Homem que matou ex a facadas tem prisão preventiva decretada pela Justiça

A Justiça manteve preso Antônio Aluízio da Conceição Marciano, 20, acusado de matar a ex-namorada, a jovem Emilly Bispo da Cruz, 20 anos, com facadas na manhã desta quinta-feira (16) em Cuiabá.   A determinação judicial foi proferida pelo juiz da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, magistrado Marcos Faleiros, decidiu pela conversão da prisão em flagrante pela preventiva   A decisão da Justiça foi divulgada na tarde desta sexta-feira (17).  Ele foi preso pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) horas depois de cometer o crime e foi ouvido pelo delegado à frente do caso e, posteriormente, entregue ao poder Judiciário.     Ainda segundo determinação do magistrado, o criminoso será encaminhado para ala da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Carlinhos Bezerra terá primeiro julgamento em abril pelo assassinato da ex-namorada

A juíza da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá,  Ana Graziela Vaz, marcou a primeira audiência de Carlinhos Bezerra para o dia 3 de abril. Ele é acusado pelo assassinato da servidora pública Thays Machado. Audiência havia sido marcada anteriormente para ser realizada na última segunda-feira (13). Entretando, foi adiada e será realizada no próximo mês. O crime aconteceu em janeiro deste ano. Carlinhos matou a tiros a advogada Thays Machado e o namorado dela, Willian Moreno no bairro Consil, em Cuiabá. Ele foi denunciado e responde por homicídio quadruplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel, com impossibilidade de defesa da vítima e agravado por ser um feminicídio, pelo crime cometido contra Thays. Com relação à morte de Willian Moreno, Carlinhos deverá responder por homicídio triplamente qualificado com motivo torpe, meio cruel e com impossibilidade de defesa da vítima.

Polícia Civil solicita exumação de corpo de menina que morreu em UPA de Sinop

A Polícia Civil solicitou a exumação do corpo de Manuella Tecchio, de 3 anos, que faleceu após receber atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Sinop (503 km de Cuiabá), no dia 8 de março. Um exame de perícia será feito a fim de comprovar ou não a denúncia de suposta  negligência ou imprudência médica. A menina deu entrada na unidade e foi  mandada para casa, mas retornou à unidade de saúde após uma piora no quadro e morreu durante atendimento médico. Segundo o delegado que investiga o caso, Ugo Mendonça, a exumação se faz necessária já que somente pela perícia que se pode identificar uma possível negligência ou imprudência no diagnóstico e até mesmo uma imperícia. Se for comprovado a negligência, por meio de laudo, que a morte da criança partiu de uma ação médica, os responsáveis pelo atendimento à menina deverão responder por homicídio culposo, e passara por processo administrativo do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT).

Coronel Assis considera fala de Lula “discriminatória” ao se referir sobre a atuação de policiais

Ex-comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o deputado federal Coronel Assis (União) e ex-comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, descreveu como  criminosa e discriminatória a fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que policiais agem para matar nas periferias. “Dependendo do bairro, a polícia não pergunta o que está acontecendo, tenta resolver da forma mais bruta possível, e isso acontece em toda periferia do país”, disse Lula. A declaração foi dada durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança em Cidadania (Prosnaci II). Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, Assis cobrou que parlamentares defensores da Segurança Pública combatam esse tipo de discurso. “Isso é, no mínimo, uma fala discriminatória às mulheres e homens que defendem os brasileiros. Somos a Polícia do povo. Fui policial militar por 28 anos da minha vida e sempre defendi o menos favorecidos. E não aceitarei esse tipo de coisa aqui, enquanto Deputado Federal nesta casa”, asseverou o parlamentar.

Desemprego atinge 8,4% entre novembro e janeiro e se mantém estável

A taxa de desocupação, que mede o desemprego no Brasil, alcançou 8,4% no trimestre terminado em janeiro. O percentual significa estabilidade se comparado ao período anterior, entre agosto, setembro e outubro de 2022, que atingiu 8,3%. Desde 2015, é a menor taxa para o trimestre de novembro a janeiro. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 2,9 pontos percentuais. O rendimento real habitual subiu 1,6% no período. O contingente de desempregados no trimestre de novembro a janeiro somou 9 milhões de pessoas, valor que repete os números do período terminado em outubro. No entanto, na comparação anual, apresentou menos 3 milhões de pessoas, quando havia 12 milhões de nessa condição. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a coordenadora da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, a taxa estável ainda reflete menos procura pelo trabalho. “Essa estabilidade seria uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023”, informou em texto publicado no site do IBGE.

