Sargento Vidal denuncia invasão em de “Santuário”

O vereador Sargento Vidal (MDB), conhecido por ser ativista da causa animal, utilizou suas redes sociais para relatar que o seu abrigo de animais, chamado de “Santuário”, foi invadido por dois bandidos armados na noite deste domingo (14). Diversos cachorros e gatos foram soltos e levados do local, situado na comunidade Morrinhos, em Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá). No relato o parlamentar conta que caseiro foi rendido, amarrado e ficou sob o domínio dos criminosos por cerca de duas horas. Enquanto o homem estava contido, a dupla começou a soltar diversos cachorros e gatos que estavam sendo cuidados no abrigo. Ainda segundo Vidal, havia mais de 50 filhotes de cachorro no local. Desses, ao menos 30 foram levados pelos bandidos. O vereador relatou ainda que encontrou um dos filhotes morto e com a cabeça amassada, provavelmente em decorrência de ferimentos causados por golpes de paulada. “Uma covardia sem tamanho. Além de soltar diversos animais e levá-los, encontramos cãezinhos mortos, ao que tudo indica, por pauladas na cabeça. Eu trabalho com respeito aos animais, diversos resgates, castrações e milhares de quilos de rações entregues. Querem entrar na causa, trabalhem por ela, não tentem me atingir, porque acertam os animais inocentes. E isso é covardia”, disse. Veja vídeo:  

Juiz prorroga prazo para empresa desocupar a Salgadeira

O juiz Francisco Ney Gaíva, da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, prorrogou por mais 30 dias o prazo para a empresa LB Steak House Ltda, que tinha a concessão do Complexo da Salgadeira, desocupar o imóvel.  A empresa tinha até esta segunda-feira (15) para sair do local, que passará a ser administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).   O Estado rescindiu o contrato com a empresa em agosto do ano passado por “descumprimento reiterado” de cláusulas contratuais. Foi feito um acordo de entrega amigável do imóvel com data limite até 15 de janeiro de 2024.   A empresa alegou, no entanto, que o prazo estipulado no acordo “mostrou-se insuficiente para a desocupação do imóvel, considerando as peculiaridades dos negócios que ali funcionam”.   Na decisão, o magistrado citou a interdição da Rodovia Emanuel Pinheiro, na região do Portão do Inferno, como um dos obstáculos para a saída da empresa do local. “No entanto, diante das peculiaridades do caso concreto, mormente quanto à interdição da Rodovia Emanuel Pinheiro, em razão do período de chuvas, e o transporte dos equipamentos essenciais à atividade, evidencia-se nessa quadra de cognição sumária a impossibilidade de adimplir o pactuado até a data estipulada”, escreveu o magistrado.   Também ressaltou que o acordo prevê a prorrogação do prazo de desocupação. A LB continuará responsável pela manutenção do Complexo até a saída do local.  “No termo de acordo acima mencionado restou estipulado expressamente que o prazo pode ser prorrogado por conveniência das partes, mantendo a concessionária, durante o período, as atividades regulares e a manutenção do Complexo até a entrega”, decidiu. 

Estudantes de Cuiabá já podem solicitar ou renovar o Passe Livre

A  Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) orienta aos estudantes de Cuiabá que já podem solicitar ou renovar o Passe Livre  no transporte coletivo. Para os alunos que vão solicitar o benefício pela primeira vez é preciso preencher o formulário disponível no site MTU (www.amtu.com.br link cadastro estudantil). Em seguida, levá-lo até a escola matriculada para assinatura e carimbo do diretor da instituição. Depois deve ser entregue na Loja da MTU, localizada na Rua Joaquim Murtinho, no Centro de Cuiabá, juntamente com documentos pessoais do estudante (RG e CPF) e comprovante de endereço em nome do beneficiado ou responsável.  O aluno já sai com o cartão pronto sem pagar nada pela primeira via. Aqueles alunos que já possuem o Passe Livre a orientação é que no ato da matricula, deve apresentar o Cartão Estudantil na secretaria da escola para vincula-lo ao sistema online da MTU, junto a uma grade curricular do novo ano letivo. É necessário que o aluno faça diariamente a validação do cartão estudantil na maquina instalada na unidade de ensino matriculado. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte. Todos os estudantes matriculados na rede pública (municipal, estadual e federal) ou rede privada de ensino têm direto ao passe livre, conforme determina a Lei  nº 4.141 de 14 de dezembro de 2001, alterado pela Lei nº4.727 de 10 de janeiro de 2005. Os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59. Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade fora desses horários deve ser informada a MTU através da grade curricular. Mais informações pelo whatsapp 65 – 9 81071729 (segunda a sexta, das 7h30 às 17h).

