Mais de duas mil variedades de orquídeas são ofertadas em evento no Shopping Orla

O Shopping Orla, em Cuiabá, é palco, até o próximo domingo (18), da 1ª Grande Feira de Orquídeas, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). Ao todo, estão expostas mais de duas mil espécies da planta adulta, com preços  que variam de R$ 15 a R$ 220. O horário de funcionamento é das 8h às 18h no sábado (17), e das 8h às 12h no domingo (18), data de encerramento.  Dentre as espécies que se destacam, encontram-se: Catasetum, Vanda, Calanthe Vestita, entre outras, com ampla diversidade de tonalidades e formatos.  O coordenador do evento do polo comercial, Sérgio Gomes, reforçou o convite à população cuiabana para que compareçam ao evento no próximo final de semana. “Ainda ofertamos uma exposição de rosa do deserto, praça de alimentação e lojas de outros segmentos. O tema neste momento é o orquidário, porém, os visitantes podem ter acesso a outras programações e produtos, como por exemplo, de cosméticos  e vestuário”.  Sérgio já comemora o resultado do  evento. Destacou que logo no primeiro dia registrou aumento de 90% do público, servindo de vitrine para divulgação do espaço na cidade, graças ao apoio da gestão Emanuel Pinheiro. “Muitas pessoas não conheciam o Shopping Orla e todos que compareceram até agora deixam o espaço satisfeitos e muito bem atendidos, um movimento antes visto. Só temos a agradecer”, acrescentou. 

Mauro afirma que regularização fundiária é prioridade entre governadores

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou nesta sexta-feira (16), durante a reunião do 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, no Palácio Paiaguás, que a regularização fundiária é meta prioritária a ser tratada pelos governadores da Amazônia Legal. Além de delimitação e identificação das áreas, a medida torna mais eficiente a fiscalização e punição a quem cometer dano ambiental. “Este é um problema do passado que não fomos capazes de estabelecer estratégias para colocar fim a esse dramático tema do estado brasileiro”, disse Mauro após a reunião. Mauro afirmou ainda que foi proposto, no encontro, a criação de frente parlamentar para que o tema seja tratado. Ação facilitaria o trabalho dos governadores e também daria celeridade ao processo na instância federal. “Na Amazônia brasileira talvez esteja concentrado o maior problema de regularização fundiária. São estados mais recentes, com conflitos de documentação. Temos muito trabalho a fazer para regularizar essa situação”, explicou o gestor. Na avaliação dele, a não identificação das terras e seus respectivos proprietários não é só um problema burocrático, mas de meio-ambiente. Pois sem conhecimento sobre quem é o dono da área, a responsabilização fica impossível. “A própria regularização fundiária desencadeia outro problema que é a fiscalização, que não conseguimos fazer a devida responsabilização porque o título daquele local onde foi praticado o crime ambiental não está em nome de ninguém ou mesmo em nome do próprio estado. Temos que adiantar esta agenda toda e dar prioridade com ações mais efetivas, porque ela vai dar ganhos econômicos, sociais e ambientais para todos que vivemos aqui”, enfatizou. Participam do 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, os governadores Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), Antônio Denarium (Roraima) e Clécio Luis (Amapá); pelo vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; e pelos secretários de Estado de Meio Ambiente Pedro Chagas (Maranhão) e Marcello Lelis (Tocantins) e Mauro Mendes.

