“GNV pode custar até 50% menos que outros combustíveis”, afirma presidente da MT Gás

O presidente da Companhia Mato-Grossense de Gás (a MT Gás), Aécio Rodrigues, foi o convidado do 25º episódio do podcast MT Conectado, que foi ao ar nesta quinta-feira (27.07). De acordo com o representante da Companhia, o uso de gás ainda é a alternativa mais viável para veículos que fazem longa quilometragem e para o desenvolvimento de indústrias.  “Chega a ser quase 50% mais barato utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) do que outros combustíveis, no caso de quem roda, por exemplo, cinco mil quilômetros por mês, como os motoristas por aplicativo”, comentou. No bate-papo com a jornalista Camilla Zeni, o presidente lembrou que o Governo do Estado tem incentivos para a conversão de veículos para o GNV e garantiu que, apesar do reajuste na tarifa do gás, publicado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) neste mês de julho, o consumidor final não terá aumento de preço. “Mato Grosso tem a segunda menor tarifa do país. O preço na bomba, hoje, é R$ 3,54. Isso é graças ao trabalho da MT Gás e do governador Mauro Mendes de incentivar a cadeia do gás em Mato Grosso para utilização de uma energia limpa, e ao acordo realizado com intermédio da Casa Civil junto aos donos de postos de combustíveis”, ressaltou. Aécio Rodrigues frisou que, além de ser mais efetivo para os veículos que rodam longas quilometragens, o gás também é uma alternativa viável para as indústrias. Ele lembrou que o Governo de Mato Grosso está construindo 38 quilômetros de gasoduto para o fornecimento de gás no Distrito Industrial de Cuiabá e comentou que cerca de 120 empresas serão beneficiadas diretamente com o empreendimento. A perspectiva, segundo ele, é que mais empresas sejam atraídas para a região. “Quando você faz qualquer conta da operação no Distrito Industrial, seja no óleo de xisto, no GLP, no cavaco, que é a biomassa, o gás é, disparado, a energia mais eficiente. Pensa no trabalho que dá uma empresa que funciona a cavaco: tem que ter o transporte para a lenha chegar, tem que preparar, jogar para queimar, e precisa de máquinas e operadores, enquanto o gás é só abrir uma torneira e depois fechar. A eficiência é maior pelo que se gasta, além de que o gás é uma energia limpa e o cavaco é extremamente poluente”, afirmou.

Oktoberfest Louvada terá Biquini Cavadão na 6ª edição; maior do Centro-Oeste

A Oktoberfest é considerada a maior festa de cerveja do mundo e a festividade liderada pela Louvada, em Cuiabá, já é apontada a maior do Centro-Oeste. E para honrar a tradição de líder na região, a marca traz esse ano uma programação especial para o público, que inclui a apresentação da banda de rock Biquini Cavadão, no dia 9 de setembro, na Arena Pantanal, das 17h às 02h. A 6ª edição da festa contará ainda com shows das bandas Queen Tribute Brazil, que é a banda cover oficial do Queen no Brasil, e da MP Rock. Além disso, o público poderá aproveitar ainda a praça de alimentação, brincadeiras típicas alemãs e muito mais. O diretor da Louvada, Gregório Ballarotti, afirma que uma das principais propostas da Oktoberfest é propiciar a todos a vivência da cultura cervejeira. “Esse já é o sexto ano que trazemos essa comemoração para que todos possam aproveitar para conhecer um pouco mais a fundo o mundo das cervejas artesanais. A Oktoberfest da Louvada é um evento que já conquistou os mato-grossenses, caindo no gosto do público e, por isso, nos preocupamos a cada ano em trazer experiências mais inovadoras”, pontuou Gregório Ballarotti. Somente na edição realizada no ano passado, cerca de 5 mil pessoas participaram da festividade e 15 mil litros de chopp foram consumidos durante as seis horas de celebração. São números como esse que consagram a Oktoberfest Louvada como a maior do Centro-Oeste e a tornam disputada entre o público, que já pode adquirir os ingressos com preço promocional pelo valor de R$ 90. Quem quiser já garantir a sua entrada, basta se dirigir a um dos quiosques da Louvada dos shoppings Pantanal e Estação, bem como no bar da fábrica da Cervejaria, localizada na Avenida das Torres, número 4511, Jardim Imperial, em Cuiabá, ou ainda pelo site:www.louvada.com.br. Sucesso absoluto Os balanços realizados todos os anos pela empresa, consagram o sucesso absoluto da Oktoberfest Louvada. De 2016 para cá, mais de 25 mil compareceram ao evento e mais de 80 mil litros de chopps foram consumidos. Com os olhares voltados para a cultura alemã, a festa dispõe de uma ampla programação com ações características ao país, que vão desde brincadeiras até figurinos, promovendo a integração de todas as idades. Da Assessoria  

