Sorteio da Mega da Virada é neste domingo
Está chegando ao fim o prazo para quem quer apostar na Mega da Virada. As apostas poderão ser feitas até as 17h deste domingo (31). O sorteio será realizado no mesmo dia, às 20h, em São Paulo. O preço da aposta simples é de R$ 5. Considerado o principal concurso das Loterias Caixa no ano, a Mega da Virada em 2023 tem prêmio estimado em R$ 570 milhões, o maior valor da história, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Esse sorteio não acumula para outros concursos. Se ninguém acertar a faixa principal, de 6 números, o prêmio é dividido entre os acertadores da segunda faixa, com acerto de 5 números, e assim por diante. O tamanho do prêmio estimula muita gente. Os sonhos de mudanças na vida da família, além de possibilidades de investimentos e viagens levam os apostadores às casas lotéricas. Os bolões se multiplicam entre grupos de amigos e colegas de trabalho. A Caixa Econômica Federal tem atuado para desmentir notícias falsas sobre a Mega da Virada. Fake News sobre falta de fiscalização no sorteio e até sobre o peso das bolinhas têm sido combatidos pelo banco. Agência Brasil
Mato Grosso gerou mais de 53 mil postos de trabalho de janeiro a novembro deste ano
Mato Grosso fechou o ano de 2023 com saldo positivo na geração de empregos, sendo 53,2 mil novos postos de trabalho, entre janeiro e novembro deste ano, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (29.12). Nesse período, o estoque foi de 887.386 empregos. Conforme o levantamento, Mato Grosso foi o 12° estado que mais gerou empregos entre os 27 estados da federação. Cuiabá, Sinop e Várzea Grande foram os municípios que mais contrataram e menos demitiram ao longo do período, gerando um saldo de novos empregos de 9.302, 3.451 e 2.899, respectivamente. Em Cuiabá foram 115.745 mil contrações e 106.443 mil demissões. Sinop teve 42.119 mil contrações e 38.578 demissões. Já Várzea Grande registrou 30.807 mil contrações e 27.918 demissões. O IBGE ainda apontou, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que Mato Grosso detém a segunda menor taxa de desemprego do país, 2,4%, ficando atrás apenas de Rondônia (2,3%). Além disso, o Estado apresenta uma das maiores taxas de ocupação do país, tendo 64,1% da população empregada. Vale ressaltar que 961 mil mato-grossenses estão fora da força de trabalho, o que significa que não estão desempregados e, sim, que não fazem parte do mercado de trabalho. “O crescimento econômico em Mato Grosso melhorou o nosso PIB. A população passou a ter mais emprego com mais empresas contratando. As pessoas estão tendo uma renda maior, hoje somos o Estado com 2º maior PIB per capita do país e estamos vivendo quase uma situação de pleno emprego”, comemorou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. Para o secretário, os investimentos do Governo do Estado em programas de incentivos fiscais têm refletido no crescimento de vagas de emprego. Hoje, o Estado detém o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), o Programa de Incentivo de Algodão do Mato Grosso (Proalmat) e o Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e a desburocratização na adesão dos planos de incentivos impulsionou Mato Grosso, de forma a atingir resultados satisfatórios.
Gabinete de Intervenção abre processo seletivo com 242 para Agentes Comunitários de Saúde
O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá abriu processo seletivo com 242 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e 58 vagas para Agentes de Combate às Endemias. As inscrições serão realizadas apenas pela internet e estarão abertas de 08 a 28 de janeiro de 2024. Para participar, o candidato deve ter 18 anos completos e ter terminado o ensino médio. Também é requisito para o seletivo ter concluído curso de informática básica, com carga horária mínima de 100 horas. A prova escrita acontecerá no dia 25 de fevereiro, com duração de três horas. Os locais e horários para cada função serão divulgados em um edital complementar posteriormente. O processo seletivo será executado pelo Instituto Atame e terá prazo de validade de dois anos a contar da data de publicação do resultado, com possibilidade de renovação uma vez, por mais dois anos. O seletivo manterá os aprovados que não forem chamados para vagas de imediato como cadastro reserva. O edital para o processo seletivo foi publicado na Edição Extra n.º 05 do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (28.12). Também pode ser consultado no site do Gabinete de Intervenção (Item Editais) ou no site da ATAME, no link.
