Secretário diz que Sintep não está muito preocupado com valorização salarial

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, rebateu as críticas do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da educação de Mato Grosso (Sintep-MT), contra a política de gratificação dos profissionais da área em detrimento ao reajuste salarial. Durante café da manhã com a imprensa para apresentar o resultado do Indicador Processo de Ensino e Aprendizagem (Ipea-MT) de 2023, nesta quinta-feira (4), o gestor afirmou que o sindicato não está de fato preocupado com a valorização de professores e demais trabalhadores das escolas estaduais. Segundo ele, sempre é mantido contato com o Sintep-MT. Por outro lado, o Sintep nega e disse que o secretário “falta com a verdade”.  “As reuniões acontecem. Ano passado aconteceu, e nós falamos de vários assuntos, inclusive da EducAção dez anos. O problema é que o sindicato não está preocupado em dialogar sobre a valorização salarial, sobre a modernização, sobre as estratégias para melhorar de fato o ensino e a aprendizagem. A gente sempre está aberto pro sindicato para dialogar, para construir políticas conjuntamente”, declarou Porto.  Com relação à valorização salarial dos profissionais da educação pública, temática que é bastante cobrada da Pasta pelo Sintep, Alan Porto disse que faz inúmeros investimentos, como o pagamento de 14º e até 15º salários aos professores que atingiram metas ao longo de 2023, por meio da Política de Valorização Profissional, do plano EducAção 10 anos. Contudo, o secretário apontou que a valorização profissional não é apenas o pagemento de salário.  “Salário é muito importante, mas a formação do professor, uma condição de trabalho, é muito importante, o ambiente é importante. Modernizar o espaço de estrututa é valorização do trabalho. A RGA (Revisão Geral Anual) o Estado pagou todas. E, agora, nós pagamos uma gratificação”, declarou.  OUTRO LADO  Diante das acusações feitas pelo secretário, o Sintep se manifestou na tarde desta quarta-feira. O presidente Valdeir Pereira negou que as reuniões ocorreram no ano passado e afirmou que há pendências no pagamento da RGA dos anos de 2018, 2019 e 2020. Confira a nota abaixo: “Lamentavelmente e mais uma vez o secretário falta com a verdade e fabrica factoide com divulgação de fake news. Na realidade esse tem sido o perfil da Secretaria de Educação. Fomos recebidos pelo 3º escalão, que falavam que iriam levar as reivindicações para o secretário, mas nunca tivemos uma resposta oficial dos pontos debatidos com a SEDUC. Portanto, a engenharia da SEDUC é não estar aberta ao diálogo e ainda tenta, com inverdades, alegar que é o Sintep-MT que não tem interesse em debater as pautas“, diz trecho da nota.

Fãs lotam ginásio Aecim Tocantins para último adeus a João Carreio

Fãs do cantor João Carreiro, lotam o ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (4), para a última despedida ao cantor, que morreu após cirurgia na noite de quarta-feira (3) em Campo Grande (MS). O corpo foi velado, pela manhã, na Câmara de Vereadores da capital de Mato Grosso do Sul e transferido para Cuiabá, na tarde, para ser velado e sepultado. Antes de ir ao espaço esportivo, o corpo foi levado à capela onde uma celebração íntima aos familiares foi realizada. João foi internado na terça-feira (2), em hospital de Campo Grande, onde passou por uma cirurgia para colocar uma válvula no coração, no entanto, teve complicações e não resistiu. Horas antes da cirurgia, João Carreiro explicou a um amigo que precisava colocar uma válvula no coração e cuidar de um ‘sopro’ no local, chamado tecnicamente de prolapso da válvula mitral.

