Coro Experimental MT apresenta novo show nesta quinta-feira
Fadas, anjos, estrelas, a lua e tantos outros seres dos sonhos humanos inspiram o novo show do Coro Experimental MT (CEMT), que abre a temporada 2024 nesta quinta-feira (6), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O espetáculo “Sonho que se Canta Junto” será às 20 horas e os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma Sympla (https://abrir.link/XRuwt). Há opção de meia solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível. O roteiro escrito por Jefferson Neves – maestro que divide a direção artística do CEMT com Tuanny Godoi, é um convite para uma viagem em que pessoas comuns contracenam com criaturas do reino dos sonhos. As cenas acontecem ao som de canções como “Sonho Meu”, “Lua soberana” e “Noite Severina”, tudo embalado em arranjos originais do próprio maestro. “Desde sua estreia há sete anos, o CEMT traz como característica a criatividade e a inovação, sem abrir mão da nossa paixão pelo canto coral”, registra Jefferson Neves. “Nossa intenção não é apenas apresentar um espetáculo de canto coral! É fazer teatro, utilizando os elementos cênicos para potencializar a experiência da plateia”, contextualiza o maestro. “Sonho que se Canta Junto” questiona o que é sonho e o que é realidade e recorre à estética surrealista de Salvador Dali na criação de cenário e figurinos. O cenário do espetáculo foi concebido sob a coordenação da artista visual Rosylene Pinto (integrante do naipe dos sopranos) e os figurinos foram criados sob supervisão do fashionista e designer Luiz Pita (integrante do naipe dos baixos). Vítor Falcão, outro representante dos baixos, recém-formado pela MT Escola de Teatro, idealizou o projeto de iluminação. Como de hábito, os próprios coralistas participam da confecção do cenário e a arte do material de divulgação foi desenvolvida por Nara Selva, que também integrou o CEMT. O grupo de canto coral tem produção independente e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), que cede o salão do Palácio da Instrução para ensaios, e da Assembleia Social e do Teatro Zulmira Canavarros, como “palco-casa”. “O Coro Experimental MT é um grupo de resistência, que apresenta toda a riqueza musical de Mato Grosso em uníssono, como é a própria relação dos integrantes. E cada novo espetáculo apresenta muita beleza na composição, no cenário, em como nos envolve. E é por isso que as portas do Teatro Zulmira estão sempre abertas aos coralistas e ao público! Estamos esperando todos vocês!”, convida a superintendente da Assembleia Social e diretora do teatro, Dani Paula Oliveira. Mais informações: @coroexperimentalmt no Instagram.
Polícia Militar inicia entrega de kits da sétima Rotam Extreme em Cuiabá
O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel da Polícia Militar deu início, nesta quarta-feira (5), à entrega dos kits da 7ª Rotam Extreme – Corrida de Aventura, que acontece no próximo domingo (9), a partir das 7 horas, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. A entrega dos kits está sendo realizada na loja da Rotam, localizada no segundo piso do Shopping Estação, ao lado do Museu das Ilusões, e está disponível das 10h às 21h até sexta-feira (7). No sábado (8), será das 10h às 14 horas. A prova pretende reunir dois mil competidores que correrão percursos de cinco e dez quilômetros, com mais de 29 obstáculos pelo caminho. As largadas serão realizadas em baterias a cada dez minutos, onde cada atleta concorrerá de forma individual, e a classificação se dará por tempo final. Ainda no sábado, ocorre a corrida kids, para crianças de 6 a 13 anos, com um percurso de prova diferente da categoria geral e contará com entrega de brindes e medalhas para todos os participantes. O evento será realizado a partir das 15h30, na sede da Rotam, localizado na R. São José Operário, 113 – Dom Aquino.
Ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso, visita a ALMT
O conselheiro do Conselho Nacional de Educação e ministro do Superior Tribunal Militar, José Barros Filho, que é membro da Caravana da Educação, visitou na manhã desta quarta-feira (5) a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele veio a Cuiabá para ministrar uma palestra sobre o “Direito à Segurança Alimentar na Primeira Infância” a professores mato-grossenses. O evento será nesta quarta-feira (5), às 18h30, na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. De acordo com Barroso, a segurança alimentar deveria ser a base para o desenvolvimento às crianças brasileiras. Ele afirmou que a sociedade está preocupada em adiantar algumas etapas, preocupando com os métodos de ensino em outros países, mas esquece de olhar para a realidade brasileira. “Antes desse método, tem que ver as pessoas. Mas antes das pessoas, tem que ver à concepção e a alimentação da própria mulher, da nutrição com qualidade. Isso é fundamental à formação do cérebro da criança e depois à capacidade cognitiva com a sociedade”, explicou ministro. Em relação à primeira infância, de acordo com Barroso, a segurança alimentar está atrelada aos primeiros mil dias da criança. “São os 270 dias, que é o período da gestação, mais os dois primeiros anos. É nesse período que se forma a sinapse (plasticidade neural, com a ligação entre os neurônios), formando a capacidade de cognição”, disse José Barros. Questionado sobre quais programas poderiam melhorar o nível do aprendizado das crianças no ensino fundamental, Barroso afirmou que é a implantação da escola em tempo integral. “Isso vai contribui também para a segurança alimentar. Quer prestar uma homenagem ao futuro? Investe nas escolas em tempo integral”, disse o ministro.
TCE traça diagnóstico da alfabetização no estado
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai fiscalizar as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em todo o estado. Sob relatoria do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), conselheiro Antonio Joaquim, o levantamento trará um diagnóstico sobre a implementação e os resultados do programa. Instituído em 2023, o CNCA é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com estados e municípios. Seu objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. Dessa forma, o levantamento do TCE-MT vai analisar o cumprimento das medidas dispostas no Decreto Federal n° 11.556/2023, que regulamenta o CNCA, resultando também no mapeamento de eventuais riscos associados à sua execução. Vale destacar que a fiscalização está sendo realizada de forma coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com outros 24 tribunais de contas brasileiros. Além disso, o trabalho considera a adesão do TCE-MT à Ação Unificada Nacional da Educação, coordenada pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
Cuiabá enfrenta Vitória nesta quarta-feira
Cuiabá enfrenta o Vitória pela partida adiada da segunda rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Os ingressos para a partida entre Cuiabá e Vitória, quarta-feira, às 19h (MT), na Arena Pantanal, já estão disponíveis no app e no site da Facepass. As entradas custam a partir de R$ 10 nos setores Leste– destinado aos torcedores do Dourado, e Norte Superior aos visitantes. Os bilhetes serão vendidos exclusivamente pelo app e site da Facepass – o cadastro na plataforma e a compra das entradas são feitos de maneira segura, rápida e prática. Lembrando que o acesso à Arena Pantanal é feito somente com reconhecimento facial pelo Facepass. Os sócios precisam fazer check-in e confirmar presença na partida. O check-in também é efetuado pelo site da Facepass.
Indústria recua 0,5% em abril, mas acumula alta em 2024
