Campanha de coleta de eletrônicos mobiliza cidades do interior de MT
Nos primeiros seis meses de 2024, uma iniciativa ambiental importante mobilizou diversas cidades de Mato Grosso, resultando na coleta de uma ampla variedade de eletrônicos para descarte adequado. A campanha, promovida pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) em parceria com o projeto Ecodescarte, a Teoria Verde e a Carvalima Transportes, conseguiu envolver cidades como Vale de São Domingos, Juruena, Lambari do Oeste, Campo Verde, Jaciara, Marcelândia, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Paranaíta, Santo Antônio de Leverger, além das capitais Cuiabá e Várzea Grande. A campanha, que faz parte do projeto LEVE (Local de Entrega Voluntária de Eletrônicos), incentivou a população a doar qualquer aparelho que “liga na tomada”, contribuindo para o descarte consciente e sustentável de resíduos eletrônicos. Entre os itens aceitos estavam desde pequenos aparelhos domésticos até grandes equipamentos eletrônicos, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto desses materiais. Por outro lado, alguns itens específicos não são aceitos na coleta, como pilhas, lâmpadas e toner de impressora, que requerem processos de descarte diferenciados devido aos seus componentes tóxicos. A ação contou com o apoio fundamental do Instituto Lixo Zero Brasil e a colaboração de diversos voluntários, grupos, empresas e instituições em cada cidade participante. Essa união de esforços ressalta a importância da responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. Para aqueles que desejam contribuir, as doações podem ser feitas diretamente no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT). Mais informações podem ser obtidas através da Central de Captação do HCanMT pelo telefone (65) 98435-0386. Essa campanha reforça o compromisso das comunidades locais em Mato Grosso com a sustentabilidade e o manejo adequado dos resíduos eletrônicos, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e saudável.
Polícia encontra cães furtados e prende dois homens em Cuiabá
Os cães Barth e Lilo, que haviam sido furtados de um hotel para pets no distrito de Sucuri, em Cuiabá, na noite de segunda-feira (12), foram encontrados pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (13). Os animais estavam em posse de dois homens, cada um em uma casa diferente, sendo uma delas no Bairro Jardim Vitória. A ação foi realizada pela Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) Os dois homens foram detidos e encaminhados à delegacia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, e se os ladrões tinham como objetivo pedir resgate. O caso é investigado.
Vereador Kero Kero será relator de investigação contra Marcrean
A Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá se reuniu nesta terça-feira (13), e elegeu o vereador Wilson Kero Kero (PMB) como relator da comissão processante que apura a conduta do líder do governo, Marcrean Santos (MDB), acusado de invadir uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Renivaldo Nascimento (PSDB) fez a indicação e o presidente do grupo de trabalho, Rodrigo Arruda e Sá (PSDB), acolheu. “Gostaria que o nobre vereador, Wilson Kero Kero, abraçasse essa relatoria. É um fato que vai ser apurado pela Câmara de Cuiabá até para dar satisfação”, falou Renivaldo durante a sessão ordinária da Comissão de Ética. De acordo com Rodrigo Arruda, Marcrean será notificado sobre a instauração da processante para que possa começar a preparar a sua defesa. Além do acusado, o médico Marcus Vinícius de Oliveira, autor da denúncia, também será notificado. Ambos serão convocados para oitivas. Testemunhas de defesa indicadas por Marcrean e de acusação pelo médico também serão ouvidas pelos vereadores. O Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) é outro ente que deve ser interrogado na processante. “Vamos estar convocando o vereador e o médico para marcarmos as oitivas para escutarmos a versão dos dois, como também o Conselho Regional de Medicina”, frisou Rodrigo Arruda. Relembre o caso O vereador foi denunciado pelo médico Marcus Vinícius de Oliveira. Os dois se desentenderam durante uma visita de Marcrean ao HMC. Conforme relatos do médico, o vereador invadiu a UTI do hospital afirmando que estava fiscalizando o atendimento prestado a uma conhecida. A conduta, segundo Marcus Vinícius, teria constrangido pacientes que estavam nus, se preparando para tomar banho. Além disso, o médico apontou que Marcrean o acusou de estar dormindo no horário de serviço.
