Polícia Civil indicia três presos por homicídio de reeducanda em penitenciária de VG

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa concluiu o inquérito sobre a morte da reeducanda trans Gabriela Varconti, de 37 anos, brutalmente agredida na semana passada, na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, e indiciou três pessoas pelo crime. Os autores foram indiciados por homicídio qualificado (impossibilidade de defesa da vítima no momento do crime). O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e Ministério Público Estadual nesta quarta-feira (31.07). A investigação da DHPP apontou que o crime teve como motivação o fato de os autores acreditarem que a vítima repassava informações do dia a dia da penitenciária a policiais penais e à direção do presídio. A vítima foi socorrida no dia 22 de julho ao pronto socorro de Várzea Grande, onde ficou internada em estado grave e evoluiu para óbito três dias depois, com suspeita de traumatismo craniano. A causa da morte será confirmada após conclusão da perícia.  Com o óbito da vítima, a investigação, que inicialmente foi instaurada como homicídio tentado, passou a ser tratada como homicídio consumado. No dia da tentativa de homicídio, dois presos foram detidos em flagrante pelo crime. Diversas oitivas foram realizadas na penitenciária para o esclarecimento do crime e a apuração descartou que a motivação tenha sido transfobia.

Miguel Penha lança nova exposição nesta sexta-feira em Chapada dos Guimarães

O premiado artista plástico mato-grossense Miguel Penha Chiquitano apresenta a nova exposição ‘Amazônia Profunda’, com obras inspiradas no imaginário e memórias do artista em paisagens do Cerrado, Amazônia e Pantanal. A mostra será lançada nesta sexta-feira (02.08), às 19h, no Centro Cultural Casa di Rose, em Chapada dos Guimarães. Com entrada gratuita, o projeto é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A exposição foi contemplada no Edital Viver Cultura e fica aberta ao público até 28 de setembro. As obras integram a coleção ‘A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé’, trazendo telas de diferentes períodos de criação, que apresentam o cuidadoso trabalho de luz, cores e profundidade do artista. Cuiabano, Miguel Penha é originário de povos Bororo e Chiquitano (Bolívia), e mora atualmente em Chapada dos Guimarães. Artista autodidata, é reconhecido e premiado nacionalmente pelo conjunto de obras inspiradas na beleza, energia e força da natureza, que transportam o público ao sentimento de conexão com o meio ambiente. “A profundidade de suas paisagens é tratada com o zelo de quem qualifica a infinitude da floresta como templo sagrado, presente nas pinturas como uma névoa azulada. A experiência equivale ao instante em que o senso de direção é substituído pelo abraço acolhedor da grande mãe”, comenta o curador da mostra Josué Mattos. Neste ano, Miguel Penha foi indicado ao Prêmio Pipa, criado em 2010 para reconhecer o trabalho de artistas visuais brasileiros. Em relação às obras da exposição ‘A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé’, ele também recebeu o Prêmio Marcantônio Vilaça, concedido pela Funarte. O artista coleciona mostras individuais em Mato Grosso e outros Estados do país, além de participar de exposições coletivas em outros países, como França e Estados Unidos. Serviço | Exposição ‘Amazônia Profunda – A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé – de Miguel Penha Chiquitano Abertura: sexta-feira (02.08), às 19h, no Centro Cultural Casa di Rose – Chapada dos Guimarães Período de visitação: 02 de agosto a 28 de setembro Entrada gratuita Mais informações sobre a exposição: (65) 99941-6937 e @casadirose.br Para saber mais sobre Miguel Penha: www.miguelpenha.com.br ou Instagram @miguelchiquitano