Sasha relembra peso das expectativas sobre ela: ‘Por muitos anos, isso me fez mal’

Atenção, eternos Baixinhos, hoje tem novo episódio de Xuxa, O Documentário! O terceiro episódio, que estará disponível no Globoplay nesta quinta (27), às 18h, relembra o nascimento de Sasha, fruto do relacionamento entre Xuxa e Luciano Szafir, a repercussão nacional do parto, a infância sob holofotes e a pressão que ela sentiu por ser filha da Rainha dos Baixinhos. Maria da Graça Xuxa Meneghel nunca escondeu o seu maior sonho: ser mãe. Durante o documentário, a filha da Rainha dos Baixinhos divide com a mãe momentos de muita emoção ao assistir a cenas inéditas do dia em que veio ao mundo. “Durante muito tempo, não entendia o ‘ser famoso’, o ‘ser uma pessoa pública’. Sempre senti o peso das expectativas e, por muitos anos, isso me fez mal. Era muita informação para uma criança, mas era a minha realidade”, diz Sasha em depoimento na série documental. “Quando eu era neném, não conseguia entender por que tanta gente ficava em volta dela. Eu sentia ciúmes e falava para as crianças que se aproximavam ‘essa é a minha mamãe’”, relembra Sasha, sorrindo. Diretor geral da série, Pedro Bial comenta: “Esse documentário é uma viagem no tempo, uma obra que se dedica a apresentar, de forma acessível, a totalidade de uma pessoa muito grande. É para se emocionar, para rir e para matar a saudade”. “É muito emocionante presenciar mãe e filha assistindo juntas pela primeira vez ao nascimento de Sasha. Essa é mais uma grande surpresa que Xuxa não esperava ter durante a realização da série”, completa a diretora Cassia Dian.

Prazo de validade: Tudo que nasce, cresce, amadurece, envelhece e um dia morre. Esta é a lei da vida

Tudo que nasce, cresce, amadurece, envelhece e um dia morre. Esta é a lei da vida que, com tudo, está sob os auspícios do implacável tempo. Existem estudos que defendem que os homens ou mulheres que não forem acometidos de algumas doenças, ao longo da vida, podem chegar a 120 e até 150 anos. No Brasil, a média de vida das pessoas está em torno de 75 anos. Enfim, mais ou menos dia, vai-se bater na porta de São Pedro ou do cramunhão para entregar a alma.   A expectativa de vida já foi menor, mas os avanços científicos da medicina aumentaram sistematicamente a nossa expectativa de vida aqui neste torrão. A proximidade com a morte deteriora a vida, pois, como um carro velho, precisamos de retificações permanentes, pois o envelhecimento de uma peça implica na da outra, o que compromete o conjunto inteiro, se algum desastre não abreviar tudo. É preciso avaliar, no plano prático, até quando a vida é saudável e não constitui um estorvo para os mais novos! Será que compensa a continuidade de nossa permanência aqui com os severos os percalços de uma vida precária! No plano religioso ou filosófico, esta questão é extremamente controvertida e de difícil consenso. Não quero e nem saberia me imiscuir nos mistérios da existência, mas vou fazer uma inquietante indagação: “o que fazer com uma vida longa”, após ter-se passado por todos os seus estágios, e ficar-se insistindo, artificialmente, em prolonga-la penosamente, ao invés de ceder lugar para as novas gerações que insistem em plasmar em nossa frente para cobrar a nossa saída da moita – ! O Horizonte Perdido – é o título do livro de James Hilton – Ed. Nova Fronteira – que foi transformado em duas versões para o cinema que podem ser encontradas na Internet. Conta a história de um grupo de pessoas que fogem, a bordo de um avião, de uma conturbação revolucionária, no Extremo Oriente, e a nave que os conduzia o cai num local inóspito, próximo ao monte Himalaia, e os coloca numa situação muito difícil, pois, apesar de terem sobrevivido, eles ficam sem rumo no meio da neve. E, o seu comandante, em face da falta de opção, afirma: que tem momentos na vida em que é melhor ficar parado e aguardar. Ficam nesta inércia, por alguns dias, até que passa uma caravana que os leva para o Shangri-la, um mosteiro situado no Tibete, onde passarão por uma aventura espiritual de autoconhecimento. O líder do local gosta muito do comandante referido e o convida a ficar, sob o argumento de que lá ele, despojado de bens materiais, viverá 200, 300 anos ou mais. E o convidado o indaga: “o que eu vou fazer com uma vida tão longa”? Renato Gomes Nery – é advogado. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

