Orquestra apresenta concerto com obras de Edward Elgar, Tchaikovsky e Edward Grieg em Cuiabá
Depois do último espetáculo dedicado à música regional, os instrumentistas dos frupos de cordas da Orquestra CirandaMundo, se reúnem em uma noite em homenagem à música clássica mundial em mais um concerto da Série Amazônia nesta quarta-feira (24), às 20h, no Cine Teatro. O ingresso está sendo vendido por R$ 2 e 1 kg de alimento não perecível. O ponto de troca funciona na sede do Instituto Ciranda, na Casa de Bembem, no Centro de Cuiabá. O programa desta apresentação inclui obras de compositores como o inglês Edward Elgar, o russo Tchaikovsky e o norueguês Edward Grieg. Em contraste com o concerto anterior, que destacou os coloridos e timbres da família dos sopros e percussão, esta apresentação se concentra na rica sonoridade produzida pelos instrumentos “O público terá a oportunidade de vivenciar o universo da música erudita do período Romântico, apreciando composições que capturam a emoção e a expressão características desta época fascinante da história da música”, antecipa o regente Luiz Ipolito, responsável pela condução desse concerto. Uma ocasião ideal para que o público possa apreciar música de qualidade, a um preço simbólico, e também uma grande oportunidade para jovens talentos da música, que dão os primeiros passos na atuação como profissionais da música. Este é o caso do violinista Guilherme Bastos, que começou a estudar o instrumento com apenas sete anos de idade, no polo Instituto Ciranda do município de Poconé. “Poder fazer parte da Orquestra CirandaMundo é uma satisfação muito grande, é emocionante. Estar atuando como profissional na música é um sonho de infância que pouco a pouco vem se realizando. Para mim está sendo algo mágico e cheio de surpresas”, conta o jovem músico, de apenas 17 anos, que atualmente é bolsista do Instituto Ciranda e integrante da orquestra. O concerto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas Bom Futuro e Energisa.
Fundadora da primeira emissora de TV em Cuiabá morre aos 96 anos
A fundadora da primeira emissora de televisão em Cuiabá, Antonieta Ries Coelho, morreu aos 96 anos, nesta terça-feira (23), em Campo Grande (MS). Antonieta nasceu em Coxim, no estado vizinho, antes da divisão. A pioneira veio para Cuiabá com a família ainda criança, estudou no Liceu Cuiabano e foi a responsável pela “papelada” da concessão da TV Centro América no Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel). A causa da morte não foi divulgada. A pedido do empresário Ueze Zahran, foi ela quem providenciou a “papelada” da concessão para a TV Centro América no Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel), na década de 60. A emissora entrou oficialmente no ar em 1969. “Vá em paz Sra Antonieta Ries Coelho, amiga de todos, grande incentivadora da cultura, fundadora da TV Morena e Centro América”, dizia uma das mensagens em homenagem a ela.
Mãe e filho responsáveis por homicídios de idosos em Peixoto de Azevedo são presos se entregam à Polícia
Inês Gemilaki e Bruno Gemilaki, mãe e filho acusados de assassinar dois idosos durante um almoço no domingo (21), em Peixoto de Azevedo (673 km de Cuiabá), se entregaram à polícia na tarde desta terça-feira (23). Agora, eles serão ouvidos pelas autoridades policiais na delegacia da cidade e, na sequência, encaminhados a unidades prisionais. O comparsa deles e companheiro de Inês, Márcio Ferreira Gonçalves também foi preso nesta manhã, em Alta Floresta (791 km de Cuiabá). Segundo informações da Polícia Civil, Inês Gemilaki e seu filho Bruno Gemilaki Dal Poz estavam em uma fazenda de propriedade da família, localizada na BR -060, a 180 quilômetros de Peixoto de Azevedo. O local é distante da cidade é de difícil acesso, com mais de 85 quilômetros de estrada de chão. Mãe e filho, identificados como autores do duplo homicídio, já estavam com os mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça após representação feita pela delegada responsável pelas investigações, Anna Paula Marien. As prisões ocorreram após a advogada da família procurar a equipe da Polícia Civil para comunicar a intenção dos seus clientes de entregar e solicitar o acompanhamento até a fazenda, onde estavam escondidos. Na propriedade foi dado cumprimento aos mandados de prisão contra os investigados, porém ainda não foram localizadas as armas de fogo e nem a camionete Ford Ranger, utilizadas no dia do crime. Mãe e filho foram conduzidos para a Delegacia de Peixoto de Azevedo, onde serão interrogados ainda nesta terça-feira (23). Os outros dois envolvidos no crime, Márcio Ferreira Gonçalves (marido de Inês e padrasto de Bruno) e o seu irmão Eder Gonçalves Rodrigues, também foram presos na manhã desta terça-feira (23), em uma residência no município de Alta Floresta. Crime O duplo homicídio que vitimou Pilson Pereira da Silva, de 80 anos, Rui Luiz Bolgo, de 68 anos, ocorreu durante um almoço no domingo (21.04), em uma residência no bairro Alvorada em Peixoto de Azevedo. Na ocasião, três pessoas armadas (Inês, Bruno e Eder) invadiram a confraternização e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingido três vítimas, sendo que duas delas não resistiram aos ferimentos e foram a óbito no local. A terceira vítima, padre da cidade, foi socorrida e conseguiu sobreviver aos ferimentos As investigações apontam que o crime na verdade tinha como alvo o dono da residência onde ocorria a confraternização, que teria feito ameaças públicas contra os investigados, em razão de um processo referente a um contrato de aluguel.