Fiscalização do CRM encontra irregularidades em clínicas estéticas de Cuiabá
Em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) realizou uma série de ações de fiscalização em clínicas de estética de Cuiabá. Nesta primeira etapa, foram visitados 8 estabelecimentos em busca de irregularidades como realização de procedimentos exclusivos aos médicos, bem como falta de documentação e alvará de funcionamento e produtos de uso proibido no Brasil. Presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio destaca que as ações foram realizadas após o recebimento de denúncias relatando eventuais invasões dos atos médicos, que são procedimentos realizados exclusivamente por profissionais formados em Medicina. “Nossa missão é garantir a segurança dos pacientes, assegurando que eles sejam atendidos por profissionais capacitados”. Durante as ações, os fiscais encontraram, em uma clínica de estética, produtos fora da data de validade e substâncias importadas sem o devido registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O material foi apreendido pelos agentes responsáveis pela fiscalização. Já em uma outra clínica, foram localizados diversos produtos como injetáveis utilizados na sala, canetas de microagulhamento, frascos de ácido hialurônico abertos guardados em armário junto de frascos fechados e ampolas já aspiradas com medicação. Além disso, os agentes encontraram um aparelho de ozonioterapia, medicações sem registro ou vencidas e óxido nitroso para sedação consciente. Em um terceiro endereço, os agentes constataram a ausência de alvará da Vigilância Sanitária para a realização dos procedimentos. Sampaio pontua que, infelizmente, são muitos os relatos em todo o país de pessoas que tiveram graves problemas e, em alguns casos, morreram por realizarem procedimentos em locais inadequados e com pessoas sem a devida qualificação. “Praticamente toda a semana temos algum registro na imprensa de alguém que perdeu a vida por estar nas mãos de pessoas que não são capacitadas para realizar os procedimentos. Isso é algo sério, não é um fato isolado e seguiremos em parceria com os outros órgãos realizando ações de fiscalização”, finaliza o presidente.
TJMT elege nova desembargadora na próxima segunda-feira
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se reúne em sessão extraordinária administrativa na próxima segunda-feira (19 de agosto), às 9 horas, de forma híbrida, para eleição da nova desembargadora, pelo critério de merecimento. A eleição irá preencher a vaga do desembargador Luiz Carlos da Costa, falecido em 10 de maio deste ano. A convocação foi feita pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que determinou ainda a disponibilização do sistema de avaliação, a partir desta segunda-feira (12 de agosto), para que os membros do Pleno possam lançar suas notas para as 16 candidatas à vaga, aberta em decorrência do falecimento do desembargador Luiz Carlos da Costa, em 10 de maio deste ano. São candidatas ao cargo de desembargadora as juízas: Juanita Cruz da Silva Clait Duarte; Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro; Ester Belém Nunes; Lúcia Peruffo; Anglizey Solivan de Oliveira; Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli; Gleide Bispo Santos; Monica Catarina Perri Siqueira; Amini Haddad Campos; Ana Cristina Silva Mendes; Celia Regina Vidotti; Suzana Guimarães Ribeiro; Rita Soraya Tolentino de Barros; Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva; Christiane da Costa Marques Neves; Tatiane Colombo. Conforme o edital do Concurso nº 35/2024, as notas lançadas devem ter como base o mapa estatístico de produtividade das magistradas inscritas, referente aos últimos dois anos. O mapa é elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça, que disponibiliza todos os dados para consulta aos membros da Corte estadual.
Cachorros de raça são furtados de hotelzinho para cães em Cuiabá
Dois cachorros foram furtados de um hotelzinho canino, localizado no Distrito de Sucuri, em Cuiabá, na segunda-feira (12). Os cães são das raças spitz alemão e lhasa apso, cujos filhotes podem chegar a custar R$ 6 mil e R$ 4,5 mil, respectivamente. A proprietária do estabelecimento comercial procurou a Delegacia de Polícia Civil e relatou que estava atendendo um cliente externo na noite de segunda-feira, momento em que teve o hotelzinho invadido. Além dos cachorros, foram furtadas duas roçadeiras, uma televisão e um soprador de cachorro. Nas redes sociais, a proprietária do hotelzinho fez uma publicação relatando o caso e chegou a oferecer uma recompensa para quem encontrar os animais. “Entraram na minha casa, reviraram tudo, em menos de meia hora, e levaram dois cães que estavam hospedados comigo, levaram outras coisas também, mas não importa. Eu pago recompensa, por favor me ajudem compartilhando”, publicou a empresária em suas redes sociais. O caso está sendo apurado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da Capital.
