Polícia Civil prende homem com armas e munições em fazenda em Nova Xavantina

Um homem flagrado em posse de armas de fogo e diversas munições foi preso em flagrante pela Polícia Civil, no sábado (30.09), em ação da equipe policial da Delegacia de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá). O investigado de 56 anos foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições. As diligências iniciaram após denúncia de que um homem estava em uma fazenda, a cerca de 50 quilômetros da cidade, em posse de armas e munições de maneira ilegal. Com base nas informações, o delegado titular da Nova Xavantina Raphael Diniz enviou uma equipe até o local para verificação dos fatos. No alojamento da fazenda, foi constatada a veracidade da denúncia, sendo apreendidas três armas de fogo, sendo uma carabina calibre 22 e duas carabinas de pressão modificadas para calibre 22. No local, também foram encontradas diversas munições, cartuchos vazios e apetrechos para recarga de cartuchos. As armas não possuíam registro e tampouco o suspeito possuía autorização legal de posse. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Nova Xavantina, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições, sendo arbitrada fiança ao investigado, que após o recolhimento do valor poderá responder em liberdade pelo crime.  

Chapada dos Guimarães terá Réveillon com cinco shows nacionais

Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), terá Réveillon, com cinco shows nacionais e três dias de festa. Intitulado como “Réveillon Nas Alturas”, o evento ainda contará com parque de diversão, camarotes e praça de alimentação. A entrada será gratuita. A dupla sertaneja Israel & Rodolffo abre a grande festa no dia 29 de dezembro (sexta). De volta ao município, a Dj Bárbara Labres se apresenta no dia 30 de dezembro (sábado) junto com ritmo contagiante do pagode da banda Atitude 67. Na noite da virada para 2024, que este ano cai em um domingo, os shows serão da dupla sertaneja Cleber & Cauan e Rubinho (ex-Oz Bambaz). A programação do evento na última semana, pelo secretário municipal de Governo, Gilberto Mello (PL). Ainda conforme o secretário, a cidade estará preparada para receber os visitantes, inclusive, com a Praça Dom Wunibaldo restaurada e entregue a população, e a rua Quinco Caldas coberta.

Semob alerta que validadores de bilhetagem são alvos de vandalismo em instituições de ensino

Validadores de bilhetagem eletrônica têm sido alvos de vandalismo, causando transtornos para os alunos de algumas escolas de Cuiabá e até mesmo em escolas militares. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) recebeu um relatório da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) mostrando a elevação dos danos causados nesses equipamentos. A Prefeitura de Cuiabá mantém um programa de gratuidade para os estudantes que está sendo prejudicado. “Os estudantes das escolas dependem desses validadores para acessar o transporte público e chegar às instituições educacionais. Quando os validadores são danificados, os alunos enfrentam dificuldades para validar seus cartões de transporte e, consequentemente, para utilizar o sistema de transporte público. Já existem inúmeros boletins de ocorrência contra isso, e a MTU não está mais querendo arcar com esse prejuízo. É um absurdo o que essas pessoas estão fazendo com esses equipamentos”, explicou o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib. Conforme Nicolau, a Semob vai propor à MTU campanhas educacionais nas escolas, ressaltando a importância do sistema de transporte público e o impacto negativo do vandalismo. Também pedirá ajuda aos alunos para criar uma cultura de respeito pelos equipamentos públicos. “Vamos buscar as autoridades responsáveis pelas escolas, que podem estabelecer um diálogo direto com os alunos, e vamos buscar soluções conjuntas para a penalização dos responsáveis. O vandalismo nos validadores de bilhetagem eletrônica representa um problema sério que afeta diretamente os alunos das escolas. Para resolver essa situação, é fundamental adotar medidas de segurança, conscientização, colaboração e aplicação das leis. Somente com esforços conjuntos das autoridades, escolas e comunidade será possível garantir um sistema de transporte público gratuito para todos os estudantes”, concluiu o responsável pelo setor de Transporte da Semob.