Prefeitura de Cuiabá informa os canais de comunicação da Ouvidoria da Saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa os canais de comunicação disponíveis da Ouvidoria, buscando melhorar o acesso da população a este importante serviço. Os telefones disponíveis para contato são: 3318-6011/3318-6013. Para acessar a ouvidoria central, o contato é o (65) 3318 6017. A Ouvidoria está disponível para receber elogios, denúncias, reclamações e fornecer informações sobre os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá. Este canal é essencial para garantir que as demandas da comunidade sejam ouvidas e atendidas de forma eficaz. Além da ouvidoria instalada na sede da Secretaria, agora os cidadãos podem utilizar os serviços de ouvidoria nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) localizadas em diferentes bairros da cidade. Os números de telefone para contato são: Upa Morada do Ouro: (65) 3318-6015 Upa Pascoal Ramos: (65) 3318-6016 Upa Leblon: (65) 3318-6019 Upa Verdão: (65) 3318-6020 Os cidadãos também podem entrar em contato com a Ouvidoria por e-mail, enviando suas solicitações para ouvidoria.saude@cuiaba.mt.gov.br. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. “A Ouvidoria da Saúde é um importante instrumento de participação cidadã, permitindo que os moradores de Cuiabá contribuam para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura. Não hesite em utilizar este canal para fazer suas sugestões, relatar problemas ou tirar dúvidas sobre os serviços de saúde na cidade. A sua opinião é fundamental para construirmos uma cidade mais saudável e inclusiva para todos”, declarou o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira. A Secretaria Municipal de Saúde está situada à Esquina da Rua General Albino de Carvalho com a Rua Desembargador José Barros do Vale- bairro Duque de Caxias, Cuiabá – MT.
Polícia prende mãe e padrasto que torturaram criança por fazer xixi na cama
A equipe da Delegacia de Apiacás (a 688 km de Cuiabá), prendeu em flagrante, nesta terça-feira (23), o padrasto e a mãe de uma criança de sete anos que foi torturada coo forma de castigo porque fez xixi na cama. A unidade policial recebeu na segunda-feira (22) o registro de ocorrência feito pelo Conselho Tutelar de Apiacás informando que uma criança deu entrada no hospital municipal com ferimentos na área genital. O garotinho teve o órgão genital amarrado com um barbante e foi levado ao hospital pela mãe, de 25 anos. Em razão da gravidade do ferimento, a criança foi transferida para um hospital em Alta Floresta. Conforme relatos dos médicos, o órgão genital já estava necrosando e a criança corre o risco de sofrer uma amputação. A criança relatou que o padrasto amarrou o órgão genital com um barbante, durante três dias, após o menino fazer xixi na cama. E teria feito como forma de aplicar castigo, com o conhecimento da própria mãe. Durante as diligências para esclarecer o crime, a equipe policial foi à casa da avó da criança e informada que a vítima foi acompanhada para o hospital em Alta Floresta pelo padrasto e que a mãe não a acompanhou porque tinha ‘problemas particulares’ para resolver. Diante da gravidade dos fatos, a mãe da criança foi detida em flagrante e encaminhada à delegacia. O suspeito, de 43 anos, que é pastor de uma igreja evangélica de Apiacás, também foi preso em Alta Floresta. A delegada Paula Meira Barbosa explica que ambos responderão pelo crime de tortura mediante castigo, cuja pena pode ir de dois a oito anos de condenação.
