Vice-prefeito de Feliz Natal paga fiança e é solto depois de ser preso flagrante com arma e munições durante operação
O vice-prefeito de Feliz Natal (a 538 km de Cuiabá), Antônio Alves da Costa, foi solto na tarde desta terça-feira (16), após pagar uma fiança de cinco salários mínimos, correspondente a R$ 6,6 mil. Ele foi preso em flagrante por posse irregular de arma durante a Operação Ronuro, deflagrada na manhã desta terça-feira que investiga um grupo criminoso que agia na extração e desmatamento ilegal de madeira em Mato Grosso. Antônio e o prefeito de Feliz Natal, Toni Dubiella, foram alvos de ordens judiciais. Durante o cumprimento do mandado na Madeireira Jatobá, a Polícia apreendeu dentro do cofre da empresa uma arma calibre 38, além de munições e documentos. Durante depoimento, Antônio alegou que a arma pertencia ao gerente do estabelecimento e que não tinha ciência de que o produto estaria escondido no cofre. Ao ser questionado sobre a localização do funcionário, Antônio afirmou que ele estava em uma consulta médica em Cuiabá. Ele também disse desconhecer se o gerente possui registro e posse da arma. Entenda o caso A ‘Operação Ronuro’ deflagrada na manhã desta terça-feira (16), tem como alvos as madeireiras do prefeito José Antônio Dubiella (MDB) e do vice-prefeito de Feliz Natal (a 538 km de Cuiabá), Antônio Alves da Costa (PDT). Ao todo a operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso que agia na extração e desmatamento ilegal de madeira em Mato Grosso. As ordens judiciais foram cumpridas em Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos mandados, os locais onde funcionam as madeireiras serão bloqueados e terão as atividades suspensas, até o término das investigações. A investigação da Polícia Civil apurou que os proprietários das madeireiras são agentes políticos e empresários locais, que utilizam terceiros como “laranjas” para mascarar o comércio irregular da matéria-prima, burlar a administração pública ambiental e fiscal, praticando o crime ambiental e a sonegação de impostos, além do prejuízo ao meio ambiente e social.
Cuiabá anuncia volta de técnico António Oliveira seis meses após demissão
O Cuiabá acertou o retorno de António Oliveira como técnico. O português reassume o comando do Dourado com contrato válido até o final do Campeonato Brasileiro de 2023. Os auxiliares Bernardo Franco, Bruno Lazaroni e Diego Favarin, além do analista de desempenho Felipe Zilio, também voltam ao clube. António comandou o Cuiabá em 29 partidas do Brasileirão 2022, conquistando oito vitórias e nove empates – sofreu 12 derrotas. O treinador português, juntamente com sua comissão, foi fundamental na permanência do Dourado na elite do futebol brasileiro. Ex-jogador profissional e filho do também ex-atleta e treinador Toni, António tem ampla experiência como auxiliar e técnico de categorias de base, principalmente em Portugal, onde teve passagem vitoriosa pela equipe sub-23 do Benfica. No Brasil, atuou como auxiliar técnico do Santos – onde também foi treinador do time sub-23. Em 2020, transferiu-se para o Athletico-PR, onde começou como auxiliar técnico e, no mesmo ano, foi efetivado como treinador. António comandou o time paranaense até setembro de 2021, deixando a equipe nas semifinais da Copa do Brasil e também da Copa Sul-Americana. No Dourado, António estreou na 10ª rodada do Brasileirão de 2022, contra o Corinthians, na Arena – vitória por 1 a 0, com gol de Uendel. O português, entretanto, não pôde ficar no banco de reservas por conta do visto de trabalho, e o time foi comandado pelo auxiliar Bruno Lazaroni. O último clube de António antes de acertar o retorno ao Dourado foi o Coritiba, comandando a equipe na disputa do Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil da atual temporada, além de uma partida no Campeonato Brasileiro. António chegou à Cuiabá no último domingo, e inicia os trabalhos em campo nesta terça-feira, quando o elenco se reapresenta após a partida contra o Fluminense, sábado, no Maracanã. A reestreia está marcada para o dia 22 de maio (segunda-feira), contra o Cruzeiro, às 19h (de MT), pela sétima rodada da Série A.
