Cine Teatro Cuiabá recebe shows de humor, apresentação cultural e concerto da Orquestra CirandaMundo

O Cine Teatro Cuiabá está com a programação recheada de opções para lazer neste fim de semana, com shows de humor e apresentação cultural. O local ainda recebe, na próxima semana, um concerto da Orquestra CirandaMundo, dedicado à música clássica mundial. Confira a programação cultural abaixo. Nesta sexta-feira (19.04), às 20h30, a agenda é de stand up com o show “Vida de Crente” do humorista Douglas Di Lima. A apresentação traz situações cotidianas do povo evangélico de forma leve e bem humorada, e é voltado a pessoas de várias outras religiões. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.  No sábado (20), às 19h, o Cine Teatro Cuiabá será palco do projeto “Identidades”, uma iniciativa do Instituto Leverger para fortalecer a cultura popular de Mato Grosso. O evento, que contará com a participação da dupla humorística Nico e Lau, de grupos folclóricos e de outros artistas locais, é o marco do projeto que percorre cidades e comunidades, com uma série de apresentações artísticas da cultura popular. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Já no domingo (21), o humorista Gio Lisboa apresenta o show “Medonho” em duas sessões, sendo a primeira às 18h e a segunda, às 21h. Além de interação com a plateia, o stand up conta com a participação de um DJ. Vendas de ingressos por aqui. Durante a semana, na quarta-feira (24.04), às 20h, o espaço cultural recebe o concerto da Orquestra CirandaMundo em uma noite dedicada à música clássica mundial. O programa da apresentação inclui obras de compositores como o inglês Edward Elgar, o russo Tchaikovsky e o norueguês Edward Grieg. “O público terá a oportunidade de vivenciar o universo da música erudita do período Romântico, apreciando composições que capturam a emoção e a expressão características desta época fascinante da história da música”, antecipa o regente Luiz Ipolito, responsável pela condução desse concerto.  Dando destaque à sonoridade produzida pelos instrumentos de cordas, a apresentação oferta música de qualidade, a um preço simbólico no valor R$ 2,00 mais um quilo de alimento não perecível. A troca dos ingressos é realizada na sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, que fica rua Barão de Melgaço, no bairro Centro Norte, em Cuiabá. Cine Teatro Cuiabá Um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Cine Teatro Cuiabá é administrado, via contrato de gestão compartilhada, pela Associação Cultural Cena Onze. No local também funciona a MT Escola de Teatro. O espaço cultural está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, no Centro de Cuiabá. A programação pode ser acompanhada pelo site www.cineteatrocuiaba.org.br.

Emanuel garante RGA para todos os servidores em maio e avança em debate por mais garantias

O prefeito Emanuel Pinheiro garantiu nesta sexta-feira (19) em reunião com servidores do município de Cuiabá o pagamento de Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores da Prefeitura de Cuiabá durante reunião com representantes do Fórum Sindical do município no Salão Nobre do Palácio Alencastro, referente ao período de maio de 2023 a abril 2024 (recomposição da perda salarial).  Durante o encontro, o prefeito também garantiu esforços para avançar no sentido de realizar o pagamento da RGA dos anos 2020 e 2021, cujo pagamento foi desobrigado pela União após a promulgação da Lei Complementar Nº 173, de 27 de Maio de 2020. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (24), momento em que será discutida a concessão da RGA de anos anteriores. “O maior patrimônio da Prefeitura de Cuiabá é o servidor público, são os servidores que me ajudam no serviço público lá na ponta com humanização e respeito”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro. “Ao longo dos meus dois mandatos nós abraçamos todas as categorias, e estivemos sempre buscando atender a todos, são poucos os prefeitos que podem falar com orgulho que ficaram sete anos sem greve, os servidores sabem o carinho e o respeito que tenho por eles”, afirmou. Em 7 anos e 4 meses, o prefeito Emanuel Pinheiro elaborou Planos de Carreira, Cargos e Salários (PCCs) para 13 das 19 categorias do Município. Os demais serão PCCs, que estão em fase de elaboração avançada, mas dependem da vedação da lei eleitoral, que impede a concessão de direitos aos servidores em ano de pleito. Além de representantes dos servidores, a reunião contou com a presença da secretária de Gestão, Ellaine Mendes, do Secretário de Governo, Júnior Leite, e do secretário de Planejamento, Éder Galiciani. O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais e Inspetores de Tributos de Cuiabá (Sinatif), José Luiz Pacheco, elogiou a resolutividade do encontro. “O prefeito sempre atendeu os servidores e sempre nos recebeu de portas abertas, hoje o prefeito foi bem claro que vai cumprir com a palavra dele e dentro da lei vai implantar aquilo que nós mais queríamos que é o RGA”, afirmou Pacheco.

