Maysa diz que deve apoiar Botelho ou Abilio na disputa pela Prefeitura de Cuiabá

A vereadora de Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (29) que os pré-candidatos à prefeitura da capital com quem ela mais se identifica para uma compor uma chapa são os deputado estadual Eduardo Botelho, do União Brasil e o deputado federal Abílio Brunini, do Partido Liberal (PL). “Eu acredito que nesse cenário que temos hoje, ou vai para o lado do Botelho ou vai para o lado do Abílio”, disse. Segundo a vereadora, o partido tem mantido conversas com o União Brasil em busca de uma nova dobradinha, a exemplo do que ocorreu nas eleições do governo do Estado, em 2022. À época, a coalizão formada por União Brasil e Republicanos teve o governador Mauro Mendes na cabeça de chapa e Otaviano Pivetta como vice. Maysa afirmou ainda que o “repeteco” é um desejo do próprio Otaviano. No entanto, ela ressaltou que há outras vontades dentro do seu partido, como a do deputado Diego Guimarães, de concorrer à prefeitura. “O partido não está fechado, sacramentado, porque a gente depende de uma reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta e o diretório. Essa reunião ainda não aconteceu, mas obviamente que há um desejo principalmente do vice-governador de manter a dobradinha União Brasil-Republicanos”, disse. Em meio às negociações, Maysa contou que o presidente do Republicanos, Eduardo Magalhães, esteve reunido com o pré-candidato Abílio avaliando a possibilidade do partido fazer uma coligação.

Corregedoria dos Bombeiros indica coronel para conduzir inquérito morte de aluno

A Corregedoria Geral do Corpo de Bombeiros informou que o coronel Dércio Santos da Silva será o responsável por presidir o inquérito para investigar a morte do aluno soldado Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que morreu em função de um afogamento na última terça-feira (27), durante um curso de formação na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.  O oficial terá 40 dias para concluir a investigação, que ainda poderá ser prorrogada por mais 20 dias. Porém, caso seja feita a prorrogação, o coronel terá que solicitar a ampliação de prazo antes do vencimento inicial. O prazo começará a ser contado a partir da abertura do inquérito. À imprensa, Cleuvimar Veloso, pai da vítima, disse que está vindo para Cuiabá na próxima segunda-feira (4) para auxiliar de alguma forma na investigação sobre a morte de seu filho. A morte Segundo as informações apuradas, veloso estava realizando um procedimento de resgate. Ele já havia feito alguns treinamentos na lagoa. Durante a aula, realizada na manhã de terça-feira, o aluno pegou um “flutuador” e foi questionado se tinha condições de finalizar a atividade. Em certo momento, Veloso acabou afundando na água e foi resgatado. Foi apontado que pouco antes de se afogar, o jovem teria reclamado que sentia falta de ar. O militar foi levado para uma unidade médica e diversas manobras de reanimação foram realizadas, porém sem sucesso. Após a morte de Lucas, alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros discutiram a morte de Lucas em um grupo do WhatsApp e um deles sugeriu que a vítima levou um “caldo”, quando a cabeça é afundada na água para testar resistência. Outros alunos chegaram a afirmar que viram parte da ação, mas só irão falar sobre o caso na Justiça.  LAUDO PRELIMINAR O laudo preliminar apontou que Lucas morreu por afogamento durante o treinamento. Foram identificados, nesse primeiro momento, duas lesões características de afogamento: os cogumelos de espuma e as manchas de paltauf. Os achados afastam, inicialmente, a hipótese de que Veloso tenha sofrido mal súbito, como foi divulgado nas primeiras horas após sua morte. 

‘Duna – Parte 2’ e ‘O Reino Gelado – A Magia Continua’ estreiam nos cinemas de Cuiabá e VG