Diego Guimarães luta pela derrubada de veto a projeto que já é lei em Goiás e Mato Grosso do Sul
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) pretende convencer os outros parlamentares a derrubarem o veto do governador Mauro Mendes (União) ao Projeto de Lei (PL 669/2024) que permite que as custas judiciais nas ações de cobranças de honorários advocatícios sejam recolhidas apenas ao final do processo. Ele destacou que, ao contrário de Mato Grosso, iniciativas semelhantes foram sancionadas recentemente pelos governadores de Goiás e Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado, a proposta foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa em junho deste ano, medida comemorada pela advocacia mato-grossense. “Infelizmente, o governador Mauro Mendes decidiu vetar a proposta, ignorando o fato de que os advogados, infelizmente, são os únicos operadores do Poder Judiciário que precisam pagar antecipadamente para receberem seus salários, o seu sustento”, salientou Guimarães. O parlamentar pontuou que Goiás e Mato Grosso do Sul, estados que recentemente incluíram no seu ordenamento jurídico o pagamento das custas apenas ao final das ações de cobrança e pela parte derrotada estão amparados pela mesma Constituição Federal que Mato Grosso. “Então, não há motivo algum para que tenhamos esta lei aprovada nestes estados e vetada em Mato Grosso. Justamente por isso é que vou buscar sensibilizar todos os deputados, que votaram a favor desta proposta, inclusive, a derrubarmos este veto”. Guimarães também pediu ajuda a todos os mais de 27 mil advogados e advogadas que atuam em Mato Grosso a enviarem mensagens e buscarem sensibilizar os demais parlamentares sobre a relevância e a legalidade do projeto. “Sou só um advogado, sou só um deputado. Por isso, preciso muito do apoio de todos para conseguirmos reverter este veto que, de forma curiosa, fez com que Mato Grosso, regido pela mesma constituição que as demais unidades da federação, não tenha uma lei que está em vigor nos nossos estados vizinhos”. As ações judiciais para o recebimento de honorários são ajuizadas pelos advogados para receberem o que lhes é devido, seja em processos em que as partes se recusam a efetuar o pagamento, seja quando réus condenados rejeitam o pagamento dos chamados honorários de sucumbência.
Jornalista e publicitário Mauro Cid morre aos 80 anos
O jornalista e publicitário Mauro Cid, morreu aos 80 anos, na manhã desta terça-feira (13). Ele estava internado desde o fim de semana em decorrência de uma pneumonia. Mauro deixa quatro filhos – Gustavo, Joana Carolina, Fernanda e Humberto Frederico – e sete netos – Frida, Guilherme, Valentina, Maitê, Alice, Luna e Lisa. Mauro Cid era formado em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Direito. No início da década de 80, ele fundou a MCA, para muitos a primeira agência de propaganda de Mato Grosso. Em 1984, assumiu a Secretaria de Comunicação do então governador Júlio Campos. Mauro Cid também ficou conhecido por profissionalizar as campanhas políticas no Estado. Por meio de nota o govenador Mauro Mendes (UB), lamentou a morte de Cid e prestou condolências as família. “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Mauro Cid, uma grande perda para a comunicação política do nosso Estado. Eu e minha esposa, Virginia, pedimos que Deus possa confortar os corações enlutados nesse momento de grande dor”, manifestou o governador Mauro Mendes, por meio de nota oficial. O presidente a Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (UB), também emitiu uma nota lamento a morte Mauro Cid, e enaltecendo sua memória como forma de homenageá-lo. “Mauro foi um dos grandes nomes da comunicação política de Mato Grosso. Chefiou a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Comunicação, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá e Secretaria da Câmara de Vereadores da Capital do Estado. Também fundou MCA, agência pioneira de propaganda em Mato Grosso. Mauro Cid é um dos pioneiros da comunicação política em Mato Grosso, um dos grandes marketeiros desse Estado. Peço a Deus para dar conforto e levar paz aos corações dessa família que estão sofrendo essa perda.” As informações de velório e enterro ainda não foram divulgadas.
Famoso por ostentar vida de luxo na internet, Rafic declara a Justiça Eleitoral não possui bens
O influenciador Rafic Yassin, que disputa uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá pelo Progressistas, declarou à Justiça Eleitoral que não possui bens em seu nome. A revelação surpreendeu a população, uma vez que ele ostenta uma vida de luxo, em suas redes sociais. A informação, disponível no site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Famoso por posar ao lado de cantores sertanejos famosos, Rafic anda pela cidade com carros de luxo, exibe jet ski e frequentando restaurantes de alto padrão. Essa é a primeira vez que Rafic disputa um cargo eletivo. Ele acumula mais de 300 mil seguidores em seu Instagram.