Abertas inscrições para sorteio de autistas que assistirão jogo do Cuiabá contra Botafogo na Arena Pantanal

Iniciam nesta sexta-feira (16) as inscrições para o sorteio dos autistas que irão assistir ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Botafogo no camarote da Arena Pantanal, na próxima quinta-feira (22.06). Para participar, basta acessar o link disponível abaixo e aguardar o resultado do sorteio. Os servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) entrarão em contato com os sorteados. A iniciativa faz parte do Programa SER Família Inclusivo, e foi idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, em parceria com o Dourado e a senadora Margareth Buzetti. Para poder participar do sorteio é necessário ter a Carteira de Identificação do Autista (veja mais abaixo). Beneficiários de todo o Estado de Mato Grosso podem participar do sorteio, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote. Solicita-se que apenas as pessoas que realmente tenham interesse em ir ao jogo, caso sorteados, preencham o formulário. Importante lembrar que, pelo fato de o camarote ser disponibilizado pelo Cuiabá Esporte Clube, não é permitida a entrada no local vestindo camisetas de outros times ou seleções. Outro fato importante é que as pessoas sorteadas para o jogo do dia 22 de junho não irão participar das oportunidades para os próximos jogos do Cuiabá, até segunda ordem, para que todos tenham acesso à iniciativa. Lembrando que o jogo do Dourado contra o Botafogo ocorrerá no dia 22 de junho, na Arena Pantanal, a partir das 19h, em Cuiabá (MT). Para acessar o formulário e participar do sorteio, basta clicar no link https://forms.gle/F6i2QdHRPmCHnYfM8  Como é feito o sorteio O formulário de inscrições ficará disponível até a manhã de segunda-feira (19.06), sendo que o sorteio será realizado no mesmo dia. Sorteados os oito nomes, haverá a conferência se estes possuem a Carteira de Identificação do Autista (CIA). Confirmada a informação, os servidores da Setasc passam a entrar em contato com os sorteados. Caso haja desistência, novos sorteios serão realizados até que sejam confirmados os oito autistas que irão ocupar o camarote. Carteira de Identificação do Autista O documento, que é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, é emitido de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador. O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias. Para mais informações: (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou site da Setasc.

STF autoriza que condenado por armar bomba perto do aeroporto de Brasília deponha na CPI do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu a liberação de seis presos preventivamente para que prestem depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em curso na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que apura os atos golpistas dos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Dois dos seis autorizados são de Mato Grosso são eles: Alan Diego dos Santos, acusado de envolvimento no episódio da bomba que explodiria o aeroporto, e o indígena bolsonarista José Acácio Sererê Xavantes, que incitou violência durante os atos. Ambos estão presos no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. A CPI investiga os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. Alan dos Santos, preso desde 17 de janeiro deste ano, foi condenado em maio deste ano, pela 8ª Vara Criminal de Brasília a cinco anos e quatro meses por implantar uma bomba em um caminhão-tanque nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília, fato ocorrido no dia 12 de dezembro do ano passado. José Acácio está preso preventivamente desde 6 de janeiro deste ano, suspeito de praticar atos de vandalismo. O indígena teria feito parte do acampamento instalado em frente ao QG do Exército em Brasília depois da derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição e incitado ataque às instituições. O relator do inquérito, o ministro Alexandre de Moraes, garantiu aos investigados a possibilidade de permanecer em silêncio durante o interrogatório. Ressalvou, entretanto, que eles não poderão se recusar, de forma prévia e genérica, de participar de atos futuros do processo a serem estabelecidos em lei. Além de Alan Santos e José Sererê, estão presos preventivamente Antônio Cláudio Alves Ferreira, George Washington de Oliveira Sousa, Cláudio Mendes dos Santos, Flávio Silvestre Alencar, Mauro César Barbosa Cid e Jorge Eduardo Naime Barreto. “Não há óbice, respeitadas as garantias constitucionais e legais, para que sejam apresentados e ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito”, disse Moraes, que não autorizou a liberação de George Washington Sousa por ele não ter sido preso por ordem da Corte, bem como Antônio Cláudio Ferreira, que está detido em Uberlândia (MG). As datas das oitivas devem ser agendadas com o estabelecimento prisional e comunicadas ao STF. 

