PRF apreende ônibus de MT que voltava de Brasília após invasões na sede dos Três Poderes; outros três veículos estão detidos no DF
FONTE: G1 MT A Polícia Rodoviária Federal comunicou nesta quarta-feira (11) que apreendeu um ônibus que voltava para Sorriso, a 420 km de Cuiabá, depois de levar passageiros a Brasília no domingo (8), quando um grupo de bolsonaristas extremistas participaram de atos terroristas na sede dos Três Poderes. Outros três veículos que saíram de Mato Grosso e também foram até o Distrito Federal permanecem detidos em Brasília. O motorista do ônibus apreendido em Mato Grosso negou estar envolvido nos atos e, em um primeiro momento, conforme a PRF, disse que “viajava fazendo transporte de pessoas de Cuiabá a São Paulo”. Mas, depois, confessou ter levados passageiros de Mato Grosso para Brasília. Ele, o veículo e a lista com o nome dos passageiros foram apreendidos e encaminhados até a Polícia Judiciária para providências. Ônibus apreendidos em Brasília O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a apreensão e bloqueio de 87 ônibus identificados pela Polícia Federal que levaram “terroristas para o Distrito Federal”, em suas palavras. Entre as apreensões, estão três veículos que saíram de Mato Grosso. AUM3J92 – Volvo Paradiso – Primavera Tur Transporte Eireli ME – Primavera do Leste (MT) PBX0J19 – Volvo Paradiso DD – AM Transportes e Turismo Ltda – Cuiabá (MT) LRR4456 – Volvo Paradiso DD – Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli – Cuiabá (MT Ao g1, a Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli informou em nota enviada por sua defesa, que “repudia todo e qualquer ato de violência, de invasão e depredação de órgãos públicos ou privados e que jamais compactuou e/ou financiou quaisquer atos de agressão à Democracia de Direito e/ou de golpe de Estado.
Ação no STF pede inclusão de José Medeiros como investigado por atos antidemocráticos
Ação proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e por sua bancada parlamentar na Câmara dos Deputados pede a inclusão do deputado federal por Mato Grosso, José Medeiros (PL), no rol de investigados do inquérito dos atos antidemocráticos. O pedido também inclui o nome de outros 4 deputados federais, 5 deputados estaduais e 1 senador. A ação foi protocolada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite da última segunda-feira (9). Segundo o partido, os 11 parlamentares bolsonaristas apoiaram em suas redes sociais as ações terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo (8) com a depredação das sedes dos Três Poderes da República incitando um golpe na ordem democrática do país. Os parlamentares apontados para serem investigados são: o senador Magno Malta (PL/ES), os deputados federais Ricardo Barros (PP/PR), Carlos Jordy (PL/RJ), Silvia Waiãpi (PL/AP), José Medeiros (PL/MT) e Coronel Tadeu (PL/SP), além dos deputados estaduais André Fernandes (PL/CE), Clarissa e Júnior Tércio (PP/PE), Sargento Rodrigues (PL/MG) e Ana Compagnolo (PL/SC). A ação reúne as provas dos crimes de abolição violenta do Estado de Direito, golpe de estado e interrupção do processo eleitoral, e pede a investigação e responsabilização dos parlamentares. O PSOL também pediu a suspensão das redes sociais, quebra de sigilo telefônico e telemático, e apreensão de passaportes, para que nenhum deles possa deixar o país durante as investigações. Fonte: Gazeta Digital
‘Impossível não se apaixonar por ele’, diz mãe de cuiabano que está na Casa de Vidro do BBB 23
Fonte: G1 MT Os quatro participantes da Casa de Vidro do BBB 23 foram apresentados na manhã desta terça-feira (10) e, entre eles, está o médico psiquiátrico Manoel Vicente de Barros, de 32 anos, morador de Cuiabá e apaixonado por pequi, ventrecha de pacu e farofa de banana. O programa começa na próxima segunda-feira (16), depois de “Travessia” e dois jogadores da Casa de Vidro entram na casa para disputar o prêmio do reality. Manoel disputa as vagas com Giovanna, Paula e Gabriel — todos estão confinados em um shopping do Rio de Janeiro, onde a família dele acompanha o confinamento. Manoel tem dois irmãos, Evaldo e Ênia, e é casado com Raphael Ferreira Freitas. O g1 conversou