“Joguei mesmo para chamar a atenção dele”, justifica suposto torcedor que jogou pipoca em Neymar; ouça áudio
O suposto torcedor que jogou um pacote de pipoca no craque da Seleção Brasileira, Neymar Júnior quando ele deixava o gramado após o empate com a Venezuela, afirmou que pretendia apenas chamar a atenção do jogador e não queria machucá-lo ou chamá-lo de “pipoqueiro”. O fato foi revelado ao Portal Léo Dias na tarde desta sexta-feira (13). O fato ocorreu na noite de quinta-feira (12), na Arena Pantanal após o jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Após ser atingido, o Neymar ficou irritado com a a atitude e proferiu xingamentos direcionado a torcedor que o atingiu. Em conversa com o Portal Léo Dias, o suposto torcedor informou que jogou a pipoca no jogador com o intuito de fazê-lo olhar para a torcida. “No acréscimo do jogo, eu fui lá para baixo, onde fica mais próximo dos jogadores. Eu estava comendo uma pipoca, Neymar veio, eu gritei, chamei e ele nem olhou para a minha direção. Eu joguei a pipoca, mas não foi com má intenção de dizer que estava pipocando, joguei mesmo para chamar a atenção dele”, disse o torcedor.” “Repercutiu que eu fiz por maldade, mas não fiz por maldade, eu fiz para chamar a atenção dele para ele olhar para a arquibancada. Eu sou fã dele, admiro o futebol dele, não foi para prejudicar, foi só para chamar atenção para ele olhar para a arquibancada”, finalizou. Após ser atingindo Neymar falou com a imprensa e disparou duras críticas ao torcedor. “É triste, obviamente é muito triste, não venho aqui de férias, muito menos para passear, vim fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol e defender meu país. […]Obviamente, a gente está ali fazendo nosso melhor, dando nosso melhor, e muitas vezes o resultado não vem, não é o que o torcedor espera. Esse torcedor arremessou. Eu nem vi o que foi, só vi na hora que pegou em mim, fiquei bem nervoso”, disse. Em coletiva de imprensa após o jogo, o técnico Fernando Diniz ressaltou que o torcedor tem o direito de xingar, se expressar e vaiar, mas a pessoa que arremessou o pacote de pipoca na direção do Neymar faltou com respeito com ele e com todos àqueles que de alguma forma atuaram na partida. “Se o torcedor quer xingar, vaiar tudo bem, mas arremessar um pacote de pipoca? Não agrega em nada para ninguém. Desrespeito com quem veio jogar e tentou fazer o melhor possível”, afirmou Veja:
Ponte de madeira põe vidas em risco em MT
A falta de reparos na MT-140 no município de Planalto da Serra, em Mato Grosso, tem chamado atenção de quem passa por ela. Caminhões carregados de grãos se equilibram em cima de uma ponte de madeira em péssimas condições, que pode ruir a qualquer momento. Segundo os motoristas que pela ponte passam, colocar a vida em risco ao passar por ali, não chega a ser uma escolha, mas sim, uma falta de opção tendo em vista que as obras da ponte de concreto estão paradas. A falta de manutenção na via é o tema do Patrulheiro Agro desta semana. O caminhoneiro Jefferson Campos comenta que passar pela ponte não é para amador e que vive isso no cotidiano de três a quatro vezes por semana. E que os caminhões, que por ela passam, costumam estar carregados com 74 mil quilos de grãos. “Cada dia está pior. A gente vem porque tem que trabalhar, não pode parar, o grão tem que ir e tem que vir. A ponte balança toda e qualquer hora vai para o chão. Até com um carro pequeno pode acontecer uma grande tragédia”, pontua. Ele ainda comenta que há uns dias atrás, um engarrafamento o fez passar pela sensação de cair a qualquer momento. A ponte tem aproximadamente 50 metros de comprimento e encontra-se desgastada. Algumas pranchas usadas na estrutura estão soltas e outras podres, colocando em risco vidas e toda a produção que passa em cima dela. O agricultor Rafael Giacomelli depende da ponte para transportar os grãos que produz na região. Segundo ele, a Geoserv responsável pela ponte, não estava de acordo com o projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT). “O projeto real, apesar do que eles começaram a montar, diz que podia montar e que o projeto iria ser readequado, mas por final a Sinfra acabou embargando a obra e eles acabaram não querendo prosseguir com os ajustes e acabaram saindo daqui e abandonando a obra”, frisa. O Rogério Correia também é produtor na região e tem uma área de três mil hectares de pasto com um rebanho de duas mil cabeças de gado. No local ele também deve plantar mil hectares de soja nesta safra. O governo já sabe e o pessoal de Mato Grosso, também, que essa MT-140 é uma realidade. Ela está ligando o norte ao sul. O pessoal desce de Sorriso, Sinop, Nova Ubiratã, Lucas, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, aqui virou o corredor. Então, o governo tem que dar prioridade, chamar para si a responsabilidade dessa ponte, não esperar esse imbróglio jurídico terminar”, frisa. Em nota, a Sinfra-MT informa que está rescindindo o contrato com a empresa responsável pela construção da ponte, já que a mesma não tem cumprido o cronograma de execução da obra. Ainda de acordo com a secretaria, dentro de 30 a 40 dias, a empresa que foi a segunda colocada na licitação receberá autorização para dar sequência à obra de finalização da ponte. Já sobre a ponte de madeira, por enquanto ainda não há previsão de obra de melhorias. Canal Rural MT