Lula deve ir aos Emirados Árabes na volta da China

O presidente Lula deve visitar os Emirados Árabes Unidos na volta da sua viagem à China. Segundo fontes do Itamaraty, o convite foi feito e deve ser aceito. O destino chama a atenção por causa do escândalo envolvendo as joias que teriam sido presenteadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Arábia Saudita. A combinação, no entanto, de visitas à Ásia e ao Oriente Médio costuma ser comum pela disposição geográfica. Em 2019, Bolsonaro esteve no Japão, na China, e depois na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. Na China, Lula vai se encontrar em Pequim no dia 28 de março com o líder máximo do regime comunista, Xi Jiping, além do primeiro-ministro e do presidente da Assembleia Nacional. Ele também participa de um seminário empresarial no dia 29. Depois, vai a Xangai acompanhando Dilma Rousseff, que será a nova presidente do banco dos BRICs. Em seguida, passa pelos Emirados Árabes Unidos antes de retornar ao Brasil. CNN

Deputados de MT assinam CPI para apurar invasões do MST

Seis deputados federais de Mato Grosso assinaram o pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a atuação do Movimento dos Sem Terra (MST), após as recentes invasões no interior da Bahia.   Os parlamentares de MT que assinaram foram, Abílio Brunini, Amália Barros, Coronel Fernanda e José Medeiros, todos do PL, Coronel Assis e Fábio Garcia, ambos do União Brasil.   Não assinaram o deputado Emanuelzinho (MDB), que é vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, e o deputado Juarez Costa (MDB).   A proposta de CPI de autoria do deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos – RS) conseguiu o número mínimo de assinaturas para ser instalada, que corresponde a 342 assinaturas, equivalente a 2/3 dos 513 integrantes da Câmara dos Deputados.   A finalidade é investigar os financiadores das ações do MST e seus objetivos, tendo em vista as recentes invasões de terras no interior da Bahia.   “Resta, portanto, a esta Casa Legislativa fiscalizar o que de fato vem acontecendo em nosso país. Afinal, qual o verdadeiro propósito do MST? Quem são os financiadores deste Movimento? Qual a realidade atual de todas as propriedades que já foram invadidas?”, questiona o deputado.   Para ser oficialmente instalada e começar as apurações, a CPI precisa ter o requerimento lido em sessão, pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Adolescentes esfaqueiam e roubam motorista de aplicativo em Cuiabá

Um motorista de aplicativo foi estrangulado, esfaqueado e roubado por dois adolescentes de 15 e 16 anos, após uma corrida. Os dois embarcaram no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande rumo ao Pedra 90, em Cuiabá e, em determinado trecho, ele foi rendido e agredido pelos dois. Os menores foram apreendidos pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a ocorrência aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (16). A vítima foi até a base do Pedra 90 e relatou o caso.  Um deles o estrangulou e apontou uma arma de fogo, e o outro menor o agrediu com socos e chutes e o esfaqueou. O motorista ficou ferido no antebraço. Os menores roubou pessoais da vítima, como carteira, celular e documentos e fugiram com o veículo, um Chevrolet Ônix branco. Os policiais então começaram as diligências para encontrar o veículo. O motorista conseguiu rastrear o seu celular e os policiais seguiram a localização. A dupla foi encontrada na Avenida 31 de Março. Eles foram abordados e detidos pelos agentes. As armas não foram encontradas. Os menores relataram que guardaram as armas e os materiais roubados da vítima no estabelecimento onde trabalham. Os policiais foram até o local e encontraram uma arma de brinquedo, uma faca e os objetos da vítima. A dupla foi encaminhada até a Central de Flagrantes, onde ficaram detidos. A Polícia Civil vai apurar o caso.

Gisele Bündchen ‘não estaria pronta para novo relacionamento’, diz site

“Tirando um tempo para si mesma”. Com essa definição, uma fonte próxima à modelo Gisele Bündchen afirmou que ela não tem pressa em seguir em frente após o fim de 13 anos de casamento com o ex-jogador da NFL Tom Brady. Segundo informado à US Weekly, amigos teriam aproveitado a visita da modelo ao Brasil, durante o Carnaval, para apresentá-la a possíveis pretendentes, mas a modelo realmente não está “no clima” para pensar em um novo relacionamento sério no momento. Segundo a fonte, Gisele, de 43 anos, está priorizando a família depois do divórcio. “Ela tem se concentrado em si mesma, dieta, fitness, suas marcas e seus filhos”, acrescentou. “Ela quer passar o verão com as crianças no Brasil”, informou a fonte. Enquanto chovem rumores sobre possíveis novos romances da modelo gaúcha, Gisele postou recentemente em sua rede social uma reflexão que poderia ser um recado às infindáveis especulações. “Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade”, escreveu a top model. Bündchen, que compartilha a guarda do filho Benjamin e da filha Vivian com o ex-marido, selou oficialmente o fim do relacionamento com Tom Brady em outubro de 2022. O casal estava junto há 13 anos. “A decisão de terminar um casamento nunca é fácil, mas nos distanciamos e, embora seja difícil passar por algo assim, sinto-me abençoado pelo tempo que passamos juntos e desejo sempre o melhor para Tom”, afirmou Gisele em um comunicado na época.