Vacinação obrigatória contra brucelose termina no dia 31 de julho
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) reforça que o prazo para a vacinação obrigatória contra a brucelose em bezerras de três a oito meses se encerra na próxima quarta-feira (31). Mato Grosso possui 34,3 milhões de bovinos e, segundo estimativa do Indea, aproximadamente quatro milhões são bezerras na idade determinada para a vacinação contra a brucelose. Após a vacinação, a data final para que os pecuaristas apresentem à autarquia o atestado de vacinação contra brucelose, emitido por médico veterinário, é o dia 02 de agosto. O produtor rural mato-grossense que não vacinar o gado fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 238,78. A brucelose é uma doença perigosa e que traz prejuízos tanto para a saúde animal e pública. Na vaca, pode causar aborto do feto e retenção de placenta depois do parto, e no touro, pode ter uma inflamação nos testículos e ficar estéril. Nos humanos, se uma pessoa tomar um leite de vaca com brucelose ela pode adoecer, e quem lida diariamente com o animal está mais exposto à doença pelo contato com secreções e restos de parto e aborto de vaca doente, que têm grande quantidade de bactéria da brucelose. Para controlar essa doença, no Brasil, desde 2001, o criador de gado e de búfalo é obrigado a vacinar todas as fêmeas do rebanho entre três e oito meses de vida, além de abater aqueles que estão comprovadamente doentes.
Prefeitura convoca mais 41 aprovados no processo seletivo realizado em 2023
A Empresa Cuiabana de Saúde Pública publicou na Gazeta Municipal nº 914, desta quinta-feira (25), a sexta convocação de profissionais aprovados no Processo Seletivo nº 01/2023/ECSP. Os convocados, listados no ANEXO II do edital, incluem especialistas em diversas áreas da saúde e administração. Confira a lista dos convocados aqui , nas páginas 12 e 13. De acordo com a Portaria publicada, foram convocados 03 médicos infectologistas, 03 médicos oftalmologistas, 01 médico anestesiologista, 01 médico psiquiatra, além de 17 enfermeiros, 01 enfermeiro auditor, 08 técnicos administrativos, 02 psicólogos, 01 fisioterapeuta, 01 arquiteto, 01 copeiro e 02 condutores de pacientes. Os candidatos listados devem comparecer à sede da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, localizada no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC (Rua Orivaldo M. de Souza, Bairro Ribeirão do Lipa), nos dias 29 e 30 de julho de 2024, das 08h00min às 11h30min, para apresentação dos documentos necessários conforme o ANEXO I da Portaria. A convocação segue os critérios estabelecidos no Edital nº 01/2023/ECSP, respeitando a ordem de classificação e as necessidades específicas da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Após esta sexta convocação, novos editais poderão ser consultados nos sites www.cuiaba.mt.gov.br e https://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/.
Deadpool & Wolverine estreia nos cinemas da Capital e Várzea Grande
Um dos filmes mais aguardados de 2024 chega, “Deadpool & Wolverine”, chegou aos cinemas de Cuiabá e Várzea Grande nesta quinta-feira (25). Além de marcar o reencontro da dupla e o retorno de Hugh Jackman ao papel de Wolverine, o longa também é a primeira obra estrelada por mutantes a integrar o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). No filme de aventura, os personagens têm os seus caminhos cruzados, dando início a uma improvável aliança. Juntos, eles enfrentam um inimigo formidável em comum, desencadeando uma jornada repleta de ação, humor e reviravoltas surpreendentes. Continuam em cartaz nos cinemas “Meu Malvado Favorito 4”; “Divertida Mente 2” ; “Twisters” e “Hora do Massacre”. Confira o trailer:
Carreta que transportava gado pega fogo na BR-070
Uma carreta que transportava bois pegou fogo na tarde desta quinta-feira (25), na BR-070, em Cáceres (225 km de Cuiabá). Alguns animais morreram queimados e outros foram soltos do caminhão e ficaram desorientados na via partindo para cima das pessoas. Vídeos mostram o momento do incêndio. Conforme informações da imprensa local, um caminhão pipa que passava pelo local conseguiu auxiliar no combate ao incêndio que atingiu por completo a cabine do caminhão e se espalhou pela carroceria do veículo. Não foi informado o que teria causado o fogo. Já o Corpo de Bombeiros informou que ninguém se feriu.
