Vídeo mostra momento em que dupla tenta roubar celular de delegado; veja

Imagens das câmeras de segurança de um residência flagraram o momento em que dois suspeitos tentaram roubar o celular do delegado Edmar Faria Filho, em Tangará da Serra (a 250 km de Cuiabá), na noite dessa terça-feira (2). Edmar ficou ferido com escoriações no braço e na perna, além de ter um óculos danificado durante a ação. Conforme informações, Edmar estava caminhando no bairro Jardim Acácia quando foi surpreendido pelos criminosos que anunciaram o roubo e ordenaram que ele entregasse o aparelho celular. Um vídeo mostra dois homens de bicicleta perto do delegado em uma das ruas da cidade. Em determinado momento, os suspeitos abordam Edmar, que reage a tentativa de assalto e entra em luta corporal com a dupla. A situação chamou a atenção de policiais militares que faziam rondas na região. Os suspeitos fugiram assim que perceberam a aproximação da viatura, mas foram presos logo em seguida. Um deles foi detido pela Força Tática e outro pelo próprio delegado. Eles foram conduzidos à delegacia para as providências cabíveis. Veja vídeo:

Cuiabá inicia 2024 com quatro reforços para temporada

O Cuiabá Esporte Clube entrou 2024 com novidades para a nova temporada entre chegadas e saídas. Segundo a diretoria do quatro reforços foram acertados e tem semana decisiva para concluir negociações em andamento. A diretoria auriverde garantiu as contratações do volante Guilherme Madruga, que chega do Botafogo-SP, do atacante Eliel, ex-Ponte Preta, do zagueiro Gabriel, revelação do Londrina, e ainda repatriou o meia-atacante Max, que estava no Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Um ponto em comum se destaca nestas chegadas ao time: quatro anos de contrato – com exceção de Eliel, que não teve tempo de vínculo divulgado. Agora, a cúpula trabalha para concluir tratativas em andamento e deve ter dias determinantes para fechar – ou não – com mais reforços. O clube negocia ainda o retorno do atacante André Luís junto ao Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul, e a tendência é que haja uma definição no início da próxima semana. A última informação aponta para a possibilidade de um desfecho positivo. O atacante argentino Luciano Giménez é outro que está perto de chegar. De acordo com o jornalista argentino César Luis Merlo, o Cuiabá está apalavrado com o jogador de 23 anos e encaminhou acerto com o Chacarita Juniors. O goleiro Mateus Pasinato, do América-MG, alinhou detalhes para assinar por duas temporadas. Restam ajustes finais entre os clubes para a conclusão das tratativas. O clube negocia com o zagueiro Eder, também do Coelho, mas tem concorrência do Atlético-GO. Além das contratações, a diretoria acertou duas permanências no elenco: do atacante Jonathan Cafú e do volante Lucas Mineiro, que fecharam em definitivo. O atacante Derik Lacerda pode ter os direitos adquiridos junto à Ponferradina, da Espanha. Os reforços serão anunciados oficialmente pelo clube a partir do dia 10 de janeiro. O grupo se apresenta dois dias antes e dá início à preparação para a temporada. (Com informações GEMT)

UFMT disponibiliza 5 mil vagas para graduação via SiSU

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), disponibilizará quase 5 mil vagas para candidatos à ingresso no ensino superior por meio do sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2024. São 4.959 oportunidades nos 98 cursos de graduação presenciais da Instituição, nos Câmpus de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande, sendo 2.433 vagas para ampla concorrência, 2.516 pela lei de cotas, e 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Libras. As inscrições para o Sisu acontecem apenas entre os dias 22 e 25 de janeiro, sem reabertura do sistema no segundo semestre, ou seja, todas as vagas para o primeiro e segundo semestre letivos deverão ser preenchidas no início do ano, por ordem de qualificação. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso, e o primeiro dia letivo de 2024 na UFMT acontece em 9 de maio para todos os Câmpus. Em resolução aprovada recentemente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT instituiu a Bonificação de Inclusão Regional (BIR), que concede 15% a mais da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso ingressarem na Instituição.