Guia de turismo de MT fica no topo do ranking brasileiro de observação de aves em evento mundial
O guia de turismo de Mato Grosso Braulio Carlos ficou em 1º lugar no Brasil no rally voltado para a observação de aves do mundo: o Global Big Day, criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. No mundo todo, as pessoas saíram para observar as aves no dia 13 de maio e o resultado foi consolidado na madrugada desta terça-feira (16.05). Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Adjunta de Turismo, ele conseguiu catalogar 248 espécies observadas entre as 3h e as 22h do dia 13 de maio. Para conseguir a maior quantidade de aves, ele percorreu a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. O Global Big Day reuniu neste ano 57,9 mil observadores de aves de todos os continentes que enviaram 144,8 mil listas de verificação para a plataforma eBird, estabelecendo novos recordes mundiais para um único dia de observação de pássaros. “Esse evento é visto por vários países como uma janela de promoção turística do destino já que estamos falando de um mercado que movimenta bilhões de dólares. Mato Grosso já é um dos destinos dos observadores de aves e participar do Global Day é uma estratégia para captar mais turistas”. Só para se ter dimensão deste nicho de turismo, estima-se que mais de 800 bilhões de dólares sejam gastos por ano em recreação ao ar livre nos Estados Unidos, com a observação de aves tendo um benefício econômico direto de 41 bilhões de dólares. “Cerca de 17,3 bilhões de dólares são gastos anualmente em despesas relacionadas a viagens relacionadas à observação da vida selvagem nos EUA, com mais de 20 milhões de americanos fazendo viagens específicas para observação de aves”, contou o guia de turismo que há 30 anos trabalha com observação de aves em Mato Grosso. Ele explica que ao avistar a ave, ela é assinalada numa lista mundial e há espécies mais difíceis de serem encontradas como o Meia-lua-do-cerrado. Encontrado neste bioma, este é um pássaro que atrai observadores do mundo todo. O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, destaca que o avistamento de aves é um nicho importante para o fomento do turismo em Mato Grosso por ser um estado com biodiversidade com a Amazônia, Cerrado e Pantanal, além das praias do Araguaia. “Pela riqueza da fauna, o Brasil é o terceiro país no mundo líder em espécies de aves para avistamento. É um setor importante, nesses eventos, países como Peru se destacam participando com várias equipes, pois sabem que há um retorno com mais turistas interessados em conhecer ou retornar ao país para avistar uma espécie de ave”. Assessoria/Sedec
Nova fase de operação contra policiais investigados pela morte de 24 pessoas é deflagrada em Cuiabá
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Polícia Judiciária Civil deflagraram nesta terça-feira (16) uma ação em desdobramento à Operação Simulacrum, desencadeada em 2022 contra um grupo de militares investigados pela morte de 24 pessoas, com evidentes características de execução, além da tentativa de homicídio de, pelo menos, outras quatro vítimas sobreviventes. Servidores da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia do Ministério Público do Rio de Janeiro estão em Cuiabá, na região do Manso, oferecendo suporte para realização de perícia em 3D em um dos locais dos homicídios supostamente praticados por policiais militares. Conforme investigado, as mortes tiveram evidentes características de execução, além da tentativa de homicídio de outras quatro vítimas sobreviventes. A operação faz parte das investigações realizadas em seis inquéritos policiais, já em fase de conclusão, relativos a supostos confrontos ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande. O suporte técnico foi viabilizado por meio de convênio celebrado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Ministério Público do Rio de Janeiro. Promotores do Núcleo de Defesa da Vida e do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI), Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), peritos da Politec e do Batalhão de Trânsito participam da ação. Simulacrum A primeira fase da operação foi deflagrada em 31 de março do ano passado. Na ocasião foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares diversas. As ordens judiciais foram decretadas pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. Os