instituto da Mente, da ⁠Escola da Voz Guilherme Canavarros, de ⁠Nefertiti Beleza Afro e de ⁠Bonifácia Design Gráfico. SERVIÇO Um Show de Saúde Mental Data: 13 de setembro, às 19h Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros Ingresso social: Retire gratuito neste link (https://www.sympla.com.br/evento/um-show-de-saude-mental/2578521) e traga diretamente na entrada do espetáculo 1 brinquedo novo ou em bom estado Mais informações: (65) 3313-6994 e @marinevesnunes e @assembleiasocial no Instagram