A produção da indústria brasileira recuou 0,5% em abril na comparação com março, interrompendo dois meses de resultados positivos. Apesar da queda, o setor apresenta crescimento de 3,5% no ano e de 1,5% em 12 meses. Em relação a abril do ano passado, houve alta de 8,4%, sendo notado que abril de 2024 teve quatro dias úteis a mais que o mesmo mês do ano passado, o que influencia a comparação. Com esses resultados, a indústria brasileira se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 16,8% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação de abril com março de 2024, apesar da queda de 0,5%, a produção industrial apresentou predominância de resultados positivos. Três das quatro grandes categorias apuradas tiveram expansão, o mesmo vale para 18 das 25 atividades pesquisadas. Entre os segmentos que mostram recuo na produção, há alguns com pesos importantes, como o setor extrativo, que recuou 3,4% nesse mês, devido à queda na produção tanto do minério de ferro como do petróleo; além do setor de alimentos, que também teve queda de 0,6% em abril. “Esses dois setores representam cerca de 30% da estrutura industrial”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo. “Há quedas em alguns produtos importantes, como carne bovina, mas é tão somente um movimento específico para o mês de abril. No campo positivo, por exemplo, há crescimento em carnes de aves e de suínos e no açúcar”, completa Macedo. Para o analista, o resultado negativo foi provocado por questões pontuais, e em uma maneira geral, os dados sobre o panorama industrial são positivos. Um dos fatores que apontam a visão otimista é o comportamento da indústria de transformação (seguimento que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário, que vai ser novamente modificado por outra indústria). “A indústria de transformação teve o quinto mês seguido com resultado positivo. Em abril, o crescimento foi de 0,3%. Em sete meses, a alta é 2,6%”, detalha, acrescentando que esse ramo está no mesmo nível pré-pandemia. Indústria automobilística Um destaque da pesquisa em abril foi o comportamento da indústria automobilística. “Há uma melhora na produção recente de automóveis, caminhões, autopeças e ônibus. Esse movimento está relacionado ao mercado doméstico, influenciado pelo comportamento positivo do mercado de trabalho, com o aumento de pessoas ocupadas e da massa de rendimentos”, explica o analista do IBGE. O setor específico de veículos automotores, reboques e carrocerias expandiu 13,2% ante março. Entre os fatores que deram dinamismo ao setor automobilístico, Macedo acrescenta a redução da taxa de juros e queda da inadimplência. “Vale ressaltar que o setor ainda está abaixo do patamar pré-pandemia”, completa. Resultados positivos Apesar de a comparação de abril 2024 com abril de 2023 (alta de 8,4%) ter sido influenciada pelo fato de o mês de 2024 ter tido mais duas úteis, André Macedo avalia que os resultados acumulados no primeiro quadrimestre de 2024 apontam expansão generalizado e são explicados por cenários macroeconômicos, que passam por nível de emprego e aumento da renda dos trabalhadores e massa salarial. Enquanto de janeiro a abril a indústria cresceu 3,5%, o último quadrimestre de 2023 registrou expansão de 1%. “O acumulado do ano, para além de se situar no campo positivo, mostra uma aceleração do movimento de crescimento que se dá de forma generalizada: bens de capital, associado a investimentos, crescendo; bens consumos avançando; bens intermediários, que concentra a matéria prima, também mostrando taxa positiva. Comparando o último quadrimestre de 2023 com o primeiro de 2024 podemos verificar esse maior dinamismo da produção industrial”, conclui.
Lula defende turismo sustentável e bioeconomia para áreas de floresta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (5), que o desenvolvimento do turismo ambiental e da bioeconomia é a chave para preservação das florestas e para a economia de estados que têm reservas. “Temos uma riqueza imensa, entretanto nós não temos uma política de desenvolvimento do turismo para visitar essas nossas florestas. Nós fizemos tantas reservas aqui, agora é importante que, junto com isso, a gente pense no desenvolvimento dos estados”, disse durante evento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foram assinados diversos decretos, entre eles, os que criam as unidades de conservação Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, no município de Itacoatiara (AM), e o Monumento Natural das Cavernas, em São Desidério (BA). Foi instituída ainda a Estratégia Nacional de Bioeconomia, que prevê a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia. Lula criticou aqueles que são contrários à demarcação de reservas ambientais. “Tem muita gente que fica com raiva quando a gente faz um decreto desse, tem muita gente que acha que isso aqui [reservas] era preciso passar uma motosserra e acabar com essa floresta para plantar