policiais alvos da Operação estavam lotados nos batalhões Rotam, Bope e Força Tática do Comando Regional 1, em Cuiabá, quando executaram 24 pessoas em falsos “confrontos”. Isso é o que indicaram as investigações efetuadas até março de 2022. De acordo com o apurado, a intenção do grupo criminoso infiltrado na Segurança Pública era promover o nome dos policiais envolvidos e de seus respectivos batalhões. De acordo com as investigações, os militares envolvidos contavam com a atuação de um colaborador que cooptava interessados na prática de pseudos crimes patrimoniais, sendo que, na verdade, o objetivo era ter um pretexto para matá-los. Após atraí-los a locais isolados, onde já se encontravam os policiais militares, eram sumariamente executados, sob o falso fundamento de um confronto. Os responsáveis pela apuração dos fatos reforçam que há farto conteúdo probatório que contrapõe a tese de confronto apresentada pelos investigados. Nesta fase de desdobramento, o auxílio de tecnologia será um incremento diferencial nas ações investigativas. Isso porque servidores da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia do Ministério Público do Rio de Janeiro já estão em Cuiabá, na região do Manso, oferecendo suporte para realização de perícia em 3D em um dos locais dos homicídios supostamente praticados por policiais militares.
Mulher morre após bater motocicleta em boi em rodovia de Tangará da Serra
Uma mulher identificada como Silmara Conceição Pereira de Souza, de 28 anos, morreu depois de bater a motocicleta que pilotava em um boi na zona rural de Tangará da Serra (251 km de Cuiabá), na madrugada desta terça-feira (16). Segundo informações da Polícia Civil, a mulher estava a caminho do trabalho quando sofreu o acidente. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima conduzia uma motocicleta CG 150 Fan. Conforme informações colhidas no local, a vítima transitava na via quando bateu no animal, que estava na pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado e, ao chegar no local constatou a morte de Silmara. A Polícia Civil investiga o acidente.
Ex-chefe de gabinete, jornalista e marido de Edna Sampaio serão intimados a prestar esclarecimentos na Câmara
Foto: Reprodução O vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), presidente da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá, declarou, na manhã desta terça-feira (16), que o marido da vereadora Edna Sampaio (PT), William Sampaio, a ex-chefe de gabinete dela, Laura Abreu, e o jornalista Romilson Dourado serão intimados a prestar depoimento sobre a suposta ‘rachadinha’ cometida pela parlamentar. A decisão de levar as investigações adiante veio após a primeira reunião da Comissão de Ética, na tarde de segunda-feira (15). Na ocasião, Rodrigo Arruda e Sá avocou para si a relatoria do processo, mas em virtude de ocupar a cadeira de presidente da Comissão, a relatoria deve ficar a cargo de Wilson Kero Kero (Podemos) ou Kássio Coelho (Patriota). A vereadora é investigada após uma denúncia de suposta “rachadina” divulgada no site RD News pelo jornalista Romilson Dourado, onde foi publicada uma série de prints de conversas em aplicativos de mensagens entre a ex-chefe de gabinete Laura Abreu, a vereadora e o marido William. Os prints traziam comprovantes bancários e diversas mensagens em que Laura era cobrada da devolução da Verba Indenizatória (VI), recebida por ela no exercício da função no gabinete de Edna Sampaio. A denúncia ganhou repercussão nos veículos de comunicação da Capital. Laura Abreu recorreu às redes sociais para negar que fosse coagida a devolver parte de sua remuneração e fez coro à defesa de Edna, de que o valor da VI da chefe de gabinete era depositado em uma conta conjunta para cobrir as despesas de atendimento à comunidade de todos os servidores do gabinete. Edna Sampaio também recorreu às redes sociais para defender. A vereadora garantiu que o recurso da VI foi utilizado por ela para quitar despesas do mandato e reforçou não se tratar de devolução do salário da então chefe de gabinete. “Não se trata de salário, mas de verba indenizatória, que não é complemento salarial. Eu, que uso esse recurso público para dar publicidade do mandato, que faço prestação de contas de todos os itens gastos desse recurso que é público e não faz parte dos nossos salários, sou acusada de fazer rachadinha”.