Suspeito de envolvimento em chacina de Campo Novo do Parecis é preso

Um dos envolvidos no grave crime de latrocínio que vitimou quatro pessoas em Campo Novo do Parecis teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (03), em ação realizada pela equipe de investigadores da Delegacia do município. O investigado estava com mandado de prisão decretado pela Primeira Vara Criminal de Campo Novo do Parecis com base em investigações da Polícia Civil que o apontaram como um dos autores do grave crime de latrocínio ocorrido no dia 15 de novembro de 2023 na cidade. Na ocasião, sete homens invadiram um alojamento onde as vítimas dormiam, durante a madrugada, fazendo todos reféns. Durante o roubo, as vítimas foram amarradas, ameaçadas e torturadas para que fizessem transferências via pix para os suspeitos. Após os fatos, os criminosos colocaram algumas vítimas no porta-malas de dois veículos, um Chevrolet Onix e uma caminhonete vermelha, e as levaram até o Rio do Sangue, onde foram executadas. Uma das vítimas, fingiu que havia morrido para escapar da ação dos criminosos, e após eles saírem do local, andou por cerca de cinco quilômetros até conseguir pedir por ajuda. Cinco pessoas envolvidas na chacina ocorrida durante um roubo foram presas em flagrante em ação ininterruptas realizadas pelas equipes da Polícia Civil e Polícia Militar, logo após o crime. Durante as investigações, o suspeito teve a participação identificada no crime, sendo representado pelo mandado de prisão preventiva, que foi deferido pela Justiça e cumprido nesta quarta-feira (03). Após denúncias, o foragido foi localizado na residência de sua irmã no bairro Jardim das Palmeiras, onde teve a ordem de prisão cumprida. O suspeito tentou resistir a prisão, porém foi contido pelos policiais, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Motorista perde controle e capota veículo na Miguel Sutil; veja vídeo

O condutor de um veículo Fiat Strada, que não teve a identidade divulgada, perdeu o controle da direção e capotou o veículo na trincheira da avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (3). Não há informações sobre o estado de saúde do condutor. O acidente ocasionou um congestionamento quilométrico no trecho. De acordo com informações preliminares, o motorista teria perdido o controle da direção ao passar por um buraco na via.  Vídeo feito por outros populares que passavam pelo local mostra o veículo capotado no meio da via. A dinâmica do acidente será investigada. Veja vídeo:

Operações contra crimes ambientais e desmatamento ilegal em 2023 somam 270 ações

As operações contra crimes ambientais e desmatamento ilegal somam 270 entre janeiro e novembro de 2023 em Mato Grosso. A fiscalização, no âmbito da Operação Amazônia, é realizada por equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). As fiscalizações são realizadas por monitoramento da alteração na cobertura da vegetação nativa e pelos alertas de desmatamento. O foco é, especialmente, nos municípios que mais desmatam no estado. Ao longo do período, a Sema-MT recebeu 3.292 alertas e aumentou o número de operações contra crimes ambientais, sendo que em 2022 foram deflagradas 167 operações. As alterações na cobertura da vegetação nativa do estado de Mato Grosso são monitoradas continuamente com o uso da plataforma de imagens pelo Satélite Planet e do sistema automatizado de geração de alertas de desmatamento, que é atualizado e disponibilizado semanalmente. A Superintendência de Fiscalização, por meio da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, centraliza a gestão dos dados, faz o tratamento dos alertas, enxerga as prioridades e distribui a fiscalização em campo e remota. O superintendente de Fiscalização da Sema, Bruno Saturnino, destaca que desta forma é possível estar presente no estado inteiro. “Assim, atendemos de forma rápida uma grande quantidade de alertas e, muitas vezes, flagrando o desmatamento ainda no início e impedindo o avanço do dano ambiental”, ressalta. Com a elaboração de mapas e análise rotineira dos alertas, a Gerência consegue identificar as regiões de maior pressão do desmatamento para onde são direcionadas às equipes de campo. As operações de combate a crimes contra a flora ocorrem com apoio da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA). No planejamento das operações de flora realizados in loco, os alertas contendo as informações dos alvos a serem fiscalizados são distribuídos para a Coordenadoria de Fiscalização de Flora, Diretorias de Unidades Desconcentradas da Sema (DUDs) e unidades especializadas de proteção ambiental da Polícia Militar de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. (Canal Rural MT)

Lula visita quilombo da Marambaia e destaca momento histórico do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta quarta-feira (3), a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Em publicação as redes sociais, ele destacou a importância do local para descendentes dos africanos escravizados que foram trazidos ao Brasil e do resgate dessa história para o país.   “Conversei com as pessoas e pude ver as ruínas de uma senzala. Não devemos esquecer o que já aconteceu no nosso país, principalmente toda exploração e sofrimento causado às pessoas negras e indígenas. É assim que poderemos construir um Brasil melhor e mais digno para o povo.” Lula compartilhou um vídeo da visita, no qual conta um pouco da história do quilombo e se dispõe a conversar com os moradores sobre melhorias para a comunidade. “A verdade é que isso aqui é a marca triste de um momento histórico do Brasil. Esse é um período que a gente não pode esquecer nunca, porque é do não esquecimento que a gente vai construindo a história do Brasil do jeito que ela é”, disse.  “Nós temos que aproveitar esse momento histórico que nós vivemos no Brasil para tentar recuperar definitivamente, não apenas a história verdadeira, mas recuperar os direitos plenos das pessoas”, acrescentou. No vídeo, também aparecem a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o ministro da Secretaria Geral, Márcio Macedo.   A Ilha da Marambaia foi um local de abrigo de negros traficados da África para o Brasil. Além da herança quilombola, a ilha abriga equipamentos militares desde a década de 1970, quando passou a ser controlada pelas Forças Armadas. Por ser uma região de acesso restrito, a base naval da ilha foi escolhida por Lula para passar o recesso de Ano Novo. A previsão é de que ele retorne amanhã a Brasília. Outros presidentes também já utilizaram o local para descanso. Em 2015, depois de uma disputa judicial com a Marinha que se estendeu por mais de dez anos, as famílias quilombolas receberam a titulação de uma área de 53 hectares na região, na época, reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Hoje, quem certifica comunidades quilombolas é a Fundação Cultural Palmares. Agência Brasil