Dupla é presa com 20 quilos de maconha em Sinop

Dois homens, de 20 e 23 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico ilícito de drogas, na noite desta quarta-feira (03), em Sinop (a 480 km de Cuiabá). Com a dupla, a PM apreendeu 20 quilos de substância análoga a maconha. Por volta de 22h40, as equipes do Grupo de Apoio (GAP) do 11º Batalhão receberam denúncias sobre dois homens com grande quantidade de drogas, no bairro Loteamento Daury Riva. Segundo as informações, os suspeitos estavam transportando os entorpecentes em uma motocicleta. Em diligências, os militares identificaram uma motocicleta em suspeita com dois ocupantes. Ao se aproximarem para abordagem, os homens desobedeceram as ordens de parada e fugiram em alta velocidade, colocando em risco populares que passavam pelas ruas. O acompanhamento foi finalizado quando os suspeitos perderam o controle da direção da motocicleta e abandonaram o veículo, tentando fugir a pé, mas sendo detidos pelos policiais. Na revista a bolsa que carregavam, os militares localizaram 19 tabletes e outras quatro porções grandes de substância análoga a maconha, totalizando 20 quilos de drogas. Questionados, os homens afirmaram que estavam realizando a distribuição das drogas em pontos da cidade a mando de uma facção criminosa. Os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos para a Delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências. Disque-denúncia A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Cuiabá encara o Patriotas-PR na estreia da Copinha 2024

Chegou a hora! O Dourado vai estrear na Copa São Paulo Sicredi 2024 nesta quinta-feira (04), contra o Patriotas-PR. A partida está marcada para às 14h15 (de MT) e acontece no Estádio Joaquinzão, em Taubaté-SP, sede do Grupo 22. O jogo será transmitido pelo Youtube do Paulistão. A preparação para a estreia foi finalizada com um treino tático realizado na tarde desta quarta-feira (03), no Campo do Ipiranga, em Taubaté. Em solo paulista desde o dia 27 de dezembro, o Dourado realizou, na reta final, dois amistosos contra RB Bragantino e Palmeiras – vitória por 1 a 0 e empate em 2 a 2, respectivamente. “A gente chega confiante e certos de que chegamos bem preparados para a estreia contra o Patriotas. Nos últimos meses nos dedicamos em testar essa equipe, e tivemos bons confrontos, que nos mostraram muita coisa. Sabemos quais são as possibilidades e limitações da nossa equipe e trabalhamos em cima disso”, destacou o técnico William Araújo. “A gente sabe que no primeiro jogo a ansiedade vai bater, principalmente no começo, mas temos isso em mente e vamos tentar passar tranquilidade para o time. É importante estar concentrado desde o início, não deixar que a ansiedade afete tanto, para que a gente consiga entrar em campo e fazer um bom jogo para buscar a vitória nesse primeiro jogo”, completou o treinador. Após o duelo contra o Patriotas, o Dourado volta a campo pela Copinha no domingo, dia 07, contra a Inter de Limeira, e fecha a primeira fase no dia 10, contra o time da casa, o Taubaté. Caso avance para a segunda fase, o Cuiabá enfrenta um dos classificados do grupo 21 – composto por Atlético Guaratinguetá-SP, RB Bragantino, Bahia e Joinville-SC.

Falta de chuvas leva mais dois municípios à situação de emergência

A seca severa levou mais duas cidades de Mato Grosso a decretar situação de emergência,  Juara (a 650 km de Cuiabá) e Confresa (1.050 km de Cuiabá). Em Juara, as chuvas no período de plantio, de outubro a dezembro de 2023, foram de 358 mm, aproximadamente 47,48% abaixo do mesmo período de 2022, informa o decreto publicado pelo prefeito Carlos Amadeu Sirena. Em Confresa, o prefeito Ronio Condão Barros Milhomem publicou o decreto após a apontar que a grave seca causou um exaurimento hídrico ao município, trazendo prejuízos à agricultura e riscos à saúde.