Produtividade do milho preocupa agricultores de Jaciara

O atraso na janela da semeadura em boa parte dos milharais e o clima desfavorável durante o desenvolvimento da cultura são apontados como principais causas da frustração com o desempenho das lavouras plantadas na região de Jaciara, sudeste de Mato Grosso. Em algumas fazendas, a produtividade média gira entre 80 e 85 sacas por hectare nos primeiros talhões colhidos, deixando os produtores apreensivos quanto à rentabilidade da safra. A preocupação dos produtores de Jaciara com a produtividade de milho, além dos custos de produção e valor pago hoje pela saca de 60 quilos, é o tema do episódio 96 do Patrulheiro Agro. Mato Grosso armazena milho a céu aberto em plena colheita Com 1,1 mil hectares plantados de milho nesta segunda safra, o agricultor Gilson Provenssi colheu 12% apenas da área. Ele conta que costuma até os dias 25, 28 de janeiro costuma estar com 90% a 95% da área cultivada. Entretanto, a semeadura do cereal esse ano atrasou em decorrência da soja. “A soja não amadurava. Atrasou 20, 30 dias a colheita. Acabou faltando chuva em maio e junho, então o grão não encheu direito. Está um aspecto bonito, mas na hora em que você coloca na balança ele não está produzindo o que aparentava produzir”. Situação de preocupação também é vista na propriedade do agricultor Ereno Giacomelli. Por lá foram cerca de 840 hectares destinados ao cereal nesta safra. “O milho se perdeu a arrancada dele, que é onde ele mostra a produtividade, você jogou o nutriente, a adubação, a cobertura e a chuva levou… Então, você já sabe que esse milho vai aparentar estar bonito na palha, mas a produtividade vai ficar comprometida”, diz Giacomelli. Produtores adotam escalonamento de colheita e escoamento Para tentar garantir a padronização de umidade na produtividade do milharal, minimizar as perdas e economizar no custo de armazenagem, produtores em Jaciara estão adotando o escalonamento tanto de colheita quanto de escoamento dos grãos. O agricultor Ereno Giacomelli comenta que não possui silo na propriedade, contudo há dois anos adotou o silo bolsa como alternativa de armazenamento. Ele pontua que parte do milho colhido vai para o silo bolsa e outra para um silo em uma fazenda vizinha. Desvalorização da soja e milho ameaça rentabilidade em MT “Vai intercalando, porque você está colhendo a nata, o filé. Quanto mais para a frente, metade e final da colheita a situação fica crítica e negativa. Precisava colher 130, 140 sacas, mas nós estamos colhendo, se fechar, 80, 85 sacas”. Conforme o produtor Rogério Berwanger, em Jaciara os agricultores tinham a esperança de colher uma safra cheia. “Não vai ter aquela produtividade que tivemos no ano passado em algumas áreas. E o que a gente nota é que o comprador também mudou um pouco a maneira de comercializar. Está comprando lentamente. Então, isso também é um agravante para faltar aquele espaço. O produtor também vai ter que se adequar. Se ele não se adequar vai virar esse caos que está hoje. Pouco espaço, soja para tirar, não embarca soja, soja competindo com o milho bem na parte da safrinha, bem no momento crucial e o milho precisando ser tirado da lavoura”.

Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro

O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados. A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em entrevista exclusiva a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta quarta-feira (25), em Brasília. Ele disse que a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula. “Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim”, afirmou. O ministro descartou qualquer ideia de federalizar a Segurança Pública do Distrito Federal, que continuará sob o comando do governo local. No entanto, a defesa de áreas sob jurisdição da União – como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e residências oficiais, entre outros pontos sensíveis da capital – passaria a ser atribuição da Guarda Nacional. A ideia é que seja uma corporação civil, mas de caráter ostensivo, com ingresso por meio de concurso próprio. Atualmente, o contingente da Força Nacional é recrutado de forma episódica a partir de agentes que atuam em diferentes polícias do país. “Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir”, argumentou. Outras medidas Além da criação da Guarda Nacional, que está no centro das propostas do chamado Pacote da Democracia, o governo federal deve sugerir mudanças legais para criminalizar condutas na internet que configurem a prática de atentado contra o Estado Democrático de Direito. “Ninguém pode instalar um quiosque em um shopping center e ensinar a fabricar uma bomba. Por que pode na internet? Então, terrorismo e crimes contra o Estado Democrático de Direito não podem ser mobilizados na internet”, afirmou o ministro da Justiça. Outra medida é o aumento da pena para quem organizar e financiar atos golpistas e antidemocráticos, como os que ocorreram em Brasília no último dia 8 de janeiro. Relatório da intervenção Flávio Dino também adiantou algumas conclusões do relatório final da intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal (DF). O documento ainda será detalhado ao ministro pelo interventor, Ricardo Cappelli, e depois apresentado aos chefes dos Três Poderes. “Temos alguns resultados que mostram que houve omissões gravíssimas, no planejamento e execução do sistema de segurança pública por parte do Distrito Federal, e é isso que vai ser apresentado à sociedade, para que, no momento próprio, o Poder Judiciário defina as punições cabíveis àqueles que falharam, erraram ou cometeram crimes”, afirmou. A intervenção federal no Distrito Federal vai durar até o próximo dia 31 e, a partir de fevereiro, o governo distrital volta a gerir a segurança pública na cidade. Na tarde desta quarta-feira (25), a governadora em exercício do DF, Celina Leão, apresentou o delegado Sandro Avelar como futuro secretário de Segurança Pública da capital do país. Agência Brasil

Com capacidade de 78MWp, Enersim deve atender cerca de 20 mil associados até o início de 2024

A Enersim – gestora de energias limpas e renováveis, com atuação desde 2021, em Mato Grosso esta recebendo mais de 78 MWp de potência de geradores de energia, e até fevereiro de 2024, estará com o equivalente para abastecer com energia elétrica mais de 126 mil habitantes. Na prática, esse número atende cerca de 20 mil usuários entre CNPJ e CPFs, que se associam a gestora, aderindo a fontes de energia sustentáveis, e ainda com redução no valor da fatura. De acordo com Tiago Vianna, diretor da Enersim, o constante aumento na conta de luz é um susto às famílias mato-grossenses. Em abril deste ano, houve o reajuste de 8,62% devido ao reajuste inflacionário (anual). Por isso, o consumidor tem buscado outras fontes alternativas limpas e renováveis, a solar tem conquistado espaço. “A Enersim é uma oportunidade para as pessoas que talvez não possam instalar usinas fotovoltaicas, por diversos motivos, entre eles a falta de espaço, como é o caso dos apartamentos, mas querem a esse sistema por associação de geração, o que resulta em acesso a uma energia elétrica mais barata e maior previsibilidade no preço a ser pago na conta de luz – já que não tem adicional de bandeiras, e o valor é pode chegar até 20% a menos em relação a principal concessionária de energia”, pontua Vianna. De acordo com dados publicados recentemente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a estimativa dos reservatórios hídricos até o final de junho, está acima de 80% na região centro-oeste, porém com a estiagem e tempo seco a situação pode mudar, e ter outra opção de energia é essencial. “A ampliação de matrizes renováveis, como a energia fotovoltaica, certamente nos ajudará a passar por futuras crises hídricas, com mais tranquilidade”, avalia Tiago Vianna. Enersim A Enersim trata-se de uma empresa de gestão em geração de energia compartilhada, quer seja fotovoltaica, hídrica, biomassa ou termoelétrica, e distribui para seus 4 mil associados, que se beneficiam da energia renovável produzida em outro lugar. Além disso, não há cobrança de taxa de adesão, manutenção ou fidelização na contratação dos serviços. Como não há taxas de adicionais das bandeiras tarifárias, na conta de energia elétrica, é possível obter economia de até 20%, que atendem tanto pessoa física quanto jurídica em todo o estado. Na prática, o consumidor que tem o custo médio de energia de R$ 2.000 mil por mês, com a adesão à Enersim, ele vai economizar aproximadamente R$ 322,00, todo mês, além da isenção na cobrança de bandeiras tarifárias O procedimento para aderir a Enersim é realizado digitalmente, sem custos de adesão ou de cancelamento. Basta fazer uma simulação no site da Enersim ou enviar a foto da última fatura de energia no WhatsApp: (65) 99356.5548 e ter em mãos os seguintes documentos: Empresas: documentos pessoais (RG, CPF ou CNH) do administrador ou sócios, cartão CNPJ, contrato social, e ficha cadastral da Junta Comercial atualizada. Pessoa física: documentos pessoais RG, CPF ou CNH), última fatura da concessionária de energia. Da Assessoria