“A Laura também era mulher, preta e estava grávida. Foi demitida. E aí?”, diz Michelly sobre cassação de Edna Sampaio
A vereadora Michelly Alencar (União) disse que jamais defenderia a vereadora Edna Sampaio (PT), que teve o mandato cassado pela Câmara Municipal na quarta-feira (11), apenas pelo fato de ela ser mulher. A petista foi acusada de suposta prática de ‘rachadinha’,com a Verba Indenizatória (V.I), destinada à chefe de gabinete, na época Laura Abreu . Edna teve o mandato cassado após uma investigação da Comissão de Ética da Câmara Municipal. A votação ocorreu na quarta-feira, e obteve unanimidade dos vereadores a favor do processo. Ao longo da investigação, Edna comentou que estava sendo perseguida politicamente e sugeriu que as vereadoras, por serem mulheres, deveriam apoiá-la. Michelly considerou essa postura contraditória, pois a petista demitiu sua ex-chefe de gabinete Laura Natasha de Oliveira, que estava grávida. “Eu jamais defenderia uma ilegalidade vinda de mulher. Quer dizer que, por ela ser mulher, ela pode cometer crimes? Não se trata de gênero, cor e partido. Trata-se de uma conduta que infringe o decoro parlamentar. Quando a Edna percebeu que não formaria uma defesa sustentável, partiu para o vitimismo. A Laura também era mulher, preta e estava grávida. Foi demitida. E aí?”, questionou. Michelly conclui considerando que a cassação é uma infelicidade para a Câmara, especialmente por ser o segundo parlamentar cassado em menos de quatro anos. Para Michelly, a cassação de Edna é uma oportunidade para a Casa de Leis melhorar a imagem do Legislativo municipal que, muitas vezes, é apelidado de “Casa dos Horrores”. “Quando as ilegalidades acontecem, temos que ter uma postura. É assim que conseguiremos limpar a imagem de ‘Casa dos Horrores’ da Câmara”, observou.
Feira afro de empreendedorismo acontece neste final de semana em Cuiabá; entrada gratuita
A primeira edição da feira afro de empreendedorismo criativo, Báyò acontece nesse sábado (14) e domingo (15), em Cuiabá. O evento reúne negócios de economia conduzidos pela população negra em Mato Grosso, e está prevista para acontecer das 16h às 22h, no Museu de História Natural. A entrada é gratuita. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a feira tem como objetivo enaltecer a cultura afro-brasileira e suas contribuições para a economia criativa do estado. Nos dois dias de programação, o evento terá variados produtos e serviços de economia criados e vendidos por empreendedores negros, com opções de artesanato, gastronomia, design, literatura, turismo, negócios digitais, cultura popular, moda, artes cênicas e visuais. A feira ainda será palco do lançamento do Festival Tambores do Mato, que apresentará um repertório com diversidade ancestral. A programação musical acontece nos dois dias do evento, das 17h30 às 21h. O evento ainda contará com apresentações do Grupo Siriri Flor do Campo, além disso, a praça de alimentação contará com um cardápio de pratos e comidas típicas regionais. O evento A Feira de Afro Empreendedorismo Criativo é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso. A equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel organiza o programa, que visa apoiar os negócios criativos liderados por pessoas pretas e pardas no Estado. Além disso, o Báyò realiza duas ações importantes nesta semana: a ‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ e uma palestra sobre ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ com Celso Athayde. A ‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ exibe obras de arte e produtos que representam a herança cultural e as tradições da população preta de Mato Grosso. A exposição fica aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés até 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A palestra ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ tem inscrições abertas e será realizada no próximo sábado, 14 de outubro, às 9h, no Palácio da Instrução. Por meio do Báyò, a Secel também está conduzindo uma pesquisa para entender as necessidades da população negra empreendedora em Mato Grosso, com um questionário disponível no site da secretaria. Além disso, o programa ofereceu o curso ‘Imersão em Afroempreendedorismo’ em setembro, cobrindo tópicos como economia criativa, modelagem de negócios, elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação, marketing e sustentabilidade. (Com informações Assessoria)
Usar ou não o Ozempic?