Prova de concurso da Petrobras será aplicada em 35 cidades; veja lista

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (3) a ampliação do número de locais onde as provas objetivas de seu concurso público serão aplicadas no dia 24 de março. O total de cidades subiu de 19 para 35, alta de 84%. O concurso prevê 916 vagas para nível técnico, sendo 20% para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para negros, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração mínima alcança R$ 5.878,82. Segundo a gerente executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Lilian Maria Louzada Soncin, as cidades de realização de prova não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição, cujo prazo foi aberto no dia 28 de dezembro. Devido à alteração nos locais de prova, as inscrições foram suspensas para adequação do sistema e deverão ser reabertas na próxima segunda-feira (8), com data de encerramento mantida no dia 31 deste mês. Cargos As áreas com cargos a serem ocupados são as de Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes – Controle; Manutenção – Caldeiraria; Manutenção – Elétrica; Manutenção – Instrumentação; Manutenção – Mecânica; Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem – Edificações; Projetos, Construção e Montagem – Elétrica; Projetos, Construção e Montagem – Instrumentação; Projetos, Construção e Montagem – Mecânica; Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; e Suprimento de Bens e Serviços – Administração. Democratização A companhia esclareceu que os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever. “Estamos atendendo a uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil; então, nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de Norte a Sul. Com isso, ampliamos as chances de os brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras”, disse Prates. O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo. Este é o primeiro concurso da Petrobras com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Nos últimos concursos, a empresa já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para PCD acima do mínimo exigido pela legislação. Além dessas vagas, o processo seletivo reservará também 20% dos postos de trabalho para negros, conforme estabelece a lei. A instituição organizadora do processo seletivo público é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras. As inscrições têm taxa de R$ 62,79. Veja a lista de cidades onde as provas serão aplicadas: Rio Branco Maceió Manaus Salvador Fortaleza Brasília Vitória Goiânia São Luís Belo Horizonte Betim (MG) Campo Grande Belém João Pessoa Ipojuca (PE) Recife Curitiba Araucária (PR) Duque de Caxias (RJ) Itaboraí (RJ) Macaé (RJ) Rio de Janeiro Natal Porto Alegre Canoas (RS) Florianópolis Aracaju Campinas (SP) Cubatão (SP) Mauá (SP) Paulínia (SP) Santos (SP) São José dos Campos (SP) São Paulo Palmas Agência Brasil

Big Day: saiba como será a divulgação dos participantes do BBB 24 na sexta-feira, 5

Nesta sexta-feira, 5, o público vai conhecer os competidores ao prêmio milionário do BBB 24. E a revelação mais aguardada deste início de janeiro pelos fãs do reality terá um esquema especial: flashes do Big Day irão ao ar na programação da TV Globo desde o início do dia, com a divulgação dos perfis dos novos brothers e sisters ocorrendo na parte da tarde. A revelação dos futuros confinados será ancorada da casa mais vigiada do Brasil e transmitida pela TV Globo. Diretamente da residência, Tadeu Schmidt e Ana Clara vão apresentar os participantes enquanto conversam sobre o assunto que domina o país. No gshow e no Globoplay, acontece a tradicional ‘Maratona Big Day’, que reúne apresentadores e convidados especiais para repercutir, em tempo real, quem são os novos participantes do programa. A exibição da maratona será ao vivo e vai acompanhar a revelação dos brothers e sisters durante todo o dia. Fique ligado, o Big Day será nesta sexta, 5!

Vídeo mostra imagem de Senhor Bom Jesus de Cuiabá destruída após ser derrubada por fieis

Imagens mostram o estado em que a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá ficou após cair enquanto era carregada em um andor por fieis. O acidente aconteceu na tarde dessa segunda-feira (1º), no início da tradicional procissão na Catedral Basílica, no Centro de Cuiabá. A cena foi registrada por fieis que assistiam que acompanhavam a primeira missa de 2024.  A imagem, que estava na igreja desde 2016, foi produzida por um artesão de Minas Gerais e agora deverá passar por restauração.  Veja vídeo: