Fábio Garcia garante que governador irá buscar soluções para liberar obras do BRT na Avenida Couto Magalhães

O Secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB), afirmou que o governador Mauro Mendes (UB) irá buscar soluções para liberar o início das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), na avenida Couto Magalhães, prevista para começar já na segunda-feira (4). O prefeito da cidade, prefeito Kalil Baracat (MDB), barrou o início das obras, após os empresários da região realizarem um manifesto silencioso na cidade.  Fábio afirmou à imprensa que Mauro irá se reunir com Kalil na segunda-feira. A reunião foi reivindicação do senador Jayme Campos (UB), do deputado federal Coronel Assis (União), além dos deputados estaduais Júlio Campos (União) e Fabio Tardin (PSB).  “Eles me ligaram pedindo uma reunião para conversarmos com o governador sobre essa questão. Vamos buscar uma solução que possa acomodar a todos”, afirmou. Entretanto, o chefe da Casa Civil disse não ter conhecimento sobre a decisão do prefeito Kalil de barrar o início dos trabalhos na via.  Conforme informações, a prefeitura não deu autorização para que a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) dê início às obras do modal na Couto Magalhães na próxima segunda-feira conforme cronograma da Pasta.  Em nota a prefeitura informou que a Sinfra não apresentou os estudos de impacto ambiental (EIA) e de vizinhança (EIV) relativos ao BRT e que a autorização dada no âmbito do projeto dizia respeito somente à requalificação da Avenida da FEB. Na terça-feira (29), os empresários contrários às obras, realizaram um protesto silencioso, e instalaram bandeiras pretas nas fachadas dos estabelecimentos, como uma forma de manifestar indignação. Segundo eles, as obras podem matar o comércio na avenida.

Lula confirma cirurgia no quadril em outubro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta sexta-feira (1º) que passará por cirurgia no quadril em outubro deste ano. Ele já havia anunciado a necessidade de operação em julho, quando chegou a fazer um procedimento de infiltração, para aliviar as dores na região. Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência. “Eu vou parar porque, eu quero confessar, essa dor dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio. O remédio é operar”, afirmou durante cerimônia de inspeção de obras da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte. Entenda o que é a artroplastia, cirurgia que Lula fará no quadril Lula explicou que a última viagem que fará será ainda em setembro, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e do encontro do G77 (coalização de 134 nações em desenvolvimento da qual o Brasil faz parte), em Cuba. Antes disso, ele ainda vai à Índia para a Cúpula do G20. O último compromisso em Brasília será a recepção ao presidente do Vietnã, no dia 26 de setembro, e depois o presidente dará uma pausa nos compromissos esse ano para fazer a cirurgia e a posterior recuperação.

Operação Lei Seca prende seis por embriaguez e remove 46 veículos em VG

Seis pessoas foram presas por embriaguez ao volante, 46 veículos, sendo 41 carros e cinco motos, foram removidos durante a 89ª edição da operação Lei Seca, realizada na noite dessa sexta-feira (1º.09), na avenida Prefeito Murilo Domingos (antiga 31 de Março), no bairro da Manga, em Várzea Grande. Conforme assessoria da Guarda Municipal (GM/VG), entre as autuações, 34 lavradas por condução de veículo sem registro ou não licenciado, seis por conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 17 por conduzir veículos sob efeito de álcool, quatro por recusar o teste de alcoolemia e cinco por motivos diversos. Ainda, durante a operação, foram aplicados 160 testes de alcoolemia. Dos 152 veículos fiscalizados, 48 foram autuados e 46 removidos. A Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp) e nesta edição contou com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Polícia Penal e da Guarda Municipal (GM/VG).