ARNALDO SÉRGIO PATRÍCIO A livre medicação precisa ser erradicada de nossa sociedade Chegar ao modelo de corpo ideal, obter a saúde perfeita e ter uma melhor qualidade de vida é o sonho de muitas pessoas que travam a luta contra a balança. No entanto, para chegar a este patamar é preciso cautela, principalmente, quando se trata do uso correto de medicamentos, para que o sonho não se transforme em pesadelo. Na Islândia, país do continente europeu, onde três casos envolvendo o uso de Ozempic e Wegovy, Saxenda, estão sendo investigados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), após pacientes apresentarem pensamentos suicidas e automutilação ao ingerir as doses. No Brasil, o Ozempic e o Saxenda, composição de semaglutida com liraglutida, são fármacos recomendados para o tratamento à diabetes de primeiro grau e obesidade há mais de 15 e 8 anos, respectivamente. Contudo, recentemente, se popularizaram entre aqueles que estão na luta contra a balança. Os medicamentos, conforme informações laboratoriais descritas nas próprias bulas, podem gerar efeitos colaterais em cerca de 1% dos usuários, entre eles, inclusive, pensamentos suicidas e de automutilação e que, ao serem notados, devem imediatamente ser comunicados aos profissionais de saúde. No país, o acesso a eles é feito pela rede privada, uma vez que são considerados de alto custo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador brasileiro, divulgou que, até o momento, não foi contabilizado nenhum evento adverso em território nacional. Como especialista na área e diretor da Unidade de Emagrecimento e Longevidade (UEL) do Hospital São Judas Tadeu de Cuiabá, reafirmo a eficácia assegurada do Ozempic e Saxenda em consultório, desde que seguidos de prescrição médica. Somente assim é possível alcançar os resultados almejados. Saúde é um tema que nos demanda incessantemente a necessidade do reforço de pensamento de que todo cuidado é pouco. A livre medicação precisa ser erradicada de nossa sociedade, possibilitando que continuemos a caminhar lado a lado da medicina, bem como da ciência. Trato a obesidade há muito tempo e posso dizer com clareza que esses remédios são muito seguros. Mas reforço novamente a necessidade de que não somente para o uso deles, mas de qualquer outro fármaco, é de extrema importância o acompanhamento de um especialista e profissional da área. Arnaldo Sérgio Patrício é especialista em Medicina Interna e Radiologia. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias
Ilações sobre uma eleição
ALFREDO DA MOTA MENEZES Continuam as conversas sobre a eleição em Cuiabá para prefeito Continuam as conversas sobre a eleição em Cuiabá para prefeito no ano que vem. Os nomes postos para a disputa já são conhecidos. A escaramuça maior está no União Brasil, partido que o governador é o presidente. Ali tem uma disputa para ver quem seria o candidato: Eduardo Botelho, presidente da ALMT e Fábio Garcia, deputado federal e hoje na Casa Civil do governo. É comum aceitar que o Fabio é o preferido como candidato do governador Mauro Mendes. A ida para a Casa Civil seria para dar mais visibilidade a ele. E vai continuar por um tempo mais porque Mauro Carvalho, titular da pasta nos dois governos Mauro, vai dedicar um tempo à sua atividade empresarial. O Botelho, sentindo que pode não ter apoio no União Brasil para sua candidatura, fala em ir para outra agremiação partidária. Já se diz que iria para o PSD que tem o Carlos Fávaro como nome maior da sigla. Lideranças do União Brasil dizem que o racha poderia atrapalhar a eleição de alguém do grupo. É aceito em todas as conversas que o Botelho deverá deixar seu atual partido e enfrentar a eleição para prefeito. Não tem nada a perder: se ganha realiza um sonho pessoal. Se perder teria ainda mais dois anos como deputado estadual e com a candidatura a prefeito, mesmo derrotada nesse exemplo hipotético, teria feito enorme propaganda politica e eleitoral que o ajudaria na eleição de 2026. Outros nomes aparecem como candidato à prefeitura também, todos ainda sem disputadas internas maiores. A que poderia ter uma pequena disputa estaria no PT. Dois nomes despontam: Rosa Neide e Ludio Cabral. O PT faz parte de uma federação partidária com o PCdoB e PV e devem continuar juntos para a eleição do ano que vem. Vamos ver o que vai ocorrer com esse dado importante. É que o PT nacional está pedindo candidatura em todas as capitais. Aproveitar o Lula no governo como suporte para eleger prefeitos e vereadores pelo país. Emanuel Pinheiro sinaliza apoio a Roberto Stopa do PV, que faz parte da federação com o PT. Qual dos três nomes sairia candidato da federação: Stopa, Ludio ou Rosa Neide? Dirigentes do PT dizendo que o nome seria referendado antes por Lula. Qual nome da federação partidária seria o ungido? Abílio Brunini tem o apoio do PL nacional para tentar outra vez a eleição na capital. Dirigentes do MDB não falam sobre candidatura própria até agora. Ouve-se até que a sigla poderia apoiar o Botelho na disputa do ano que vem. O PSDB fala também em ter candidato na disputa, citam o nome do Carlos Avalone. A equação eleitoral nesses casos citados é simples: uma candidatura a prefeito dá visibilidade aos partidos e ajuda a eleger vereadores. Se um partido vai na garupa do outro quem fatura eleitoralmente é o cabeça de chapa. Não esquecer que a eleição na capital vai ter com certeza segundo turno. Quais daqueles nomes estariam nessa disputa final? Cartas para a redação, como dizia o antigo jornal O Pasquim. Alfredo da Mota Menezes é analista político. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias
A anistia e o desrespeito à igualdade
SONIA MAZETTO A criação de leis destinadas a promover a equidade parecem mais como mera retórica do que compromisso efetivo. Um exemplo dessa contradição é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia em relação ao descumprimento das cotas de gênero e raça, um tema que lança luz sobre a aparente falta de seriedade no tratamento das leis de igualdade. É difícil não interpretar a proposta de anistia, especialmente no contexto de cotas de gênero e raça, como um desrespeito flagrante àqueles que há muito lutam por representação e igualdade nos âmbitos políticos e sociais. Como mulher, vejo a ideia de anistia para partidos ou indivíduos que não cumpriram as cotas de gênero estabelecidas por lei como um ato de desonestidade em relação ao direito das mulheres de ter representação igual na política. Já temos enfrentado desafios desde os primórdios na política. Será suficiente ter um número definido de cadeiras para mulheres? Questiono a eficácia de tal proposta para saber até onde vai a seriedade das leis. Parece que criam regras para mostrar compromisso com a igualdade, mas não estão dispostos a aplicá-las rigorosamente. Em vez disso, oferecem perdão, um “tudo bem”, e pretendem começar de novo? Esse é o primeiro ato de desrespeito: agir como se as leis não precisassem ser cumpridas, como se fossem simples formalidades sem importância real. A anistia dos partidos é como uma forma de evitar a responsabilidade e afeta negativamente a participação das mulheres na política, pois ao invés de estimular gera além da injustiça, uma forma de perpetuar a desigualdade. Independentemente da discussão sobre a PEC, que surgiu devido à pressão para que os partidos cumpram suas promessas, a verdadeira igualdade de gênero, raça e cor só será alcançada quando houver uma mudança cultural. As mulheres sofrem dentro da política já o desrespeito e a desvalorização porque os homens acreditam que sabem mais que as mulheres, que entendem mais de política que mulheres, que política é um assunto de homens, não é um assunto de mulheres. A população, incluindo as próprias mulheres, precisa entender que essa igualdade só acontecerá quando começarem a votar em mulheres, independentemente de sua capacidade, como tantos homens inexperientes já foram eleitos. As mulheres não precisam ser supermulheres, mas devem usar suas capacidades intelectuais e conhecimento. A população precisa acreditar que as mulheres podem mudar essa realidade política ao votar nelas. As mulheres estudam, se esforçam e compreendem os problemas, e precisam ter voz na política para defender as necessidades femininas. São tantos movimentos para acabar com a violência contra a mulher, que esta falta de representação feminina na política é uma forma de violência política contra as mulheres, e é crucial que esse assunto seja discutido abertamente nos lares. Quando as mulheres desempenharem papéis de liderança em