Dr. João é ventilado à primeira-secretaria na AL para solucionar impasse entre Beto e Janaina
A articulação para projeção à primeira-secretaria da Mesa da Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), tomou novos rumos com o nome do deputado estadual Dr. João (MDB), que passou a ventilar como alternativa encontrada pela chapa de Max Russi (PSB) para promover o consenso na Casa de Leis. Caso se concretize, a possibilidade colocaria um ponto final na briga entre a vice-presidente da AL, Janaina Riva (MDB), e o vice-líder do governo Beto Dois a Um (União Brasil) pelo cargo. Segundo corre nos bastidores, a articulação é construída com o aval de Janaina e tem o apoio do presidente da AL, Eduardo Botelho (UB), que é favorável a uma conjectura que devolva a paz à Casa de Leis. Dr. João é o quinto nome que aparece para a primeira-secretaria. Depois que Beto começou a rivalizar com Janaina, o líder do governo Dilmar Dal Bosco (UB) afirmou que estava à disposição caso o embate não fosse solucionado e Carlos Avallone (PSDB) foi ventilado como quarta via após reunião no Palácio Paiaguás, convocada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (UB). Dr. João tem chances de prosperar uma vez que é correligionário de Janaina Riva, a quem o cargo estava afiançado na chapa de Max, cotado como sucessor de Botelho na presidência. A movimentação manteria o espaço do MDB. Com o deputado sendo chancelado na votação agendada para 7 de agosto.
Mauro recebe vice-ministro da Índia em busca de estreitar relações comerciais
O governador Mauro Mendes (UB) recebeu nesta quinta-feira (23), no Palácio Paiaguás o vice-ministro de Relações Econômicas da Índia, Dammu Ravi, e o embaixador do país no Brasil, Suresh Reddy. Mauro Mendes entregou ao vice-ministro um livro sobre Mato Grosso e recebeu uma obra com elefantes, símbolo sagrado na cultura indiana. O governador de MT destacou que o encontro favorece o estabelecimento de relações comerciais entre o estado com a nação da Ásia. “Apresentei as grandes potencialidades do nosso estado e deixei claro nosso interesse em estreitar as relações comerciais com a Índia, de forma a trazer mais investimentos para Mato Grosso”, disse o govenador. O vice-ministro veio a Cuiabá para participar da inauguração do memorial e da estátua de Mahatma Gandhi no Parque da Família, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. O local passará a ser chamado como Parque da Família – Mahatma Gandhi.
Aeronave carregado com ouro faz pouso de emergência em chácara no Pedra 90
Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso forçado na região do Pedra 90, em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (25). Segundo informações, a aeronave estava carregada com oito quilos de ouro. As informações preliminares a aeronave matrícula PT-EIB (CVA Vencido) realizou um pouso no aeródromo Chácara São José (SWXJ), no Pedra 90. Segundo, o piloto ele não encontrou o aeródromo de Bom Futuro e estava sem combustível e acabou faz um pouso forçado na chácara. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) está no local, dando apoio à ocorrência. O avião estava registrado em nome de Hamilton Lopes da Conceição. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com o certificado de aeronavegabilidade vencido, portanto, não estava autorizado a voar. Além disso, não podia prestar serviço de táxi aéreo. Devido a carga de ouro a Polícia Federal foi acionada e vai investiga o caso.
Polícia Militar deflagra Operação Força Total nos 142 municípios de Mato Grosso
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), em todos os comandos regionais do estado, a Operação Força Total – Policiais militares a serviço do Brasil. Na região metropolitana, a abertura da operação ocorreu durante solenidade na nova Orla do Porto, em Cuiabá, com a participação dos comandantes das unidades especializadas da instituição. A ação é realizada em todo o território nacional com apoio do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM). A operação visa a intensificação da atuação das polícias militares de todo o país, com foco na detenção de suspeitos em flagrante delito, apreensões de armas e drogas e demais ações de garantia da segurança da população e ordem pública. Conforme o comandante do 1º Comando Regional, coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, em Mato Grosso, há um efetivo de mais de 1.500 policiais militares e implemento de mais de 700 viaturas que realizarão intenso policiamento com objetivo de garantir a ordem pública por meio da realização de abordagens, blitzes nas vias de maior movimentação, principalmente nas áreas identificadas como de maior índice de criminalidade. “Há um esforço de todos os nossos policiais militares para garantir a segurança da população cuiabana e mato-grossense. Essa é uma importante operação que ocorre simultaneamente em todo o Estado e, sendo assim, não haverá espaço para marginalidade. Nosso objetivo é resgatar a sensação de segurança da população por meio do policiamento ostensivo e tático”. O comandante do 2º Comando Regional, coronel Januário Batista, também ressaltou a importância da deflagração da operação e reforço do policiamento em todo o estado. “Esse esforço hoje é totalmente dedicado a essa operação de âmbito nacional das Polícias Militares e aqui em Mato Grosso não é diferente. É importante porque demonstramos para a nossa sociedade o esforço que a nossa instituição desenvolve no combate à criminalidade”, afirmou o comandante do 2º Comando Regional, coronel Januário Batista. Estão em atuação pela operação os Batalhões Especializados como Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Lula confirma presença em entrega do Minha Casa Minha Vida em Várzea Grande
O presidente Lula (PT) virá a Mato Grosso para cerimônia de entrega de casas do Minha Casa, Minha Vida em Várzea Grande, na próxima quarta-feira (31) de julho. A agenda na cidade mato-grossense foi confirmada pela assessoria da presidência. Essa será a segunda vez que Lula vem a Mato Grosso desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2023. No ano passado, o presidente esteve em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá) também para entrega de unidades habitacionais do programa. Em Várzea Grande serão entregues mil casas nos residenciais Colinas Douradas I e II. A solenidade de entrega das chaves está prevista para acontecer às 14h, mas o horário ainda pode sofrer alterações. Além do presidente Lula, é esperada a participação do ministro da Cidades, Jader Barbalho Filho. A presença de Lula no Estado era aguardada e várias agendas chegaram a ser ventiladas durante o ano. Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, chegou a confirmar à cúpula do PT Mato Grosso a presença do presidente na entrega de obras no Araguaia ainda no primeiro semestre deste ano, mas o plano não se concretizou.