CNJ determina afastamento de dois desembargadores de MT

A Corregedoria Nacional de Justiça determinou nesta quinta-feira (1º) o afastamento cautelar imediato dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. O Corregedor Nacional, ministro Luis Felipe Salomão, também determinou a instauração de reclamações disciplinares contra os dois magistrados, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e de servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos. Conforme apurado, há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico – e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri. “As investigações acenam para um cenário de graves faltas funcionais e indícios de recebimento de vantagens indevidas”, afirma o Corregedor Nacional de Justiça em sua decisão. Ele requisita das autoridades fiscais e monetárias documentos, sigilosos ou não, imprescindíveis ao esclarecimento dos processos. Os dados do celular de Zampieri foram encaminhados ao CNJ no bojo de uma reclamação disciplinar aberta contra o juiz Wladymir Perri, ex-titular da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, por supostas irregularidades na condução do inquérito policial que investiga o assassinato. Na decisão, ele revelou que a morte do advogado pode ter relação com decisões da Justiça de Mato Grosso.  O crime O advogado Roberto Zampieri foi assassinado na noite de 5 de dezembro de 2024, quando deixava seu escritório no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Ele havia acabado de entrar em seu carro, um Fiat Toro, quando foi surpreendido pelo assassino e baleado dez vezes. O coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas foi apontado como financiador do crime; já o empresário Hedilerson Fialho Martins Barbosa, como intermediário; e o pedreiro Antônio Gomes da Silva confessou ter atirado e matado a vítima.  Os três estão presos.  O suposto mandante do crime, Aníbal Manoel Laurindo, encontra-se em liberdade provisória, cumprindo medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.   

Ator diz estar com ‘coração despedaçado’ ao ser trocado por Robert Downey Jr. como vilão dos novos filmes da Marvel

O ator Jonathan Majors disse estar com o “coração despedaçado” após ser trocado pelo colega Robert Downey Jr. como o vilão dos filmes da Marvel nos dois próximos ‘Vingadores’. Intérprete do vilão Kang em ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ (2023) e na série ‘Loki’, Majors voltaria a viver o personagem no 5º e no 6º ‘Vingadores’. No entanto, ele foi afastado dos projetos e os filmes ganharam novos títulos após o ator ser condenado por assédio e agressão. O Kang de Majors seria o protagonista de ‘Vingadores: Dinastia Kang’. Aí, na San Diego Comic Con de 2024, Downey Jr. foi anunciado como o intérprete do vilão Doutor Destino, sendo o filme rebatizado de ‘Vingadores: Dia do Destino’, com lançamento marcado para 2026. Intérprete do herói Homem de Ferro por 11 anos, ele também aparecerá como o malvadão em ‘O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’, nos cinemas em 2025. Jonathan Majors expressou seus sentimentos em relação às novidades da Marvel em entrevista ao site TMZ. O ator disse: “Sim, com o coração despedaçado. É óbvio. Eu amo o Kang. Mas o Doutor Destino é demais”. Majors foi preso em março de 2023, sob acusação de agressão e ameaça contra sua então namorada, Grace Jabbari. Ele foi condenado em dezembro de 2023. A pena dele foi anunciada em abril de 2024: 52 semanas de liberdade condicional e intervenção participando de um curso sobre violência doméstica. Além da perda do papel na Marvel, o ator também foi dispensado pela agência de talentos que administrava sua carreira. Na mesma entrevista, o TMZ perguntou a Majors sobre o histórico de problemas de Downey Jr. com a Justiça dos EUA. Em 1996, o astro foi preso por posse ilegal de drogas e arma. Ele passou três anos em liberdade condicional. A redenção dele teve início exatamente com o lançamento do primeiro ‘Homem de Ferro’, em 2008. Ele viveria o personagem por mais 11 anos, encerrado seus trabalhos como o herói em ‘Vingadores: Ultimato’ (2019). Majors falou: “Acho justo que o Sr. Downey tenha sido e continue sendo recebido com paciência, curiosidade e amor… E que ele tenha a oportunidade de praticar sua arte e sua criatividade nesse nível. Eu não tive isso”. Depois, perguntado se toparia voltar a viver Kang, o ator afirmou: “Com certeza! Com certeza! Amo ele. Amo o Kang. Se os fãs quiserem e a Marvel quiser, então vamos fazer. Com certeza”.

