Esquadrão antibomba do Bope faz varredura e não encontra explosivo na UFMT; aulas são retomadas

Policiais do esquadrão antibomba do Batalhão de Operações Especiais (Bope) descartaram a presença de qualquer artefato explosivo no Instituto de Física, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Uma ação conjunta vai tentar identificar o denunciante.  As aulas que foram suspensas na manhã desta segunda-feira (5), no Instituto de Física, após a denúncia, foram retomadas no período vespertino. Leia mais em: Instituto de Física da UFMT é evacuado após ameaça de bomba; veja vídeo O tenente da Polícia Militar Machado Dias informou que uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Federal vai tentar identificar o autor do e-mail que encaminhou a “denúncia”. De acordo com a PM, um internauta – ainda não identificado – encaminhou um e-mail à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação afirmando que havia uma bomba no bloco. Após a denúncia, o espaço foi fechado e as aulas suspensas. Na sequência, policiais do esquadrão antibomba foram acionados, fizeram varreduras, mas nenhum indício foi localizado. “Foram feitas vistorias por cerca de duas horas. Nós chegamos a localizar alguns itens. Porém, nesses materiais não foram encontrados que apresentassem qualquer tipo de risco”, explicou o oficial.

Atlético-MG fecha acordo com Cuiabá e leva Deyverson

O atacante Deyverson é aguardado em Belo Horizonte para acertar os últimos detalhes do acordo com o Atlético Mineiro. O clube fez uma proposta de compra de R$ 4,5 milhões. Ela foi aceita pelo Dourado. O vínculo será até o fim de 2025. A ideia do Galo é registrar o jogador a tempo de estrear no clássico contra o Cruzeiro, sábado (10) no Mineirão. Por não ter jogado sete partidas com a camisa do Cuiabá na Série A, ele pode defender o Galo no campeonato. No negócio, o atacante Alan Kardec ficou próximo de ser emprestado para o Cuiabá. Contudo, as conversas não andaram, e ele permanece no Atlético. O Atlético tratava o elenco fechado para 2024 após a chegada do volante Fausto Vera. Isso mudou com a lesão de Hulk, que deve ficar fora por, pelo menos, 30 dias. Deyverson estava relacionado para encarar o Vitória neste sábado, pelo Brasileiro. Porém, alegou um desconforto muscular e foi cortado de última hora. O atacante está no Cuiabá desde 2022. Nesta temporada, esteve em campo em 22 partidas: marcou dez gols e anotou sete assistências. Em 2024, ele viveu instabilidade no Cuiabá e sempre deixou claro o desejo de ser negociado. Deyverson chegou a ser afastado pelo clube, mas foi reintegrado no início de junho. No Atlético, ele vai brigar por posição com Hulk e Eduardo Vargas.

Reparo na rede de abastecimento interrompe fornecimento de água em 22 bairros de Cuiabá

A Águas Cuiabá informa que suas equipes estão realizando, neste momento, um reparo emergencial em uma rede de abastecimento localizada na Avenida São Sebastião, no bairro Jardim Independência, devido a um vazamento. Em decorrência dessa intervenção, o abastecimento de água para os bairros atendidos por esta rede (listados abaixo) está temporariamente interrompido. A previsão é que o serviço seja concluído até às 4h da manhã de amanhã (6), com o fornecimento de água tratada sendo retomado de forma gradativa, conforme a pressurização da rede. A Águas Cuiabá lamenta os transtornos causados e informa que os moradores das localidades afetadas, que estiverem desabastecidos e necessitarem de água tratada, podem solicitar o fornecimento por meio de caminhão-pipa através dos seguintes canais de atendimento: Call Center 0800 646 6115 (ligação gratuita) e WhatsApp (65) 9 9276-6008. Localidades Impactadas: – Barra do Pary – C. R. Canachue – Cidade Alta – Cidade Verde – Coesa – Goiabeiras – Jardim Araca – Jardim Cuiabá – Jardim Independência – Jardim Mariana – Jardim Primavera – Jardim Santa Amália – Popular – R. Carvalho – Ribeirão da Ponte – Santa Angelita – Santa Isabel – Santa Rosa I – Santa Rosa II – Verdão – Vila Militar – Village Flamboyant Agradecemos pela compreensão e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Max Russi deve definir chapa final nesta segunda e confirmar Dr. João na 1ª secretaria