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

O Governo de Mato Grosso nomeou 201 servidores para a Segurança Pública do Estado, a fim de reforçar as áreas do sistema prisional, socioeducativo e perícia técnica. Os atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial, nessa quinta-feira (18.04).  Destas nomeações, 119 são para o cargo de agente do sistema penitenciário; 64 para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); 15 para outros cargos no sistema prisional, como enfermeiro, psicólogo e assistente social, e 3 para o sistema socioeducativo. O governador Mauro Mendes afirmou que as nomeações refletem o comprometimento do Governo de Mato Grosso em investir na melhoria dos serviços públicos e na implementação de uma estrutura para garantir maior segurança aos cidadãos. “Esse é mais um reforço para a melhoria do sistema penitenciário, que tem recebido fortes investimentos do Governo. Praticamente zeramos o déficit penitenciário e agora, com o efetivo reforçado, conseguiremos garantir mais segurança à população”, afirmou.  Dos nomeados para o cargo de agente penitenciário, a maioria é para atuação em Cuiabá (40) e Várzea Grande (44), e os demais são para os municípios de Arenápolis, Comodoro, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste e Sorriso.  Para a Politec, foram nomeados 34 peritos oficiais criminais; 20 papiloscopistas e 10 técnicos em necropsia, lotados em Alta Floresta, Confresa, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Guarantã do Norte, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Juína, Água Boa, Rondonópolis e Primavera do Leste. Os nomeados do sistema prisional foram convocados após o Governo do Estado prorrogar o prazo de validade do concurso público, realizado em 2018, até junho de 2025.   Já os nomeados para a Politec faziam parte do cadastro de reserva dos concursos para peritos em 2022 e de técnicos e papiloscopistas, em 2017.   Confira aqui a lista das nomeações. 

Mulher envolvida em assassinatos de motoristas de aplicativos alega ser vítima

Keise Melissa Rodrigues Matos, de 25 anos, presa acusada de envolvimento na morte dos motoristas de aplicativo  disse ser “vítima” dos criminosos que cometeram o latrocínio. Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Olímpio da Cunha Fernandes, os agentes de segurança fecharam o cerco contra ela e chegaram a ir em diversos endereços para dar cumprimento ao mandado de prisão. Keise, é dona da conta que acionou três motoristas de aplicativos assassinados em Várzea Grande, deve ser indiciada pelos mesmos crimes que Lucas Ferreira da Silva, de 20 anos, que confessou a participação nos crimes.  Ela foi presa, no início da tarde desta sexta-feira (19), por uma equipe da DHPP e deixou a delegacia logo após prestar depoimento. A investigação aponta que Keise foi a pessoa responsável por solicitar as corridas por meio do aplicativo para os motoristas caírem na “emboscada”. Ela ainda é apontada como quem, posteriormente, arrumaria os compradores para os veículos das vítimas. Conforme informações da Polícia Civil, Keise e Lucas eram amigos. Ela também conhecia os dois adolescentes que participaram dos crimes e chegou a manter um breve relacionamento com um deles. Uma quinta pessoa também fazia parte do grupo, mas ainda não foi localizada. Lucas Ferreira da Silva, de 20 anos, e dois adolescentes de 17 e 15 anos foram detidos na noite de segunda-feira (15), no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande acusados das mortes. Lucas foi  preso na segunda-feira (16), autuado em flagrante pelos crimes de roubo majorado pelo concurso de pessoas, por restringir a liberdade das vítimas, grave ameaça com emprego de arma branca e resultado morte; ocultação de cadáver e corrupção de menores. O trio assumiu a autoria dos assassinatos de Elizeu Rosa Coelho, 58, Nilson Nogueira, 42, e Márcio Rogério Carneiro, 34, todos motoristas de aplicativo de transporte de passageiro.