Programa Agro da Gente fortalece a apicultura e beneficia primeiro produtor rural em Cuiabá

O produtor rural Luiz Domingos Alves Barbosa é o primeiro beneficiado na cadeia produtiva da apicultura, que foi recentemente lançada como parte do programa Agro da Gente, criado durante a gestão de Emanuel Pinheiro. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) visitou nesta semana sua propriedade para montar o primeiro apiário. Entusiasta da apicultura, Luiz foi o primeiro produtor rural cadastrado no programa. Seu interesse pela atividade começou anos atrás, após ajudar um colega apicultor a remover um enxame que estava em um padrão de energia desativado em seu sítio. Observando o trabalho realizado na apicultura, Luiz decidiu iniciar sua própria criação como um hobby. Após sofrer um acidente, precisou desativar sua criação, mas agora que está recuperado, cadastrou-se no programa da Prefeitura para atualizar seus conhecimentos e reativar sua produção. Seu objetivo é comercializar o mel que passará a produzir. A região do Cinturão Verde foi escolhida para a implantação da cadeia de apicultura, devido à existência de produção já estabelecida e às condições favoráveis para a criação de abelhas. Fernando Caxeiro, zootecnista da SMATED, explicou que o primeiro passo foi realizar o cadastro dos apicultores. “Um total de 40 apicultores foram registrados e cada um receberá um kit completo e capacitação ministrada por um consultor especializado contratado especificamente para essa finalidade. Nesta primeira fase, os beneficiados são todos da região do Cinturão Verde. Os apicultores serão acompanhados durante um ano, até a primeira colheita do mel, passando por todos os processos necessários até chegar à Casa do Mel”, explicou. O kit fornecido inclui equipamentos de proteção individual (EPI) completos, como botas e luvas, além de um ninho, 2 melgueiras, um fumigador, 2 quilos de cera alveolada, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós. O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, revelou que está em andamento um projeto em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para estabelecer a Casa do Mel, a fim de obter a certificação e o selo de qualidade para os produtos dos apicultores. “É importante ressaltar que todo produto de origem animal precisa de certificação para ser comercializado. O poder público está empenhado em impulsionar essa cadeia produtiva da apicultura e garantir que o produto final atenda aos requisitos de qualidade”, disse o secretário. No total, 40 apicultores serão beneficiados por esse programa, sendo que 10 serão contemplados nesta primeira fase. Juraci Rodrigues do Nascimento, consultor técnico de apicultura contratado pela SMATED, será responsável por fornecer toda a capacitação e suporte necessário durante um ano aos apicultores cadastrados no programa municipal. Com essa iniciativa, a Prefeitura busca promover o desenvolvimento sustentável da apicultura e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar em Cuiabá.