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), convocou uma reunião nesta segunda-feira (5), para definir a chapa final para concorrerá às eleições da Mesa Diretora. A articulação confirma Dr. João (MDB) como candidato a primeiro-secretário, encerrando a discussão por espaço entre a atual vice-presidente Janaina Riva (MDB) e vice-líder do governo Beto Dois a Um (União Brasil). A chapa precisa estar homologada até às 18h desta segunda. Max encabeça a única chapa na disputa, sendo o nome de consenso para suceder Eduardo Botelho (União Brasil) na presidência da Casa de Leis. A projeção é que Júlio Campos (União Brasil) assuma a vice-presidência. Wilson Santos (PSD) permanece como segundo vice-presidente. Diego Guimarães (Republicanos) ascende a segundo-secretário, Elizeu Nascimento (PL) terceiro-secretário e Juca do Guaraná (MDB) ficará como quinto-secretário. Dos outros sete cargos, apenas três estão indefinidos: a terceira-vice-presidência, o quarto e o sexto secretário. Corre nos bastidores que rusga entre Janaina e Beto, e o assassinato da filha de Gilberto Cattani (PL), que está atualmente como terceiro-secretário, deram uma pausa nas discussões. Valmir Moretto (Republicanos) também não é cotado para a nova formação da mesa. Porém, o declínio dos deputados não representa a perda de musculatura dos seus partidos, uma vez que as siglas continuam com pelo menos um nome na executiva da Casa.

1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (6), às 8h, o 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi-MT). O evento ocorre no estacionamento do Sesi Escola, no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, e se estende até quinta-feira (08), das 08h às 18h, com entrada franca. No primeiro dia, 52 equipes da Rede Estadual de Ensino participam da competição “Sumô de Robôs”, em que robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular. A modalidade mistura esporte, ciência e tecnologia. Já nos dias 07 e 08, outras 100 esquipes com times da Rede Estadual e do Sesi Escola de 14 estados disputam nas modalidades First Lego League Challenge (FLL), First Robotics Competition (FRC) e First Tech Challenge (FTC). É esperada a participação de cerca de 1.500 competidores. Nestas categorias os robôs são semiautônomos construídos e comandados por estudantes. O credenciamento da imprensa deve se feito por meio deste link. Programação DIA 06/08 08h – Abertura oficial 09h – Competições Sumô / Seduc 17h – Premiações Sumô / Seduc 18h ás 20h – Festa da Amizade com todos os competidores DIA 07/08 08h – Início das competições das modalidades FLL, FTC e FRC 18h – Encerramento das competições DIA 08/08  08h – Início das competições das modalidades FLL, FTC e FRC 18h – Premiações e encerramento O quê: Abertura oficial do 1º Festival de Robótica Educacional de MT Data: 06 de agosto de 2024 Horário: 8h Local: Estacionamento do SESI Escola e SESI Papa, Morada do Ouro, Cuiabá

Calor, altas temperaturas e baixa umidade do ar marcam início de semana em Cuiabá

Calor, altas temperaturas e baixa umidade do ar marcam o início da semana em Cuiabá. Nesta segunda-feira (5), os termômetros devem chegar à máxima de 38°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda segundo o Inmet, todo o estado está sob alerta laranja, que indica perigo com umidade variando entre 20% e 12%. Em Cuiabá, o dia amanheceu ensolarado e o calor predomina ao longo da tarde. A temperatura mínima prevista é de 25°C. Durante a tarde, os termômetros devem atingir máxima de 28°C. A umidade relativa do ar varia entre 12% e 20%. Nesta terça-feira, o céu estará limpo durante todo dia. A mínima permanece em 25°C e a máxima será de 37°C. A umidade do ar continua em baixa e pode chegar ao índice de 15% e não ultrapassa os 40%. Na quarta-feira, a mínima deve seguir em 25°C e a máxima pode chegar a 38°C. O dia será encoberto por névoa seca. A umidade do ar varia entre 15% e 45%. A quinta-feira amanhece com sol e aumento de nuvens durante a tarde. A mínima pode ficar em 26°C e a máxima pode chegar aos 39°C. Já a umidade do ar deve atingir índices de 15% a 50%.  Na sexta-feira, o dia será de sol e poucas nuvens. A mínima deve cair para 17°C e a máxima não deve passar dos 28°C.