Operação apreende entorpecentes, celulares e outros materiais ilícitos no Centro de Ressocialização Ahmenon

A Polícia Penal de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação “Restauratio Ordinis” e apreendeu grande quantidade de materiais ilícitos no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Atuam de forma conjunta na força-tarefa os policiais penais da unidade, Serviço de Operações Especializadas (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Canil e Coordenadoria de Inteligência Penitenciária (COIPEN). O secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, explica que a operação terá duração três dias e, nesse período, serão adotadas medidas como revistas em celas, reforço na segurança, identificação e correção de violações das regras da prisão, entre outras ações para garantir a segurança e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso.  “Após o término da operação, a unidade contará com apoio e reforço de segurança das equipes especializadas dos Sistema Penitenciário, com a finalidade de implementar procedimentos de segurança, para que seja mantido o padrão adotado pela nova gestão da unidade”, ressaltou.  No primeiro dia de operação, os policiais penais realizaram revista simultânea nos raios 3 e 5 do Centro de Ressocialização. Foram recolhidos aparelhos celulares, substâncias análogas a maconha e a cocaína, bebidas alcoólicas, balanças de precisão, carregadores de celulares e fones de ouvido, chips de telefonia móvel, caixas acústicas de som, eletrodomésticos, garrafas e copos térmicos, receptores de sinal de TV fechada. Os policiais também retiraram o excesso de roupas não permitidas e substituíram todos os colchões dos reeducandos por novos. 

Em queda, cesta básica recua 4,14% na terceira semana de abril em Cuiabá

Os dados da terceira semana de abril apresentaram retração de 4,14% no custo da cesta básica em Cuiabá, atingindo uma média de R$ 768,59. O valor atual vai na contramão do verificado na semana anterior, quando chegou a R$ 801,77. O levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT) relaciona a variação expressiva do mantimento à volatilidade dos produtos hortifruti no período. O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, destaca a oscilação dos produtos como a batata, tomate e banana, que apresentaram variações negativas de 25,90%, 17,71% e 6,93% em seus preços nesta semana, respectivamente. “A volatilidade dos produtos hortifruti tem sido o fator de maior impacto nas variações da cesta básica em Cuiabá, visto principalmente nas três primeiras semanas de abril”. A diminuição no preço da batata, que passou a custar R$ 6,48/kg na média, pode estar relacionada ao clima favorável para produção e ao ritmo acelerado da colheita, fatores que contribuem para o aumento da oferta do tubérculo. Na comparação com a mesma semana de 2023, o produto segue com valor atual 12,18% maior, quando o averiguado foi de R$ 5,77/kg. Segundo análise do IPF-MT, o produto alcançou seu menor valor averiguado no ano e assim como os outros do hortifruti que oscilaram para menos, pode indicar uma tendência positiva para o consumo. A banana está em patamar mais equilibrado nestes primeiros meses do ano com os atuais R$ 9,87/kg. A queda no valor atual do fruto pode estar relacionada ao aumento da disponibilidade do produto nas gôndolas, ocasionado pela maior produtividade e oferta no período. Também na comparação anual, a banana permanece pela quarta semana consecutiva acima do valor médio encontrado no mesmo período do ano passado, de R$ 8,79/kg. No caso do tomate, também há queda, passando de R$ 12,10/kg para R$ 9,96/kg, o que pode ter relação com as questões do clima, que aumentaram a oferta da fruta, assim como a retração da demanda após os altos patamares das semanas anteriores, que pode ter afetado os preços observados nas gôndolas. O superintendente da federação conclui que “apesar do patamar mais baixo na semana, a atenção se volta para as variações do hortifruti e seu impacto sobre o preço da cesta e o comportamento do consumo na capital. Apesar dessas oscilações, alguns alimentos como a carne bovina, leite, feijão e farinha de trigo se mostram em patamar menor que no mesmo período de 2023, cenário que contribui para o consumo das famílias”.

