Homem de 38 anos é preso após ameaçar vizinha com armas e se esconder embaixo de caminhonete

Homem de 38 anos foi preso por ameaçar vizinha e por porte ilegal de armas de fogo, na noite de domingo (3), em Sinop (480 km de Cuiabá). Foram apreendidas três espingardas, uma pistola, uma faca e munições. O suspeito tentou se esconder dos policiais debaixo de uma caminhonete. Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar recebeu denúncia de uma mulher que afirmou ter sido ameaçada por um homem armado. Segundo a vítima, o suspeito seria seu vizinho e morava em uma casa aos fundos de sua residência, onde possuía outras armas de fogo. Os militares se deslocaram ao endereço informado e entraram em contato com a vítima, que indicou onde o suspeito residia. No local, a PM se deparou com dois homens, que não souberam informar o paradeiro do suspeito. Na continuidade das buscas, os policiais notaram uma movimentação estranha próxima de uma caminhonete e localizaram o suspeito escondido embaixo do veículo, com uma pistola de calibre .9mm em mãos. O homem foi detido e revelou onde estavam outras armas. Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Sinop, com o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências. (Com informações da assessoria)

“Estou muito feliz no PSB, mas se for pra ajudar eu estou pronto”, diz Beto Dois a Um sobre convite para voltar ao União

O deputado estadual Beto Dois a Um (PSB), afirmou nesta segunda-feira (4), que apesar de estar feliz com o convite feito pelo presidente do União Brasil, o governador Mauro Mendes, e o pré-candidato a prefeito de Cuiabá, deputado Eduardo Botelho, para retornar às fileiras do partido, defende que o comando do diretório do União na capital esteja com a deputada federal Gisela Simona. Na semana passada, Botelho pediu para que Beto voltasse para a sigla com o objetivo de ajudar a montar a chapa de vereadores, atuando no projeto dele ao cargo de chefe do Palácio Alencastro. “Recebi essa proposta de voltar a União Brasil com muito carinho, com o coração cheio de alegria, me sinto muito valorizado, muito querido, estou muito feliz no PSB, mas se for pra ajudar eu estou pronto. Vamos ver como vai ficar, mas volto a dizer, acho que o diretório municipal do União Brasil estaria em boas mãos com a deputada federal Gisela Simona, eu acho que seria fundamental”, destacou. Beto disse ainda que tem conversado com o presidente do seu partido, deputado estadual Max Russi, sobre o convite, mas ressaltou que se sente confortável no PSB. “Estou discutindo isso junto ao PSB, ao deputado Max, aos meus colegas do PSB, a ideia para que eu faça essa transição ao União Brasil. Eu não posso pensar somente em mim, é o momento de a gente pensar em conjunto, eu fui tão crítico com essa atual gestão [da Prefeitura de Cuiabá] e eu acho que todo mundo tem que se doar, tem que se entregar um pouco”, avaliou.

O líder solitário

FRANCISNEY LIBERATO O líder pode até ser solitário, mas deve se cercar de bons conselheiros. Exercer a liderança é para os mais fortes! O líder executa diversas funções e atividades, e para isso ele deve ser um colaborador completo e apoiar a sua equipe para buscar incessantemente o resultado.  Entretanto, para começar os trabalhos, o líder deve pensar sozinho as propostas e a filosofia de trabalho da entidade. Depois, poderá discutir com todos os envolvidos. Se for tomar uma decisão, sugiro que os envolvidos sejam comunicados. Se há problemas de relacionamento na organização, é da responsabilidade do líder superar essa situação. Se é para demitir, vá ele novamente assumir o posto. Se for para gerar mais resultados, o líder será o protagonista do assunto. O peso da responsabilidade e a carga mental e emocional estão sobre o líder. Tudo em uma organização gira em torno de interesses institucionais ou pessoais. Perceba os pontos elencados acima, o quanto o líder é um ser humano solitário? É preciso entender que ele é um ser humano como qualquer outro, que tem qualidades e limitações. E nem sempre as suas decisões e metodologia de trabalho agradarão a todos. Para isso, o líder precisa estar cercado de indivíduos confiáveis e justos, os quais lhe digam a realidade dos fatos, pois quando se está em um cargo de direção nem sempre se mostra perceptível a opinião dos colaboradores e dos demais dirigentes. Esses indivíduos precisam dizer a verdade nua e crua, sem meios-termos, devem ser transparentes com o líder, e não devem ter receio de ser prejudicados ou perseguidos por relatar fatos. Pessoas que não tenham medo de aborrecer ou ofender o líder, se for o caso. A escolha de pessoas confiáveis e leais, para o líder, deve ser com extrema cautela, uma vez que deverá ter cuidado de não permitir que bajuladores entrem nesse rol de indivíduos que lhe digam apenas o que quer ouvir, floreiem a realidade, não são confiáveis, o critiquem por trás, não se importam com você e têm apenas interesses próprios etc. A fim de evitar que ele seja ainda mais solitário e atraia pessoas não confiáveis a sua volta, ele deve prestar muita atenção sobre dois pontos: a vaidade, até certo ponto, é saudável, devido ao cuidado especial dispensado e ao desejo de sempre melhorar. O narcisismo, aquele que tem excesso de grandeza, está acima de todos, deturpador, antidemocrático etc., nesse caso deve-se se atentar para não fracassar. Você é líder? Já se sentiu solitário alguma vez? Se cerca de bons conselheiros? Saiba que se você decidiu assumir essa responsabilidade é porque você é capaz e pode fazer o seu melhor pelos seus colaboradores e empresa em que trabalha. Solitário, sim, mas sozinho, nunca!  FRANCISNEY LIBERATO – é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias. 