Colheita de milho em Mato Grosso atinge 99,91% da área cultivada

A colheita de milho nas lavouras mato-grossenses já pode ser dada por encerrada e, até mesmo, considerada a mais rápida em relação aos trabalhos de anos anteriores. De acordo com o relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a colheita do milho segunda safra chegou a 99,91% dos 6,9 milhões de hectares da área estimada para a temporada. O ritmo acelerado supera o da média das últimas cinco safras de 97,57% colhidos neste período. Os números do Imea apontam que somente a região sudeste ainda está com as colheitadeiras no campo, tendo em vista que 99,48% da área estava colhida até a última sexta-feira (2). Em um ano marcado pela falta de chuvas, o milho também sofreu com a estiagem e essa adversidade deve refletir no resultado final da safra. A expectativa é de que a produção chegue a 47,3 milhões de toneladas, cerca de 10% a menos que no último ciclo, quando o estado bateu recorde de produção com mais de 52,5 milhões de toneladas. Canal Rural MT

STF tem 4 votos para negar recurso da CNBB em ação sobre aborto

O Supremo Tribunal Federal (STF) soma quatro votos pela rejeição de um recurso da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que busca anular o voto da ministra aposentada Rosa Weber favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.  Votaram pela rejeição do recurso o relator, ministro Flávio Dino, e os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. O caso é julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até o fim da próxima sexta-feira (9) para votar.  O tema é discutido em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) aberta pelo partido Psol em 2017, cujo mérito começou a ser julgado em setembro do ano passado, quando a então relatora e presidente do Supremo, Rosa Weber, apresentou seu voto pela descriminalização. Ela foi a única a votar até o momento.  O julgamento, contudo, não continuou porque o ministro Luís Roberto Barroso, que sucedeu Rosa Weber na presidência do Supremo, pediu destaque do processo, ou seja, a remessa para discussão no plenário físico, em que há o debate ao vivo.  Alegação da CNBB Em recurso, a CNBB alegou que o voto de Rosa Weber deve agora ser desconsiderado, pois teria sido computado após o pedido de destaque de Barroso, o que o tornaria sem efeito.  O atual relator da ação, ministro Flávio Dino, que assumiu a cadeira de Weber após a aposentadoria dela, contudo, negou o recurso dos bispos.  Sem analisar em qual momento exato teria sido registrado o voto da ministra, Dino afirmou que a CNBB não poderia ter ingressado com esse tipo de recurso, pois participa da ação como amicus curiae, ou seja, uma entidade “amiga da Corte”, capaz de fornecer informações úteis para o julgamento, mas inapta a apresentar esse tipo de recurso numa ADPF. Ainda não há data marcada para que o mérito da ação sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana volte à pauta de julgamentos do plenário do Supremo. Apesar de crítico aberto da criminalização do aborto como política pública, Barroso, atual presidente do Supremo, têm dito que o tema ainda não está maduro o bastante na sociedade para ser julgado. Agência Brasil

Convenção oficializa candidatos à eleição pelo Podemos em Vila Bela da Santíssima Trindade

O  Podemos realizou no último sábado (03), a convenção partidária, em Vila Bela de Santíssima Trindade, onde foram definidos os candidatos que vão disputar o pleito em outubro deste ano. Durante o encontro, que ocorreu na sede da sigla, o presidente do Podemos, o advogado e produtor rural Rubney Brito, foi escolhido como pré-candidato à disputa pela prefeitura de Vila Bela. Rosinha Alves vai compor a chapa como vice-prefeita. Já na disputa para o cargo de vereadores foram escolhidos; Prof.ª Renata Brito, Luana Campos, Cíntia Ribeiro, Luana Lino, Kin do Tereré, Gilberto Lima, Silvio Contador e Cleberson Pereira. Ainda durante a convenção, foi realizado o sorteio do número de cada pré-candidato.

Tenente-coronel da PM será vice de Abílio na disputa por Cuiabá

A Tenente-coronel da PM Vânia Rosa (Novo) deve ser indicada como vice-prefeita na chapa do deputado federal Abílio Brunini (PL) para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro. A convenção municipal do PL acontece nesta segunda-feira (5) em Cuiabá, onde deve ocorrer a oficialização de Vânia como vice.  O Novo chegou a lançá-la como vice na chapa do empresário Reginaldo Teixeira (Novo), no entanto, após articulações, a sigla recuou e aceitou apoiar Abílio com a proposta de indicar a vice na chapa do deputado federal.  Segundo os bastidores, a escolha por Vânia foi  uma das exigências do ex-presidente Jair Bolsonaro ao PL nacional para fortalecer o discurso de priorização da segurança pública como uma bandeira para 2026. A sigla tem focado em lançar candidaturas nas capitais ligadas ao militarismo. Vânia chegou a disputar as eleições de 2022 para deputada estadual. Obteve 1.322 votos. A militar também já participou da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso(ASSOF-MT) e atualmente  atua no  1º Comando Regional da PM de Cuiabá e coordena a Patrulha Maria da Penha A convenção municipal do PL ocorre nesta segunda-feira, a previsão é que o ex-presidente Jair Bolsonaro participe por meio de uma chamada de vídeo, como vem fazendo em vários municípios.