TV Brasil abre transmissão da Série B com Operário x Avaí

A TV Brasil amplia ainda mais o espaço para o futebol na sua programação e vai transmitir os jogos da Série B do Brasileirão 2024, que começa hoje. A estreia será nesta sexta-feira (19), com a partida entre Operário (PR) e Avaí (SC), direto do estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, no Paraná, às 21h (horário de Brasília). Neste ano, 20 clubes disputarão o campeonato – que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas. Além do jogo de estreia, a emissora também exibe, neste fim de semana, o duelo entre Amazonas e Sport, sábado (20), às 17h. No domingo (21), a partida é entre Ponte Preta e Coritiba, às 18h. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade. A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF). Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública, que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade. Sobre a Série B Em 2024, a Série B terá 380 jogos e será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta. Disputam a competição os seguintes cubes: Amazonas (AM), América (MG), Avaí (SC), Botafogo (SP), Brusque (SC), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Goiás (GO), Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorozintino (SP), Operário (PR), Paysandu (PA), Ponte Preta (SP), Santos (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO). Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025. Agência Brasil

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu nesta sexta-feira (19) prazo de 15 dias para o Congresso se manifestar sobre o suposto descumprimento dos fundamentos da decisão da Corte que considerou inconstitucionais as emendas orçamentárias RP9, conhecidas como orçamento secreto. Pela decisão, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG), poderão enviar esclarecimentos à Corte. A presidência da República também foi intimada a se manifestar sobre o caso. O envio das informações não é obrigatório. “Intimem-se o requerente [PSOL], bem como os interessados, presidente da República, presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal e presidente da Câmara dos Deputados, para, querendo, no prazo de 15 dias, se manifestarem acerca do noticiado pelos amigos da Corte”, escreveu o ministro. A decisão de Flávio Dino foi motivada por uma petição enviada ao Supremo pelas organizações Contas Abertas, Transparência Brasil e a Transparência Internacional. Segundo as entidades, o Congresso descumpre a decisão tomada em 2022, quando o STF proibiu o orçamento secreto. Para as entidades, o Congresso continua utilizando indevidamente as emendas de relator na forma de “emendas Pix”, por meio de transferências individuais, com baixo controle de transparência sobre a aplicação dos recursos, descumprindo os fundamentos que consideraram o orçamento secreto inconstitucional. Após receber as manifestações, o ministro deverá decidir a questão. A data do julgamento não foi definida. Em dezembro de 2022, a partir de uma ação protocolada pelo PSOL, o STF entendeu que as emendas do orçamento secreto são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras dos recursos distribuídos pelas emendas de relator para cumprir a determinação da Corte. Agência Brasil