todos os setores, incluindo a política, isso não apenas trará mais respeito nesse âmbito, mas também em todas as esferas da sociedade, incluindo dentro dos lares. A mudança começa com a conscientização e ação, e é hora de as mulheres ocuparem seu espaço na política para promover uma verdadeira igualdade de gênero. As organizações desempenham um papel essencial ao se posicionarem a favor da igualdade de gênero e da luta contra a violência às mulheres. A mobilização conjunta de instituições que promovam a defesa das mulheres é crucial para criar uma base sólida para a causa. Ao sair do discurso e agir de maneira concreta, as organizações podem fortalecer as mulheres e fazê-las sentir-se valorizadas e prontas para enfrentar os obstáculos. O momento é decisivo para determinar se a igualdade de gênero será mais do que apenas palavras, mas sim uma realidade efetiva. (*) SONIA MAZETTO é Gestora de Potencial Humano, Terapeuta Integrativa, Fonoaudióloga e Palestrante. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias
Anitta é processada por uso indevido de vídeo de coreografia
A cantora Anitta está sendo processada por Poliana da Silva Ribeiro, uma promotora de vendas de 28 anos, por alegações de uso indevido de imagem, danos morais e materiais. Poliana está buscando uma indenização de R$ 150 mil. A informação foi divulgada pelo O Globo e confirmada pelo Estadão. O motivo da controvérsia é um vídeo que Anitta postou em seu Instagram em 2022, mostrando Poliana e cinco de suas amigas dançando funk. Este vídeo foi originalmente gravado em 2012, quando as jovens, então adolescentes, faziam parte do grupo Cia Fissura. Elas expressaram surpresa ao ver o vídeo reaparecer na plataforma da cantora. A alegação é de que Anitta usou o vídeo sem a devida autorização, com o intuito de “atrair atenção para a coreografia realizada pelas jovens e lucrar com o lançamento de seu álbum”. Poliana destaca que, antes de ser removido do perfil de Anitta, o vídeo já havia acumulado mais de 6 milhões de visualizações. Poliana, que é a autora da coreografia nomeada Lannah, expressou interesse em uma audiência de conciliação. O caso está em andamento na 7ª Vara Cível da Barra da Tijuca. A reportagem entrou em contato com a cantora, mas até a publicação desta matéria, não obteve resposta. O espaço segue aberto. Agência Estado
Jovem de 21 anos leva mais de 20 facadas do ex-namorado em Altas Garças; veja vídeo
Uma jovem identificada como Natália Gomes da Silva, de 21 anos, foi esfaqueada 20 vezes pelo ex-namorado na madrugada desta sexta-feira (13), em um posto de combustível, em Alto Garças (a 212 km de Cuiabá). O crime foi registrado por uma câmera de segurança do estabelecimento. Nas imagens, é possível ver o momento em que o suspeito chega em uma motocicleta e parte para cima da mulher com um facão e desferiu vários golpes contra ela. A ação foi vista por dois homens, que correram ao ver o criminoso. Após cometer o crime, o suspeito pega o capacete, sobe na motocicleta e foge tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida e levada para o hospital municipal da cidade. Segundo informações, a mulher acabou sendo atingida no tórax e no pescoço. Devido a gravidade do estado de saúde, Natália foi transferida na manhã desta sexta-feira, para um hospital de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá). Até o momento o suspeito ainda não foi localizado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Veja vídeo:
Filha do governador acompanha Seleção Brasileira na entrada em campo na Arena Pantanal
A filha do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, Maria Luiza foi uma das crianças que acompanharam a entrada em campo dos jogadores da Seleção Brasileira na Arena Pantanal, Cuiabá em jogo contra a Venezuela na noite de quinta-feira (13), válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Maria Luiza, a caçula do casal, entrou acompanhando o jogador Arana, ao lado de outra garotinha chamada. Nas redes sociais um vídeo compartilhado pela primeira-dama, Maria Luiza, ainda conseguiu ser notada e cumprimentada pelo ídolo da seleção, Neymar Junior. O jogo terminou com um empate com sabor de derrota para a seleção brasileira de 1 x 1 com a Venezuela – que, por sua vez, comemorou o placar como vitória.