qualquer coisa, quando hoje está claro que manter uma floresta em pé e bem cuidada, ela pode ser tão rentável para o estado e para os povos que moram na floresta do que qualquer outro investimento”, disse, argumentando que o turismo deve ser uma opção. “A gente poderia fazer dessa riqueza que a humanidade tem, hoje, uma coisa extraordinária, poder desenvolver economicamente os estados do Norte do país, porque eles não querem ser eternamente extrativistas, eles querem continuar tendo acesso ao desenvolvimento, à exploração financeira não apenas na produção agrícola, na criação de gado, mas na questão do turismo”, afirmou. “O coração só sente aquilo que a gente enxerga. É importante que a gente, então, crie condições de fazer com que os nossos jornalistas, os nossos empresários, os nossos estudantes, os nossos viajantes conheçam a Amazônia, conheçam a riqueza da biodiversidade da Amazônia, para que tenham noção da importância de todas essas terras que a gente está demarcando aqui”, acrescentou, lembrando ainda das potencialidades dos outros biomas brasileiros. Por fim, o presidente fez um chamamento à sociedade para a preservação do meio ambiente. “Não é mais uma questão de ativista, não é mais uma questão universitária, não é mais uma questão, como se dizia antigamente, de bicho grilo. A questão ambiental é um chamamento à responsabilidade dos seres humanos, que são considerados de todas as espécies animais os mais inteligentes do planeta, para que não destruam a sua casa, para que não destruam o seu barco, para que não destruam o ar que respiram, para que não destruam a água que bebem”, disse. “Nenhum animal do planeta Terra mata o outro por vingança, mata o outro sem uma causa, destrói o seu ninho, destrói sua casa, somente o humano é capaz de fazer isso”, afirmou Lula. No evento, no Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apresentou um balanço de ações do governo na área e, junto com governadores dos estados que compõe a Amazônia e o Pantanal, assinou o Pacto pela Prevenção e Controle de Incêndios. Agência Brasil
Pré-candidato à presidência da OAB-MT deve encolher nesta eleição
Corre nos bastidores que o advogado Pedro Paulo, pré-candidato à presidência da OAB-MT, deve “encolher” nestas eleições. Na disputa passada, ele surpreendeu e ficou em segundo lugar, com mais de 40% dos votos. Isso porque ele foi oposição ao grupo que comandava a entidade há decadas, representado na figura de Leonardo Campos, o Léo Capataz – que apoiou a eleição da atual presidente Gisela Cardoso. Como Gisela e Léo romperam definitivamente – e este último lançou a candidatura da advogada Xênia Guerra -, a disputa deve ficar polarizada entre os dois grupos. Por isso, Pedro Paulo tende a perder musculatura, pois não representará mais a “oposição”e ficará sem discurso.
Botelho diz que confia 100% em Fábio Garcia para coordenar a pré-candidatura nas eleições
Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UB), terá como coordenador geral em sua pré-campanha o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Nesta quarta-feira (5), em conversa com jornalistas, Botelho disse que confia 100% em Garcia. Botelho e Garcia travaram uma quebra de braço para encabeçar o projeto do União Brasil para disputar o comando da Prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro. “Disputa política faz parte do processo. Hoje não existe mais A ou B, existe só um projeto, que é o projeto por Cuiabá que esse grupo está fazendo. Nós temos que trabalhar assim, confiando um no outro, dessa forma que nós vamos trabalhar daqui até a eleição e também para administrar Cuiabá”, disse. Botelho explicou que o nome de Garcia foi escolhido por lideranças de outros partidos que apoiam seu projeto durante uma reunião nesta semana. Após o convite, o secretário preferiu falar com o presidente do União Brasil, o governador Mauro Mendes, antes de anunciar sua decisão. “Nós reunimos os principais, pelo menos aqueles partidos, que já estão definidos conosco, como o PP, PSB, Republicanos e MDB. Reunimos todos esses e fomos discutir um nome e o nome do Fábio Garcia foi consenso, que era o nome mais agregador para o momento. Então, fizemos o convite a ele que disse que ia esperar o governador para conversar e ontem ele me deu essa notícia de que o governador liberou e que viria assumir a coordenação”, contou.