Covid-19: vacina bivalente é melhor prevenção contra doença

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a recomendação para que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, “neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Ômicron EG.5.13, conhecida como Éris, é a vacina bivalente, que está disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado”, alertou. O secretário fez apelo à população para que compareça hoje (2) aos postos de saúde no Dia D de Multivacinação. “Nós estamos convocando todas as crianças que ainda não tomaram as doses da vacina no período adequado que compareçam às unidades de saúde para completar a caderneta de vacinação. A população deve aproveitar também para tomar a vacina bivalente, principalmente às pessoas acima de 60 anos para reforçar a imunização contra a covid-19”, avaliou. Subvariante da Ômicron A cidade do Rio de Janeiro teve o primeiro registro da nova linhagem da subvariante da Ômicron, conhecida como Éris ou EG.5.11(23). O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na noite da última quarta-feira, (30), após confirmação pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, de 46 anos, não foi imunizado com a dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as pessoas maiores de 12 anos tomem a dose de reforço, que mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron. Casos importados A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), informou que os dois casos mais recentes, provavelmente foram de pessoas que contraíram a doença fora do Rio. Os casos envolvem uma paciente do sexo feminino, de 34 anos, e um bebê do sexo masculino, de um ano de idade. Os dois são da mesma família e iniciaram os sintomas da doença, na segunda semana de agosto, nos dias 10 e 11. Eles apresentaram febre e sintomas respiratórios, uma semana após retornarem da Chapada dos Veadeiros (GO). Os sintomas apareceram inicialmente em um deles, com um quadro de resfriado de curta duração, quatro dias após o retorno da viagem. As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Virologia Molecular/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em nota, a UFRJ informou que “o histórico de retorno recente de localidade com grande concentração de turistas internacionais de variadas procedências e o curto espaço de tempo para o adoecimento apontava para infecção importada, seguida de infecção intradomiciliar”. Os dois passam bem. Agência Brasil

Final de semana de sol com pancadas de chuvas isoladas em Cuiabá

O final de semana em Cuiabá deve ser de sol com pancadas de chuvas isoladas aponta a previsão o Climatempo. Para  este  sábado (2), as previsões apontam um dia de sol com poucas nuvens, com mínima de 25ºC, e a máxima pode chegar aos 37ºC.  Já no domingo, será um dia de sol e aumento de nuvens de manhã, favorecendo precipitações isoladas de chuva no período da tarde, mas de tempo aberto à noite. A mínima deve alcançar os 26ºC e a máxima 38ºC.  Embora exista chance de chuva, por ela ser escassa, os índices mínimos de umidade do ar previstos para este final de semana na cidade permanecem baixos, podendo atingir os 23%.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando as taxas ficam entre 12% e 20%, a situação pode ser considerada de alerta. 

Torneio de Pesca acontece neste domingo em Sinop reúne mais 400 profissionais da pesca esportiva

A 3° edição do Torneio de Pesca de Sinop ( a 479 km de Cuiabá), acontece neste domingo (3) com início marcado para às 8h, na Praia do Cortado. A competição conta com premiação de até R$ 100 mil e conta com cerca de 400 inscritos. A abertura dos portões e apresentação das equipes será às 5h. O torneio faz parte do Festeja Sinop 2023, que realiza também, nos dias 7, 9 e 10 de setembro, o Festival de Praia. Os eventos integram a programação oficial de comemoração ao 49º aniversário do município, entre 2 e 14 de setembro. O Torneio de Pesca, contará com a benção do Padre Beto, da Catedral Sagrado Coração de Jesus. A largada dos barcos a motor começa às 7h30, e em seguida será dos caiaques, às 7h45. O início da competição está programada para às 8h. A organização dos eventos segue todas as normas da Marinha do Brasil, que estará presente nos eventos e contarão com um aparato especial de segurança do tráfego aquaviário. Assim como nas edições passadas, todos os participantes devem estar com as documentações necessárias, regularizadas perante a instituição. Além dos militares da Agência Fluvial de Sinop, a equipe de fiscalização do Torneio de Pesca será composta por inspetores da Marinha de outras unidades.

Agroligadas reúne mais de 500 mulheres produtoras rurais de todo o país em Cuiabá