Cuiabá tem segunda pior média de público do Brasileirão

Após o fim do primeiro turno do Brasileirão, no último final de semana, o Cuiabá ficou com a segunda pior média de público entre os 20 times do campeonato. Foram 5.780 pagantes em média, estando à frente somente do Bragantino, que teve 5.536. Os dados são do Espião Estatístico, do Globo Esporte. Em primeiro lugar está o Flamengo, com média de 51.235 pagantes. Ao que tudo indica, a torcida cuiabana não está nada satisfeita com o Dourado, que vem sofrendo uma sequência de derrotas em casa e está na 18° colocação, na zona de rebaixamento.

Lula recebe título de cidadão mato-grossense durante visita em Várzea Grande

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o título de cidadão mato-grossense durante a cerimônia de entrega de mais de mil casas habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, no Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande nesta quarta-feira (31). A honraria foi entregue pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Durante o discurso Barranco citou a mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Mello, conhecida popularmente como Dona Lindu, e disse que o ato demonstra afeto e gratidão da população mato-grossense com o presidente. “A única maneira que nós temos de agradecer é condecorando o presidente Lula. Esse título também é força do que a Dona Lindu sempre lhe ensinou. Ela sempre aconselhava o presidente. Em 2017, no meu primeiro mandato, apresentei o projeto de resolução para reconhecê-lo como cidadão mato-grossense. Foram oito anos de muita luta”, declarou o deputado. De acordo com a Assembleia, em abril de 2017, a ALMT aprovou o título de cidadão mato-grossense ao presidente Lula, no entanto, a informação não foi publicada naquela época, no Diário Oficial, devido às investigações da Operação Lava Jato — que apurava crime de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil — que Lula foi alvo. A ALMT informou que, depois dos processos serem anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a honraria foi publicada oficialmente em agosto de 2023.