Entenda o porquê do número de casos de câncer de mama em mulheres jovens está aumentando

Rafael Sodré O câncer de mama é uma preocupação crescente entre mulheres jovens, como evidenciado por um aumento significativo nas taxas de incidência. Este fenômeno complexo é influenciado por uma interação multifacetada de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Geneticamente, a predisposição para o câncer de mama está associada a mutações em genes como BRCA1 e BRCA2. Portadores dessas mutações têm um risco significativamente aumentado de desenvolver câncer de mama ao longo da vida. Outros genes e variantes genéticas também estão sendo investigados por seu potencial papel na susceptibilidade ao câncer de mama em mulheres jovens. Ambientalmente, a exposição a agentes carcinogênicos, como produtos químicos industriais e poluentes ambientais, desempenha um papel na carcinogênese mamária. Estudos também sugerem uma ligação entre dieta inadequada, com alto consumo de gorduras saturadas e baixa ingestão de frutas e vegetais, e um maior risco de desenvolver câncer de mama. Fatores comportamentais, como o consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo e obesidade, também estão implicados no aumento da incidência de câncer de mama em mulheres jovens. Esses comportamentos podem modular a expressão gênica e influenciar processos biológicos que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama. Dados epidemiológicos destacam a magnitude desse problema de saúde pública. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, representando cerca de 25% dos casos de câncer em todo o mundo. No Brasil, são estimados mais de 66 mil novos casos a cada ano, com uma tendência de aumento devido ao envelhecimento da população e mudanças nos estilos de vida. A prevenção e detecção precoce são fundamentais para mitigar o impacto do câncer de mama em mulheres jovens. A conscientização sobre fatores de risco e a importância do autoexame e da mamografia são essenciais. Além disso, a pesquisa contínua é crucial para compreender melhor os mecanismos subjacentes ao aumento da incidência e desenvolver estratégias eficazes de prevenção e tratamento do câncer de mama em mulheres jovens. Rafael Sodré – é Diretor Técnico e Cirurgião Oncológico do Hospital de Câncer de MT. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias. 

Ela teve a palavra: Heroína Berta Cáceres fundou conselhos e organizações em apoio do seu povo