Guilherme Madruga, recém-contratado do Cuiabá ganha prêmio de gol mais bonito da temporada da Fifa

O novo volante do Cuiabá, Guilherme Madruga, ganhou a categoria Puskás de gol mais bonito da temporada, na premiação Fifa The Best. À época, Madruga defendia a camisa do Botafogo de São Paulo, em uma partida contra o Novorizontino, pela série B do Brasileirão, o volante marcou um gol de bicicleta de fora da área, que lhe rendeu o prêmio global.  Madruga entra para uma lista de ganhadores do Prêmio Puskás, que conta com craques como Giroud, Son, Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo. No Cuiabá, o volante faz sua estreia na temporada de 2024. Madruga foi o sétimo reforço anunciado pelo Dourado para a nova temporada. O contrato foi ajustado por quatro anos, até 2028.  No discurso de agradecimento pelo prêmio, ele comemorou a ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro.  “Chamavam meu pai de louco me dando treinos na areia. Hoje, não vão mais te chamar de louco. Estou virando um jogador profissional e vou jogar a Série A do Brasileirão pelo Cuiabá. É um sonho estar entre os meus ídolos”, disse.

Juiz assume Prefeitura de Primavera do Leste

O juiz Alexandre Delicato Pampado, Diretor do Fórum de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá), e titular da 1ª Vara Criminal, assume a chefia do município até que o presidente da Câmara, Valdecir Alventino (Vado), tenha condições de retornar ao cargo. O vereador assumiu o posto interinamente, mas teve problemas de saúde e precisou se afastar. O magistrado assumiu o Executivo nesta segunda-feira (15) e a determinação é que fique por 2 dias. O titular do cargo, Leonardo Bortolin (MDB), transmitiu a cadeira a Vado na última quarta-feira (10), quando saiu de férias.

O líder em ação

FRANCISNEY LIBERATO O líder deve agir com cautela e prudência a fim de gerar resultados O indivíduo que escolhe ser um líder sabe da sua responsabilidade e dedicação que terá que exercer para que ocorra sucesso na gestão. É esperado do líder que ele planeje e aja, com intuito de obter resultados positivos. Agir nem sempre é fácil, uma vez que para que o líder decida sobre determinada demanda é necessário que ele avalie todos os cenários intrínsecos e extrínsecos ao caso. Isso requer reflexão do líder. O líder sabe que, em relação a sua decisão e ação, haverá provavelmente críticas, por isso ele deve estar preparado e respaldado tanto para agir quanto para suportar as críticas e perseguições. Há decisões e ações que impactam significativamente os resultados da entidade, como também existem ações que não impactam sobremaneira o desempenho da instituição. Quanto mais complexa for a demanda a ser decidida, maior deve ser o esmero e cuidado do líder; se a decisão for menos complexa, isso vai requerer menos exercício e desgaste mental do líder. Só erra quem age. O líder que age tem a probabilidade de obter muitos acertos, como também diversos erros. O erro pode até existir pelo líder, entretanto, não se deve deixar de consultar o planejamento e fazer uma avaliação cautelosa e cuidadosa do cenário, a fim de evitar que um erro lhe custe o emprego, além de proliferar erros banais. Um dos erros cometidos por grande parte dos líderes é não saber se comunicar bem com a sua equipe, com os seus liderados e com os colaboradores de um modo geral. Ademais, é preciso saber ouvir ativamente o que esses indivíduos têm a dizer antes da ação ou tomada de uma decisão do líder. Introduza um feedback construtivo e permanente na entidade, pois isso facilitará a comunicação e motivará os seus colaboradores. O líder precisa estar próximo e conectado com as pessoas que realmente fazem acontecer na empresa, para ouvi-las, entender as causas dos seus problemas, as suas demandas, avaliar os recursos disponíveis e apoiá-las no cumprimento das tarefas e atividades. Por outro lado, o líder não deve ser omisso, exceto em situações extremamente sensíveis e que valha a pena o silêncio dele, do contrário, ele deve se posicionar em todas as situações, entretanto, é necessário inteligência e sabedoria. O líder deve agir. O líder não deve agir por impulso. O líder não deve decidir por emoção. O líder deve agir com prudência e sabedoria. Saiba que há poder para aqueles que agem com inteligência e sabedoria! Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias.