Wilson comemora pedido de PCHs negado e diz que não há mais espaço para “capitalismo selvagem”
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor do projeto de lei que proibia a construção de Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do rio Cuiabá, comemorou a decisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em negar pedido de licença prévia protocolado pela Maturati Participações S.A. para a instalação de seis PCHs entre o município de Nobres e a ponte Mário Andreazza, na capital. A decisão da Sema foi divulgada nesta terça-feira (16). Wilson comemora e afirma que a decisão é uma vitória da natureza e prova de que não há mais espaço para o que chamou de “capitalismo selvagem”. “Não há mais espaço para o capitalismo selvagem, ganancioso, ambicioso. Queremos desenvolvimento que traga empregos de qualidade, mas, principalmente, desenvolvimento com sustentabilidade. É preciso repensar esse desenvolvimento agressivo, que passa o correntão sobre tudo, que desrespeita as águas. Quero agradecer aos técnicos da Sema que foram estritamente legalistas, basearam em estudos de instituições sérias, respeitadas, como a Fundação Eliseu Alves, que durante quatro anos mergulhou sobre a bacia do Alto Paraguai, envolveu 86 cientistas e mais de 250 trabalharam nesse estudo”, disse Wilson, logo após receber a notícia. A decisão foi anunciada 15 dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar a inconstitucionalidade da lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada após os deputados derrubarem veto do governador Mauro Mendes (União Brasil). No julgamento que ocorreu de forma virtual, a Corte julgou procedente pedido apresentado em Ação Direta de Inconstitucionalidade pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel). No voto que prevaleceu no julgamento, o ministro Gilmar Mendes explicou que compete privativamente à União legislar sobre águas e energia (artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal). Além disso, a outorga e a utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica estão subordinadas ao Plano Nacional de Recursos Hídricos, instituído pela Lei federal 9.433/1997, e essa autorização é de competência do Poder Executivo federal quando envolver recursos de domínio da União. No caso, o rio Cuiabá é classificado como “massa de água de domínio federal” e é gerido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Há um ano, a Sema já havia negado a Licença Prévia para a construção dessas PCHs porque considerou o pedido ilegal. Na ocasião, documento da Pasta apontava que a Maturati tentou obter licença sem apresentar a outorga de direito dos recursos hídricos ou da reserva de disponibilidade hídrica, documentos que são emitidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que são obrigatórios para análise dos empreendimentos no âmbito estadual.
Biblioteca Estevão de Mendonça abre inscrições para curso de Braille
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça abriu inscrições nesta segunda-feira (15) para o Curso Sistema de Leitura e Escrita em Braille. São 60 vagas gratuitas para o público em geral, especialmente para professores interessados em mediar leitura e pesquisa no método ou pessoas com deficiência visual. Os interessados devem entrar em contato com a instituição por telefone até sexta-feira (19). Com 2.500 volumes na Sala Braille, as obras estão disponíveis em formatos digital, impresso e áudio, e a Biblioteca possui também uma impressora de livros em braile e um scanner que converte as obras escritas para áudio. O curso é realizado pela Estevão de Mendonça desde 2016, dentro do programa de inclusão e difusão do acesso ao livro e leitura. O início do curso está previsto para 22 de maio, e as aulas ocorrerão de segunda a sexta, das 8h às 11h, com 40 horas de carga horária. O conteúdo inclui um breve histórico sobre o sistema Braille, alfabetização, pontuação e operações matemáticas, bem como o manuseio da reglete e punção (ferramentas para escrita em Braille). Serviço A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Inscrições e informações: (65) 3613-9240 Com informações da Assessoria