Rosana Leite Antunes de Barros Berta Isabel Cáceres Flores, nasceu em La Esperanza, em 04 de março de 1971, tendo sido assassina dois dias antes de completar 45 anos, em 2016. Foi ativista ambiental de Honduras e líder indígena.             Pertencia ao grupo étnico mesoamericano Lenca, em Honduras. Teve a inspiração na mãe, que foi prefeita, governadora, parteira e ativista em prol de refugiados de El Salvador. Se tornou defensora ferrenha do meio ambiente, motivo de arestas criadas, pois pressionou construtores de barragens em rios locais a retirá-las.             A heroína Berta Cáceres fundou conselhos e organizações em apoio do seu povo. Liderou campanhas que protestavam contra a extração ilegal de madeira, e também contra a plantação realizada através de pessoas escravizadas. Foi feminista e apoiadora incondicional dos direitos LGBTQIAPN+, incomodando muito pessoas que discordavam do enfrentamento a problemas sentidos por pessoas vulneráveis.             Cáceres, sem qualquer temor, aliás, característica de pessoas que enfrentam violências e preconceitos, investigou o financiamento de barragens por empresas que dominavam o mercado financeiro. O povoado de Lenca do Rio Branco a alertou quanto aos males que seriam trazidos à população com a construção de barragens: comprometimento do acesso à água, transporte de alimentos e materiais usados pela medicina, e demais cuidados ancestrais. O Rio Gualcarque, localizado no oeste de Honduras, e que estava sendo prejudicado, é considerado sagrado para a comunidade indígena Lenca. A ativista percebeu que a vida de muitas pessoas seria impactada, e se movimentou para que acontecesse um protesto, levando o fato para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Depois de um tempo, foi incluída pela própria Comissão Interamericana de Direitos Humanos na lista de pessoas amaçadas, por conta das inúmeras intimidações que estava recebendo. Na época afirmou: “O exército tem uma lista de assassinatos de 18 lutadores pelos direitos humanos com meu nome no topo. Eu quero viver, há muitas coisas que eu ainda quero fazer neste mundo, mas nunca considerei desistir de lutar pelo nosso território, por uma vida com dignidade, porque a nossa luta é legítima. Eu tomo muitos cuidados, mas no final, neste país, onde há total impunidade, eu sou vulnerável… Quando eles quiserem me matar, eles vão fazer isso.”             Berta sabia que se deixasse de enfrentar a violência hondurenha, que se intensificava diariamente, não conseguiria ver a democracia no local. Recebeu a maior honraria em homenagem a militantes em defesa da justiça socioambiental: o Prêmio Front Line Defenders, em 2015. Foi assassinada na madrugada de 2 para 3 de março em 2016, por homens que invadiram a sua casa.             Dois homens foram presos e condenados pela morte da ativista. Entretanto, as investigações apontaram pessoas que ocupam cargo de alto escalão, e que possuem poder financeiro, que, segundo consta, acabaram não respondendo pelo grave crime.             Berta enfrentou poderosos e lutou bravamente para defender os direitos do seu povo. Foi assassinada no mês de março, de tanta representatividade para as mulheres. Esse foi mais um daqueles crimes em que alguns “determinaram” o tempo que uma pessoa de tamanha importância para os direitos humanos deveria continuar vivendo. Mataram a mulher, mas a sua voz sempre ecoará. É dela: “Você tem a bala, eu tenho a palavra. A bala morre quando detonada: a palavra vive ao ser replicada.”                 Rosana Leite Antunes de Barros – é defensora pública estadual e mestra em Sociologia pela UFMT. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias. 