Leonardo Bortolin vence eleição por 68 votos contra 58 e é o novo presidente da AMM

O prefeito de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), consagrou-se presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nesta segunda-feira (2). Ao todo, 126 prefeitos participaram da votação, que ocorreu na sede da entidade entre 9h15 e 17h. Bortolin derrotou Neurilan Fraga, que tentava a quinta reeleição consecutiva, por 68 votos contra 58.  Leo pretende trazer a renovação à entidade, e reforçou o compromisso com os municípios, em especial os menores, de instrumentalizar a entidade e proporcionar melhorias administrativas aos seus filiados.  Um dos principais objetivos de Leo será convidar os prefeitos que se afastaram da entidade para voltar a fazer parte da Associação após o fim do ‘império’ de Neurilan Fraga. O presidente eleito também deve propor mudanças estatutárias para avaliação de todos os prefeitos como o fim das reeleições sucessivas na instituição.  Neurilan, tentava o quinto mandato, concorreu sub judice e mesmo se, ao fim da contagem de votos, tivesse placar favorável, poderia ter os votos anulados por força de decisão judicial. Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, validou decisão local que reconheceu irregularidades no registro da chapa do candidato derrotado. 

Encerrar vínculos

ELUISE DORILEO Você vence todas as vezes que corta da sua vida algo ou alguém que lhe faz mal Encerrar vínculos físicos ou emocionais, aprender a ter amor próprio e cultivar um espaço de equilíbrio emocional requer trabalho constante e foco no próprio desenvolvimento. Se você tem interesse em começar esse processo e fazer uma transformação em sua vida…..Todos somos pessoas que cometemos nossos próprios enganos dentro dos limites que temos. Às vezes somos a cura de uns e outras vezes a ferida de alguém. Ninguém que está nesse mundo vai encontrar apenas pessoas que trarão para nós afeto e bem-estar. Muitas trarão aprendizados e serão um grande desafio para o nosso emocional. Aprender a conviver com o outro, com o diferente, com o diverso, com o contraditório faz parte da dinâmica da vida. Contudo é preciso ter limites. Há pessoas que precisamos aprender a conviver e outros que sequer necessitamos manter em nossas vidas. Pessoas narcisistas, cheias de jogos emocionais, disputas de egos, que fazem mal ao nosso equilíbrio são alguns exemplos. Geralmente o único ensinamento que elas nos trazem é como não devemos ter e que tipo de comportamentos não devemos aceitar. Em muitas dessas situações há algum tipo de sentimento ou vontade que as coisas sejam diferentes, é isso que faz com que ainda mantenhamos essas pessoas próximas de nós. Por isso antes de cortar laços com alguém precisamos primeiro vencer as nossas próprias carências emocionais. Para cortar vínculos, físicos ou emocionais com pessoas que já não estão próximas, mas que ainda nos sentimos ligados, precisamos abandonar as ilusões de que o outro possa ser diferente, avaliar suas ações sem romantizar afetos mínimos, nos auto valorizarmos e percebemos o quanto realmente merecemos. Quem se ama de verdade e sabe o que merece não aceita ter por perto que não reconhece isso. Não é um processo fácil. Por isso você vence quando o faz. Vence suas próprias carências e visões negativas de si e se abre para uma nova relação consigo e com as pessoas, mais sadia e nutritiva. Por isso se lhe faz mal, corte! (Alexandro Gruber) Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

Casamento livre

ROSANA LEITE ANTUNES DE BARROS Está sendo pauta novamente, o casamento homoafetivo. Mais uma vez, como um incômodo, o amor entre pessoas é questionado. Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional visa extirpar os registros de uniões homoafetivas.   Algumas pessoas teimam em desacreditar na realidade. Ou será que há desconhecimento quanto aos muitos casais homoafetivos que circulam cotidianamente? Por muito tempo, alguns casais se “esconderam” nos inúmeros “armários” da vida, passando pela invisibilidade, ou pela hipocrisia que permeia esses verbetes. O conceito de família evoluiu significativamente. As alterações se deram com a “Constituição Cidadã”, bem como com a evolução da sociedade. A entidade familiar deve ser analisada em muitas perspectivas, tendo em vista as inúmeras formas de construção do ente. A família atual deve ser vislumbrada como plural, igualitária e socioafetiva, a fim de abarcar a afetividade e o caráter de formação de vida comum. Trocando em miúdos: vontade de divisão da vida em comum. O tradicional cedeu lugar a famílias unipessoal, monoparental, e, também, anaparental. O que antes existia apenas com as características de procriação, casamento e sexo, foi abandonado. O novo local cedido à unidade familiar deve estar calcado em afetividade, amor, carinho, e vontade de construir e constituir a vida conjunta.  Os estudos, através de pesquisas populares, e do IBGE, mostram pelo PNAD, que os perfis familiares já se distanciaram do modelo legal e tradicional. Por evidente, o segmento LGBTQIAPN+ carece de legislação a respeito. Aliás, o segmento não tem sido reconhecido com respeito pelo Poder Legislativo brasileiro, já que não há no arcabouço de normas aquelas que tratam dos respectivos direitos. Todavia, há necessidade de se garantir direitos. No ano de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu o casamento homoafetivo. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça determinou aos cartórios extrajudiciais a impossibilidade de rejeição da celebração do casamento homoafetivo. O ano de 2017 foi o marco de reconhecimento pelo STF em reconhecimento de união estável ao casamento civil, em se cuidando de uniões homoafetivas ou não.   O conceito de família experimenta expiações, onde o amor e o companheirismo cedem lugar ao conservadorismo e ao fundamentalismo. A Lei Maria da Penha, no artigo 5º, foi a primeira norma a reconhecer as uniões homoafetivas nacionalmente.  É inegável que a tentativa do não reconhecimento das uniões homoafetivas como estáveis ou casamento se constituem em LGBTfobia, com censura ou ignorância à existência de determinadas pessoas na sociedade. A inconstitucionalidade do mencionado projeto de lei, também deve ser pauta. Reconhecimentos e registros civis são atos jurídicos quanto à vida da pessoa. Existem, não? Então, esses corpos merecem a consideração social e legal para a respectiva existência.   ROSANA LEITE ANTUNES DE BARROS – é defensora pública estadual. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