Sabrina Sato dá show de simpatia em meio a tumulto em evento
Sabrina Sato foi um das estrelas do evento Pulsar, do grupo Arezzo, que rolou no Ibirapuera, em São Paulo. E a apresentadora foi muito visada pelo público, causando um verdadeiro tumulto em sua chegada ao local, dando trabalho para seguranças e assessores. No entanto, como já é de costume, Sabrina Sato deu um show de simpatia e conversou com quem estava por lá, sempre sorridente, e ainda posou para as fotos sempre que podia. Sabrina Sato ainda subiu ao palco ao lado de Bruno Astuto e Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo, para discursar a quem estava presente. Daniela Cicarelli e Juliette Freire também marcaram presença e arrasaram no looks. AFFAIR COM CAUÃ REYMOND? Sabrina Sato abriu o jogo sobre as curtidas que fez no perfil de Cauã Reymond. Assim como ela, que terminou o relacionamento com Duda Nagle, o bonitão se separou de Mariana Goldfarb. “Desde que o mundo é mundo, a gente tem que entender que existe amizade e amizade entre homem e mulher. Eu sempre tive muitos amigos homens, vocês sabem disso e me acompanham”, disse Sabrina durante um evento promovido pela Vivara, em São Paulo. A artista, alçada à fama ao participar do “Big Brother Brasil 3” ainda afirmou que vai continuar admirando o trabalho de Cauã Reymond e dando o like nas publicações do ator. “Eu acho que é muito legal dar força, incentivar. Acho que quando você curte ou comenta alguém, você tá incentivando a pessoa a trabalhar. Eu admiro o trabalho, curto e vou continuar curtindo ele e admirando, não só ele, como vários homens e várias mulheres. Eu adoro essa troca. Acho que é uma troca importante até porque a gente vai se adaptando aos momentos”, reforçou. Por fim, Sabrina deu a entender que segue solteira: “Vocês sabem que eu tô numa fase nova da minha vida. Então, tô indo bem tranquila”. Com informações O Fuxico
Clássico Fla-Flu abre fase de oitavas de final da Copa do Brasil
Palco há pouco mais de um mês da final do Campeonato Carioca, o Maracanã volta a receber o clássico Flamengo x Fluminense na noite desta terça-feira (16), agora pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após o Tricolor das Laranjeiras ter conquistado o título estadual, o jogo de ida das oitavas terá ares de revanche. Além disso, os rivais cariocas nunca estiveram frente a frente na Copa do Brasil. O duelo começa às 21h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Campos e plantão de notícias com Bruno Mendes. O jogo da volta será em 1º de junho. Em grande fase na temporada, o Fluminense tem o mando de campo e chega embalado para o clássico estadual, após invencibilidade de três jogos no Campeonato Brasileiro. No último deles, no sábado (13), o Tricolor venceu em casa o Cuiabá por 2 a 0. No duelo desta noite, o técnico Fernando Diniz terá dois desfalques por lesão: Alexsander machucou o joelho esquerdo e Keno a coxa esquerda. A boa notícia é que o treinador poderá contar novamente com André – após cumprir suspensão no duelo de sábado (13) – e com Samuel Xavier, já liberado pelo departamento médico. A expectativa é que Diniz leve a campo Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima, Ganso e Gabriel Pirani; Arias e Cano. Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo está sob novo comando técnico há menos de um mês. O recém-chegado Jorge Sampaoli se recuperou no Brasileirão após vitória por 3 a 2 contra o Bahia no sábado (13), em Salvador, mas o desempenho da equipe em campo ainda não convenceu o torcedor. Nesta noite, Sampaoli não poderá contar com Pedro, artilheiro da equipe com 22 gols em 23 jogos neste ano. O centroavante segue se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita. Outras duas baixas previstas no time serão de Everton Cebolinha, que torceu o tornozelo esquerdo no sábado (13), e de David Luiz, com lesão muscular na coxa direita. Três reforços de peso devem atuar hoje: Matheus França e Gerson, ambos recuperados de lesões, e Thiago Maia. O técnico Sampaoli deve escalar a equipe com Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson, Arrascaeta; Everton Ribeiro, Matheus França e Gabigol. Agência Brasil