Atendimento humanizado e dedicado traz bons resultados para a advocacia

O mês de julho é sinônimo de festa para a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT). Comemoramos um ano de uma iniciativa pioneira, que se mostrou absolutamente acertada e aproximou ainda mais a advocacia da nossa entidade, o nascimento da Cát e do Caixa Zap. Os mais de 6 mil atendimentos realizados neste período demonstram como conseguimos chegar aos profissionais em todas as regiões do nosso estado. Ao pensarmos na criação do Caixa Zap, nossa central de atendimento via WhatsApp, queríamos que ela tivesse como principal característica um atendimento humanizado, capaz de identificar as necessidades dos advogados e advogadas e dar a melhor resposta no menor prazo possível para as demandas apresentadas. Justamente por isso, criamos a Cát, nossa atendente virtual, que carrega o DNA da Caixa de Assistência e que é controlada por colaboradores dedicados exclusivamente aos atendimentos. Não há espaço para improviso quando se trata do relacionamento com os advogados e é justamente por isso que tenho a convicção de que todo este projeto foi um dos grandes acertos da nossa gestão. Por meio do Caixa Zap, os advogados podem conversar com a Cát e conhecer todos os benefícios e vantagens que oferecemos. Temos telemedicina gratuita, convênios com empresas de diversos setores, atendimento psicológico e um plano de saúde com um valor exclusivo para a advocacia. Além disso, também oferecemos auxílio maternidade para as advogadas mães, entre outros benefícios. Foram, em média, 500 atendimentos realizados a cada mês, um número extraordinário que nos coloca um novo desafio, o de seguirmos evoluindo esta ferramenta para que ela siga atendendo aos anseios dos profissionais que buscam a Cát e o Caixa Zap. E a advocacia acolheu de forma positiva a nossa assistente. Ela chama a atenção em todas as ações que realizamos, seja em Cuiabá, seja pelo interior. Na última edição da Caravana da Caixa, em que visitamos os municípios da região Oeste de Mato Grosso, a aprovação foi unânime. Carregamos com orgulho o nosso lema “sua vida, nossa causa”. Mais do que um slogan, cuidar da vida dos advogados e das advogadas, oferecendo cada vez mais benefícios e vantagens, é a nossa missão. Não medimos esforços em assegurar o melhor atendimento à advocacia e seguiremos aprimorando todos os nossos serviços. Itallo Leite – é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.