Bicudo-do-algodoeiro preocupa cotonicultores de Mato Grosso

A forte incidência do bicudo-do-algodoeiro em Mato Grosso, assim como na Bahia, maiores estados produtores de algodão do país, vem preocupando produtores e especialistas. O inseto é uma das principais pragas da cultura e chega a acometer até 90% das lavouras. Em Mato Grosso foram semeados 1,405 milhão de hectares com algodão na safra 2023/24, um crescimento de 16,84% em comparação ao ciclo passado. O aumento da área está ligado a um conjunto de fatores, principalmente, pela menor rentabilidade da cultura do milho, segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar das projeções otimistas, a atual temporada do algodão é considerada uma das mais desafiadoras devido às condições climáticas, com pouca chuva durante o plantio no estado e excesso, em alguns municípios, desde fevereiro, além da presença do bicudo-do-algodoeiro. A proliferação do bicudo-do-algodoeiro nesta safra, explica o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Roberto Rodrigues, foi ocasionada devido às populações tardias da safra anterior que se associaram a novas colônias, bem como condições climáticas adversas, que dificultaram o controle dessa praga. “Outros fatores agravantes estão atrelados ao aumento na área de cultivo de algodão no Brasil nesta safra e a sua alta capacidade de reprodução. Como resultado, todas as lavouras estão sendo impactadas pela evolução crescente do Bicudo-do-algodoeiro – inseto que ataca todo o ciclo reprodutivo da cultura, podendo comprometer a produção da lavoura quase que por completo se não tiver um manejo correto e eficiente”, ressalta Rodrigues. Cuidados são necessários O algodão é uma das principais commodities produzidas no Brasil, principalmente no Centro-Oeste, liderado por Mato Grosso (67% da produção) e oeste da Bahia (22% da produção), porém está presente em mais 16 estados brasileiros. No entanto, o manejo de pragas ainda é uma das principais preocupações do cotonicultor brasileiro e importante entrave na escalada rumo a uma maior produtividade. Para se ter uma ideia, para combater alvos como o bicudo-do-algodoeiro e o complexo de lagartas, pulgões e ácaros, os produtores fazem uma média de 26 aplicações de inseticidas durante o ciclo da cultura. Em seguida, vem o investimento em fungicidas, adotado por 100% dos agricultores, com uma média de oito aplicações por ciclo. Rodrigues lembra ainda que “as perdas causadas pelo ataque de pragas e doenças afetam não apenas os cotonicultores, mas também as pessoas que usam produtos à base de algodão. A falta de matéria-prima pode elevar o preço de uma infinidade de produtos, principalmente as roupas”. Para contribuir com o cotonicultor no controle dessa praga, a IHARA conta em seu portfólio com diversas tecnologias. Entre elas, o Chaser EW – solução inédita com ação inseticida e fungicida em um único produto – que emerge como uma estratégia para otimizar o manejo de pragas e doenças na lavoura ao possuir amplo espectro no controle de diversos alvos como bicudo-do-algodoeiro, ácaro rajado, ramulária e pulgão. Outro ponto forte dessa tecnologia é a ação anti-feeding, que paralisa a alimentação das pragas de forma imediata. O risco de resistência também é reduzido. “O Chaser EW possibilita que o cotonicultor simplifique o manejo, utilizando um único produto que une ação inseticida e fungicida para combater múltiplos alvos com muito menos aplicações, contribuindo assim para o aumento da produção e melhorando a qualidade da fibra do algodão”, explica o gerente de Marketing Regional da IHARA. Em ensaios realizados pelo Instituto Mato Grosso do Algodão (ImaMT), em lavouras da região, o Chaser EW apresentou alta eficácia no controle do bicudo-do-algodoeiro e no combate a ramulária. Outros ensaios foram conduzidos pela equipe de pesquisadores da IHARA em lavouras de Mato Grosso, Bahia e São Paulo, onde foram constatados resultados significativos no controle de outros alvos: ácaro rajado (81% de eficácia) e pulgão (93%), por exemplo. Na região de Rio Verde (GO), a tecnologia apresentou 70% na performance de combate ao ácaro rajado.

Cuiabá enfrenta o Grêmio neste sábado pela terceira rodada do Brasileirão

O Dourado em campo neste sábado (20), pela terceira rodada da Série A do Brasileirão contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre às 17h30 horário de MT. Com um jogo a menos na tabela, o time auriverde vai em busca dos primeiros pontos na competição nacional.  A preparação foi encerrada na manhã desta sexta-feira (19), com treinamento apronto no CT do Internacional, em Porto Alegre. A equipe desembarcou na noite desta quinta-feira (18), na capital gaúcha, vindo de Goiânia.  “Sabemos que não será fácil, mas estamos confiantes em nossa recuperação. Temos um grupo que trabalha muito e juntos vamos buscar um bom resultado”, disse o atacante Pitta.  Para o confronto, o auxiliar-fixo Luiz Fernando Lubel não conta com o lateral Ramon, o meia Max, o volante Filipe Augusto e o atacante Deyverson. A partida terá transmissão do Premiere para todo o país.