Previsão aponta chuvas no ultimo final de semana de 2023
O último final de semana de 2023 e início de 2024 será de altas temperaturas e muitas chuvas e baixada Cuiabana aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na noite do dia 31, virada do ano, a previsão aponta chuvas na Capital e, em Chapada Dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá, um dos destinos mais procurados para o Réveillon. Neste sábado (30), o Inmet emitiu um alerta amarelo para todo o Estado com risco de tempestades. O comunicado aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h. O alerta é válido até a manhã de domingo (31). O sábado será de calor e chuvas isoladas. À noite, a probabilidade de chuva aumenta com raios e trovoadas. A mínima será de 24°C e a máxima chega aos 37°C. No domingo o dia será de sol e pancadas de chuvas isoladas a qualquer momento do dia. À noite a previsão aponta chuvas e trovoadas. A temperatura varia entre 24°C e 36°C. Já no primeiro dia do ano, na segunda-feira (1°), a previsão aponta chuvas e trovoadas a qualquer momento do dia. Os termômetros devem registrar mínima de 24°C e máxima de 33°C. Chapada Dos Guimarães Quem vai subir a serra e passar o réveillon em Chapada deve ir preparado para pancadas de chuva a qualquer momento. Neste sábado a máxima não passa dos 33°C. No domingo, a temperatura varia entre 23°C de mínima e 30°C de máxima. Já no feriado de segunda-feira, a mínima permanece em 23°C e a máxima alcança somente os 29°C. Em todos os dias as chances de chuva são altas, superiores a 90% de probabilidade.
Novelli concede maior honraria do TCE ao comandante da Polícia Militar de Mato Grosso
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, concedeu a Comenda Joaquim Duarte Murtinho, a mais alta distinção honorífica da corte de contas, ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Alexandre Mendes. Novelli destacou os importantes serviços prestados pelo comandante para a segurança pública do estado e sua postura diante do assassinato de dois cidadãos em situação de rua no município de Rondonópolis, em que dois policiais militares são apontados como principais suspeitos. “Com justiça, concedo a mais alta honraria do TCE ao Coronel Mendes, que na posição de comandante da PMMT tem se demonstrado um servidor público exemplar e um homem de caráter. Sua postura e seu posicionamento público diante dos fatos revoltantes que aconteceram em Rondonópolis, colocando a lei acima de qualquer sentimento corporativo, são exemplo de conduta”, afirmou Novelli. Em nota, o Comandante-Geral da PM lamentou o envolvimento de membros da corporação no crime. “Exaltar como fazemos o trabalho honrado da esmagadora maioria de policiais militares não nos poupa o dever, em ocasiões como esta, de constatar a existência nefasta de uma minoria que conspurca a farda que enverga. Ao tomar conhecimento da participação de dois policiais militares nos bárbaros homicídios em Rondonópolis dias atrás, nosso sentimento é de desgosto e zelo pela tropa que não se confunde com tais práticas. Dessa forma, temos a informar que a PMMT toma desde já todas as providências na direção de responsabilizar os envolvidos em sede disciplinar. Ressaltamos ademais que ambos foram devidamente identificados, e que, nesta hora, a investigação da Polícia Civil conta irrestritamente com todo nosso apoio. Por fim, assevero que a Corregedoria da PMMT através dos procedimentos cabíveis dará a pronta resposta à sociedade mato-grossense, em vista da Vida, bem-maior que defendemos e dos policiais militares que fazem jus a esse propósito”, disse o Coronel. O conselheiro também lamentou o crime e prestou suas condolências às vítimas. “É triste ver um cidadão que já está em situação de rua, carregando um sofrimento que não podemos imaginar, ser assassinado assim de forma covarde, enquanto dorme. Que os culpados sejam rigorosamente punidos por esse crime bárbaro e revoltante” afirmou Novelli.
Presidente do TCE mobiliza autoridades para garantir solução urgente para MT-251
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida está mobilizando as principais autoridades do Estado, especialistas e a bancada federal para garantir uma solução para os problemas que atingem a MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). O trecho do Portão Inferno sofreu novo bloqueio no início da tarde desta sexta-feira (29), durante uma forte tempestade que atingiu vários municípios do Estado. A pista foi liberada parcialmente por volta das 16h40. Na manhã desta sábado (30), o tráfego flui em sistema Pare e Siga. “A situação é gravíssima. Estamos falando de uma estrada que funciona como um dos maiores corredores comerciais para o desenvolvimento do nosso estado, interligando várias cidades produtoras das regiões Sul e Sudeste. Uma estrada que é a fundamental para deslocamento para cerca de 1,5 milhão de pessoas que moram no seu entorno, em especial para aquelas que precisam buscar a Capital. A população corre risco, vidas estão em jogo. A situação em que a estrada se encontra nos demanda um debate que necessita de convergência e nos impõe união. No mundo moderno não deve haver mais trincheira entre interesse público, social e meio ambiente, é preciso pensar em soluções sustentáveis”, pontuou o novo presidente do TCE. Também presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE, Sérgio Ricardo afirmou que diante dos últimos incidentes na MT-251, já iniciou tratativas com o Governo do Estado, Ministério Público Estadual, deputados