Empresa aciona Justiça para viabilizar construção de seis PCHs no rio Cuiabá

A empresa Maturati Participações LTDA entrou com um mandado de segurança contra a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), requerendo a revisão do pedido de uma licença prévia para a construção de seis Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Cuiabá. O pedido de licença para construção das PCHs havia sido negado pela inviabilidade do empreendimento, segundo parecer técnico emitido pela Sema  em maio. Conforme a Sema, um dos principais pontos apontados que inviabilizou o empreendimento, foi o parecer da Agência Nacional de Águas (ANA) considerando a área uma “Zona Vermelha”, com grande impacto ambiental principalmente na reprodução dos peixes.  Contestando a decisão inicial, a empresa sustentou uma série de irregularidades praticadas pela entidade estatal no decorrer do procedimento. Além de não ter sido intimada pessoalmente do termo de indeferimento do seu pedido, a empresa teve seu pedido de revisão, feito por e-mail e via postal no dia 15 de junho, rejeitado pela Sema sob a justificativa de que o requerimento foi feito fora do prazo. A Maturati alegou ainda que o protocolo do e-mail deveria ter sido levado em consideração para atestar a tempestividade do recurso, bem como a data da postagem do documento, e não a data do recebimento dele, conforme argumentado pela secretaria. Diante do processo inicial apresentado pela Maturati, o juiz Rodrigo Roberto Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente, resolveu postergar a apreciação do pedido liminar de revisão “por cautela”. Em seguida, determinou a notificação da Sema para prestar informações e a remessa de uma cópia do processo à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para eventual ingresso no feito, no prazo de dez dias. Cumprido estes procedimentos, os autos retornarão à apreciação do juiz, que dará a decisão liminar.

Câmara Municipal promove feira de culinária e arte nesta terça-feira (29)

O Legislativo cuiabano promove nesta terça-feira (29), uma feira de culinária e artesanato na Praça Paschoal Moreira Cabral, localizada em frente à Câmara. O evento terá início às 08h e vai até às 17h. Recheada de cultura, a feira receberá cerca de 42 expositores e contará com diferentes cardápios, artes plásticas, artesanato, costura, entre outros. A iniciativa parte das Secretarias de Apoio a Cultura e Ações Institucionais, com o objetivo de fomentar o comércio regional e dar visibilidade aos produtores da Capital. Além de claro, trazer aos servidores opções deliciosas de alimentação e produtos de ótima qualidade. O cardápio será cheio e variado, contando com os mais famosos pratos cuiabanos como Maria Isabel e costelinha de porco com arroz, até outras delícias como palha italiana, biscoitos, brownies, sanduíche na chapa, empadas, bobó de galinha e muito mais. Vários artistas também estarão presentes para expor seu trabalho. A feira oferecerá produtos como artesanato em madeira, tapetes em crochê, móveis rústicos, panos de prato, perfumes e sabonetes artesanais, reprodução de retratos a grafite, entre outros. O evento é aberto para a população cuiabana e a expectativa dos servidores e empreendedores é de receber uma grande quantidade de pessoas durante as mais de oito horas de feira. Da Assessoria

Produtor de MT vence duas categorias em evento internacional de queijos artesanais

Queijos produzidos de forma artesanal em uma fazenda de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá), em Mato Grosso, venceram duas categorias no ExpoQueijo Brasil 2023, o maior evento internacional de queijos promovido por países da América Latina. O médico e produtor rural Silas Vicente Barbosa Júnior concorreu em três categorias representando Mato Grosso. O concurso foi realizado em Araxá, Minas Gerais e o resultado, divulgado neste sábado (26). Cerca de 10 países participaram da competição, divididos em 410 produtores e 1,3 mil queijos da Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai. A competição é composta por categorias e cada uma corresponde a um tipo de queijo. Na categoria brie, o ‘Diamante Trufado’ produzido na propriedade de Silas Vicente, levou o primeiro lugar. Outro queijo do produtor venceu a categoria gorgonzola, o ‘Esmeralda’. Já o queijo ‘Rubi’ ficou em terceiro lugar no tipo gouda. Os produtos vencedores receberam certificação internacional de qualidade. O médico contou que começou a fazer os produtos em 2020 durante a pandemia da Covid-19. Ele faz de forma artesanal durante os fins de semana como hobby. Depois, Silas vende os produtos aos sábados na feira “É de Livramento”, que acontece na Praça Principal do município. O produtor já ganhou medalha de bronze em um concurso mundial no ano passado. Sobre a conquista em Minas Gerais, Silas contou que o resultado é muito gratificante. O evento O concurso é um reflexo da força do queijo brasileiro como referência mundial no segmento de queijos. O evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Ao todo, 1.320 foram queijos avaliados. Além da competição, a ExpoQueijo Brasil também ofereceu o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutiram inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado.