Mais de 500 mulheres, produtoras e lideranças femininas do agronegócio se reuniram para trocar experiências sobre a atuação no setor no “Agroligadas Experience”. O evento aconteceu na sexta-feira (1°) em Cuiabá e reuniu produtores de todo o Brasil  O Agroligadas, é um movimento formado por mulheres ligadas ao agronegócio, que tem como propósito comum em conectar o campo e a cidade utilizando a verdade, ética, coragem, compromisso e amor através de ações de comunicação e educação. Em sua 5° edição o evento reuniu mulheres produtoras de todo o país. O evento abordou temas e conhecimentos de ações educativas e de comunicação, para que elas possa levar informação o sobre o agronegócio.  “Missão cumprida. O legado foi trilhado e já está construído. Agora nós precisamos redesenhar ele para que a gente continue atuando de uma forma diferente como já estamos há cinco anos, para que  cada dia possam vir mais mulheres”, destaca Geni Caline Schenkel, presidente do Agroligadas.  Geni conta que o movimento proporciona uma troca de experiência entre as mulheres, dando força à coragem para conquistar seu espaço no mundo do agronegócio.  “Eu vejo que minha história inspira porque é muito parecida com a histórias de todas elas. Eu conto minha história e eu inspiro e faço a mulher criar coragem para também continuar nessa luta, porque nossas vidas são iguais. A gente só precisa de uma força, de um empurrãozinho, às vezes ligar o carro com mais força. E, é essas histórias que eu escuto todos os dias, é meu empurrãozinho”, conta. O movimento começou há cinco, e tem aumentado a participação feminina no agronegócio.  “Hoje somos tantas mulheres corajosas que falam em nome do setor, que hoje representam seu negócio, sem receio, sem medo de falar bobagem porque a gente faz as coisas sérias, a gente tem conteúdo, busca informação, e estamos todas na mesma régua”,  Produtora de queijos gourmet, Uigna Lopes, faz parte do Agroligadas há dois anos. Ela contou ao Cuiabá Notícias que entrar para o movimento foi a virada de chave que precisava para tomar frente da propriedade e os negócios da família.  “Durante a pandemia decidimos que iríamos mudar de vida, saímos da cidade e fomos morar em uma propriedade rural da família do meu esposo. Eu fui sem saber o que iria fazer, só queria mudar de vida.  E entrar no movimento foi de extrema importância, a gente, a conheceu crianças de 7 anos que não sabiam que era uma vaca, e meu filho de 4  anos, sabe explicar. E o Agroligada é isso, vem para mostrar que o Agro não é esse bicho de sete cabeças que todos pregam, quanto para ensinar para as nossas crianças que o leite não vem de uma caixinha. Além disso, me deu uma visibilidade que eu não tinha na produção dos queijos gourmet, vendas, conquistei novos clientes, meu negócio está expandindo. E cada dia a gente vê o quanto esse movimento que é  Agroligadas é  necessário para os dias de hoje”, conta a produtora.  Laila Ramos, produtora de amendoim na região de Barra do Bugres, também transformou a vida ao aderir ao movimento Agroligadas.  “Antes eu ajudava meu esposo por trás, e de repente meu sogro se aposentou e, meu esposo me disse: “ agora você tem me ajudar”. Isso foi uma reviravolta na minha vida. Hoje trabalho na parte burocrática da propriedade. Depois que entrei para o movimento Agroligadas, faço o network e conexões que estão abrindo as portas para alavancar nosso negócio”, conta. O evento contou ainda com a participação do palestrante Murilo Gun e Dani de Maria Gun. 

Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões neste sábado

A Mega-Sena sorteia neste sábado (2),  prêmio estimado em R$ 48 milhões. O sorteio acontece a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa  no  Facebook e canal da CAIXA no  YouTube . O valor da aposta simples é de R$ 5. As apostas podem ser feitas até as 19h deste sábado.  Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na Poupança da Caixa, ele recebe R$ 329 mil de rendimento no primeiro mês. Com o valor total do prêmio, o ganhador pode levar a família para conhecer os 50 países da Europa, gastando R$ 960 mil em cada viagem. 

TCE traça panorama social do estado para auxiliar combate à pobreza e à fome nos municípios