O marketing eficaz

Muitas vezes, as instituições de conselho podem ser pouco conhecidas ou sub-representadas, mesmo sendo responsáveis por regulamentar e garantir a qualidade dos serviços e práticas na área da saúde. O marketing eficaz pode ajudar a divulgar a importância do conselho, seus objetivos, funções e benefícios para os profissionais e para a sociedade como um todo. Cada conselho tem suas próprias atribuições e responsabilidades, mas todos têm como objetivo principal a regulamentação, fiscalização e defesa dos interesses dos profissionais de sua área de atuação.  Para entender, eles são segmentados pelas suas áreas e atuações: Conselho Federal/Ordem, que são órgãos responsáveis pela regulamentação e fiscalização do exercício profissional em determinada área. Eles têm jurisdição nacional e estabelecerão as normas, diretrizes e código de ética que os profissionais devem seguir, tais como.Conselho Federal de Medicina (CFM), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), entre outros. Ainda existe Conselho Regional, que são entidades regionais que atuam em conjunto com o conselho federal/ordem, porém com abrangência geográfica limitada a uma determinada região. Eles têm como objetivo principal fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão em seu respectivo estado ou região. Por exemplo, temos o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional (OAB-SP) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP). Para os interesses dos profissionais são criados os conselhos de classe, e a responsabilidade de zelar pela conduta ética são criados os conselhos de ética. Tudo isso, pode sim estar ligado ao marketing. Além disso, o marketing pode ser fundamental para o desenvolvimento de programas de educação continuada e treinamentos oferecidos pelo conselho. Essas atividades visam aprimorar as habilidades dos profissionais, mantendo-os atualizados sobre as últimas pesquisas, práticas e tecnologias. O marketing digital pode ser utilizado para promover esses programas, alcançando um grande número de profissionais e incentivando sua participação ativa. Abrangendo a área da saúde, a confiança é um fator essencial, e o marketing pode desempenhar um papel crucial na construção e manutenção dessa confiança. Através de estratégias de comunicação e branding, o conselho pode transmitir sua missão, valores e compromisso com a excelência. O marketing também pode ser utilizado para compartilhar histórias de sucesso, depoimentos de profissionais beneficiados pelo trabalho do conselho e informações relevantes que demonstrem o impacto positivo da instituição na área da saúde. Além disso, o marketing digital permite uma comunicação mais direta e interativa com os profissionais e o público em geral. Através das redes sociais, blogs, newsletters e outras plataformas digitais, o conselho pode fornecer informações atualizadas, responder a perguntas, receber feedback e estabelecer um diálogo contínuo com seu público. Essa interação fortalece a relação entre a instituição e os profissionais, promovendo um senso de pertencimento e colaboração. O marketing desempenha um papel crucial na construção e desenvolvimento de uma instituição de conselho relacionada à área da saúde. Através de estratégias de marketing eficazes, é possível promover a conscientização, engajamento e confiança dos profissionais e do público em geral, garantindo o sucesso e a relevância do conselho na área da saúde. João Alves – é jornalista. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias 