“Botelho tem competência para tirar Cuiabá do buraco”, afirma Mauro ao reforçar apoio à Botelho
O governador Mauro Mendes (UB) reforçou seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Eduardo Botelho (UB) e afirmou que ele tem experiência para “tirar Cuiabá do buraco”. Ex-prefeito de Cuiabá, Mendes deu suas impressões da atual situação da cidade, que para ele se encontra em um “atoleiro”. Ele ainda disse que vai trabalhar para eleger o colega de partido. “Fui prefeito de Cuiabá, então conheço bem a cidade. Para mim é muito claro hoje que a Capital está ficando cada vez mais para trás. Nós precisamos tirar Cuiabá do buraco, do atoleiro financeiro, e acredito que Botelho, com a experiência dele, é alguém que tem predicados e competência para ajudar nesse processo”, afirmou em à imprenssa.
Pedro Bial e Tadeu Schmidt falam da experiência à frente do BBB e revelam curiosidade em comum
Tadeu Schmidt foi o primeiro convidado da oitava temporada do Conversa com Bial nesta segunda-feira (22). Após 100 dias no comando do Big Brother Brasil, o apresentador foi recebido nos estúdios da Globo, em São Paulo, por Pedro Bial, que comandou o reality show por 16 edições, para um papo divertido sobre sua vida profissional e pessoal. Logo no começo da atração, Tadeu ficou emocionado e chorou ao receber um discurso do Bial e ver uma plateia com 36 ex-BBBs das mais variadas edições. Ele explicou a relação criada com os participantes durante o programa. “É uma relação meio estranha que a gente desenvolve, meio filho, meio irmão”, disse Bial. Tadeu complementou. “Eu diria uma [relação] de filho. A gente fica torcendo muito pelo sucesso de todos, sofrendo com o erro de todos, vibrando com o acerto de todos. Depois que termina, a gente fica acompanhando nas redes sociais e, cada vez que vemos alguém fazendo uma coisa legal, não sabe a felicidade que sinto”, falou ele, que ainda vai tirar seus dias de folga: “Não descansei a parte principal ainda. Fui malhar todos os dias, pegando peso, cada vez mais forte, porque o cansaço é mental. Tudo o que quero agora é não pensar em nada. São 100 dias que não paro de pensar em nenhum momento. É o tempo inteiro atento, preocupado, me envolvo demais com quem está lá dentro.” Bial revelou uma curiosidade que ele e Tadeu têm em comum: os dois fizeram uso de uma cama disponibilizada para o apresentador do BBB nos Estúdios Globo. “Usei pouco porque hoje, com o globoplay, estou o tempo inteiro vendo BBB no celular. Vou malhar, jogar golfe e estou ouvindo o pessoal conversar”, detalhou ele, que falou sobre a repercussão do BBB 24: “Foi a maior repercussão, sem dúvida. Gosto de ouvir o calor do público. Sempre pergunto para quem as pessoas estão torcendo e agora não precisei perguntar, as pessoas vinham conversar comigo.” Início da carreira Bial relembrou o começo da carreira de Tadeu na TV e mostrou reportagens antigas feitas pelo jornalista, que se divertiu ao se rever: “Só prestei atenção no monte de sobrancelha e no cabelo. Estou me achando lindíssimo. Começo a entender porque vivi tanto tempo solteiro”. Logo depois, Bial quis entender a sacada que Tadeu teve para mostrar os gols das partidas que rolavam nos campeonatos de futebol. “O que fiz foi caprichar mais ao invés de fazer aquela coisa óbvia, trouxe curiosidades. Foi ao ar e adoraram. Fazia esporadicamente até fazer sempre no Bom dia, Brasil. Por causa disso, fui chamado para fazer o Fantástico. Os cavalinhos surgiram quando estavam três times empatados e liguei para arte para mostrar a decisão. No domingo seguinte mostramos, no outro achei que já tinha dado, mas a torcida do Grêmio reclamou e voltamos com os cavalinhos.” 50 anos Em julho, Tadeu vai completar 50 anos. Bial pediu que ele fizesse um balanço de sua carreira depois de ter passado pelo Esporte Espetacular, Fantástico, Bom dia Brasil e, agora, no BBB. “Me orgulho demais da minha carreira, das coisas que consegui fazer. Todas vieram com muito esforço, nunca fui aquele cara que pensou em fazer jornalismo, em fazer televisão, que fala com facilidade e escreve com facilidade. Quando cheguei ao Rio de Janeiro, tinha Tino Marcos, Marcos Uchôa, João Pedro Paes Leme, Renato Ribeiro, Régis Rosing, a única coisa que podia fazer para competir com esse pessoal mega talentoso era me esforçar ao máximo. Virava noite decupando material, procurando uma cena melhor, caprichando no texto.” Gshow
Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR
Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta terça-feira (23), a Receita Federal recebeu 17.337.749 declarações. Isso equivale a 40,3% das 43 milhões de declarações esperadas para este ano. O prazo de entrega da declaração começou às 8h de 15 de março e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. Segundo a Receita Federal, 75,7% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 13,8% terão que pagar Imposto de Renda e 10,4% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (78,5%), mas 12,1% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 9,4% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Um total de 41% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 57,3% dos envios. Novo prazo Até 2019, o prazo de entrega da declaração começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril. A partir da pandemia da covid-19, a entrega passou a ocorrer entre março e 31 de maio. Desde 2023, passou a vigorar o prazo mais tardio, com o início do envio em 15 de março, o que dá mais tempo aos contribuintes para prepararem a declaração desde o fim de fevereiro, quando chegam os informes de rendimentos. Outro fator que impulsionou o recorde foi a antecipação do download do programa gerador da declaração. Inicialmente previsto para ser liberado a partir desta sexta-feira (26), o programa teve a liberação antecipada para terça-feira passada (12). Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 43 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde do ano passado, quando o Fisco recebeu 41.151.515 documentos. Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Novidades Neste ano, a declaração teve algumas mudanças, das quais a principal é o aumento do limite de rendimentos que obriga o envio do documento por causa da mudança na faixa de isenção. O limite de rendimentos tributáveis que obriga o contribuinte a declarar subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90. Em maio do ano passado, o governo elevou a faixa de isenção para R$ 2.640, o equivalente a dois salários mínimos na época. A mudança não corrigiu as demais faixas da tabela, apenas elevou o limite até o qual o contribuinte é isento. Mesmo com as faixas superiores da tabela não sendo corrigidas, a mudança ocasionou uma sequência de efeitos em cascata que se refletirão sobre a obrigatoriedade da declaração e os valores de dedução. Além disso, a Lei 14.663/2023 elevou o limite de rendimentos isentos e não tributáveis e de patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda. Agência Brasil
“Não há divergência que não possa ser superada”, afirma Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou, nesta terça-feira (23), qualquer tensão na articulação política do governo com o Congresso Nacional. Em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula disse que não há divergência que não possa ser superada e que teve uma conversa reservada com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no último fim de semana. “Eu não acho que a gente tenha problemas no Congresso, a gente tem as situações que são as coisas normais da política”, disse Lula, destacando que o governo aprovou projetos importantes, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição e a reforma tributária. A declaração foi dada em meio a uma elevação das tensões, especialmente entre Arthur Lira e o responsável pela articulação política do Palácio do Planalto, Alexandre Padilha. Recentemente, o presidente da Câmara insultou publicamente Padilha e o presidente Lula chegou a dar uma declaração em defesa do auxiliar. “Qual é a briga com o Congresso? A briga é o normal da divergência política, em um Congresso Nacional que tem mais partidos políticos, que tem programas diferentes […]. Então, eu estou convencido de que nós estamos numa situação de muita tranquilidade na relação com o Congresso Nacional”, assegurou Lula, acrescentando que os projetos em tramitação deverão ser acordados, “na medida do possível”, com a participação dos líderes do governo, dos ministros da pauta de interesse e dos ministros da articulação política. Reforma é descartada O presidente da República não deu detalhes sobre a conversa com Arthur Lira, mas descartou uma reforma ministerial. “Não tem nenhuma divergência que não possa ser superada. Se não tivesse divergência, não haveria necessidade de a gente viver sob três poderes distintos, autônomos, cada um é dono do seu nariz”, afirmou. Um