A importância da educação financeira

FRANCISNEY LIBERATO Educar para aprender mais. Praticar para ter as finanças bem estruturadas. O que é a educação financeira? É uma área de conhecimento em que as pessoas passam a conhecer mais sobre dinheiro e finanças, receitas e despesas, investimentos e reservas e assim sucessivamente. Nós podemos desenvolver esse conteúdo na nossa vida, mas é bom lembrar que é um processo, isto é, quanto mais estudamos mais ficamos familiarizados com o tema. A ideia é buscar ferramentas e conhecimentos para lidar com o dinheiro, a fim de conseguir gerenciar os recursos de forma mais inteligente. Esse conteúdo reúne algumas disciplinas, tais como: gestão, contabilidade, direito, matemática, economia, inteligência emocional, enfim. Qual é a diferença entre educação financeira e inteligência financeira? A educação financeira é o processo de aprendizado sobre finanças. Teoria e conceitos. Já a inteligência financeira, é a capacidade de tomar as melhores decisões em relação às finanças pessoais. É praticar o que se aprendeu com a educação financeira. O objetivo é entender sobre o assunto para ter traquejo financeiro e buscar a independência financeira, e com isso realizar os seus sonhos, propósitos e objetivos da vida. É fundamental que cada indivíduo tenha a consciência de cada oportunidade e risco do uso do dinheiro. Todas as pessoas devem aprender sobre educação financeira, independentemente se você é estudante, professor, empresário, pai ou mãe, autônomo etc. O conceito definido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é: “Educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos. E, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”. A propósito, o site da CNN Brasil, de 12/10/2021, diz: “A OCDE recomenda que a educação financeira para crianças comece o mais cedo possível, ainda na escola. Segundo o órgão, quase 90% dos brasileiros aprendem sobre finanças em casa; outros 80% aprendem na internet e menos da metade aprende nas escolas”. Quanto mais cedo iniciarmos o investimento intelectual na educação financeira, cresce a possibilidade de termos uma sociedade mais forte sob o ponto de vista das finanças. As Normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inseriram a educação financeira como matéria obrigatória nas escolas em 2020. Um dos objetivos é conscientizar jovens e crianças sobre a importância de lidar com as finanças de maneira consciente, estimulando-as, inclusive, a debater o assunto em casa com a família. Saber lidar com dinheiro e ter educação financeira não quer dizer que devemos gastar mais, mas sim que devemos gastar e investir melhor, sempre de modo consciente. Aprender educação financeira requer tempo, paciência, persistência, resiliência e entender que isso é um processo, ou seja, há um início, um meio e um fim. Só para você entender a importância desse assunto, pare e pense comigo: o que é necessário fazer para reordenar a minha vida financeira? Vou indicar algumas opções e/ou sequências para você iniciar a sua jornada financeira, são elas: analise sua situação financeira (autoconhecimento), planeje e estipule objetivos e metas financeiras, controle todos os seus gastos, corte despesas desnecessárias e supérfluas e invista as suas economias. Qual é a consequência de não entender e aplicar a educação financeira na sua vida? Repetir o padrão mental dos pais, ser ignorante financeiramente, viver no aperto e no “vermelho”, aumentar o endividamento e obrigações, gastar mais do que se pode, fazer investimentos de alto risco sem perspectiva de retorno, fazer compras por impulso, não guardar dinheiro, não planejar o futuro etc. Fazendo essa tarefa, já podemos vislumbrar uma educação financeira melhor para nossas vidas. É preciso iniciar e persistir no processo. Confie que tudo dará certo, no momento certo! Entender a educação financeira é uma necessidade urgente para todos nós. Só iremos ter um futuro mais organizado e tranquilo se começarmos o mais rápido possível a aplicar os conceitos financeiros em nossas vidas. No início, tudo é difícil e complicado, porém, com a nossa perseverança, logo chegaremos ao nosso destino projetado. FRANCISNEY LIBERATO – é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