com a mãe dele, Vânia, que contou que o filho sempre foi carinhoso, atencioso e cuidadoso e, segundo ela, é “impossível não se apaixonar por ele”. “O Junior [como a mãe o chama] sempre foi uma pessoa muita calma, inteligente e que me trouxe uma alegria imensurável no dia que nasceu”, disse Manoel e Raphael se casaram no dia 3 de janeiro deste ano, mas os dois estão juntos há dez anos. “Manoel é a pessoa que mais me inspira na vida, que me impulsiona para ser cada dia melhor. Nossa relação tem muito amor, confiança, segurança e muita admiração recíproca. Nós sabemos que somos diferentes em vários aspectos, mas são essas diferenças que cada um admira no outro”, explicou. Raphael também contou que o marido sempre foi uma pessoa “inteligente, engraçada, desinibida, que se diverte com ele mesmo”, mas quando se trata de jogo, é uma pessoa que entra para vencer. “Ele também é muito competitivo, do tipo que gosta de praticar esportes de competição e ganhar”, contou.
Pais e responsáveis fazem fila em frente a escola de MT para efetivar matrícula de alunos
Fonte: G1 MT Uma fila de pais e responsáveis se formou em frente a Escola Estadual André Avelino, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (11), para efetivar a matrícula de alunos cadastrados no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e garantir uma vaga na unidade. A efetivação começou nessa terça-feira (10) e pode ser feita até sexta-feira (14). A Seduc informou que os alunos cadastrados não ficarão fora da escola, mesmo que percam o prazo de entrega da documentação. “O que pode acontecer é o caso de algum pai que não fez a matrícula web para garantir a vaga numa escola desejada e, diante disso, terá que aguardar uma desistência ou ser direcionado para uma escola próxima”, explicou. Segundo a secretaria, não há necessidade de tumulto para efetivar o cadastro. “Caso o pai não tenha feito o cadastro por meio da matrícula web, ele será direcionado pela própria escola a outra unidade próxima”, disse. Para as escolas que não aderiram ao formato eletrônico, no entanto, as solicitações de matrículas são presenciais, no balcão da secretaria escolar de cada unidade, no período de 10 a 14 de janeiro de 2022. Neste caso, a solicitação de matrícula é definitiva, sem necessidade de confirmação. O horário de atendimento presencial nas escolas é das 8h às 18h. Entre os documentos necessários para a matrícula estão: apresentação de documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do aluno; documentos pessoais do aluno (RG e CPF); fatura de consumo de Energia Elétrica da residência dos pais ou responsáveis atualizada; histórico escolar ou atestados de transferência; cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual nº 10.736, de 09 de agosto de 2018).
Ministras dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial tomam posse hoje
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a posse das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, contribuirão para as ações do governo voltadas para “inclusão, oportunidade e respeito” aos cidadãos do país. As cerimônias serão hoje (11), às 17h, no Palácio do Planalto. As posses das duas ministras estavam previstas para o início da semana. No entanto, diante dos atentados terroristas contra as sedes dos Três Poderes no último domingo (8), foram adiadas para hoje. Educação Em sua conta no Twitter, Lula falou sobre a reunião de ontem com os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o presidente, a conversa abrangeu “as primeiras ações” do governo nas referidas áreas. “Vamos atuar para o aumento da merenda nas escolas e retomar campanhas de vacinação. Trabalhando para recuperar o país”. Na saída do encontro, Santana disse que foi autorizada a preparação de um estudo sobre as verbas a serem destinadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, que está sem repasse há seis anos. Segundo o ministro, Lula pretende anunciar aumento desses recursos até fevereiro – antes, portanto, do início do ano letivo. Santana acrescentou que o presidente pretende, também, retomar obras de creches, escolas e outros institutos de ensino, paralisadas por falta de repasses de verbas federais.