Nova Nazaré, Acorizal e Barão de Melgaço são os três municípios do estado que registaram os maiores percentuais de população vulnerável à fome, com índices de 51,36%, 51,30% e 49,63%, respectivamente. Os dados fazem parte do módulo Assistência Social do Radar de Controle Público do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), lançado nesta quinta-feira (31) pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social.  O painel foi apresentado na IV Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único De Assistência Social (Cib/Suas/Mt), que reuniu, em Cuiabá, profissionais de 141 municípios do estado. Assim, além de temas voltados à gestão do trabalho e vigilância socioassistencial, eles também conheceram a plataforma, que traz, dentre outros, dados referentes à situação de pobreza e à demanda por proteção social em Mato Grosso.  À frente do trabalho, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf destacou que a novidade garante transparência às ações do poder público, já que tanto a Corte de Contas quanto a população poderão acompanhar a situação atual das diversas políticas sociais executadas no estado. Desta forma, segundo avaliou, é possível trabalhar a partir de estratégias preventivas, que são sempre mais econômicas e eficazes que as punitivas.  “Será possível fazer as correções necessárias para a melhora na qualidade de vida da sociedade, sobretudo, daquela parcela em situação de vulnerabilidade. Apesar de Mato Grosso ser um estado rico, ele apresenta milhares de pessoas nestas condições. Então, ainda precisaremos contar com políticas de assistência social e o Tribunal vai monitorar todas elas, para que nosso povo possa melhorar esse quadro”, pontuou.  Presente no evento, o titular da Secretaria Executiva de Apoio Parlamentar Institucional do TCE-MT (Seapi), Carlos Brito, falou sobre os benefícios da ferramenta, destacando ainda outras inovações da Corte de Contas que vêm subsidiando os gestores com informações mais precisas e qualificadas. Esforço que, para ele, é crucial na elaboração e execução dos planejamentos, na tomada de decisões e na observância de prazos.  “Há um impacto na qualidade do serviço público nas mais diversas áreas, porque além do gestor, o Radar também pode ser utilizado por aqueles que exercem o papel de fiscalização, como as câmaras municipais e outras instituições. Junto a outras ações, ele reflete o esforço que vem sendo feito para aproximar cada vez mais o Tribunal de Contas do cotidiano dos jurisdicionados e de setores como o da Assistência Social”, afirmou.  Ao apresentar os dados na reunião, a secretária executiva da Comissão, Flavia Bortot Faria, reforçou a visão do TCE-MT de contribuir com uma gestão pública mais eficiente. “Dentro desta perspectiva atuamos para que o controle olhe também para o resultado, ou seja, para a entrega do serviço na ponta, com qualidade. E a Assistência Social tem um papel fundamental nessa proposta, porque ela ajuda a garantir os direitos humanos.”  O painel  Flávia reforçou que o Radar revela as dimensões de demanda e oferta protetiva, a partir de comparações trimestrais do deslocamento da demanda, em função do acesso de renda do trabalho nos municípios, o que possibilita planejar intervenções de combate às vulnerabilidades. “Deve-se fazer uma correlação dos painéis da demanda por proteção, que está expressa pela oferta de empregos do setor privado nos territórios.”  Os indicadores disponíveis incluem ainda: Capacidade de referenciamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Capacidade de oferta de serviços pela Equipe de Referência; Capacidade de deslocamentos das Equipes de Referência nos municípios; Nível de demandas por proteção social na população municipal; Nível municipal de oferta de emprego decente em todas as atividades econômicas, dentre outros. Com relação à cobertura protetiva, por exemplo, 13 municípios têm capacidade de referência em limite crítico (inferior a 80%). Já na demanda por Assistência Social, o sistema aponta que há nove municípios com elevado nível de vulnerabilidade à insegurança alimentar. Em outros 20, mais de 50% da população apresenta rendimentos abaixo da linha de proteção social (1/2 salário-mínimo por pessoa do domicílio). Os dados subsidiarão a atuação de milhares de assistentes sociais pelo estado, conforme concluiu o coordenador de gestão da Secretaria de Assistência Social de Confresa, Kleuber Moraes. “Percorremos 1.100 km para esta aqui porque essa integração é importante para nosso trabalho. O projeto lançado pelo Tribunal é um exemplo disso, porque vai qualificar a gestão e nos ajudar a correr atrás da melhoria dos índices.”

Prefeito decreta ponto facultativo no dia 08 de setembro em comemoração ao feriado da Independência

Em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil, celebrado na próxima quinta-feira (07), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro editou decreto que determina o dia 08, próxima sexta-feira, ponto facultativo na administração municipal. As atividades retornam normalmente na segunda-feira (11). A normativa será publicada na edição do Gazeta Municipal de segunda-feira (04), por meio do decreto municipal de nº 9.774 de 1º de setembro de 2023. Os serviços essenciais ficam mantidos para atender às necessidades da população.  Na Saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPA’s), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também.  Além disso, a coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito e segurança serão mantidos neste feriado cívico. A decisão de decretar ponto facultativo no dia 8 de setembro foi tomada levando em consideração a importância histórica da data e a tradição de comemorar a Independência do país. Além disso, a medida busca incentivar a reflexão sobre o valor da independência e da cidadania, promovendo a conscientização da população. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL Cuiabá, a abertura do comércio fica a critério de cada estabelecimento decidir se vai abrir ou não, sem restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano. A remuneração das horas de trabalho deve ser em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou. Da Assessoria