Caixa antecipa em um mês distribuição dos lucros do FGTS

Os trabalhadores poderão engordar o saldo da conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) um mês mais cedo que o tradicional. A Caixa Econômica Federal antecipou a distribuição dos lucros do fundo. O dinheiro extra, que pela legislação poderia ser distribuído até 31 de agosto, será depositado a partir desta quinta-feira (27) até o próximo dia 31. O trabalhador poderá consultar o recebimento dos lucros do FGTS nas contas em seu nome por meio do aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Quem não puder fazer a consulta pela internet deve deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses, no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço. Balanço A distribuição de R$ 12,7 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2022, foi aprovada na última terça-feira (25) pelo Conselho Curador do fundo. Os ganhos serão divididos proporcionalmente entre os cotistas. Quanto maior o saldo da conta vinculada ao FGTS, mais o trabalhador terá a receber. O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2022. Quem tiver mais de uma conta receberá o crédito em todas elas, respeitando a proporcionalidade do saldo. Saldo Para saber a parcela do lucro que será depositada, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02461511. Esse fator significa que, na prática, a cada R$ 1 mil de saldo, o cotista receberá R$ 24,61. Quem tinha R$ 2 mil terá crédito de R$ 49,23, com o valor subindo para R$ 123,08 para quem tinha R$ 5 mil no fim de 2022. O percentual do lucro que seria repassado aos trabalhadores foi definido hoje pelo Conselho Curador e equivale a 99% do lucro de R$ 12,848 bilhões obtido pelo FGTS no ano passado. A distribuição do lucro elevará o rendimento do FGTS neste ano para 7,09%, superior à inflação oficial de 5,79% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022. A situação é bem diferente da do último ano. Em 2022, o FGTS tinha rendido 5,83%, contra inflação oficial de 10,06% em 2021. Mesmo ganhando da inflação, o FGTS rendeu menos que a caderneta de poupança. No ano passado, a poupança rendeu 7,89%, influenciada pela taxa Selic (juros básicos da economia). Quando os juros básicos estão acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a Taxa Referencial (TR). Pela legislação, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR) e a distribuição dos lucros. Como a TR está em 0,215% ao mês (2,61% ao ano), o rendimento mínimo corresponde a 5,6% a cada ano. Com a distribuição de lucros, a remuneração do Fundo de Garantia sobe para 7,09%. Resgate Podem receber a distribuição do lucro os trabalhadores com saldo em contas do FGTS em 31 de dezembro de 2022. Embora o dinheiro seja transferido para o trabalhador, ele só poderá sacar nos casos previstos pela legislação, como compra de imóvel, desastres naturais, doenças graves, aposentadoria e aniversário de 70 anos. Além dessas hipóteses, existe o saque-aniversário. Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador. Agência Brasil

Secretário garante Arena Pantanal pronta para receber jogos do Brasil

O secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho, afirmou que a Arena Pantanal está pronta para receber a Seleção Brasileira em partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo masculina. Em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (27), Jefferson lembrou  que o estádio tem se colocado como um dos melhores do país e garantiu melhorias feitas na estrutura, como recuperação de parte da iluminação que estava comprometida. As declarações do gestor, vieram após a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), confirmar que uma comitiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol visitará Cuiabá no próximo dia 3 de agosto para uma inspeção na arena.  “O presidente da CBF (Ednaldo Rodrigues) é sempre aberto para receber a gente. Graças a Deus a gente tem uma boa relação. Nós fomos parceiros da CBF na Copa América, na Supercopa do Brasil”, pontuou o secretário. Na ocasião, Jefferson lembrou ainda da realização de quatro jogos da Copa América, em 2021, quando o país ainda vivia restrições de circulação por conta da pandemia da Covid-19. “Foi um sufoco total, tivemos que aceitar os jogos no meio de uma pandemia, faltando 13 dias para a competição começar e mesmo assim demos conta do recado e fomos considerados o melhor estádio da Copa América, de toda a competição, por conta da estrutura que tínhamos. Temos essa porta aberta e ele está bastante aberto para receber a candidatura de Mato Grosso”, afirma. Jefferson pontuou que a iluminação do estádio, por ter sido construída para a Copa do Mundo de 2014, tem uma estrutura, além das exigências de competições nacionais e sul-americanas. No caso de jogos das Eliminatórias, no entanto, quem coordena é a Fifa, que exige o padrão internacional. Por isso, a Pasta cuidou de recuperar as lâmpadas que não estavam funcionando “Como a gente quer dar um passo a mais, e os jogos da Copa do Mundo são jogos organizados pela FIFA, nós precisamos fazer um trabalho de upgrade na iluminação, e foi o que a gente fez nos últimos dois meses. Nós tínhamos por volta de 32% da iluminação deficiente. Então, todas aquelas lâmpadas foram restauradas, hoje nós estamos com a capacidade máxima de iluminação da Arena. E estamos prontos para receber”, destacou.  O gestor destacou ainda o gramado da Arena, lembrando que a capacidade de público é de 43 mil pessoas.  “Hoje o nosso gramado é um dos melhores do país, o nosso estádio tem uma capacidade, essa capacidade de 43 mil torcedores, é uma capacidade muito boa de receber. No jogo passado (do dia 23 de julho), que nós tivemos um recorde de público, em 3 minutos e 20, nós esvaziamos o estádio, então é uma arena que com toda certeza nos dá orgulho”, pontuou.