Cuiabá é confirmada como uma das cidades-sedes candidatas à receber jogos da Copa do Mundo Feminina em 2027

Cuiabá está entre as 10 cidades-sede candidatas aos jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, caso o Brasil seja escolhido como país-sede do evento. A informação foi confirmada após o envio de um ofício da  Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), na última quinta-feira (24).   O presidente da FMF, Aron Dresch, confirmou a informação na tarde desta segunda-feira (28) à imprensa. No entanto, a data da decisão final em torno das sedes está prevista para 18 de maio de 2024. “Considerando a força do Futebol no Mato Grosso (sic), pelo grande apoio que está recebendo o Futebol Feminino local, a qualidade de estádio e infraestrutura e a capacidade de vossa Federação, tenho o prazer de informar que a CBF selecionou a Cidade de Cuiabá entre as 10 (dez) cidades-sede candidatas”, diz trecho do ofício. No documento, o presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues Gomes, pediu que a federação local disponibilize toda a infraestrutura e equipamentos disponíveis para que a CBF possa auxiliar e viabilizar todas as garantias necessárias para a entrega do documento final de candidatura, que ocorre em um prazo de dois meses. Segundo Aron, a FMF terá dois meses de esforço conjunto para viabilizar todas as informações e garantias necessárias para a entrega do documento final. A visita da equipe de avaliação da Fifa será no início de 2024. O Brasil será um dos candidatos a sediar o Mundial Feminino concorrendo com mais três candidaturas: África do Sul, Estados Unidos/México e Alemanha, Bélgica e Holanda. A escolha será feita pelas 211 associações de futebol que formam a Fifa. Lembrando que no dia 12 de outubro a Arena Pantanal recebe a Seleção Brasileira de Futebol que joga pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Venezuela.

Trajeto de ida e volta do BRT ao centro de Cuiabá poderá levar até 45 minutos

A implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande vai permitir que os passageiros façam viagens com até metade do tempo que é gasto atualmente. A economia de tempo será possível em razão das viagens expressas, que fazem menos paradas até chegar ao destino final – serviço exclusivo do BRT. É o caso da linha expressa que vai ligar o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá. A previsão é que o ônibus leve 42 minutos para sair do terminal, localizado próximo ao viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros), percorra as Avenidas Fernando Corrêa, Coronel Escolástico, Getúlio Vargas e Isaac Póvoas, e retorne até o Coxipó. Atualmente, este mesmo percurso é feito em uma hora e 27 minutos. Desta forma, é possível dizer que a expectativa é que um passageiro saia do Terminal do Coxipó e chegue ao centro de Cuiabá em 21 minutos, independente do horário em que ele faça a viagem. “O BRT anda em um corredor exclusivo, o que permite que ele faça as viagens no mesmo tempo, independentemente do humor do trânsito ao redor”, explica o secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra-MT, Rafael Detoni.  Além disso, todas as estações do BRT contarão com faixa de ultrapassagem para permitir que a Linha Expressa possa seguir adiante, mesmo com outro ônibus parado para embarque e desembarque de passageiros. A Linha Expressa é um serviço do BRT que percorre todo o corredor de ônibus praticamente sem fazer paradas. No caso da linha do Coxipó, após sair do terminal, o veículo faz apenas uma parada em frente a Universidade Federal de Mato Grosso, lugar com grande movimento de passageiros, e depois segue até o centro. No caso do serviço expresso entre o terminal do CPA e o Centro de Cuiabá, o ônibus parte do lado do Comando Geral da Polícia Militar, para no Centro Político e segue até o centro de Cuiabá. A expectativa é que o veículo leve 40 minutos para ir e voltar, sendo que, atualmente, essa viagem tem duração de uma hora e 12 minutos. Da mesma forma, a viagem de ida e volta entre o centro de Várzea Grande e o Centro de Cuiabá deverá durar 42 minutos, sendo que o tempo atual é de uma hora e 16 minutos. O BRT sairá do Terminal André Maggi e irá parar apenas no Cristo Rei antes de chegar ao centro, fazendo a mesma parada no retorno. A redução de tempo será observada também no serviço denominado parador, que faz embarques e desembarques em todas as estações. A linha Terminal André Maggi – Terminal CPA tem um tempo de ida e volta estimado em uma hora e 24 minutos, sendo que o tempo atual é de duas horas e três minutos. Esta linha sai de Várzea Grande e para em 24 estações até chegar ao CPA. O ônibus parador que liga o Coxipó ao Centro fará uma viagem de 52 minutos, uma redução de 35 minutos em relação ao gasto atualmente. Para absorver o fluxo constante de passageiros a previsão é que os ônibus do BRT passem em um intervalo de menos de 4 segundos na linha do Coxipó e de 6 minutos na linha Várzea Grande – CPA. Já os ônibus expressos devem passar a cada 10 minutos. Os ônibus do BRT serão movidos a bateria recarregável, garantindo que os automóveis sejam silenciosos e sustentáveis. Além das viagens mais rápidas, o BRT vai entrar no centro de Cuiabá e Várzea Grande, conforme é divulgado desde a apresentação do anteprojeto em 2021. Isso porquê as pesquisas de origem e destino mostram que os centros da cidade são os principais destinos dos passageiros do transporte coletivo. Da Assessoria