A violência contra pessoas idosas

“Nenhum idoso/idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido, na forma da Lei”. Artigo 4º, Estatuto do Idoso. “Todo cidadão tem o dever de comunicar `a autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento” Artigo 6º, Estatuto do Idoso. O canal para denunciar qualquer tipo de violência contra as pessoas idosas é o DISQUE 100, gratuito e que funciona 24 horas por dia. De acordo com notícia da Agência Brasil, de 02 deste mes de junho de 2023, só nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material. Cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação de direitos. O número de violações de direitos humanos é 87% maior em relação ao mesmo período de 2022. De janeiro a maio de 2022, mais de 150 mil violações foram anotadas, a partir de mais de 30 mil denúncias. Os números são da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.  O mês de Junho além de ser considerado o Junho Verde, voltado para `as reflexões em relação `as questões e desafios socioambientais; é também considerado o Junho Violeta, ou seja, um mes que tem como objetivo central despertar a população em geral e, principalmente, os governantes, as instituições públicas e também as instituições não governamentais, inclusive religiosas, para esta questão séria e também gravíssima que é a violência contra as pessoas idosas, que são e estão quase sempre extremamente fragilizadas física, mental, material e emocionalmente. Assim é que 15 de Junho é considerado o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, um momento para pararmos um pouco e reflitirmos sobre a realidade que nos cerca, na família, na comunidade, nas igrejas, nas escolas, nos locais de trabalho, no transporte público e analisemos como estamos tratando nossos idosos e idosas, com a dignidade e os direitos que tem e merecem? Para melhor entendermos esta realidade cruel marcada pela solidão, abandono, maus tratos,negligência, as vezes cárcere privado e todas as formas de violência que afetam esta enorme camada populacional, principalmente, o contingente que envelhece na pobreza, na miséria e no abandono, precisamos colocar a questão da violência contra as pessoas idosos em um contexto sócio-econômico, politico, institucional, referência básica para que sejam definidas e implementadas as diversas políticas públicas voltadas para, não apenas combatermos esta forma cruel e desumana em que vivem dezenas ou centenas de milhões de pessoas em sua fase final da existência, mas também para resgatarmos a dignidade e qualidade de vida que merecem. A história mundial tem passado por grandes revoluções nas últimas sete dédacas. Revoluções científicas e tecnológicas, revoluções nos costumes, revoluções culturais, revoluções políticas e institucionais, revoluções na medicina, na indústria farmacêutica, revolução nos sistemas produtivos, principalmente na agricultura, na pecuária, nos transportes e na logística, e, uma revolução quase inpercepível, a não ser para quem se debruça para entender melhor como a população cresce e envelhece, se dispersa ou concentra nos territórios. Esta última revolução, em um determinado momento tem o nome de transição demogtráfica, de “bonus” demográfico, mas que é na verdade a maior revolução, cujos impactos podem ser sentidos em todas as demais dimensões da vida humana. Até meados do século passado, o crescimento demográfico decorria de altas taxas de fertilidade e fecundidade e também altíssimas taxas de mortalidade, principalmente de mortalidade infantil. A expectativa de vida ao nascer no mundo, por volta dde 1900 era de apenas de 32 anos e no Brasil de apenas 30 anos de idade, a mesma dos tempos em que Jesus nasceu, ou seja, durante quase dois milênios a dinâmica demográfica permaneceu praticamente estável e o crescimento demográfico ocorria de uma forma bastante lenta. Entre 1900 e 1950, ou seja, em apenas meio século, a expectativa de vida ao nascer no mundo, para ambos os sexos passou a ser  45,7 anos e no Brasil atingiu 48,1 anos, deu um salto de 42,8% no mundo e de 60,3% Brasil; contribuindo para o que muitos observadores e estudiosos da demografia ficassem estupefatos diante do que imaginavam e ainda alguns imaginam, estejamos vivendo uma verdadeira explosão demográfica. A expectativa de vida ao nascer no mundo passa de 45,7 anos em 1950, atingindo 73,4 em 2023, apesar do impacto que a mortalidade por covid-19 provocou em alguns países e deve atingir 80,5 anos em 2050. No Brasil a tendência tem sido a mesma e, em certos aspectos, este processo tem sido mais acelerado do que a média mundial; passando de 48,1 anos em 1950, para 76,2 anos em 2023;  para 82,0 anos em 2050. A expectativa de vida ao nascer é diferente entre sexos, as idades aqui referidas referem-se a ambos os sexos. Mas esta revolução demográfica ou populacional não para por ai, há quem diga que 1950 seja apenas um ponto de referência significativo, não apenas pelo crescimento vegetativo da população, mas principalmente pela concentração da mesma cada vez mais nas cidades, ou seja, a urbanização, seguida da industrialização, do aumento da renda média per capita, apesar dos ainda altos ínidices de pobreza e miséria que marcam esses dois processos. Todavia, além desses aspectos significativos da revolução demográfica que vem ocorrendo, duas outras dimensões não menos revolucionárias também marcam o perfil populacional da atualidade e suas projeções futuras reforçam muitas preocupações tanto de estudiosos quanto de governantes e instituições públicas. Referimo-nos ao rápido processo de envelhecimento populacional no mundo todo, principamente na Europa, na América do Norte, em alguns países asiáticos, cujo peso populacional é imenso, como a China, a Índia, o Japão, no Oriente Médio, na Rússia e no Brasil. As excessões ficam concentradas nos países africanos e em alguns outros nos demais continentes. Na atualidade alguns países como o Japão, a Itália, Portugal e alguns

Como a Biofilia pode te ajudar a vender mais?