Viúva de Pelé entrega chaves de mansão deixada para ela em testamento ao filho do Rei; entenda
A viúva de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu em dezembro de 2022, decidiu sair da mansão deixada para ela em testamento por dois motivos: se sentir solitária e o alto investimento na manutenção. Segundo o advogado de Márcia Aoki, Luiz Kignel, a cliente já entregou as chaves da casa ao filho do Rei do Futebol, que é responsável por administrar os bens do Atleta do Século. Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, ficará, portanto, responsável por cuidar do imóvel até que o processo judicial da herança seja concluído. Ele se tornou inventariante do espólio [conjunto de bens, direitos e dívidas] deixados por Pelé. O termo inventário, inclusive, se refere a um processo legal e administrativo que visa levantar, avaliar e distribuir os bens, direitos e dívidas de uma pessoa que morreu. Trata-se do processo burocrático que antecede a partilha da herança. Por que saiu da casa? Conforme apurado pelo g1, Márcia Aoki saiu da mansão onde viveu com Pelé e se mudou para um apartamento. Luiz Kignel, explicou que a casa em Guarujá, no litoral de São Paulo, é enorme e ela se sentia solitária. De acordo com o advogado, o casarão é gigante e a manutenção é muito cara. “Não mais residindo e enquanto não houver partilha, a responsabilidade é do espólio. O inventariante [Edinho] recebeu as chaves e passa a custear”, afirmou o advogado. Kignel destacou que a casa continua sendo de Márcia, já que Pelé deixou o imóvel para mulher em testamento. Segundo o advogado, a viúva ainda não decidiu o que fazer com a mansão porque não tem previsão para o processo judicial do inventário acabar e passar o casarão para o nome dela. O advogado Augusto Miglioli, que representa o filho do Rei do Futebol, informou à equipe de reportagem que a mudança de Márcia não teve envolvimento da família de Pelé, ou seja, ninguém pediu para que deixasse o imóvel. O representante de Edinho confirmou ainda que a responsabilidade dos custos e despesas da casa passou a ser do espólio. Mudança A mudança aconteceu na última sexta-feira (9). “Márcia está viúva e sozinha. Ela ainda está reclusa em respeito ao luto, e a casa tem uma manutenção muito cara. Ela se sentia muito solitária ali”, disse Kignel. O imóvel, localizado em frente à Praia de Pernambuco, foi a última residência de Pelé antes de morrer. A mansão tem um elevador para facilitar a locomoção do Atleta do Século, que estava restrita. Kignel explicou que o Rei do Futebol e Márcia moraram por anos no casarão. No imóvel, segundo o advogado, o casal gostava de receber familiares e amigos. “Imagina, era gente do mundo todo. Uma casa enorme, de andares, com elevador, é uma casa gigantesca”, disse. Pelé indicou em testamento o desejo de que a viúva Márcia Aoki ficasse com 30% dos bens dele, incluindo uma casa em Guarujá. Os outros 70% foram divididos entre os herdeiros: Filhos de Pelé com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento): Edson Cholbi Nascimento, o Edinho Kely Cristina Cholbi Nascimento Jeniffer Cholbi Nascimento Filhas reconhecidas pelo Pelé: Flávia Kurtz Arantes do Nascimento Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto Filhos de Pelé com Assíria Nascimento (2° casamento): Joshua Seixas Arantes do Nascimento Celeste Seixas Arantes do Nascimento No caso de Sandra, que já é falecida, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto, netos de Pelé, dividirão entre si a parte da herança dela. A enteada de Pelé, Gemima Lemos Macmahon, que é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste, entrou com um pedido na Justiça e foi reconhecida como filha socioafetiva de Pelé e, dessa forma, considerada como uma das herdeiras. Outra mansão em Guarujá Uma outra mansão deixada de herança por Pelé um dia já foi cenário de uma série e palco de festas com amigos, muitos deles famosos. Mas, a situação mudou e repercutiu nacionalmente nos últimos meses. O casarão, que foi avaliado em R$ 8 milhões, está em estado de abandono e foi colocado como garantia de uma outra dívida — ou seja, pode ir a leilão. A casa ocupa um quarteirão na Praia de Pernambuco, em Guarujá, e foi cenário de muitos momentos na vida do ex-jogador. A piscina, quadra de tênis, bar e campo de futebol eram alguns dos atrativos do local, que tem 3.849,5 m². O imóvel, inclusive, foi a penúltima residência de Pelé antes de ele morar com a esposa, Márcia Aoki, na casa em frente à praia, no mesmo bairro, há aproximadamente oito anos. A última mansão tinha um elevador para facilitar a locomoção do Atleta do Século, que estava restrita. O advogado de Edinho contrariou as versões de moradores locais ouvidos pelo g1 e afirmou que o imóvel não está abandonado. A equipe de reportagem entrou em contato novamente com a defesa para um posicionamento sobre as dívidas, mas não obteve retorno. G1