Afastado do cargo, Emanuel não pode frequentar a prefeitura nem deixar Cuiabá

Afastado do cargo nesta segunda-feira (4) por um período de seis meses, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também está proibido de entrar no Palácio Alencastro e outros órgãos municipais, além de não poder deixar Cuiabá sem autorização judicial. Emanuel foi afastamento do cargo de prefeito pelo período de seis meses (180 dias). A determinação é do desembargador Luiz Ferreira, do Tribunal de Justiça (TJMT). Luiz Ferreira atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Naco (Núcleo de Ações de Competências Originárias), assinado pelo promotor de Justiça Carlos Zarour. Conforme a decisão, Emanuel também não pode manter contato com os secretários municipais, agentes políticos e servidores públicos por qualquer meio, bem como com os demais alvos da decisão: o assessor-executivo de Governo Gilmar de Souza Cardoso, o ex-secretário de Saúde Célio Rodrigues da Silva e o ex-adjunto de Saúde Milton Corrêa da Costa. Além disso, terá que comparecer a todos os atos do processo para os quais for intimado e manter seu endereço atualizado nos autos. Gilmar, Célio e Milton também receberam as mesmas proibições que Emanuel. Veja as medidas impostas a Emanuel:   – Proibição de manter contato, por qualquer meio, de forma direta ou por interposta pessoa, com servidores e agentes políticos (secretários municipais) da Prefeitura de Cuiabá, bem como com Célio Rodrigues, Milton Corrêa e Gilmar Cardoso e seus familiares, e com as demais pessoas citadas na investigação e testemunhas do processo por qualquer forma, mesmo que através de interpostas pessoas; – Proibição de acesso e frequência às dependências da sede e eventuais órgãos descentralizadores da Prefeitura de Cuiabá e das empresas envolvidas; – Dever de manter seu endereço atualizado nestes autos; – Comparecimento a todos os atos do processo para os quais for intimado; – Proibição de se ausentar da comarca sem prévia comunicação ao juízo processante; – Suspensão do representado do cargo de prefeito de Cuiabá, sem prejuízo de sua remuneração, pelo prazo de 180 dias ou enquanto interessar à persecução. Líder e articuladores Os quatro são acusados de integrar uma organização criminosa com objetivo de saquear os cofres da Saúde da Capital. O Naco apontou que ao longo da gestão de Emanuel diversas operações foram deflagradas a fim de desarticular esquemas na Saúde. O Naco aponta Emanuel como líder da organização criminosa, Gilmar Cardoso atuaria como o articulador operacional e Célio Rodrigues e Milton Correa como articuladores empresariais.  “Destacam que os representados detêm influência no aparato policial estadual e federal, de forma a tentar obter dados sigilosos e até mesmo interferir nas investigações em andamento, o que a torna uma organização criminosa especialmente periculosa, razão pela qual a permanência de Emanuel Pinheiro no cargo põe em risco a eficácia e o resultado concreto da persecução e da ordem pública”, consta em um trecho da decisão. Uma investigação policial levantou a relação entre os esquemas investigados em operações das quais a gestão Emanuel foi alvo. O relatório, concluído no dia 15 de fevereiro, citou a Operação Sangria, as três fases da Curare, deflagradas pela Polícia Federal, e a Overpriced. “Após o trabalho foi possível identificar conduta similares, nas quais alguns agentes tinham atuação repetidas em investigação de fatos diferentes, forma de atuação e sustentação política e econômica que dava alicerce à mencionada organização criminosa”, diz a decisão.  

Orquestra CirandaMundo inicia temporada 2024 com concerto nesta quarta-feira

A Orquestra CirandaMundo inicia a temporada artística de 2024 nesta quarta-feira (6), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O concerto apresenta um repertório com músicas latino-americanas, brasileiras e mato-grossenses, além de compositores clássicos. Os ingressos custam R$ 2 mais um quilo de alimento não perecível. O maestro Murilo Alves explicou que a temporada artística deste ano terá apresentações das séries Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, contemplando desde a música popular, sertaneja, rock e a música coral mato-grossense. “Nossa orquestra transita bastante por esse universo do repertório popular, especialmente da música brasileira. Teremos, por exemplo, músicas de Dominguinhos, Guinga e Villa-Lobos, além de compositores como Bedrich Smetana e Georges Bizet”, afirmou. A apresentação disponibiliza audiodescrição e intérprete de Libras para acessibilidade de pessoas com deficiência. Ainda este ano, o Instituto Ciranda planeja a realização de um festival, com participação dos alunos da instituição e músicos mato-grossenses. O evento está previsto para julho. “Temos uma parceria de longa data com o Instituto Ciranda, pois reconhecemos a importância cultural e social da instituição para promover cidadania por meio da música. Com certeza esta será mais uma temporada artística de muito sucesso, com apresentações que contemplam a cultura regional e com ingressos acessíveis a todos”, destacou o secretário Jefferson Neves.  Instituto Ciranda Criado em 2003, o Instituto Ciranda desenvolve ações nas áreas de educação e cultura e utiliza a música como ferramenta de cidadania. São mais de 800 alunos atendidos pelos projetos nos polos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS). Além de aulas práticas, também são ofertados conteúdos teóricos, métodos e partituras. A instituição conta com três orquestras para aprendizes em diferentes níveis: Cirandinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo. Nesses 20 anos de atuação, são mais de 20 mil alunos, e hoje muitos atuam profissionalmente em orquestras, escolas e outras organizações musicais no Brasil e o mundo. (Com informações da Assessoria) Serviço Orquestra Ciranda Mundo – Concerto de Abertura da Temporada 2024 Data: 06.03 Local: Cine Teatro Cuiabá  Horário: 20h00 Valor: R$ 2,00 + 1kg de alimento não perecível Ponto de troca dos ingressos: sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá Outras informações pelo site: https://www.institutociranda.org.br e Instagram: @institutociranda