Produtores de feijão querem implantar vazio sanitário para a cultura em MT

Produtores de feijão em Mato Grosso estudam a possibilidade de adotar um vazio sanitário para a cultura. O intuito é controlar a infestação de mosca branca infectada com a doença do mosaico dourado nos feijoeiros das principais regiões produtoras do estado. A medida fitossanitária é já adotada em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal, estados considerados fortes na produção do alimento. De acordo com o setor produtivo, os insetos contaminados estão se beneficiando da chamada “ponte verde”, decorrente do plantio sequencial da cultura, causando perdas expressivas de produtividade e aumento significativo nos custos com defensivos em muitas fazendas. Cenário que pode colocar em risco a viabilidade econômica do cultivo de feijão em Mato Grosso. Consultor agronômico, Rubens de Oliveira Dias atende diversas propriedades na região de Sorriso. Segundo ele, muitas lavouras de feijão no município foram contaminadas pela doença do mosaico dourado transmitida pela mosca branca. Em uma delas, visitada pela reportagem do programa Patrulheiro Agro, desta semana, ele conta que a expectativa era colher entre 50 e 60 sacas de feijão por hectare. Contudo, talvez a produtividade, por conta da doença, varie entre dez e 20 sacas. “A planta vegetou, só que não produziu frutos. O produtor resolveu dissecar e matar a cultura. O feijão que vai sair daqui vai ser um feijão de qualidade muito ruim. Essa virose, além de baixar a produtividade, danifica os grãos”, salienta Rubens. Ainda conforme o consultor agronômico, “o produtor está salvando grãos para fazer sementes durante a safra no pivô e coloca essa cultura antes do pivô, onde a mosca aumento, prolifera o mosaico, a virose e depois começa a migrar para a área irrigada”. Rubens frisa também ao Patrulheiro Agro, do Canal Rural Mato Grosso, que o produtor está realizando baterias de aplicações, contudo, em decorrência a alta infestação não se consegue controlar a situação. Aprosoja-MT fez alerta sobre a mosca branca O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, pontua que a entidade alertou sobre o aumento da presença da mosca branca quando da mudança do calendário do vazio sanitário da soja, principalmente por se estar em um ano de El Niño, que é um ano seco e corrobora para a incidência do inseto. “O feijão é um alimento muito importante, porque vai direto ao prato do brasileiro, ou seja, a tendência é subir o custo benefício para o consumidor final, além de deixar o produtor, que produz e arrisca, no prejuízo. Ainda mais em anos de custos altos de insumos para a produção de feijão”. Vazio sanitário do feijão para controle Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), Hugo Garcia, a contaminação é muito forte. “Está muito forte a quantidade de mosca branca na região e os produtores não estão tendo eficiência. Então, temos percebido que a gente vai ter que colocar na mesa, sentar com o Indea, com o governo do estado. Sentar com as outras associações, Aprosoja, Famato, a Ampa. Todo mundo. Sentar para a gente tentar discutir e chegar em um bom senso juntos com os agricultores, talvez para a criação de um vazio sanitário no feijão, porque se a gente continuar desse jeito, a nossa cultura de feijão no estado de Mato Grosso vai se inviabilizar. Não tem cura para essa doença”. Em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso, o diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Renan Tomazele, frisa que “o instituto de defesa está de portas abertas, está pronto para poder compartilhar junto ao setor produtivo essa preocupação e para avaliar uma medida que seja resolutiva para questão de proliferação de mosca branca e, consequentemente, diminuir essa incidência da doença do mosaico”. Para instauração de um vazio sanitário para o feijão, assim como já é praticado em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal, segundo o diretor técnico do Indea-MT, “primeiro temos que fazer a mensuração se está no Brasil inteiro o problema, como está essa realidade. Se está acontecendo no Brasil, então é importante fazer essa conversa todo mundo e tecnicamente junto com a pesquisa, com o produtor e conosco do núcleo de defesa”. Sementes de feijão disponíveis preocupa Outra preocupação do setor é com o baixo percentual de sementes com origem disponível para a cultura no mercado brasileiro. O que, de acordo com a Aprofir-MT, acaba favorecendo para o aumento de doenças no feijão. O diretor-executivo da Aprofir-MT, Afrânio Cesar Migliari, comenta que hoje o percentual de sementes com origem disponível representa entre 10% e 15% das sementes utilizadas. “Os outros 85%, 90% vem através da produção de grãos. [É] gravíssimo. Porque você leva tudo o que é de ruim naquele grão que já vem produzindo há vários anos. Vai remontando, vamos dizer assim. E, ele vai trazendo as doenças, entre elas os fungos de solo, mosaico, fusariose, o mofo branco. Como o feijão vai ficando mais fraco, ele vai ficando mais suscetível. Quando entra uma doença mais forte, como o mosaico dourado, arrebenta ele”. Afrânio frisa ainda que “ou a gente começa a se organizar e ter a produção de sementes em locais apropriados, responsabilizados, pesquisas com empresas credenciadas, mostrar para o produtor que é bem mais viável e interessante para ele usar as sementes e não o grão ou a gente continua como está isso aí hoje no mercado. Não só em Mato Grosso, vale a pena dizer que é no Brasil inteiro”.