De volta ao Brasil, Ronald é recebido em clima de romance pela namorada

Na manhã desta segunda-feira (2), Ronald surpreendeu seus mais de 375 mil seguidores no Instagram ao compartilhar a surpresa que o esperava em casa, na sua volta ao Brasil. O DJ, de 23 anos, estava em Ibiza, na Espanha, para o casamento do pai, Ronaldo Fenômeno, com Celina Locks. Nos stories de seu perfil na rede social, Ronald publicou a foto de um quarto cheio de balões vermelhos em formato de coração, pétalas de rosas no chão e na cama, além de um porta-retrato com uma foto em casal. “Sobre receber surpresa voltando para casa”, escreveu o filho do ex-jogador de futebol ao lado de emojis da bandeira do Brasil e de um coração. Em meados de setembro deste ano, ele compartilhou um clique raro ao lado de sua nova namorada. Sem citar o nome da moça, apenas colocou um emoji de coração vermelho no clique, que mostra o casal se beijando em meio a um cenário paradisíaco. Em junho do ano passado, Ronald anunciou o término de seu relacionamento com Luiza Basile, com quem estava há quatro anos: “Tô recebendo muitas perguntas recentemente sobre isso, então decidi fazer esse post com dois propósitos: um deles é para informar e o outro em forma de agradecimento. Venho aqui anunciar que após 4 anos, o meu relacionamento com a Luiza chegou ao seu fim. Sei que muitos adoravam nos ver juntos e sei que isso pode ser uma grande surpresa, mas infelizmente essa não foi uma decisão tomada as pressas, mas depois de muitas tentativas de fazer as coisas darem certo até que um dia decidimos que esse seria o melhor caminho a ser trilhado”. Focado na academia Ronald segue sua jornada fitness e aproveitou a volta à rotina em solo brasileiro para cuidar do corpo. O filho de Ronaldo foi para a academia e exibiu os braços musculosos ao posar em frente ao espelho e declarou: “Voltamos”. Gshow

Semana será marcado pelo retorno gradual da chuva e altas temperaturas

O mês de outubro é conhecido por ser tipicamente quente, com registros de temperaturas extremas. Mas neste ano, a presença do El Niño pode levar o país a mais uma onda de calor, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No mês de outubro em  Mato Grosso o volume das precipitações de chuvas deve ficar abaixo da média histórica durante o mês. Nesta semana a previsão aponta chuvas em Cuiabá e parte de Mato Grosso. Esta segunda-feira (2), o Inmet, emitiu um alerta amarelo para Cuiabá e outras 96 cidades apontando tempestades com chuva entre 20 e 30 mm/h com ventos intensos de até 60 km/h. Em Cuiabá, a semana começa com 38° C de máxima nesta segunda-feira (2) e 25° C de temperatura mínima. O Inmet prevê pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. Na terça a temperatura máxima sobe para 39° C, mas a mínima se mantém em 25° C. Pancadas de chuva poderão ser registradas no período da tarde. Na quarta e quinta-feira os termômetros voltam a alcançar a casa dos 40° C e atingem 26° C de mínima. No entanto, a previsão aponta chuvas à tarde e à noite, que deve amenizar o calorão.  Já na sexta-feira, a temperatura varia entre 27° C e 41° C, com sol e aumentos de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.  com alerta laranja para 46 cidades e um amarelo que abrange 113 municípios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ex-prefeito de Cuiabá comemora 75 anos

O ex-prefeito de Cuiabá Roberto França completa neste dia 2 de outubro 75 anos. Com trajetória política, Roberto foi é ex-deputado federal e estadual, ex-vereador,  dedicou parte de sua vida à política, é evidente o seu comprometimento com a democracia e a defesa incansável dos interesses da nossa população.  Roberto França hoje é comunicador, e apresenta o programa Resumo do Dia (TV Brasil Oeste), que é líder em audiência no horário nobre na programação regional