Nova empresa deve assumir lugar da MedTrauma nesta semana afirma conselheiro

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Guilherme Maluf, disse que uma nova empresa deve assinar com a Prefeitura de Cuiabá nesta semana para assumir o atendimento ortopédico nos hospitais municipais de Cuiabá (HMC) e São Benedito. Em entrevista nesta segunda-feira (4), Maluf, disse ainda que este contrato será restrito a consultas e cirurgias. Representantes da empresa se reuniram com Maluf e o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, e a proposta apresentada agradou os executivos da entidade.  A MedTrauma respondia pelos atendimentos ortopédicos, além da venda de órteses e próteses. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) interrompeu o vínculo com a empresa após denúncias do Fantástico, da TV Globo, por superfaturamento. Maluf apoiou a suspensão.  “Nós estamos acompanhando sim. Obviamente, achei a decisão acertada por mais que traga alguma dificuldade inicial na troca desse contrato e nós vamos acompanhar de muito perto essa decisão. Já tem uma outra empresa que se reuniu conosco e o presidente Sérgio Ricardo trazendo uma proposta para dar início aos trabalhos. Nós concordamos com o que foi trazido para essa reunião”, afirmou Maluf. Para evitar que se repita a situação, o vice-presidente afirmou que o TCE-MT defende que haja a separação entre as contratações de serviços médicos com os de órteses e próteses. A empresa cujas negociações estão avançadas aceitou essa formatação. A Corte de Contas tem pressa em celebrar o contrato, pois os atendimentos estão parados nos dois hospitais.  “Nós já temos uma empresa na iminência de começarmos um novo contrato que vai solucionar essa dificuldade com mais segurança, corrigindo os erros do passado, quando trouxeram dentro da licitação próteses e órteses. Dessa vez, é só mão de obra médica. Então, estamos muito atentos a essa questão. Essa semana, já queremos dar início a essas cirurgias que estão sendo represadas”, esclareceu Maluf. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, Luiz Fernando (Republicanos), também participou da reunião com Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo. Segundo o vereador, outras duas empresas também estão em conversação com a Secretaria Municipal de Saúde para participar do certame.  “Conversei ainda na semana passada com o secretário Deiver Teixeira por telefone questionando essa situção pois ortopedia é uma necessidade básica que ela não pode faltar nos hospitais de Cuiabá. Já foi aberta uma licitação, está em andamento para que ocorra nos próximos dias para que haja a saída da MedTrauma dos hospitais e a entrada de uma nova empresa (…) Sei que pelo o que me falou existem três emrpesas que participariam desse certame”, revelou Luiz Fernando.  Maluf confirmou a participação do vereador na reunião e disse que o novo contrato não precisa ser em um valor menor que o da MedTrauma, apenas diferir a prestação de serviço com a venda de materiais e não contratar médicos que já estão vinculados ao município.  “O vereador Luiz Fernando estava presente e havia preocupação sobre a quantificação desse contrato. E nós temos consciência de que esse número não precisa ser inferior ao contrato que estava sendo praticado. Mas nós temos que observar duas situações muito importantes: eles não podem estar vinculados  mão de obra médica com a de OPME, isso é algo que não bate”, disse o conselheiro. Maluf ainda complementou que haverá rigor no controle. “O controle vai exercer sim uma pressão negativa, caso insistam e ter essa questão associada. Mão de obra de um lado, aquisição de OPME de outro lado. Não pode haver sobreoposição na contratação dos médicos, médicos que já são contratados sendo recontratados novamente. Isso o Tribunal vai estar observando essa questão de sobreposição de carga horária”, encerrou o vice-presidente. 

Professora de MT que participou de atos golpistas de 8 de janeiro é condenada pelo STF a 14 anos de prisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a professora mato-grossense Maria do Carmo da Silva a 14 anos de reclusão pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Voto vencedor foi o do ministro relator, Alexandre de Moraes. Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin chegaram a concordar com a hipótese de que Maria do Carmo fosse condenada, mas divergiram da dosimetria. Luis Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques divergiram integralmente do relator.  De acordo com os autos, Maria do Carmo da Silva passou quase dois meses acampada em Brasília, na porta do Quartel General do Exército, expressando descontentamento com o resultado legítimo das eleições presidenciais.  Em depoimento, a professora declarou que não concordava com as pautas do candidato eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), como a ‘ideologia de gênero nas escolas, liberação das drogas e aborto’.  A professora também chegou a confessar que invadiu o Palácio do Planalto, mas alegou que o fez para se proteger das bombas de efeito moral e negou que tenha participado de atos de depredação no interior do prédio.  Maria do Carmo da Silva foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.  Além dos 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção, a professora foi submetida a indenização por danos morais no valor de R$ 30 milhões.