Arquidiocese se diz perplexa sobre CPI contra padre Julio Lacellotti

A Arquidiocese de São Paulo informou, por nota divulgada nesta quinta-feira (4), que “acompanha com perplexidade” a tentativa de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Padre Júlio Lancellotti. Em dezembro, foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo um pedido de abertura de investigação das organizações não governamentais que atuam na região conhecida como Cracolândia, que concentra pessoas em situação de rua e com consumo abusivo de drogas na parte central da capital. Apesar do coordenador da Pastoral do Povo de Rua não ser citado nominalmente no requerimento de abertura da CPI, o vereador que fez o pedido, Rubinho Nunes (União), fez diversas declarações, inclusive pelas redes sociais, em que afirma que Lancellotti é o principal alvo. Nunes também declarou que pretende dirigir a investigação contra o movimento A Craco Resiste. Ação em ano eleitoral Em 2020, Nunes, então candidato a vereador, solicitou ao Ministério Público de São Paulo a abertura de um inquérito contra A Craco Resiste. Ele acusava a organização de favorecer o consumo de drogas. A investigação policial aberta, no entanto, acabou arquivada sem encontrar qualquer irregularidade. Na nota, a Arquidiocese de São Paulo questiona a coincidência dessa nova movimentação de Nunes, que é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), em um ano de eleições municipais. “Perguntamo-nos por quais motivos se pretende promover uma CPI contra um sacerdote que trabalha com os pobres, justamente no início de um ano eleitoral?” No requerimento de abertura de CPI, o vereador afirma que a intenção é investigar ONGs que “fornecem alimentos, utensílios para uso de substâncias ilícitas e tratamento dos dependentes químicos que frequentam a região da Cracolândia”. Nunes justifica ainda a necessidade de investigação das organizações da sociedade civil alegando que “algumas delas” “recebem financiamento público para realizar as suas atividades”. O texto recebeu assinaturas de mais de um terço dos 55 vereadores do Legislativo paulistano. Porém, a CPI precisa ainda ser aprovada em plenário pela maioria da Câmara Municipal para ser efetivamente instalada. Reação Em reação ao pedido de Nunes, a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) fez um requerimento pedindo a investigação do aumento da população em situação de rua na capital paulista e das políticas públicas de atendimento a essas pessoas. “É importante lembrar também que este preocupante aumento no número da população em situação de rua na cidade de São Paulo se deu justamente na gestão do Prefeito Ricardo Nunes, que promoveu políticas hostis contra a população em situação de rua, como o recolhimento forçado de barracas e itens pessoais”, diz o pedido, que contextualiza que em cinco anos o número de pessoas que dormem nas calçadas da cidade passou de cerca de 24 mil para 53,4 mil. O requerimento da CPI das Políticas para População de Rua ainda não tem o número mínimo de assinaturas para ser protocolado. O padre Julio Lancellotti se posicionou, por meio de nota, que as CPIs são legítimas, mas informou que não pertence “a nenhuma organização da sociedade civil ou organização não governamental que utilize convênio com o Poder Público Municipal”. “A atividade da Pastoral de Rua é uma ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo que, por sua vez, não se encontra vinculada, de nenhuma forma, às atividades que constituem o requerimento aprovado para criação da CPI em questão.” A Craco Resiste, por sua vez, informou que não é uma ONG. “Somos um projeto de militância para resistir contra a opressão junto com as pessoas desprotegidas socialmente da região da Cracolândia. Atuamos na frente da redução de danos, com os vínculos criados com as atividades culturais e de lazer. E denunciamos a política de truculência e insegurança promovida pela prefeitura e pelo governo do estado”, disse, em nota. O movimento também chama a atenção para a necessidade de investigar os recursos públicos usados para a política de internações e de repressão policial na Cracolândia. “A aposta no modelo de internações, em que as pessoas são, na prática, submetidas a sucessivas privações de liberdade, é apenas uma maneira de transferir recursos públicos para entidades privadas sem resultados para a população. A maior parte das pessoas que frequentam a Cracolândia acumula passagens por clínicas e pelas chamadas ‘comunidades terapêuticas’”, diz o movimento, que classifica a tentativa de abertura da CPI como uma forma de tirar o foco de discussões mais relevantes. Repercussão Na rede social X, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, expressou solidariedade ao padre Julio. “Todo meu apoio ao padre Júlio Lancelotti, que está sofrendo uma perseguição e a ameaça de uma CPI em São Paulo. Como ele disse: “Quando você está do lado dos indesejáveis, você é indesejável também”. Padre Júlio não está sozinho! Permanecemos do lado certo!” Outra ministra que se posicionou em apoio ao padre foi a do Meio Ambiente, Marina Silva. Para ela, a proposta de abertura de CPI “revela uma inquietante distorção de prioridades e senso de Justiça”. Ao final da postagem, a ministra questiona: Quando o compromisso social, o combate à pobreza e a dedicação aos menos favorecidos tornam-se alvos de ataques políticos, é momento de a sociedade pausar e refletir profundamente, onde estamos e para que tipo de abismo estamos indo? Agência Brasil