Reféns da insegurança digital, até quando?

Robson Fraga A cada dia que passa, a sociedade fica mais refém dos meios eletrônicos. Mídias sociais e aplicativos se tornaram ferramentas de trabalho e lazer. O problema não está no uso delas, mas na falta de segurança que apresentam. Todos os dias, centenas de pessoas Brasil afora, quiçá mundo afora, reclamam de invasões cibernéticas. Bandidos entram sem permissão nos aplicativos de mensagem, se fazem passar pelos proprietários das contas e ameaçam pessoas, exigem dinheiro e colocam medo na população. Quando não é isso, invadem computadores e celulares capturando imagens e mensagens privadas também para extorquir. Sem muita dificuldade, descobrem senhas bancárias e fazem a limpa nas contas dos usuários. E o pior é que o sistema culpa o usuário pela grana roubada, pela compra fraudulenta e pelos dados vazados. Mas de quem é a verdadeira culpa de tudo isso? Do usuário que não se precaveu o bastante? Dos bancos que aceitam indiscriminadamente a transferência de valores sem se dar ao trabalho de investigar a origem? Ou das empresas detentoras dos meios eletrônicos que não investem o suficiente em segurança e aprimoramento diário de seus meios e colaboradores para garantir a lisura das operações e a tranquilidade dos usuários? Será que a culpa não é do Poder Público que não investe em políticas próprias e eficazes antes de permitir a operação das empresas de tecnologia?   O fato é que a cada dia aumenta o número de pessoas lesadas e nada é feito para garantir o ressarcimento dos prejuízos, isso quando alguns deles podem ser ressarcidos. Pior ainda, quando imagens e conversas íntimas que viralizam provocando medo e vergonha nas vítimas que ficam presas em suas “caixas” temendo represálias ou deboches alheios. Qual a saída? Acabarmos com as redes sociais e aplicativos ou continuarmos nos arriscando todos os dias até que surja a tão esperada e eficiente segurança cibernética acompanhada da punição exemplar dos criminosos?   Não podemos continuar reféns das máquinas e dos softwares que perniciosamente nos colocam na alça de mira dos marginais, de uma forma ou outra.   Nos tempos em que o dinheiro era guardado debaixo do colchão, as joias e papéis em cofres particulares e as informações pessoais nas nossas cabeças éramos mais felizes. Pena que nos fizeram acreditar e nos tornaram dependentes de outros meios! Ainda há tempo para mudar, pense nisso! Robson Fraga – é jornalista. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias.  

Aprenda com a dualidade da vida

WILSON CARLOS FUÁH A dualidade deve ser trabalhada para melhorar as nossas atitudes em busca de relacionamentos aceitáveis. E só atingimos esse terceiro estágio, equilibrando as ações impensadas do bem e do mal, nesse terceiro estado de vida que encontramos a conquista harmônica. Na divisória entre o ofensor e o perdoador existem dois agentes com característica diferente atuando insatisfatoriamente e impessoalmente, cada um no seu estágio com reais características de involução patrocinado pela agressão e por outro lado já existem atos que já podemos entender com a real revolução de aceitação, que é aquele onde aprendemos a perdoar, então existe aquele que nega a realidade do Não Eu, e o outro estágio do Eu mutante do sim evolutivo. O Importante é dar o primeiro passo, e quando em seguida ao dar o segundo passo, possamos aceitar o sucesso esperado com humor e satisfação, olhado para dentro de nós mesmo, sem ressentimento do nosso passado, porque a muito tempo já aprendemos que as nossas derrotas aconteceram para nos preparar em forma de dores e não foram danosas, nem por isso, devemos usar nossa posição de destaque depois de tanta lutas, para realizamos a autopromoção, e assim voltar a primeiro estágio para promover atos baixos e agressivos contra aqueles derrotados, que por circunstância, foram derrotados por nós. O importante é que todas as nossas ações, não sejam danosas contra aqueles que vivem fazendo pactos de sobrevivência no mundo associativo e, que, porém, cheio de divisões inúteis e devemos aprender com Jesus, a dar a outra face ainda não agredida, em nome da humildade e do perdão, a todos aqueles que ainda estão no primeiro passo da caminhada evolutiva. Feliz daqueles que tiveram que aprender com as derrotas, e construiu o seu próprio poder de humilde e do aceitamento, sabendo que o imprevisível pode a qualquer momento, nos transformar num revoltado derrotado ou num elegante e festejado vitorioso. WILSON CARLOS FUÁH – é Economista, Especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias.