Organização criminosa movimentou cerca de R$ 77 milhões por meio de bares, casas noturnas, restaurantes e estabelecimentos de fachada
A Polícia Federal, por meio da quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados da Operação Ragnatela, deflagrada nesta quarta-feira (5), apontou uma movimentação de milhões de reais que os alvos movimentaram são provenientes do tráfico de drogas da facção criminosa Comando Vermelho e lavados por meio de bares, casas noturnas, restaurantes e estabelecimentos de fachada. A soma dos valores apurados ultrapassa os R$ 77 milhões. O servidor da Câmara de Cuiabá, publicitário e produtor de eventos, Rodrigo Leal, era um dos responsáveis por receber dinheiro da facção criminosa, para custear parte dos shows que aconteciam nos bares investigados e em outras casas de shows. Outra parte do pagamento vinha de um grupo denominado G12 Eventos. Só em 2022, ele movimentou cerca de R$ 14,2 milhões. As informações consta na decisão judicial que determinou a operação contra os investigados. Leia mais em: Vereador de Cuiabá é alvo de operação contra lavagem de dinheiro de facção Consta ainda que, depois dos shows, os lucros eram repartidos para os investidores/idealizadores, sejam eles membros do G12 Eventos ou integrantes do Comando Vermelho. Para a força-tarefa, ficou evidenciado – após a quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados – que a grande movimentação financeira demostra como o dinheiro do tráfico de drogas promovido pelo CV é lavado nos estabelecimentos comerciais e nas transações bancárias. “Para tanto, utilizam-se de técnicas comumente adotadas em crimes deste jaez que estão a evidenciar a ilegalidade das atividades ilegais realizadas pela Organização Criminosa, são elas: a utilização de depósitos fracionados para evitar as identificações dos depositantes e origem ilícita dos valores distribuídos; a de utilização de empresas de fachada para ocultar as transações, como é o caso aparentemente das pessoas jurídicas Dom Carmindo Lava Jato e Conveniência, W. A. Da Costa Pereira- Expresso Lava Car e/ou Complexo Beira Rio, Restaurante e Peixaria Mangueira LTDA, Dallas Bar e Strick Pub Bistrô e Restaurante”, diz trecho da decisão. Mas não para por aí. Leal também é dono do Strick Pub, casa noturna usada para camuflar a origem ilícita dos valores. Em três anos, o estabelecimento transacionou mais de R$17 milhões. Outro alvo é Willian Aparecido da Costa, vulgo Gordão, proprietário do Dallas Bar, que movimentou mais de R$2 milhões entre 2018 e 2022. O estabelecimento era usado para lavagem de capitais, ele fez transações, entre crédito e débito, superiores à R$14 milhões nos anos de 2021 e 2022. Outro estabelecimento de sua posse, o Espresso Lava Car e Complexo Beira-Rio, entre 2018 e 2022, movimentou mais de R$10 milhões. As investigações apontam ainda que Kamilla Beretta Bertoni, era como membro do núcleo contábil do esquema, responsável por “picotar” o dinheiro para esconder a origem e dificultar o seu rastreamento. Ela declarou de IR em 2022 R$90 mil em rendimentos e R$312 mil em bens. Contudo, movimentou mais de R$2 milhões em suas contas. Kamilla e Rodrigo Leal também criaram outra empresa fantasma para lavar os capitais: o Dom Carmindo Lava Jato e Conveniência, aberto em 2020, movimentou R$6 milhões em três anos. “Não se deve olvidar que, muito embora expressivas as movimentações bancárias, logrou-se verificar que parte dos valores distribuídos entre eles é repassada através de transações em espécie, sem passagem bancária, a indicar, portanto, um fluxo paralelo com a finalidade de driblar os órgãos de controle financeiro”, escreveu o juiz João Francisco Campos de Almeida, do Núcleo de Inquéritos Policiais, responsável por autorizar a operação. Veja nomes alvos da operação: PRISÃO Joadir Alves Gonçalves Joanilson de Lima Poliveira Wilian Aparecido da Costa Pereira Rodrigo de Souza Leal Elzyo Jardel Xavier Pires Kamila Beretta Bertoni João Lenon Arruda de Souza BUSCA E APREENSÃO Joadir Alves Gonçalves Lauriano Silva Gomes da Cruz Joanilson de Lima Oliveira Willian Aparecido da Costa Pereira Rodrigo de Souza Leal Elzyo Jardel Xavier Pires Kamillla Beretta Bewrtoni Paulo Henrique de Figueiredo Rodrigo Anderson de Arruda Rosa Agner Luiz Pereira de Oliveira Soares Winkler de Freitas Teles Luiz Otávio Natalino Vinicius Pereira da Silva Danilo de Lima Oliveira Everton Marcelino Muniz Stheffany Xavier de Melo Silva Ana Cristina Brauna Freitas Antidia Tatine Moura Ribeiro Matheus Araújo Barbosa Renan Diego dos Santos Josetti Rafael Piaia Pael Wilson Carlos da Costa João Lenon Arruda de Souza Clawilson Almeida Lacava Dallas Bar Clube CT Mangueiras WA da Costa Pereira – Complexo Beira Rio Sindicato dos Agentes de Fiscalização