Um adolescente, de 12 anos, foi identificado como autor de ameaças contra uma comunidade escolar, no município de Diamantino (a 182 km de Cuiabá). A polícia prendeu ainda um jovem de 23 anos, acusado de também utilizar as redes sociais para divulgar ameaças de massacre, no município de Feliz Natal (512 km de Cuiabá). Tanto a prisão quanto a apreensão do adolescente foram registradas nesta quarta-feira (12).
Conforme a Polícia Civil, uma investigação conduzida pela Delegacia de Diamantino, com apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, apurou informações e chegou a uma moradora da cidade, cujo filho, um adolescente de 12 anos, assumiu ter criado o perfil na rede social e feito as publicações, com teor criminoso, e disse que era ‘apenas brincadeira’.
Diante do crime virtual, o adolescente foi apreendido e conduzido à Delegacia de Diamantino, ouvido pelo delegado Marcos Bruzzi e autuado pelo Artigo 41, da Lei de Contravenções Penais, que é cometer ato capaz de causar tumulto ou pânico.
Ainda na quarta-feira, na cidade de Feliz Natal, um jovem de 23 anos foi identificado e preso após criar um perfil em uma rede social para expor mensagens de cunho ameaçador.
A identificação do autor da ameaça contou com a colaboração da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e do Núcleo de Inteligência da Regional.
Após localizar o suspeito, policiais da 1ª Delegacia de Sinop o detiveram e encaminharam-no a unidade de Feliz Natal, onde foi interrogado. Com o suspeito foi apreendido um aparelho celular, que passará por análise. Ele responderá pelo crime previsto no Artigo 41 da legislação, que é provocar ato que cause pânico ou tumulto.
Operação Escola Segura
A Polícia Civil de Mato Grosso está atuando nas investigações de combate a fake news dentro da Operação Escola Segura e envolve atuação integrada de diversos ministérios do Governo Federal, como Segurança Pública e Educação, em todo o País.
Com informações da Assessoria