Cuiabá contrata Rafael Fernandes como gerente das categorias de base

O Cuiabá anunciou na manhã desta segunda-feira (4), a contratação de Rafael Fernandes como gerente geral da base do Cuiabá. O profissional de 41 anos estava no Sport-PE antes de assinar com o Dourado e chega com a missão de coordenar toda a estrutura de base do time auriverde, que tem no calendário de 2024 competições estaduais, regionais e nacionais em praticamente todas as categorias. No ramo do futebol desde 2010, Rafael foi atleta da base entre 1992 e 1998. Formado em Ciências Humanas e pós-graduado em gestão profissional de futebol, iniciou a carreira como executivo em 2014 no Internacional. Depois, trabalhou no Figueirense, Vila Nova-GO, ABC-RN, Ferroviária-SP, Juventude-RS e Sport. “Extremamente motivado para assumir esse cargo, estava em um clube da Serie B e conseguimos fazer tudo, construímos tudo do zero e a base do Sport hoje está consolidada. Aqui no Cuiabá temos calendário o ano inteiro, possibilidades infinitas para os profissionais. É um clube extremamente competente no que vem fazendo, que teve um crescimento rápido e muito forte no cenário nacional. A categoria de base não pode ficar atrás, precisamos seguir os mesmos passos, e já vem sendo um feito um grande trabalho. É o futuro do clube, ter a base cada vez mais forte para revelar jogadores de alto nível para o profissional”, disse Rafael. Com selo de clube formador da CBF desde 2022, o Dourado tem investido pesado para potencializar a base com melhorias na estrutura física e também dos profissionais envolvidos. Atualmente, o Cuiabá oferece todas as condições técnicas, educacionais e médicas para o desenvolvimento e evolução da base. “Eu chego para gerenciar processos, organizar, melhorar e ampliar a estrutura, coordenar as comissões técnicas, sempre em uma linha crescente. Mato Grosso é um celeiro, quando trabalhava em outros clubes eu vinha muito para cá para captar jogadores. Não tem lógica o Cuiabá perder jogadores para outros estados. Vamos mapear, dar oportunidade, formar profissionais locais. Não tem porque buscar atletas em outros lugares. Vamos revelas jogadores daqui, com identidade, valorizando a nossa região”, destacou. Entre os campeonatos no calendário da base estão o Brasileiro Sub-20, Brasileiro Sub-17, Brasileiro Sub-15, Copa do Brasil Sub-20, além dos estaduais e demais torneios regionais. “Nosso calendário é forte, vamos atuar contra os principais clubes do país, sempre fortalecendo para ir em busca do desempenho e resultado”, finalizou Rafael. Formação O principal exemplo de formação de atletas no Dourado é o lateral-esquerdo Rikelme, convocado para a disputa do Pré-Olímpico 2024 pela Seleção Brasileira. Natural de Cuiabá e formado integralmente pelo Dourado, foi destaque na conquista do Brasileirão de Aspirantes de 2022 e nas boas campanhas na Copa São Paulo e no Campeonato Brasileiro Sub-20 no ano passado, antes de ser promovido ao grupo profissional e se tornar um dos expoentes do time em 2023. O projeto do Cuiabá para os próximos anos é aprimorar ainda mais o processo de formação, promovendo cada vez mais atletas de qualidade ao elenco profissional – atletas nascidos em Mato Grosso e formados na base do Dourado, aumentando a identidade do clube com o estado e a ligação dos jogadores com o clube. “Estamos investindo cada vez mais na estruturação física e humana das nossas categorias de base, e nosso foco é captar e formar atletas mato-grossenses. Temos o Rikelme como maior exemplo. Sabemos que um jogador local, formado em casa, tem uma identificação muito mais forte com o clube e com o estado. Queremos representar nosso povo e formar cada vez mais ídolos para orgulhar Mato Grosso”, afirmou Cristiano Dresch, presidente do Dourado.