A biofilia aplicada em projetos comerciais proporciona bem estar, acolhimento, sensação de pertencimento. A venda de um produto começa bem antes do pagamento, e o consumidor é ligado a emoções. Estar em um ambiente harmônico e que o faça se sentir confortável em todos os sentidos, faz com que o cliente passe mais tempo no local, podendo adquirir mais produtos do que o planejamento inicial. Materiais naturais como madeira, pedra e bambu são preferíveis no design biofílico. Estudos demonstram que a madeira relaxa o sistema nervoso diminuindo as respostas relacionadas ao estresse. Toda essa junção de materiais, a conexão visual e emocional com a natureza, resulta em um rico design biofílico. Mas não é só o consumidor que precisa ser atingido. Uma equipe engajada também aumenta o lucro da empresa. Saber despertar os sentidos corretos na empresa, auxilia no aumento da conversão das suas vendas. A presença de elementos naturais (plantas, madeira, pedras entre outros) nos ambientes pode gerar calma, produtividade, e estimular a criatividade da sua equipe. E o mais importante faz com que o cliente queira ficar mais tempo naquele local, consequentemente comprando mais e aumentando o faturamento da empresa. Nos meus projetos, fiz o levantamento do faturamento de empresas antes e depois do ambiente pensado e planejado com todos os elementos e obtive uma resposta grandiosa de forma positiva dos empresários. Vamos pensar juntos. Em qual ambiente você se sente melhor (imagine): a) local fechado, sem luz natural, cores extremamente escuras e pouco arejado? Ou b) local com uma entrada de luz do sol, mesa de madeira, um jardim de inverno com flores, plantas e pedras naturais e pode ter até um chafariz? Poucas pessoas vão preferir a primeira opção. Parece claustrofóbica e até assustadora, não é mesmo?! É esse o sentimento que a Biofilia traz, conforto e bem-estar. Um ambiente que proporciona uma experiência é extremamente importante para conversão de vendas, atração de clientes e performance da equipe. Pense nisso!  Mariane Feitosa – é Designer de Interiores com formação em Controle Ambiental e professora no Senac, em Mato Grosso – @maarianafeitosa Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias 

Produtor rural de Mato Grosso assume presidência do Consad da Embrapa

Durante a 225ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (Consad) da Embrapa, nesta quinta-feira (15), o novo presidente do colegiado, Carlos Ernesto Augustin, tomou posse. O assessor especial do ministério é engenheiro agrônomo e produtor rural e assume em substituição a Guilherme Soria Bastos Filho. Carlos Augustin disse que assumir a presidência do Consad é uma missão delegada a ele pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. “Estou ciente dos estudos do grupo de trabalho de renovação, que talvez seja a missão mais significativa que vamos ter daqui para a frente. Não só conduzir bem a Embrapa, como também prepará-la para os próximos anos, em função das mudanças, da ciência, do mundo, da agricultura digital e também da forma de gerenciamento ”, comentou. ‘Rentabilidade para quem comprar adubo neste momento é zero’, diz vice-presidente da Aprosmat Carlos Augustin foi executivo da Sementes Petrovina, empresa situada em Pedra Preta (MT), e atualmente é vice-presidente da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat) e do Fórum Agro-MT. Além de ser membro dos conselhos consultivos da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Pensar Agro (IPA).

Cuiabá inicia vendas para jogo contra Botafogo na Arena Pantanal

Está aberta a venda de ingressos para a partida entre Cuiabá e Botafogo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para o dia 22 de junho (quinta-feira), às 19h (de MT), na Arena Pantanal. As entradas são vendidas a partir de R$ 10 no setor Sul Inferior. Os ingressos estão disponíveis nas lojas Dourado Store dos shoppings Estação e Pantanal, na Escolinha do Cuiabá (Avenida Beira-Rio) e Casa de Festas (Morada do Ouro). A compra online é feita pelo site tickethub.com.br. Os torcedores do adversário devem comprar entradas para o setor Norte Superior. Sócios devem fazer check-in até a meia-noite de quarta-feira (21). Para isso, basta acessar a caixa de email ou entrar em sociodourado.com.br! Valores Sul Inferior: R$ 20 inteira e R$ 10 meia Leste Inferior: R$ 40 inteira e R$ 20 meia Oeste inferior: R$ 150 inteira e R$ 75 meia Camarote Dourado: R$ 400 inteira e R$ 340 meia Visitante (Norte Superior): R$ 80 inteira e R$ 40 meia