Lula sanciona MP que reajusta salário mínimo e amplia faixa de isenção do Imposto de Renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (28), a medida provisória que reajusta o salário mínimo e amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional e perderia a validade se não fosse aprovado em definitivo. A medida provisória tratava inicialmente apenas do aumento do salário mínimo. Publicada em 1º de maio por Lula, o texto reajustou o valor de R$ 1.302 para R$ 1.320, um ganho real (acima de inflação), conforme promessa de campanha do presidente. Segundo o texto, quem ganha até R$ 2.640 por mês não pagará Imposto de Renda, valor equivalente a dois salários mínimos. Atualmente, esta isenção é de R$ 1.903. A perda de arrecadação com a ampliação da faixa de isenção deve ser compensada com a taxação dos fundos dos super-ricos. Além destas mudanças, o texto incluía também a taxação de fundos offshores, mas a medida encontrou resistências na Câmara dos Deputados. Após um acordo, os deputados retiraram o trecho por meio de um destaque.   Política de valorização do mínimo O texto aprovado estabelece a política de valorização do salário-mínimo e vai entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024. Conforme a nova regra, a valorização será correspondente à soma do índice de inflação do ano anterior com o índice correspondente ao crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. O índice de inflação a ser considerado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos doze meses encerrados em novembro do exercício anterior ao do reajuste. Nos anos em que o PIB não crescer, o reajuste será feito com base apenas na inflação.

Padilha: Lula deve anunciar novos ministros ao retornar do exterior

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse neste sábado (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar novos ministros ao retornar de viagem ao exterior. Lula encerra hoje a visita oficial a Angola e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) “Certamente, o presidente Lula vai conduzir, no retorno, uma decisão que ele já tomou de acolher o pedido de duas bancadas federais e indicar parlamentares para compor o ministério. Uma ação para reforçar o nosso time para o segundo semestre”, ressaltou Padilha ao participar de evento na comunidade de Heliópolis, na zona sul da capital paulista. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados para ocupar ministérios, aproximando os dois partidos da base parlamentar do governo. Juntos os dois partidos detêm 90 cadeiras na Câmara. Não há definição ainda, no entanto, de quais pastas seriam ocupadas pelos deputados. Segundo Padilha, essas negociações devem ser realizadas pessoalmente pelo presidente. “O presidente Lula faz questão de conversar olho no olho com as lideranças”, enfatizou. Agência Brasil

Documentário ‘Hip Hop Combate às Drogas’ é atração no Cine Teatro nesta terça (29)

Nesta terça-feira (29), às 19h30, o documentário “Hip Hop Combate às Drogas”, dirigido por Luiz Marchetti, será exibido no Cine Teatro Cuiabá. A entrada é gratuita com classificação indicativa de 14 anos. A exibição acontece na “Sessão Realizadores de MT” do projeto Encontros com Cinema e será seguida por conversa com equipe do Festival. Projeto Hip Hop Combate às Drogas (HHCD) O projeto Hip Hop Combate às Drogas (HHCD) nasceu em 2015, como sonho do jornalista e produtor cultural Raul Lázaro, conhecido como Mano Raul. De lá para cá, a ação social entrou para o calendário cultural de Cuiabá e se firmou como celebração cidadã. Enquanto dependente químico em processo de recuperação, Mano Raul aposta nos quatro elementos do Hip Hop (DJ, grafite, break dance e MC) e na arte como caminhos para combater a dependência química. Documentário  Em 2023 o projeto Hip Hop Combate às Drogas chegou à sétima edição, levando informação, arte e cidadania para dependentes químicos em situação de rua e pessoas com vulnerabilidade social. Mobilizado pelo diretor do Festival HHCD Mano Raul e pela produtora e curadora do HHCD Luciene Carvalho, o documentário foi dirigido pelo cineasta Luiz Marchetti e mostra os bastidores da sétima edição do Festival Hip Hop Combate às Drogas, realizado em maio de 2023, na Praça Luís de Albuquerque e entorno, no bairro Porto. Além de registrar atrações do Festival, o documentário traz depoimentos e intervenções artísticas de diferentes artistas da cena hip-hop da capital, como o grafiteiro Regis Gomes, Sharamandaya, MC Shanter Ballroom, N21, DJ Spinha, Rapper Marcelinho da Baixada, P3, Ahgave, DJ Taba, DJ Erick Jay, DJ Radar, Linha Dura, B-boys Guil, Maicon e Perninha, Rappers Laura Priscila, Luciano Controvérsia, Costak, Yan Alves, Guilherme Amarijo, Xito, Santiago e Eduardo (Conduta do Gueto), Milton Kleber, entre outros.  O documentário também explicita o caráter interdisciplinar do Festival HHCD, com passagens da exposição fotográfica projetada por Bruna Obadowsky e Ahmad Jarrah, bem como de apresentações cênicas, como a realizada pelo Teatro Trupe.  Serviço O quê: Exibição do documentário “Hip Hop Combate às Drogas”, dirigido por Luiz Marchetti. Festival Hip Hop Combate às Drogas: Direção Geral: Mano Raul; Produção e Curadoria: Luciene Carvalho. Quando: Terça-feira, 29 de agosto, às 19h30 Onde: Cine Teatro Cuiabá Quanto: Entrada gratuita Mais informações: 65 2129-3848