O filme de ficção científica mais esperado pelos cinéfilos, “Duna: Parte 2”, estreou nos cinemas de Cuiabá e Várzea Grande, nesta quinta-feira (29). Além disso, também chegou às telonas a animação “Reino Gelado: A Magia Continua”. Em “Duna: Parte 2”, Paul Atreides (Timothée Chalamet) se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Uma jornada espiritual, mística e marcial se inicia. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, Paul deve evitar um futuro terrível que só ele pode prever. No longa, “Reino Gelado: A Magia Continua”, a trama conta a história sobre a Rainha da Neve que manda os Espíritos Congelados espalharem gelo por toda a cidade. Sua irmã, Gerda, enfrenta vários obstáculos para salvar o irmão Kai e desvendar o mistério do sumiço de seus pais. E para quem ainda não conseguiu um tempinho para ir ao cinema ver os filmes que lançaram nas últimas semanas, continuam em cartaz: “Pobres Criaturas”; “Madame Teia”; “Bob Marley: One Love”; “Ferrari”; “Zona De Risco”; “Todos Menos Você” e “Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – To The Hashira Training”. “Duna: Parte 2”   Sinopse: Paul Atreides se une a Chani e aos Fremen em uma guerra de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Diante de uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele se esforça para evitar um futuro terrível que só ele pode prever. “Reino Gelado: A Magia Continua”   Sinopse:  Ao desejar criar um novo mundo no qual o vento polar esfrie as almas humanas, a Rainha da Neve cobre o planeta com gelo e ordena a destruição de todas as artes. De acordo com as previsões de um espelho mágico, a última ameaça aos seus planos está no mestre vidreiro Vegard, cujos espelhos refletem não apenas a aparência, mas também as almas das pessoas. Então, o vento polar sequestra Vegard e sua esposa Una, deixando seus filhos Kai e Gerda para trás. O tempo passa e os servos da Rainha acabam capturando também Kai, acreditando que o garoto seja o sucessor de seu pai. Mas sua irmã Gerda, agora uma garota muito corajosa, não vai deixar isso barato e encara todos os obstáculos ao lado de seus novos amigos para salvar o irmão e voltar a aquecer os corações das pessoas.

Polícia Civil prende quarto integrante de associação criminosa especializada em golpes na capital

O quarto integrante de uma facção criminosa especializada em crimes de estelionato alvo da Operação Novo Milênio teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (29), em ação da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá. O suspeito, de 26 anos, considerado foragido da Justiça, estava com mandado de prisão preventiva expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital desde o mês de dezembro de 2023, quando foi deflagrada a Operação Novo Milênio, que desarticulou um escritório de golpes, localizado no bairro do mesmo nome, em Cuiabá. No momento em que foi abordado pelos policiais da Delegacia de Estelionato, o suspeito estava conduzindo um veículo Toyota Corolla, que foi apreendido junto a dois aparelhos celulares de sua propriedade. O preso foi conduzido à Delegacia Especializada de Estelionatos e após as formalidades do cumprimento do mandado de prisão preventiva, foi encaminhado à Audiência de Custódia, no Fórum da Capital. Seus três comparsas, presos no final do ano, na Operação Novo Milênio, continuam presos preventivamente. Já há ação penal em curso. Investigações A investigação, coordenadas pelo delegado Marcelo Martins Torhacs, iniciou após o recebimento de várias denúncias de que os investigados integravam associação criminosa atuante na prática de golpes utilizando de plataforma de anúncios. Segundo as informações recebidas pela Delegacia, os suspeitos, sem trabalho lícito, dedicavam-se exclusivamente à atividade criminosa e obtinham ganhos ilícitos expressivos, com os quais adquiriam imóveis, veículos e ostentavam em redes sociais. Os veículos apreendidos em poder dos investigados, entre eles uma caminhonete Toyota Hilux, um Toyota Corolla e um Honda City, foram sequestrados judicialmente, sendo sua utilização, pelas Forças de Segurança, autorizada pelo Juízo competente, após representação da Polícia Civil. “As investigações atualmente buscam não apenas identificar e prender os autores dos crimes, mas localizar e arrecadar os ativos que obtiveram com a prática dos crimes, buscando descapitalizá-los e garantir o ressarcimento de vítimas. Enquanto a alienação dos bens não acontece, buscamos autorização judicial para utilização dos veículos apreendidos pela Polícia”, destacou Marcelo Torhacs.  