Sem ameaça identificada, 8 de janeiro terá 2 mil PMs na Esplanada

Mesmo sem identificar ameaças à segurança do evento marcado para o próximo dia 8 de janeiro, mais de 2 mil policiais militares do Distrito Federal devem fazer o patrulhamento ostensivo em Brasília na próxima segunda-feira (8). O número é quase quatro vezes superior ao do último dia 8 de janeiro, quando foram empregados 580 PMs na Esplanada, segundo relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos golpistas daquele dia. A estratégia para a segurança da Esplanada no próximo 8 de janeiro foi pactuada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que assinaram um protocolo de ações de segurança no Palácio do Buriti, sede do GDF, em Brasília. O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, afirmou que até o momento não há nenhuma informação que gere preocupação maior. “Claro, isso é monitorado dia a dia e todas as providências estão sendo tomadas para que tenhamos um dia 8 de celebração democrática histórica no Brasil”, destacou. Cappelli acrescentou que não há hipótese do 8 de janeiro de 2023 se repetir porque “a reação da sociedade e dos Poderes foi muito forte e essa reação estabeleceu um limite muito claro”. O documento assinado pelos governos federal e do DF “define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão, como efetivo policial e organização do trânsito, com foco no evento alusivo à data que ocorrerá no Senado”. Além dos 2 mil agentes da Polícia Militar do DF que devem ser mobilizados, o plano de segurança prevê o emprego de 250 agentes da Força Nacional que ficarão de prontidão no Ministério da Justiça. A Esplanada ficará fechada no dia 8 na altura da Avenida José Sarney, que é a pista anterior à Alameda dos Estados, próxima ao Congresso Nacional. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou que, mesmo sem ameaça detectada, haverá agentes suficientes para qualquer situação. “Será um dia de tranquilidade, um dia de monitoramento e de tranquilidade realmente aqui no Distrito Federal”, ponderou. Manifestação e golpe Toda essa segurança é para o ato marcado no Congresso Nacional, que marcará o primeiro ano do último 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado do processo eleitoral, promoveram tentativa frustrada de golpe de Estado. A cerimônia da próxima semana foi uma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve contar com a presença dos presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de governadores, parlamentares, representantes da sociedade civil e ministros e representantes dos tribunais de Justiça e assembleias legislativas. Ricardo Cappelli, afirmou que manifestações políticas não serão reprimidas, desde que não ameacem as instituições. “Todo mundo manifesta sua preferência política e ideológica livremente e é ótimo que seja assim. Agora, não se confunde manifestação democrática com tentativa de golpe de Estado, não se confunde manifestação democrática com ataque aos Poderes”, afirmou. O responsável pela segurança na Esplanada dos Ministérios na próxima segunda-feira (8) será o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Alencar. “(O 8 de janeiro de 2023) não vai se repetir. Não vai se repetir em razão desse trabalho que temos feito de inteligência”, afirmou. O planejamento da segurança para o evento vem desde o final do ano passado, quando representantes dos órgãos de segurança do governo federal e do GDF passaram a se reunir para definir um plano integrado de ações a fim de evitar ameaças de ataques ao evento no Congresso. Viaturas Além de assinar o protocolo de segurança para próxima segunda-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda fez a entrega de 20 viaturas, armamentos, fardas, drones e outros equipamentos para as forças de segurança do Distrito Federal no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Ao todo, o investimento feito foi de R$ 3,6 milhões. O Pronasci 2, lançado em março deste ano, tem desenvolvido ações de integração entre as forças de segurança nacional e estaduais, com entrega de equipamentos para as polícias de todo o país. Agência Brasil