Welligton confirma candidatura ao governo em 2026; Jose Medeiros vai disputar senado

O senador Wellington Fagundes (PL), afirmou que irá concorrer ao governo do estado nas eleições de 2026. Esta será a segunda tentativa do parlamentar para assumir o Executivo estadual. Na primeira projeção, em 2018, o vencedor foi o atual governador Mauro Mendes (UB), e foi reeleito em 2022. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, Wellington também falou sobre abrir espaço ao diálogo com outros grupos políticos.  “É natural a minha candidatura a governador dentro do partido porque não tem outra candidatura que eu possa ser, pois sou senador da República. Mas quem vai definir isso é o meu partido, a população e como vou estar. Acho que política é uma coisa que você deve trabalhar todo dia para receber a confiança, pois ninguém é candidato de si próprio. Mas se eu for candidato, será a governador”, declarou Fagundes. Fagundes mencionou que o PL nacional já costurou coligações com agremiações que não abraçam a direita como ideologia. No entanto, o senador reiterou seu compromisso com o PL.  “Fui eleito seis mandatos como deputado federal, dois mandatos como senador sempre pelo PL, nunca mudei de partido. Tem coerência melhor que isso? Agora, é claro que vivemos num país que tem muitos coligações diferentes de um ano para outra. O PL sempre foi sempre foi o partido do L. Agora, o PL nacional já fez vários tipos de coligações. Nós já tivemos o vice-presidente José Alencar que fez um grande trabalho e ajudou o Brasil. Hoje, nós temos o presidente Bolsonaro, que é a maior figura do nosso partido”, contextualizou o senador.  “O PL é um partido liberal na política econômica, mas claro, com a característica de centro-direita. Sei que as pessoas que não se modernizam, que não se adequam, têm que sair”, completou. Fagundes também comentou que o deputado federal José Medeiros (PL), foi escolhido para pleitear o Senado em 2026 no mesmo palanque que o seu pela disputa ao Paiaguás. O senador lembrou que Medeiros era militante da esquerda e não poupava críticas ao seu posicionamento  “Acredito que a democracia é o fruto da conversa, do diálogo. O Medeiros, companheiro de Rondonópolis, era da esquerda, me criticava por ser da direita, hoje, é um grande companheiro e vai ser nosso candidato a senador”, disparou Wellington. 

Pai de Yasmin Brunet se pronuncia após falas de Rodriguinho sobre corpo da modelo

Armando Fernandez, pai de Yasmin Brunet, se pronunciou na web sobre as críticas sobre o corpo e sobre a alimentação da filha que ela recebeu de Rodriguinho, Nizam e outros brothers na vigésima quarta edição do Big Brother Brasil. Com um vídeo da modelo, o empresário foi objetivo na legenda citando pensamento. “Não há necessidade de mostrar a beleza aos cegos, nem dizer verdades aos surdos. Apenas não minta para quem te escuta e não decepcione o olho que te vê .As palavras podem nos conquistar por um tempo , mas as atitudes podem nos ganhar ou perder para sempre”. Falas de Rodriguinho Rodriguinho, em conversa com Nizam, afirmou que Yasmin Brunet: “Eu acho ela bem bonita, mas ela está mais velha hoje. Mas é bonita. Não estou falando do rosto, o rosto é lindo. O corpo está meio estranho. Você percebe que ela largou a mão, hoje ela comeu dois pacotes de bolacha com requeijão. Ela sai comendo”. Posteriormente, Yasmin admitiu em conversa com os brothers que sofre de compulsão alimentar, e o cantor retomou a alfinetada. “Não é Yasmin Brunet, é Yasmin ‘Comer’”, disse ele. “Passa o dia todinho mastigando. Tá certa, amiga”, completou Giovanna Pitel. “Mastiga mesmo”, disse Juninho. Depois do cantor criticar o corpo da modelo, ele ainda fez uma piada e deixou a sister sem graça, após ela admitir estar com compulsão alimentar dentro do confinamento. Assim que Yasmin expressou sua ansiedade dentro do confinamento, Rodriguinho não perdoou. “Cuidado, estamos no sexto dia! Se continuar com essa compulsão aí, você vai sair rolando”, disse em tom jocoso. (Gshow)