Lula defende manutenção de zona de paz na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (29), a manutenção da América do Sul como uma zona de paz. Lula fez declaração à imprensa após reunião com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante sua visita a Georgetown, capital do país vizinho. “A nossa integração com a Guiana faz parte da estratégia do Brasil de ajudar, não apenas no desenvolvimento, mas trabalhar intensamente para que a gente mantenha a América do Sul como uma zona de paz no planeta terra. Nós não precisamos de guerra, a guerra traz destruição de infraestrutura, traz destruição de vidas e traz sofrimento. A paz traz prosperidade, educação, geração de emprego e tranquilidade aos seres humanos. Esse é o papel que o Brasil pretende jogar na América do Sul e no mundo”, disse Lula. Guiana e Venezuela disputam o território de Essequibo e já se comprometeram a não usar a força na resolução do conflito. O acordo foi assinado em dezembro de 2023, após mediação de organismos regionais e de outros países, incluindo o Brasil. Na declaração desta quinta-feira, ao lado do presidente guianês, Lula não mencionou diretamente a disputa por Essequibo, mas disse que agradecerá ao primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, por ser o “coordenador das conversas entre a Guiana e a Venezuela”. Hoje, Lula viaja para Kingstown, capital do país caribenho, para participar, nesta sexta-feira (1º), da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Gonsalves é presidente pro-tempore da Celac. “Espero que a gente tenha uma reunião da Celac produtiva, harmoniosa e que todos nós saiamos de lá falando em paz, prosperidade, alegria, amor, e não em ódio”, disse. Integração e investimentos Lula desembarcou na Guiana nesta quarta-feira (28) para participar do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Durante seu discurso, ele destacou as agendas em comum do Brasil com os países da região e prometeu abrir rotas de conexão e ampliar a parceria. Hoje, o presidente brasileiro reafirmou o compromisso e disse que projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também contemplam a integração do continente, “com o objetivo de chegar [abrir rotas do Brasil e de outros países da região] ao [Oceano] Pacífico e diminuir em 10 mil quilômetros a distância do nosso comércio com a China, Japão e outros países”. Ontem, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que faz parte da comitiva presidencial, apresentou aos governos vizinhos o plano Rotas da Integração Sul-Americana. Chamada Ilha das Guianas, a rota 1 do plano é justamente a que ligará as Guianas com o norte do Brasil. Lula ainda quer discutir com autoridades e empresários guianeses a possibilidade de parcerias e novos investimentos em áreas como infraestrutura, segurança alimentar, cooperação fronteiriça, transporte aéreo e rodoviário, comércio, energia e mudança do clima. Ele lembrou que a Guiana faz parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e tem projetos de remuneração por serviços ambientais. “Com a mesma preocupação do Brasil, a Guiana está fazendo um esforço incomensurável para cuidar das suas florestas. E, por isso, convidei o presidente Irfaan Ali para participar da reunião climática no Brasil do G20, para que eles possam expor a monetização que eles estão fazendo sobre a preservação da floresta da Guiana”, disse. Até novembro, o Brasil está na presidência do G20, grupo que reúne os 19 países mais ricos do mundo além a União Europeia e da União Africana. Ainda, o presidente brasileiro incentivou os guianeses a preparar uma missão empresarial ao Brasil para mostrar as oportunidades de investimento no país vizinho em mineração, energia, petróleo, agricultura e na questão climática. “Há um vasto campo de interesse de empresários brasileiros para fazer investimentos na Guiana. E há interesse da Guiana que esse processo de integração permita que a Guiana possa ter acesso aos produtos agrícolas brasileiros, sobretudo a partir do seu vizinho mais próximo, o estado de Roraima [no Brasil]”, acrescentou Lula. Durante a estadia na Guiana, Lula também se reuniu com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e teve um encontro trilateral com o presidente guianês e o presidente do Suriname, Chan Santokhi. Celac Ainda nesta quinta-feira, de Georgetown, o presidente segue para Kingstown, em São Vicente e Granadinas, para a cúpula da Celac. Apesar de ser um dos países fundadores da Celac, o governo anterior do Brasil deixou a comunidade, composta por 33 países. A reintegração ao bloco foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula no início de 2023, ao assumir o terceiro mandato. Agência Brasil

Transações via DOC e TEC deixam de existir nesta quinta-feira

Após quatro décadas de existência, o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) acaba nesta quinta-feira (29). A partir de hoje, as ordens deixam de ser processadas, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas. Em 15 de janeiro, as instituições financeiras haviam encerrado as emissões e os agendamentos, mas as transferências agendadas até 29 de fevereiro ainda estavam sendo executadas. Além do DOC, está sendo encerrada nesta quinta-feira a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso. Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois. Estatísticas Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período. Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações. Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada. Agência Brasil

Cuiabá vai enfrentar Porto Velho-RO pela Copa Verde na Arena Pantanal

O Dourado vai enfrentar o Porto Velho-RO na segunda fase da Copa Verde, na Arena Pantanal, em data ainda a ser confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entre os dias 6 ou 13 de março. A definição do confronto saiu na tarde desta quarta-feira com a vitória do time de Rondônia nos pênaltis sobre o Anápolis-GO por 5 a 4.  Melhor rankeado na CBF, o Cuiabá tem o direito de jogar em casa contra o Porto Velho-RO em duelo único pela classificação. A partir das quartas de final, os confrontos serão disputados em partidas de ida e volta. Bicampeão da Copa Verde, o Cuiabá vai em busca do terceiro título da competição regional. Em 2015 e 2019, o Dourado venceu o Remo e Paysandu, respectivamente, em jogos memoráveis para levantar a taça.