Proliferação do mosaico dourado causa prejuízos de até R$ 3 mi para produtor de feijão em MT
Produtores de feijão do médio-norte mato-grossense estão apreensivos com a alta pressão de mosca branca contaminada com vírus do mosaico dourado nos feijoeiros da região. Em Sorriso, há produtor calculando prejuízos na casa dos R$ 3 milhões nesta safra, entre uso de inseticidas e perdas de produtividades. Estimativas da Aprofir-MT, associação que representa o setor, apontam que as perdas na produção desta temporada podem ultrapassar 1,5 milhão de sacas de feijão no estado. Além de perdas consolidadas de até 100% em algumas lavouras, o inseto vetor está triplicando o número de aplicações de produtos em muitas plantações, elevando assim o custo de produção. É o caso da propriedade em que o gerente de produção Carlos Alberto Weber. “Vamos tentar ver o que conseguimos colher. Ver o que conseguimos tirar ainda da lavoura. Nós esperávamos uma produtividade muito boa, mas com a doença instalada na lavoura não tem condição”, diz. O investimento realizado na propriedade, que conta inclusive com área irrigada, foi para colher no mínimo 50 sacas de feijão por hectare, segundo o gerente de produção. Contudo, a expectativa hoje é de aproximadamente 15 sacas por hectares, caso consigam colher. Além das perdas em produtividade, o custo de produção ficou acima do projetado na propriedade devido ao aumento das aplicações que saltaram de sete para 20. Questionado sobre os resultados obtidos de tal ampliação, Carlos Alberto afirma que nenhum. “A prova está aí para quem quiser ver. Esse ano a aplicação de três em três dias de produto não conseguimos controlar nem um pouco da doença”. Mosca branca ainda assombra as lavouras A mosca branca, explica o consultor agronômico Rubens de Oliveira Dias, é o principal vetor da doença do mosaico dourado. “Ela é uma virose que entra na planta e dá um distúrbio fisiológico nela. Dá um tom amarelado para dourado. É esse tom que nós vemos na lavoura e dá um super rebrotamento na planta, abortamento de flor e danificação de vagem. A parte de senescência também é comprometida, perdendo na capacidade produtiva dele. E minha preocupação é o que vai acontecer daqui para frente”. O produtor Nédio Germiniani cultivou 800 hectares de feijão nesta temporada com pivô na propriedade em Sorriso. De acordo com ele, antes se realizavam as aplicações para combater a mosca branca e “pronto”, não ocorrendo a contaminação. “Agora do jeito que está, a cada três dias nós estamos passando na bordadura. Um dia sim, um dia não e não consegue controlar. Vários produtores tiveram que abandonar os pivôs, porque não deram mais conta. Aplica, aplica e está morrendo tudo. Contaminou tudo. Não está produzindo mais nada. Nós estamos aqui tentando salvar o miolo do pivô”, frisa. A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) comenta que a situação observada nas lavouras em Sorriso se estende para outros municípios, como Nova Ubiratã e Lucas do Rio Verde. “Nós estamos tendo lavouras de Sorriso, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde que estão sendo extremamente prejudicadas pela infestação desse mosaico dourado. Temos lavouras com perdas de 100%, temos agricultores entrando em estado de desespero, pois não sabem o que fazer, porque a partir do momento em que essa doença entra, não tem nenhum produto que controle ela mais”, pontua o presidente da entidade, Hugo Garcia. O cultivo de semente de feijão fora de época é apontado pelos produtores rurais como a principal motivação da proliferação da doença do mosaico dourado nos feijoeiros. Cenário que, segundo eles, pode colocar em risco o futuro da cultura na região. “O produtor está salvando o grão para fazer a semente durante a safra e coloca essa cultura antes do pivô, onde a mosca aumenta e prolifera o mosaico, a virose e depois começa a migrar para a área irrigada”, relata o consultor agronômico Rubens de Oliveira Dias. O presidente da Aprofir-MT, Hugo Garcia, ressalta que diante dessa ponte verde, “a mosca branca que estava no outro feijão, ela contaminada vai começar a contaminar o outro feijão que está nascendo, então assim o estrago é muito grande”.