Fertilizantes, sementes e armazenagem deixam custo de produção da soja menor

Com a chegada do próximo ciclo de soja batendo à porta, a maioria dos produtores já adquiriu os insumos necessários para o plantio. Após uma alta expressiva nos preços, principalmente de fertilizantes, os valores agora estão menores. Contudo, muitos agricultores seguem descapitalizados porque, na hora de vender o grão, o mercado ofereceu pouco em troca. Para efeito de comparação, em 28 de agosto de 2022, a média Brasil para a saca de soja era de R$ 171. Hoje, está em R$ 134, conforme o indicador Sapiens.Agro. Isso porque os patamares estão subindo, mas entre janeiro e maio deste ano, muitas praças pagavam menos de R$ 110. Custos de produção da soja caindo Em Mato Grosso, o estado que mais cultiva e exporta a oleaginosa, o custeio da produção em julho deste ano está 14,8% menor em comparação ao mesmo mês de 2022. Segundo o último relatório de Custos de Produção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a queda dos preços das sementes, dos fertilizantes e defensivos ilustram o cenário. Veja (unidade R$/hectare): Sementes de soja: de R$ 783,46 para R$ 612,61 – 21,8% menor Fertilizantes e corretivos: de R$ 2.417,29 para R$ 1.830,45 – redução de 24,2% Defensivos: de R$ 1.373,00 para R$ 1.329,51 – 3% a menos Além disso, duas atividades pós-produção também indicam queda nos preços: Classificação e beneficiamento da soja: de R$ 68,18 para R$ 54,42 – diminuição de 20,1% Armazenagem: de R$ 26,84 para R$ 14,68 – 45,3% menor O que subiu de preço? Na mesma categoria de pós-produção, o transporte apresentou alta nos preços, com incremento de 48,7%, indo de R$ 82,39 para R$ 122,56 por hectare. Na esteira dos fatores que subiram, o arrendamento elevou de R$ 301,41 para R$ 346,19 em um ano em Mato Grosso, ou seja, aumento de 14,8% no valor. Assim, de forma geral, o custo operacional total da soja no maior estado produtor – sem contar os custos de oportunidade – teve baixa de 5,2%. Com isso, desceu de R$ 6.557,27 para R$ 6.210,47 por hectare. Por Canal Rural 

“Sou candidato sim e ao Governo também se for necessário”, diz Jayme sobre eleições em 2026

O senador Jayme Campos (União Brasil), afirmou que está trabalhando em sua candidatura à reeleição ao senado nas eleições de 2026. Em conversa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (28), o parlamentar disse, ainda, que uma eventual tentativa de retorno ao Governo de Mato Grosso também não está descartada.  “Eu estou andando, estou viajando, tenho emenda para todo lado e estou firme. Sou candidato sim e ao Governo também se for necessário”, afirmou.  Jayme aproveitou o momento e pontuou sua insatisfação com Partido Liberal (PL) no Estado e forma que o presidente, Ananias Filho vem articulando o pleito para eleições em 2024, destacando a cidade de Várzea Grande, onde possui um certo comando, desde que foi prefeito da cidade.  Jayme chegou a cobrar lealdade do partido, lembrando dos acordos firmados no passado, entre eles quando o União Brasil deu palanque a Wellington Fagundes (PL) em sua candidatura ao Senado, destacando que ele e o irmão, o deputado estadual Júlio Campos (UB),na época, foram os responsáveis por convencer o governador Mauro Mendes a romper com Neri Geller (Progressistas), que terminou perdendo a eleição. “Todo mundo se lembra do drama que foi aquela situação, tivemos praticamente que enfiar o Wellington goela abaixo do Mauro. Ele tinha compromisso com o Neri e voltou atrás. Cada eleição é uma eleição, mas se o PL não vai cumprir com seus acordos, o União Brasil fica desobrigado também”, finalizou o senador.