estaduais, federais e senadores para uma discussão ampliada que traga ações urgentes e de resultado para toda a sociedade. “Assim como tivemos sucesso com o Governo Federal e Estadual nas discussões da ferrovia estadual, com a Mesa Técnica, onde o tribunal reúne todos os envolvidos para discutir problemas pontuais no estado, queremos novamente encontrar a melhor solução para essa estrada. Já iniciamos as discussões e vamos, logo na primeira quinzena de janeiro, convocar as autoridades, especialistas, para encontrar um caminho”, enfatizou o conselheiro. Sérgio Ricardo destacou também a importância da estrada para o desenvolvimento do turismo em toda a região. “A Salgadeira, que historicamente foi uma das principais áreas de lazer dos cuiabanos, terá nova gestão a partir de 2024. Na semana passada estive reunido com o presidente da Fecomécio, que já me comunicou que no início do ano estão previstas uma série de melhorias e que será instalado ali o Sesc Salgadeira. Todos esses fatores que eu mencionei reforçam a necessidade de buscar a regularidade e solução para a questão do trânsito e do transporte com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou. O conselheiro explicou que há uma gama de exemplos positivos dessa união ao redor do mundo e que devem ser observados por Mato Grosso. “Parques nos EUA possuem estradas que cortam seus limites, estradas duplicadas com 2 ou 3 faixas de cada lado, com passagens de fauna, bases operacionais de gestão ambiental, combate a incêndios florestais, entre outros e, aqui, estamos padecendo por falta de entendimento na infraestrutura e na gestão ambiental.” Para o conselheiro, só será possível aproximar a população da natureza com bons serviços, infraestrutura adequada e recursos financeiros. “A estrada de Chapada dos Guimarães pode ser inovadora no país. Pode ser a primeira a gerar recursos para sua própria manutenção e até mesmo ajudar ao próprio parque, como um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Seria uma grande parceria entre o Governo Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Governo do Estado.” (Com informações Assessoria)
Chuva alaga ruas, comércios e praça revitalizada de Chapada; veja vídeos
A chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (29), deixou ruas e comércios de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) alagadas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram estabelecimentos comerciais inundados de água. Segundo informações do portal ‘Alô Chapada’, o problema já é antigo para alguns lojistas da rua Fernando Correa, uma das principais da cidade. Com a reforma da praça Dom Wunibaldo, entregue a duas semanas, a expectativa era de que o problema de escoamento nos arredores fosse solucionado, no entanto, o problema continua. A cidade deu início as festividades de Réveillon na noite sesta sexta-feira e segue até o dia 31 na virada do ano. A festa acontece na Praça Dom Wunibaldo. Veja vídeos:
IPVA em Mato Grosso terá redução média de 2,68% em 2024
O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 será mais barato em Mato Grosso. A redução média de 2,68%, calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), beneficia diretamente os contribuintes mato-grossenses, refletindo a queda nos preços dos automóveis após dois anos seguidos de alta no setor automotivo. A tabela Fipe foi divulgada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) nesta sexta-feira (29.12), por meio da Portaria nº 272. A publicação traz o valor venal dos veículos, utilizado como base de cálculo do IPVA, e o valor da alíquota que varia entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo. O levantamento indica uma redução de 5,05% para camionetas e utilitários, 3,87% para automóveis, 3,81% para caminhões, 2,54% para motor-casas, 1,14% para ônibus e micro-ônibus, e 0,65% para motos e similares. Para a composição dos valores venais, foram consideradas a variação dos preços de mercado dos veículos entre os meses de setembro e outubro de 2022 e setembro e outubro de 2023. A frota de veículos em Mato Grosso é de 2.410.923, dos quais 1.746.020 são tributados pelo IPVA. Os demais veículos da frota são imunes ou isentos como, por exemplo, automóveis com mais de 18 anos de fabricação e veículos fabricados para o uso de pessoas com deficiência. Também são isentos de IPVA ônibus de transporte coletivo urbano, máquinas e tratores agrícolas e de terraplanagem, entre outros. Calendário de vencimento Para o próximo ano, o calendário do IPVA foi mantido com um vencimento único para todos os veículos, independentemente do número final da placa. A data estabelecida foi dia 29 de maio de 2024. O IPVA 2024 poderá ser pago à vista, com desconto de 10%, ou de forma parcelada, em até oito vezes. Para os contribuintes que participam do Programa Nota MT, ainda pode ser concedido um abatimento de 10%, limitado a R$ 700, que acumula com a redução oferecida por meio do calendário de vencimento. Para ter o desconto de 10% em cota única, o proprietário do veículo deve pagar o IPVA até o dia 29 de maio de 2024. O prazo é aplicado, também, para a formalização do parcelamento e pagamento da primeira parcela. Após a data, o valor sofrerá acréscimos legais – correção monetária, juros e multas. A previsão é de que os contribuintes consigam acessar o seu IPVA a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Dúvidas relacionadas ao IPVA podem ser esclarecidas nos canais de atendimento aos contribuintes, disponíveis no aqui.