Agricultura protege e preserva 95% das nascentes em MT

Agricultores mato-grossenses dão bom bom exemplo e mostram que é possível garantir boa produtividade nas lavouras sem prejudicar o meio ambiente. Um estudo realizado pelo projeto Guardião da Águas, iniciativa criada em 2017 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em parceria com o Instituto Ação Verde, mostra que 95% das nascentes dentro de áreas rurais são conservadas e preservadas. Na fazenda Cereal Ouro, em Diamantino, 2.500 hectares da área total são agricultáveis entre milho, soja e algodão. Desse total, cerca de 35% do território estão totalmente preservados. O gerente técnico de produção da propriedade, Alceu Cavalheiro, comenta que devido a preservação do local, mesmo com a estiagem as nascentes continuam intactas. “Você vê que tem água brotando para tudo quanto é lado, produzindo água, e água de qualidade que dá para beber. Nunca foi mexido aqui, então, vamos preservar do jeito que está. Não existe bem maior que a água. A consequência é produzir mais em um espaço menor”, afirma. Ao todo, o estudo mapeou nascentes de 57 municípios produtivos do estado onde identificaram 105.185 mil nascedouros de água. De acordo com a Gerente de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Marlene Lima, a porcentagem de conservação é expressiva e os resultados demonstram que realmente, é possível fazer agricultura com sustentabilidade. “Com a preservação e o alto índice de produtividade, nós temos municípios que têm 99% de vegetação preservada em torno das nascentes”, pontua. Diamantino preserva 98% das nascentes nas áreas rurais da região Em Diamantino, centro-sul do estado, 98% das nascentes são preservadas dentro das propriedades rurais. O presidente do Sindicato Rural da região, Altemar Kroling, explica que o produtor conserva as APPs e as reservas legais. Em Paranatinga, ao sudeste de Mato Grosso, o número de nascentes conservadas chega a mais de 12 mil. Na Fazenda Sombra da Mata, do agricultor Idinei Weber, foram localizadas quatro. De acordo com o Weber, pouco mais de 700 hectares da propriedade que protegem as nascentes estão totalmente preservados. Nesta safra foram cultivados 2.040 hectares de soja nas áreas de agricultura. “Isso vem de uma geração lá de trás. Meus avós já faziam isso, aí veio para o meu pai e eu falo para meus filhos que tem que ser assim. Uma natureza dessa, só procria, só se cria. A porteira da fazenda está aberta, para quem quiser vir olhar e apreciar uma água dessa limpinha muito boa”, finaliza. Canal Rural MT

Pabllo Vittar surge ao lado de Humberto Carrão em foto do Ano Novo em Salvador: ‘2024 começou assim’

Pabllo Vittar divulgou um álbum de fotos do seu Ano Novo, na última quarta-feira (03), por meio da suas redes sociais. Os registros do réveillon que passou em Salvador, na Bahia, contém cliques com diversos famosos, incluindo a cantora Majur e o ator Humberto Carrão. Nas imagens publicadas no seu perfil do Instagram, é possível ver a artista andando em uma praia, bebendo com amigos, dançando bastante, assistindo a queima de fogos da virada e se divertindo ao lado de várias celebridades. Na legenda do post, ela escreveu: “2024 começou assim”.

“Patos!” e “Wish: O Poder dos Desejos” são as estreias das telonas de Cuiabá e VG nesta quinta-feira

Os filmes, “Patos!” e “Wish: O Poder dos Desejos” chega aos cinemas de Cuiabá e Várzea Grande nesta quinta-feira (4). Além disso, continuam em cartaz, “Mamonas Assassinas: O Filme”, “Aquaman 2: O Reino Perdido”, “Minha Irmã E Eu”. ‘Patos’, mostra uma família de patos durante a época de migração, quando o pai superprotetor deseja manter todos em segurança, enquanto a mãe pressiona para que todos os familiares levantem voo e vivam a experiência fora de casa. “Wish: O Poder dos Desejos” é a nova animação da Disney. Asha é uma menina perspicaz que vive no Reino das Rosas, onde faz um desejo tão poderoso que é atendido por uma pequena esfera de energia chamada Star. Juntas elas vão enfrentar um inimigo, o Rei Magnífico, fazendo de tudo para salvar a comunidade e mostrando que quando um ser humano corajoso se une à energia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer. “Patos!” Sinopse: A família Mallard está um pouco refém da rotina. Enquanto Mack, o pai, se contenta em manter sua família segura nos arredores de um lago da Nova Inglaterra para sempre, Pam, a mãe, está ansiosa para agitar as coisas e mostrar a seus filhos – o adolescente Dax e a patinha Gwen – o mundo inteiro. Quando uma família de patos migratórios aterrissa em seu lago com histórias emocionantes de lugares distantes, Pam convence Mack a embarcar em uma viagem em família, via Nova York, para a Jamaica tropical.   “Wish: O Poder dos Desejos” Sinopse: “Como surgiu a estrela dos desejos, sobre a qual tantos personagens desejavam?”. Essa é a história de Asha, de 17 anos, uma otimista com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, Asha faz um apelo apaixonado às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, eles enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.