Vereadores esticam férias e não retornam à sessão da Câmara de Cuiabá

A primeira sessão após o fim das férias de julho dos vereadores na Câmara de Cuiabá, nesta quinta-feira (1°), não aconteceu devido a grande maioria dos vereadores de  não aparecerem na sessão. Com isso, os trabalhos foram cancelados porque não houve número suficiente de parlamentares presentes no plenário das deliberações. Dos 25 vereadores, apenas quatro compareceram. São necessários pelo menos nove para que a sessão possa ser realizada.  Estiveram no local apenas Sargento Joelson (PSB), Sargento Vidal (MDB), Robinson Cireia (PT) e Aroldo Telles (PRD). O presidente da sessão, Sargento Vidal (MDB), abriu os trabalhos às 9h, horário regimental, no entanto, não tinha quórum. Ele ainda prorrogou por mais 30 minutos, esperando os colegas, mas ao fim do prazo, apenas os mesmo estavam presentes. Conforme explicou o presidente do parlamento, Chico 2000 (PL), a ausência foi motivada pelas férias de 30 dias que os vereadores têm direito a cada ano. Ele disse que 10 ainda estavam no gozo do benefício e 15 deveriam estar presentes, mas 10 não compareceram e não apresentaram justificativas. “A Casa precisa colocá-los de férias, e as férias deles terminam amanhã, então ficaram 10 vereadores de férias e 15 deveriam estar na sessão, mas estiveram alguns, só teve, me parece, seis ou sete vereadores, número insuficiente para abertura e, em razão disso, o vereador Sargento Vidal, que estava presidindo a sessão encerrou”, explicou. “Eu estava na presidência, mas na terça-feira próxima [6 de agosto] nós teremos duas sessões e aí o quórum estará completo porque os vereadores, que estão de férias, já estarão de volta”, acrescentou.

Presidente do TCE pede detalhamento de editais para concessão de rodovias

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, solicitou ao Governo do Estado um detalhamento dos editais de concessão das rodovias MT-020, MT-170, MT-140 e MT-010.  O conselheiro-presidente e o conselheiro José Carlos Novelli, que preside a Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização (COPITED), se reúnem nesta quinta-feira (01°), na presidência do TCE-MT, às 11h, com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, que apresentará os editais previstos para a concessão de cerca de 2 mil quilômetros de rodovias.  A proposta prevê a concessão dos trechos divididos em seis lotes, sendo que quatro seriam coordenados e licitados pela Sinfra-MT e dois pela MT Participações e Projetos (MT Par). “Precisamos conhecer a fundo a proposta de concessão, os detalhes de cada um dos lotes, além de receber informações também sobre os benefícios potenciais esperados e os valores investidos pelo Estado em cada obra, em cada trecho asfaltado”, observou Sérgio Ricardo.

Sine Municipal oferta 557 vagas de emprego nesta quinta-feira

O Sine Municipal, sob a gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, oferece nesta quinta-feira (1º) 557 oportunidades para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. As vagas abrangem diversas áreas de atuação profissional e níveis de escolaridade. Para o cargo de atendente de lanchonete, são oferecidas 55 oportunidades com remuneração de R$ 1.500, além de horas extras, vale-transporte, ajuda de custo, adicional por meta batida e convênio com o SESC. Os candidatos não precisam ter experiência prévia na área de atendimento ao público. Além disso, são oferecidas 75 oportunidades para atuar como repositor de mercadorias, com remuneração de R$ 1.442, além de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e odontológica, seguro de vida, extensão de licença-maternidade, cooperativa de crédito e plano de carreira. Os interessados devem possuir ensino fundamental completo. Vale lembrar que as vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis no dia seguinte. Portanto, é importante que os cidadãos se mantenham atualizados pelos portais de atendimento do Sine através do aplicativo “Sine Fácil” ou pela página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O Sine Municipal conta com duas unidades de atendimento em Cuiabá: uma no Centro da cidade e outra no bairro Coxipó. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h na unidade do Coxipó, e das 9h às 16h no Sine do Cuiabanco. Informações importantes ao trabalhador: – Canais digitais para consulta de vagas de emprego: empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo “SINE FÁCIL” – Pedido de seguro-desemprego: Pode ser solicitado pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br Atendimento presencial para consulta de vagas e pedidos de seguro-desemprego: – Sine Coxipó (das 7h às 17h): Telefone e WhatsApp: (65) 3675-3113 / 99337-2799 – Sine Centro (das 9h às 16h): Telefone: (65) 3321-0572