dos próximos desafios do governo é com a regulamentação da reforma tributária. Nessa segunda-feira (22), Lula e a equipe econômica fecharam a proposta final e caberá aos presidentes da Câmara e do Senado a indicação do relator dos textos. O presidente defendeu que sejam os mesmos que analisaram a Proposta de Emenda à Constituição que estabeleceu a reforma, Eduardo Braga (MDB-AM) no Senado e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) na Câmara. “Longe de mim querer indicar um relator para cuidar da política tributária, é o papel do presidente da Câmara, papel dos deputados. Eu gostaria que as pessoas levassem em conta isso, que quem já foi relator do projeto principal está muito familiarizado, já fez negociação, já conversou com os outros partidos políticos, com as lideranças, poderia facilitar a tramitação da regulamentação”, disse. Agência Brasil
Diego quer que fábricas norte-americanas de sistemas de irrigação se instalem na ZPE de Cáceres
O deputado Diego Guimarães (Republicanos), convidou dirigentes das duas maiores empresas de sistemas de irrigação para se instalarem na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres. O parlamentar, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, representa a Assembleia Legislativa de Mato Grosso na terceira edição da Missão Nebraska, organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), que reúne representantes de diversas entidades em uma visita ao estado de Nebraska, referência mundial em tecnologia de irrigação. Nesta segunda-feira (22), Guimarães visitou as fábricas da Valley Irrigation e da Lindsay. “Nestas reuniões ficou claro o interesse delas em expandir o mercado em Mato Grosso, já que temos um grande potencial de crescimento e nessa conversa nós mostramos para essas duas empresas os benefícios de se implantar na ZPE de Cáceres. Elas podem produzir e ali mesmo vender os produtos. O CEO da Lindsay assumiu o compromisso de ir a Mato Grosso, conhecer a realidade do estado e dialogar com o governo para ter uma possibilidade de firmar essa parceria e ter uma fábrica na ZPE”, explica Guimarães. O estado de Nebraska possui aproximadamente 3,5 milhões de hectares de áreas irrigadas com aproximadamente 100 mil poços perfurados. Diego destaca que há um acompanhamento diário dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos do estado o que proporciona segurança no plantio. “Eles fazem uma safra apenas e Mato Grosso, mesmo com uma área irrigada pequena já faz duas safras. Quando a gente fala em irrigação a gente não fala apenas em garantir uma segunda ou terceira safra, mas sim de garantir uma safra bem-feita. A importância disso ficou clara com a crise hídrica que tivemos nessa última safra”, pontua o deputado. Atualmente, Mato Grosso conta com cerca de 200 mil hectares em áreas irrigadas e, de acordo com estudos técnicos, pode alcançar 4 milhões de hectares. “Desde o ano passado tenho trabalhado para que o Governo de Mato Grosso disponibilize kits de irrigação para agricultores, especialmente aqueles que atuam na agricultura familiar, em diversos municípios mato-grossenses, além de pedir pela criação de linhas de crédito para o financiamento de sistemas de irrigação”, ressalta Guimarães, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da ALMT. Representando o Governo de Mato Grosso, o secretário adjunto de Agronegócios e investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anderson Martins Lombardi, explicou aos empresários norte-americanos os benefícios da ZPE. “Graças ao governador Mauro Mendes e ao secretário César Miranda esse sonho de 30 anos da ZPE de Cáceres virou realidade. A indústria que se implanta dentro da ZPE ganha diversos benefícios. O produto que vai ser industrializado lá para ser exportado não paga nada de imposto na matéria-prima e não paga nada de imposto na venda. E o produto vendido no mercado brasileiro tem os melhores benefícios fiscais do Brasil que são os benefícios do Prodeic”. Na avaliação do presidente da Aprofir-MT, Hugo Garcia, além de vender os produtos para o mercado mato-grossense, as empresas podem exportar os kits de irrigação para o mercado sul-americano. “Outra grande vantagem para Mato Grosso é a geração de empregos que essas indústrias proporcionam. A gente vai conseguir ter mais irrigação próxima da gente e poderemos realizar estudos, desenvolver técnicas novas e, com certeza, a gente vai elevar a nossa produção”.