Mauro, Jayme e Fabio são eleitos para Diretório Nacional do União Brasil

O governador Mauro Mendes, o senador Jayme Campos e o deputado federal Fabio Garcia foram eleitos como novos membros do Diretório Nacional do União Brasil. Eles tiveram os nomes confirmados nesta quinta-feira (29), quando os delegados da sigla escolheram o advogado Antônio Rueda como novo presidente nacional do partido. Mauro e Fabio, além de integrarem o diretório nacional, foram eleitos como novos integrantes da Comissão Executiva Nacional do União Brasil, órgão máximo de direção da sigla, responsável por tomar decisões a respeito de grande parte dos assuntos relacionados à administração partidária. Os três estiveram em Brasília para participar do processo eleitoral do União Brasil, concluído com a eleição de Rueda.

Rodriguinho diz ter se assustado com repercussão no BBB 24 e fala sobre ‘medo de ser cancelado’

Rodriguinho ainda está se adaptando à realidade após quase 50 dias confinado no BBB 24. Eliminado na última terça-feira (27), o cantor falou à Quem nesta quinta sobre a repercussão das polêmicas que criou durante seu tempo na casa mais vigiada do Brasil. O ex-membro do grupo Os Travessos confessou que não estava esperando a repercussão de suas falas no reality. “Me assustei, sim, com a projeção que as coisas tomam aqui fora, que são muito maiores do que a gente pensa. É engraçado você ser pego de surpresa – eu já passei por isso algumas vezes na minha vida, na minha carreira – e estou vivendo uma coisa muito maior do que já passei”, disse. O pagodeiro completou que está na torcida pela vitória de Pitel, e garantiu não ter medo do cancelamento: “Não, nunca tive”. O membro do Camarote do Big Brother Brasil foi eliminado com 78,23% dos votos, e virou assunto nacional ao fazer comentários sobre a compulsão alimentar de Yasmin Brunet. Dentro da casa, ele também travou embates com o baiano Davi, e fez alianças com Fernanda e Pitel. Gshow

Inscrições para SER Família CNH Social começam no dia 11 de março

O Governo de Mato Grosso regulamentou, nesta quinta-feira (29), o Programa SER Família CNH Social que concederá gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixa renda, garantindo a inclusão social. O decreto será publicado hoje. As inscrições para solicitar acesso ao benefício iniciam no dia 11 de março, em um formulário que será disponibilizado no site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O governador Mauro Mendes destacou que serão custeadas 100% das taxas de emissão aos beneficiários que se enquadrarem nos critérios do programa.   “A população de baixa renda inscrita no CAD Único poderá tirar sua carteira de habilitação sem pagar nenhum centavo. A pessoa vai acessar este sistema e ter a gratuidade de todas as taxas que são cobradas para a emissão da carteira”, afirmou o governador Mauro Mendes.  A primeira-dama Virginia Mendes explicou que a estimativa é atender 10 mil pessoas em 2024 e proporcionar condições para que possam exercer o direito de mobilidade de forma segura e responsável, além de qualificação para o mercado de trabalho formal. “O Ser Família CNH Social também irá ajudar quem mais precisa a ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Essa iniciativa vai contribuir para que essas pessoas possam ter um salário melhor e assim ajudar as suas famílias”, ressaltou a primeira-dama.  Além de estar inscrito no CAD Único, é exigido que o candidato tenha mais de 18 anos, saiba ler e escrever e more em Mato Grosso há pelo menos um ano.  Os beneficiados com o programa não irão pagar as taxas de emissão e nem os custos de despesas referentes aos exames de saúde e cursos teórico e prático necessários para a obtenção da CNH.  A avaliação dos inscritos e seleção dos beneficiários serão feitas pela Setasc. A lista dos candidatos será encaminhada para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o atendimento.  O projeto de lei foi proposto pelo deputado estadual Cláudio Ferreira.  Taxas gratuitas  Os beneficiados com o programa não pagarão as seguintes despesas relacionadas ao processo de obtenção da primeira CNH: exame de aptidão física e mental ou junta médica; exame de avaliação psicológica; exame teórico, reexame teórico; exame prático de direção veicular; reexame prático de direção veicular, e demais taxas referentes à abertura de requerimento, coleta de fotos, lançamento de frequência de curso teórico e de confecção da CNH nas categorias A ou B. No caso dos reexames, é permitido somente um por beneficiário.